Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini Review Master System Evolution

+2
D0G
Mauro Xavier
6 participantes

Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Ter 29 Set 2009 - 21:36

Hoje fui em uma loja das Pernambucanas em minha cidade e pedi ao vendedor para que deixasse eu ligar o Master System Evolution com som para dar uma olhada. Enfim, o vendedor foi atencioso e pude ficar uns 20 minutos analisando minuciosamente os jogos e o som, para então avaliar o console a um nível geral... E vamos ao veredito deste "mini review":

Prós:

- Boa lista de jogos, contendo vários clássicos importantes
- Design do console é ótimo, muito bonito mesmo, em acabamento "black piano"
- Imagem mais nítida, mesmo sendo vídeo composto simples
- Controle responde bem e é macio

Contras:

- Emulação entre 10 a 20% mais rápida nos jogos. Isso favorece jogos mais pesados como Golden Axe e Altered Beast, que acabaram ficando mais leves com isso, mas pode deixar outros jogos um pouco mais difíceis
- O som está com um tom acima devido a velocidade levemente acelerada. É mais perceptível em alguns jogos, mas não em todos
- Cores alteradas. Percebe-se que elas são menos gritantes (iguais ao Master System original), dando lugar a cores mais leves ou com tonalidades diferentes (não chega a incomodar, mas há diferença sim)
- Apesar de confortável, o joystick me pareceu frágil
- Console leve demais
- Ainda tem os jogos porcos e simples (bolhas??) que a Tectoy insiste em colocar para encher linguiça
- Faltou clássicos como Phantasy Star, R-Type, Double Dragon etc
- Sem entrada para cartuchos (clássico...)
- Som digital fica mais agudo também, no Altered Beast ao dizer "Power Up" é bem perceptível a mudança

Enfim, se vale a pena?

SIM, se for para relembrar os bons tempos, pegar de cara uma coletânia de clássicos, tudo bem. MUITO MELHOR QUE A BOMBA do MD3 e MD Guitar Idol, usando aquela emulação ridícula e absurda.

Se for para querer 100% de saudosismo com os tons de cores saturados, velocidade 100% fiel, vozes mais graves (ouvir o power up mais agudo foi uma comédia), gráficos um pouco menos nítidos (rocks!), opção para usar cartuchos e tudo mais, compre o modelo clássico e seja feliz.

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por D0G Qua 30 Set 2009 - 12:37

a tectoy não aprende, não mexa nos jogos, deixe originais.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Qua 30 Set 2009 - 13:16

Não ficou tão ruim. Mesmo eu sendo entusiastas e EXIGENTE, tive que me conter para não levar o bichinho pra casa (meu primo me segurou, me convencendo a comprar um Master System original de um amigo meu).

É que na hora de somar, se colocarmos na ponta do lápis a quantidade de cartuchos necessários para ter todos os clássicos contidos no Master System Evolution, é algo que começa a pesar. Mas vamos ser realistas e imaginar entre 30 a 50 jogos realmente bons, o resto é dispensável.

E no meu caso, exatamente os jogos que eu mais gostava acabaram se beneficiando da velocidade levemente acelerada, no caso o Altered Beast e Golden Axe, deixando o jogo mais dinâmico. No Alex Kidd in Miracle World a diferença de velocidade me pareceu menor.

O que pesou para eu não levar? (isso se eu não mudar de idéia ainda) ... Não foi a velocidade e nem as cores, foi o pitch um pouco agudo das músicas, isso foi o que me chateou de verdade, pois as músicas do Master System já são meio agudas devido a natureza do PSG, deixá-las ainda mais foi meio perturbador.

Enfim... Ressalto que ainda é melhor que a BOMBA do MD3 e MD Guitar Idol (ao menos este último tem o curioso Guitar Idol).

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por D0G Qua 30 Set 2009 - 13:22

é, imagino como ficou as musicas. não entendo por que não fazem o jogo igual era no master, o emulador deles não consegue?
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Qua 30 Set 2009 - 14:42

Como o Mega Drive também usa parte do hardware do Master System (o Z80 e o PSG), talvez tenham usado o mesmo emulador do Mega Drive, mas somente rodando ROMs de Master System.

Isso explicaria tudo, pois os sons do PSG no Mega Drive 3 são mais agudos também.

O CPU Z80 é manjado e fácil de emular, mas atingir 100% de emulação com precisão já é algo diferente, precisa de capricho e bons profissionais envolvidos. Acho que foi um descuido na conversão de 50Hz para 60Hz, onde talvez este chip de emulação seja europeu e esteja usando ciclos de 60Hz ou algo do tipo...

Isso tudo é baseado em suposições, não dá para ter certeza de nada se tratando de um chip "ALL IN ONE" obscuro ao qual acredito que nem a Tectoy tenha como efetuar alguma alteração drástica nele... Mas enfim, estou tentando encontrar parte do problema.

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Tuma Qua 30 Set 2009 - 17:24

Mas vc viu o MD Guitar Idol para falar que a emulação é ruim?

Não estou criticando, e desculpe caso fui agressivo, mas queria ver muito como é esse vg.
Tuma
Tuma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1318
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 30
Localização : Palmeira d' Oeste-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Qua 30 Set 2009 - 18:09

Vi em uma loja ontem... E é a mesma bomba do Mega Drive 3, só presta mesmo o Guitar Idol (e não são todos que irão gostar), o resto é a mesma coisa.

Então imagine que você está pagando a guitarra e o Guitar Idol (que está relativamente legal), mas o restante dos jogos, considere quase um brinde... Pois é uma sombra em relação ao que o Mega Drive classico realmente é. Dá vontade de chorar ao ouvir o console dizendo "SEGA" de forma tão distorcida, e sequer ouvir as argolas do Sonic em estéreo. (Ligue um Mega Drive original com Sonic 1, 2 ou 3 em um aparelho de som estéreo e entenderá).

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por D0G Qua 30 Set 2009 - 19:31

eu sabia que ia ser assim. só o jogo guitar idol bem feitinho, o resto, aquela emulação sem vergonha.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Suicune Qua 30 Set 2009 - 20:10

Pena... Pensei q com o MD4 a Tct tomava jeito!!!
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Qua 30 Set 2009 - 21:32

O Mega Drive lançado pela Blaze / AT Games nos EUA e China usa um chip um pouco melhor, mas também tem o som alterado e incompatibilidade com alguns jogos (pois tem a entrada de cartucho). Fiquei na esperança da Tectoy estar usando este chip "ALL-IN-ONE" mais recente, mas pra variar deu na mesma.

Acredito que o MD Portátil deva usar este chip de emulação mais recente, pois em reviews na internet (versão com 3 botões), deu para ver que a emulação está "menos pior", mas LONGE DO RECOMENDADO ainda.

Enfim, e viva o pessoal que gosta de entupir o mercado com produtos "caça niqueis", onde a gente acaba até comprando ou por falta de opção, ou por não conhecer mesmo. (No meu caso, se eu comprar o Master System Evolution, será mesmo por falta de opção).

Estão curiosos?? Então vamos aos vídeos!

Estas quatro partes abaixo são do console Mega Drive lançado no final do ano passado pela Blaze. Muitas outras produtoras começaram a lançar consoles idênticos a este em 2009 em tudo quanto é lugar do mundo, e me pergunto, porque a Tectoy não usa o chip de emulação destes? (tá bom, está longe da perfeição também, mas é melhor que o MD3 e TEM ENTRADA PARA CARTUCHOS!).

(Podem pular este primeiro se não quiserem ver apenas o console fora da caixa)








Review do portátil Megadrive da Blaze, partes 1 e 2 (este é interessante!):




Não fiquem tão animados com o portátil acima mostrado, pois percebi que existem outras versões dele, e algumas USAM O CHIP TÃO LINDO quanto o do MD3. Vamos cruzar os dedos para que o da Tectoy seja igual ao da Blaze ao menos.

Para finalizar, seguem as duas partes de um portátil idêntico ao da Blaze, mas nota-se que o chip de emulação é inferior, vejam no primeiro vídeo em 6:20 o som do Sonic & Knuckles.


Finalmente, na parte 2 é mostrado a exibição na TV, então terão uma noção ainda maior da emulação "mais ou menos" (mas ainda é melhor que o MD3!):


É isso aí pessoal. Os vídeos não são de minha autoria (infelizmente), mas espero ter quebrado a curiosidade de vocês garimpando eles no YouTube para a galera do fórum.

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Suicune Qui 1 Out 2009 - 0:46

Vlw pelos vídeos Mauro, excelente trabalho de garimpagem!!!^^

Sabe, eu considerava o novo MD Portátil da Tct quase um "compra certa", mas depois disso tudo, axo q vou esperar alguém comprar pra ver como é...
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por metallizer Qui 1 Out 2009 - 1:17

só um detalhe, nenhum desses sistemas rodam em emulação, na verdade são GOACs, Genesis On A Chip, uma implementação completa do hardware do mega drive em um único chip.
metallizer
metallizer
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 800
Data de inscrição : 11/08/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Qui 1 Out 2009 - 1:38

Sim, bem lembrado, amigo Metallizer.

Somente para esclarecer ao pessoal, já que você tocou no assunto... Estes chips são boa parte das vezes reprogramáveis, como o MSX on a chip, e outros são "Read Only" após a primeira escrita (os econômicos lançados de fábrica na criação de clones).

Um dos mais vendidos nesta área é fabricado pela sunplus, chip que custa centavos de dólar e "emula" o NES PORCAMENTE... Usado em alguns DVDs do tipo "100 jogos no aparelho", que rodam com uma velocidade estranha e não roda nem 70% dos mappers do Nintendinho (basta pegar os MP7 da vida com este chip e verá o que acontece com muitas ROMS de NES ao tentar rodar nele).

Depois começou a aparecer os "All In One" do Genesis e Master System, aí a Tectoy embarcou nessa onda para reduzir custos e garantir a existência das peças, pois hoje em dia fica mais caro produzir um Mega Drive no modelo original (Motorola 68000, Z80, PSG, placa de circuito maior etc), e ainda se corre o risco de não encontrar as peças ou ter que pedir o lote caro de CPUs que são fabricados em quantidade mais baixa atualmente. No passado até chegaram a fazer um chip "meio termo", um chip All In One que tinha REALMENTE o CPU 68000 + Z80A + PSG + FM etc em um só, mas não foi amplamente utilizado, INFELIZMENTE, pois se tornou mais caro frente aos chips programáveis.

Então quando cito a palavra "emulação", é a caráter para entendimento público, porém, não deixa de ser uma pseudo-emulação.

Vejamos bem. Um chip nada mais é que um conjunto de portas lógicas, então estes chips "All In One" são a reprodução das portas lógicas somadas de todos os chips do console, e algumas simulações extras do comportamento lógico de componentes externos, se presentes (capacitores, diodos etc).

O resultado DEVERIA ser perfeito (como o MSX on chip é), mas os criadores devem ao invés de usar o data sheet (documentação) completo dos CPUs originais (o que causaria a necessidade de pagamento de royalties para a Motorola e Texas instruments, por exemplo), provavelmente devem usar reimplementações semelhantes aos emuladores (que não podem ser 1:1 na cópia)... AÍ RESULTA NESTA COISA "INCRÍVEL" que vemos, mas em um modelo de negócios ainda legalizado (sem pagar royalties aos fabricantes dos CPUs) e profundamente ECONÔMICO.

E porque o "MSX on chip" roda na boa?? Porque é baseado na documentação exata de todos os CPUs envolvidos no projeto original, e paga os royalties a quem é de direito. MAS ELE É CARO, RARO e foi produzido em poucas quantidades, o contrário destes novos "Megas e Masters" por aí.

Enfim, este é o motivo que nos fazem sofrer com estas "emulações" porcas...

Obs.: Não desanimem do MD Portátil, tem grandes chances de ser baseado no último modelo lançado pela Blaze, e se for, já garante 90% de uma boa execução geral... Suficiente pelo preço que a Tectoy irá cobrar no aparelho.

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Suicune Qui 1 Out 2009 - 2:03

Mauro Xavier escreveu:Obs.: Não desanimem do MD Portátil, tem grandes chances de ser baseado no último modelo lançado pela Blaze, e se for, já garante 90% de uma boa execução geral... Suficiente pelo preço que a Tectoy irá cobrar no aparelho.

Tomara!!!!!!!!!!!
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por D0G Qui 1 Out 2009 - 12:10

Maurão, valeu pelas informações!
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Sex 2 Out 2009 - 0:12

No que estiver ao meu alcance e conhecimento, estou à disposição!

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Mauro Xavier Ter 13 Out 2009 - 13:15

Para quem quiser entender como é a programação dos chips utilizados nos "Mega Drives e Master Systems" que aparecem por aí hoje em dia, vale a pena dar uma olhada no post do Blog do RicBit, por sinal um cara muito inteligente que já programou emuladores muito precisos de Master System e MSX, vejam:
http://www.ricbit.com/2009/07/stallman-e-o-hardware-livre.html

Enfim, vemos de uma vez por todas que poderíamos ter nos consoles da Tectoy um Mega Drive / Master System totalmente precisos, mas sabe como é... O pessoal deve fazer tudo nas coxas mesmo.

Obs.: Não significa que os consoles citados (Mega e Master) usem exatamente o FPGA, mas não deixa de ser uma implementação semelhante e que poderia ser mais bem trabalhada para resultar em uma apresentação mais fiel aos nossos queridos adoradores da SEGA.

Mauro Xavier
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/09/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por D0G Ter 13 Out 2009 - 14:11

pô, esse Maurão manja mesmo!
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por celioazevedo Qua 14 Out 2009 - 6:17

Nossa. Estragaram o Mega Drive.
celioazevedo
celioazevedo
Novato
Novato

Cheia
Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/10/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

system - Mini Review Master System Evolution Empty Re: Mini Review Master System Evolution

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos