Projeto OpenZeebo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeto OpenZeebo

Mensagem por Craudião em Sex 21 Jan 2011 - 11:57

Ai pessoal, o Triple oxygen abriu um tipo de wiki com o projeto OpenZeebo...

http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

Confiram ai, tem bastante conteudo já e ensinando algumas coisinhas...

FLW...


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Perguntas e respostas... (sem filtro, só copiei e colei as respostas do Triple Oxygen)

STX escreveu: bem vindo TripleOxygen Smile
tava pensando aqui, o app da interface do seu zeebo ainda existe? vc ocnsegue acessa-lo? pq vc poderia baixar os jogos gratuitos q foram apagados de sua eNand para estudos (ou jogar msm) Laughing

vi no wiki do openzeebo uma das interfaces q vc mencionou, apareceu para alguns usuários do zeebo pelo game superleague apos um aperto aleatorio de botões, ninguem sabe como é, mas talvez por este game vc achasse alguma coisa (só q esse game é pago) Razz

Obrigado Smile
Não, o Zeebo App é um aplicativo comum, da mesma maneira de um jogo. Ou seja, fica na eNAND, foi embora. Sim, por ele poderia baixar novamente, mas ele se foi :/ Vou conseguir outro Zeebo e tentar enfiar o Zeebo App "goela abaixo" neste aqui, aí pego os games de volta. Very Happy

É o novo de futebol, não é? Na eNAND tinha o Foot Camp. No início achei que pudesse existir alguma seqüência do tipo, mas depois do dump vi referências ao cartão, por isso achei que fosse por lá o caminho e não olhei novamente nesta possibilidade. Vou olhar.

ari789 escreveu:estou no serviço e não tem como ver videos ou fotos no navegador... mas ele mostrou imagens com o sistema rodando no zeebo???[2]

.-. primeira ves que concordo com o agulha .-.

eu não acredito em nada sem ver fotos ou videos .-.

Eia, povo desconfiado. Laughing Não acha que publicaria o OpenZeebo baseado em mentiras, né? Chill out, vou fazer um vídeo mostrando o player e que homebrew "existe". Smile

Koster escreveu:A minha unica preocupação é que, com o controle da Rede 3G pela Zeebo, a qualquer momento eles podem fazer cagadas das grandes no seu console com uma atualização do mal, e querer cobrar absurdos no conserto, com direito, pois você modificou o console.

Afinal, o Zeebo foi apresentado ao mundo como anti-pirataria. Eles não querem nada do tipo, e logo vão pensar em alguma solução.

Todos os consoles são "apresentados" como anti-pirataria. Smile E principalmente: o propósito do projeto NÃO É pirataria.
Sem entrar muito em detalhes, mas acho que seria pior para o lado deles do que para o nosso neste caso: "..atualização do mal, e querer cobrar absurdos no conserto.." Não sou expert em leis e tal, mas fazer isso perante o código do consumidor é suicídio, não é? Ou estou enganado?

metallizer escreveu:tenho algumas duvidas:

Quais as chances de ao se conectar o zeebo por jtag abacar com todo o conteúdo da memória deletado?

Você tem certeza que a formatação foi acidental? Muitos mecanismos de segurança de placas arcade ao perceberem uma tentativa de invasão formatam a memória para se proteger contra pirataria.

O console não apaga nada por conectar-se via JTAG. Foi mais de um mês usando, modificando coisas, resetando o console umas 50x ao dia e nada aconteceu.
O que eu acredito ter acontecido foi o seguinte: existe uma referência no código da Longcheer a um arquivo no SD para iniciar o processo de cópia dos apps do cartão para a eNAND. Digo isso baseado no nome do arquivo: "autocopysdcardinfotoenand.dat". Eu tinha este arquivo no cartão, pois testei bem depois de fazer o dump. Mas nunca aconteceu nada, provavelmente este mecanismo estava desativado. Porém, depois que descobri a maneira "correta" de ativar a porta de diagnóstico, no momento que estava tentando ler a memória interna, o console ficou branco e começou a piscar os LEDs superiores. E acontece que estava com o cartão inserido no momento. Agora sim, pode ter disparado aquele arquivo lá... :/
E outra: eu tinha copiado um arquivo interno com uma seqüência de letras, parecidos com uma senha, para a raiz do cartão. Este arquivo é justamente o que eu acredito "disparar" o modo desenvolvedor no console (o que mencionei no post acima). Pode ter sido ele também.
Mas por conectar via JTAG, chamar o Appmgr, rodar um player, homebrew, ... não, seu console ficará intacto. Smile

STX escreveu:sei q é meio insano o q vou dizer Razz
e nem sei se vou coneseguir explicar!
por exemplo, se ouver um jeito de enviar dados de um aplicativo de pc via rede 3g para o imei de um console, não seria possivel encaminhar comandos remotamente que desbloqueariam certas rotinas do console? tipo remotamente executar alguns programas do zeebo que estão ocultoss como o player e o Emapplet?

Entendi sim. Na verdade, isso já acontece para algumas coisas. Se você olhar nas especificações do Zeebo no SDK oficial, ele diz o seguinte (pág. 9 do ZeeboDeveloperGuide0.97.pdf):

Messaging: 
SMS 
is 
server 
initiated 
only;



A central pode mandar mensagens para o console (o inverso não acontece) com comandos. Pode ser assim que o console vira um dev-console e não via cartão, mas ainda não sabemos. Para nós fazermos isso é complicado: tem como mandar um SMS só com o IMEI, e.g. sem o número de telefone? Pela central da Claro deve ter, claro, mas não para usuários "mortais", acho. Smile
Se você ligar no SAC da Tectoy, eles podem "mandar" atualizar seu console só baseado no IMEI, não é? Isso confirma que eles tem controle de algumas coisas por SMS.

Koster escreveu:TripleOxygen, seria possível em um futuro próximo retirar os jogos do Zeebo para serem emulados em um PC?

Diz que sim, vai! Razz

Possível, sim. Mas não acredito que alguém vá fazer isso. Razz Pelo que vi até hoje (e mesmo antes de conhecer o Zeebo), o BREW é uma __insira sua palavra de baixo calão aqui__, assim ninguém se interessa em fazer nada. Laughing Até é isso que fortalece a idéia de levar o Linux para o Zeebo. Além do que, ficar "futricando" no BREW vai esquentar a cabeça da Qualcomm.

joanilson41 escreveu:@Triple
Bem-vindo ao fórum.

Uma vez um usuario relatou aqui que ao tentar ligar o console com um cartão SD inserido, a tela ficava preta e não ligava o console, será que não teria jeito de fazer um boot de outro OS pelo SD? Acho que o único jeito sem usar o JTAG seria algum artifício no boot do console, pois em nenhum outro momento há interação entre o console e algum dispositivo como SD ou pen drive, assim como há no Wii, aonde na versão 4.2 do sistema a instalação do homebrew se dá através de um exploit na hora que vc aciona a opção do console abrir os dados do cartão SD e todas as formas atuais se dão pela interação dos jogos com dados no cartão SD, o que não acontece no Zeebo...

Valeu!
Estranho. O meu console nunca fez nada de diferente por ter um SD inserido. Podia ter os tipos de arquivos que fossem, o console simplesmente ignorava. Até com o arquivo "maligno" que acreditava que faria o console se comportar diferente não causou nada. Talvez uma versão antiga do firmware tentava ler alguma coisa?
Sim, como havia dito no outro post: os pontos que o usuário pode inserir alguma informação são poucos, o que dificulta bastante. Tenho que confirmar se o console interage com alguns arquivos que peguei da memória, mas só quando conseguir outro Zeebo, com esse aqui não dá mais.
Se conseguirmos injetar código pelo SD (e.g. algum exploit), aí podemos tentar comprometer o bootloader do BREW com outro que carrega um kernel do Linux do SD, por exemplo.

munhoz escreveu:esse site não da irformação nenhuma só fala do zeebo nada de jogos hadeware nada.

"...só fala do zeebo...". Hmmm... OpenZeebo... é, não fala nada mesmo, aconselho a não voltar lá novamente. Wink

Rick16 escreveu:Oi Triple, eu estou portando uma mistura de Puppy Linux com Angstrom e Debian para o Zeebo(até agora, só estou otimizando MUITO). E, vendo o Angstrom, que é uma distro para processadores ARM, percebi que ele só abre porque tem um arquivozinho com instruções de boot. A mesma coisa com o Wii. Talvez se criarmos um arquivo de bootloader, que, em vez de desativar o sistema principal, apenas, serviria como um Dingux, poderia funcionar. Certa vez eu tentei por um SD no Zeebo, mas tinha me esquecido que no SD, tinha um linux. O Zeebo só apagou, mas quando eu tirei o SD e resetei ele, voltou ao normal.

A distro pode ser o Ångrström, mas o problema por agora é o kernel. Olhe lá no OpenZeebo, tem listado as dificuldades atuais para rodar o kernel no Zeebo (e possíveis soluções). Se o kernel ficar pronto, qual distro usar é questão de gravar outro rootfs no cartão/NAND/seja-lá-onde-vai-colocar-o-linux. Smile

Chrome escreveu:Olá Triple, bem vindo ao fórum. O pessoal tá muito animado com os avanços no seu trabalho, e como pode ver, tem varias pessoas que podem ajudar. Sinta-se a vontade para utilizar o fórum e até mesmo o portal para divulgação do seu trabalho.

Obrigado Chrome. Very Happy
Claro, ajuda é sempre bem-vinda! O OpenZeebo é "open" no sentido do console como na participação dos usuários.

@all

Criei seções para quem quiser postar códigos/apps feitos para o Zeebo lá no wiki. Postei um pequeno intro que escrevi para demonstrar que "homebrew existe" no Zeebo. Disponibilizei tudo: o binário para colocar no SD e rodar, os fontes para quem quiser olhar/modificar (é um "hack") e um vídeo, para os desconfiados e trolls. Laughing Está tudo lá, sem nenhum segredo. Smile (não tinha câmera melhor para filmar... No )

Código:
http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=Homebrew_Demos

STX escreveu:TripleOxygen, Vc pretende portar algun jogo simples como teste?
e tambem lembro q li por ai q o zeebo possui maquina virtual java, não lembro se era via hardware ou software, mas foi "comprovado" que tem. será q vc não conseguiria por exemplo, rodar um game .jar de celular comum nele? de preferencia jogos 2d que são mais compativeis com a maioria de celulares (e ou) procurar algum game javaME mais especifico para o processador do zeebo.
Se descobrir isso, ja teremos milhares de joguinhos disponiveis, só dependendo de alterar a resolução do jogo, o que é possivel em alguns games.

Talvez, algo bem simples com fonte aberto. Não pretendo programar para BREW.
A CPU tem extensões Jazelle (aceleração Java em hardware) e existe JVM para BREW (tanto com o dedo da Qualcomm como solução comercial). Mas só deve existir por BDS, ou seja, a operadora que vende o celular (ou o Z, no caso) oferecer pelo MobileShop. E o Z não vem com a JVM de fábrica. Por enquanto JVM para nós está mais para vaporware. Laughing

J.Vila escreveu:TripleOxygen, parabéns pela iniciativa em explorar as possibilidades do Zeebo (algo que nem a Zeebo Brasil faz direito).

Gostaria de saber se há possibilidade de efetuar back-up dos jogos/saves em cartões sd?

Sou a favor de plataformas mais abertas ao usuário, coisa que o BREW é o extremo oposto. Só achei interessante tentar "abrir" o console. Não estou competindo/substituindo a Zeebo Inc. Laughing Ela deve ter seus motivos para manter o console como está fazendo (ou não, hahaha, brincadeira!).

Dos saves, provavelmente sim. Os jogos devem guardar as informações nas respectivas pastas "udata", que poderia ser copiado para outro lugar. Já os jogos, contando que você restaure no mesmo console, sim. Os jogos são travados ao console que veio/foi comprado. Como não tenho jogos mais no meu Z, não dá pra confirmar. Assim que possível, confirmo.

dinhoin escreveu:Teria como você mesmo portar um jogo de iphone pra testar ??

J.VILA

Preferiria que ele não ensinasse a passar os jogos pro sd...
Se ele ensinar , aparecerá alguem que postará os jogos na net e falirá a ZIS...

Se for portar alguma coisa, vai ser algo simples, só como base para o pessoal que quiser desenvolver. Não quero mexer com BREW (blargh! pale ). Prefiro continuar os estudos para levar o Linux ao Z. Aí rodar outras aplicações é 1, 2, 3!
Claro, nada de copiar jogos "entre amigos". Já disse que não vou viabilizar isso. Wink

Craudião escreveu:TripleOxygen, blz o video, até gostaria de tentar portar algo...
Já portei coisas para montavista e android, gostaria de fazer para o Zeebo também, mas me pareceu meio dificil de fazer todos os procedimentos...

Mesmo assim muito bom o video e deve dar uma acalmada nos "sem fé"...

Me diz uma coisa, você sabe dizer quais linguagens que o sistema do Zeebo aceita???
Sei que é C/C++, mas eu gostaria de saber para imagens, se aceita algo além de OpenGL como QT ou SDL por exemplo...

Você diz complicado para "subir" o ambiente? Não é tão difícil assim. Os passos que coloquei no Wiki são para Linux e realmente são mais difíceis um pouco, pois o SDK não foi feito para ser usado em *nix. Se for trabalhar no Windows, é bem mais simples. Tem uns tutoriais do Mario que vi uma vez aqui no fórum (lá no "Zeebo Big O (O(Z))", estão fixos), dê uma olhada lá (inclusive se alguém puder entrar em contato com o Mario e pedir permissão para colocar o texto dele lá no wiki... Wink ).
O negócio do BREW é (pelo menos tentar) oferecer tudo que você vai precisar. Então ele tem API para criar UI, gráficos, som, rede, etc... Mesmo que seja possível levar outras bibliotecas ou frameworks para lá, ia ser um trabalho e tanto!

Edit: já notaram como a assinatura do ari789 tem 666 pixels de altura?

@dinhoin

Para o BREW? Eu não. Para Linux/Android? Já existiria pronto!
O Linux compartilha a mesma dificuldade que os homebrews por agora: uma maneira simples, sem JTAG, de fazê-lo. Se resolvermos isso, aí sim, todos poderão rodá-lo.
Difícil de dizer com exatidão. Depende de muita coisa. Uma maneira meio "inexata" de saber: se você procurar por pessoas rodando emu de SNES para Android no G1 (mesma CPU), vai ver que não é 100%. Alguns jogos funcionam, outros razoavelmente (geralmente os que usavam o chip SuperFX).
Para BREW não quero portar nada. O projeto é permitir a comunidade escrever o que quiser para o console. Smile Então vai existir ports para BREW, para aqueles que não quiserem ir para o Linux, mas no Linux já teria tudo pronto. Quando falo Linux, pode ser Android também. Mas claro, ports existirão se houverem pessoas interessadas em fazê-los...

@Agulha

Caro, você se supera! Parabéns! Nomeado troll oficial do fórum (se já não era detentor desta medalha)!
Vamos lá, não costumo argumentar, mas leia pelo menos este texto abaixo, já que parece que você tem uma tendência impulsiva de clicar no botão "Responder" sem ler uma palavra que já foi escrita:

* O fato de reproduzir áudio e vídeo, é um "feito" muito mais simples do que rodar um homebrew no console (o vídeo que postei), pois o player já está lá no Zeebo. Se você se contenta com este pouco, e tivesse lido algo no OpenZeebo (presume-se que sim, afinal esta thread é relativa ao projeto), teria visto que postei no respectivo artigo do Media Player, informações e foto do player:

Código:
http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=Media_Player

Quer vídeos? *Se* achar tempo, faço. Existe uma condicional na frase anterior.

* "...e pq que não é essa tela..."
Pelo simples fato que configurei o Appmgr para mostrar os itens em "Lista" ao invés de "Ícones". Sabia que o Windows Explorer também tem uma opção parecida?

* "sei lá...como não manjo nda disso.."
Estranho como você reconhece que não sabe/entende do assunto e ainda sim insiste em falar alguma coisa nesta thread.

Não que você tenha que acreditar em alguma coisa aqui, claro que não. Mas evite comentar no thread onde você julga ser fantasia, já que não gosta de fantasia. santa <- Pobre Noel... Laughing

Lembre-se: não estou fazendo nada disso para alguém em particular. Apenas divulguei um estudo que fiz, que julguei interessante para os outros usuários do Zeebo e que permitiria as pessoas usufruir melhor do console. Na verdade o que motivou a continuar pesquisando foi pela vontade em compartilhar isto com as pessoas. Não teria motivo de esconder nada disso. Está tudo lá, no OpenZeebo. Sem censuras. Acha que gastei todo este tempo (~3 meses de quando comprei o Z) contando mentiras?

Não é porque você não quer/não consegue/não anima fazer nada além do que o Z te oferece de fábrica, que deveria taxar as pesquisas com "não existe". E o pior: "Prove, tente acabar com minha desconfiança sem fundamento, para algo que não dou a mínima.". No, thanks Sir.

No hard feelings, Sir. cheers

@Mr.Anyone

Hahahahaha, pwned! Epic!

@Craudião

Estou pesquisando uma maneira de desativar a porta serial usada para o cartão SIM e usá-la para soltarmos mensagens do kernel! Se der tudo certo, vai ajudar e muito o trabalho! Very Happy

@Moderadores

Sinto pelo rant ali com o Agulha. "Foi necessário".

@all

O Kez, que venho trocando idéias há um tempo, vai conseguir um Zeebo para ajudar nas pesquisas. Ele tem equipamento JTAG, por isso haverá aumento de workforce neste lado das pesquisas!

@dino_rox
É relativo ao ozônio sim. Há muito tempo usava "ozone" como apelido, depois mudei para "Triple Oxygen" e "o3". Smile

@joanilson41
Neste momento estou trabalhando/prestes a trabalhar em:

1. Achar meios para facilitar o processo de adaptação do kernel do Linux no Z. e.g. achar porta serial utilizável. Só depois disso vou começar a portar.
2. Quando o Z novo chegar, volto a pesquisar maneiras de acessar o Appmgr/injetar código sem usar JTAG, ou seja, acessível a todos.

"Fácil". Pra mim, conseguir um cabo JTAG e ligá-lo ao console não é difícil. Smile Não é porque já mexo com isso, mas qualquer pessoa munida de um passo-a-passo pode fazer! Se Linux chegar a ver a luz do dia no Z, a maneira de usá-lo vai depender muito do item 2 ali em cima. Se conseguir, vai ser "fácil". Se não, somente por JTAG (que também é fácil!) hehe.

@STX
Sim, ligar o Z sem SIM card retorna o Erro 01 e não se pode fazer mais nada. Fora do Zeebo App, pelo Appmgr, não faz diferença com ou sem o SIM, tudo funciona, já que a conexão não é ativa lá. Só alguns testes de hardware que acusam "No SIM Card". Nada de mais.

Ué, sim. Qualquer um pode escrever um jogo/demo/app para o Zeebo, funciona da mesma maneira de que qualquer outro app oficial. Basta pegar o SDK e escrever um demo em OpenGL ES que espreme o hardware até virar suco. Laughing Com os passos lá do Wiki você tem os mesmos recursos que qualquer companhia que vá desenvolver jogos para o Z teria. Com a diferença que você não vai pagar um centavo para ver seu código rodando fora do simulador, ou seja, no console. Wink Pois, afinal de contas, o console é SEU.

se conseguir colocar o linux por um dual-boot no z,sera que a zeebobrasil/tectoy consegue travalo por meio de uma atualização?(pois a coisa que ela mais gosta é de uma censura!)

Até certo ponto sim. Não acredito que a Tectoy/Z Inc. tenha acesso a níveis tão privilegiados do sistema. Então, dependendo do ponto que conseguirmos usar para lançar o Linux, pode ou não estar ao alcance da TcT.
Quanto mais "profundo" eles tentarem mexer, maior o risco de brick do aparelho... então, "manera" aí, TcT!

@dino_rox

Verdade, nem tinha visto lá. :/
Praticamente uso nenhum, considerando que o MSM7201A é equipado com o 130. O 200 é dos Snapdragons. Mesmo que ajude para escrever os do 130, é um trabalho MONSTRUOSO. Laughing

Este é uma das coisas importantes a ser pesquisada depois de ter o kernel rodando. Quando o assunto é driver da GPU, os fabricantes simplesmente falham (miseravelmente). A Qualcomm cobra por suporte/driver/implementação, por isso muitos celulares baseados nos SoCs deles não oferecem aceleração 3D completa. Na verdade, todas as fabricantes cobram, é um pacote separado do BSP do SoC. A HTC mesmo publicou uma nota falando disso. A ARM com sua GPU Mali também não é amigável neste assunto...

Isso reforça o interesse em levar o Android para o Z, já que ele oferece o maior suporte possível ao MSM7201A (por causa do Dream, Magic, ...). Mesmo que não seja possível aceleração full-fledged, o Android já permite aceleração 3D em software melhor do que outras implementações.

@dino_rox

Calma ae, ainda é cedo para desanimar. Smile
Uma idéia é vasculhar as ROMs dos Androids para os celulares que usam a mesma CPU em busca dos binários e blobs para o MSM7201A. O libhgl.so, se não me engano, é uma das bibliotecas dependentes de hardware. E contando que usemos a mesma versão do kernel (e talvez tenha que ser a mesma versão do android) poderemos usá-los.

@pavão2

Para alguns jogos, o tamanho mostrado pelo Z NÃO é o real. Por exemplo, o Prey 2 Evil segundo o Zeebo tem 370 KB, mas ele ocupa 18,8 MB na eNAND (acabei de olhar no meu)!
Outro exemplo, é o Quake II. Conhecido como 8,33MB (olhei na Wikipedia), na verdade, tem mais de 50MB (só o arquivo de dados principais, nem contando com BGM!).

@dino_rox
Exatamente, como disse, ela é apenas uma das bibliotecas de dependem do hardware. Ou seja, é específica para uma GPU. Outra parte específica seria o módulo para o kernel. Já o módulo sim conversa em baixo-nível com a GPU.

Era chamado de ATI Imageon antes da Qualcomm comprar a divisão de GPU mobile da ATI. A família Imageon agora chama-se Adreno. O que equipa o MSM7201A do Zeebo é o Adreno 130.

@pavão2
Duvido que farão isso. O projeto foi feito com 1GB! Vão falar para você apagar os jogos que não ... joga! Como a memória é eNAND, pode ser possível soldar um cartão MMC/SD de 32GB no lugar do BGA. Hahaha.

@lm marcos
Hmm, no que exatamente? Acredito que não... se for para alguém abrir o console para colocar um chip desses, é melhor usar JTAG logo. Smile

@Ferreiratasso

Zeebo com ~16 jogos, ~52% da eNAND cheia:

Código:
http://twitpic.com/3tpr86

(ignore o 0% Full, o Appmgr é burro demais ;q )
O NFS também parece ser grande, ainda não vi quanto, mas é um dos games que é maior do que o apresentado.

@Link13
O Appmgr só contabiliza o tamanho dos arquivos que estão na pasta do jogo/app (fs:/mod/código_do_jogo). Se o jogo guardar arquivos fora desta pasta, o Appmgr não sabe que pertence a ele e não os conta. Os Quakes, NFS e Prey são alguns desses.
Os ~2MB que vê do NFS é o tamanho do executável somente. Com os dados, é bem maior. Ainda não posso ver o tamanho todo, pois a ferramenta aqui dá crash nas pastas do NFS (talvez nome longo...). Só na pasta de pistas (tracks), por exemplo, tem um arquivo de 28MB. Wink

@STX
Já rodei, mas não prestei atenção nisso. Assim que olhar, respondo aqui.

@dino_rox
Como agora estou com outro console, vou pesquisar por maneiras de forçar a entrada do Appmgr sem usar JTAG. Depois disso (com ou sem sucesso), volto ao Linux. Chill out, man... Laughing

@augustoad
Já li, te respondo mais tarde!

@STX
No problem! Vou criar um FAQ lá no OpenZeebo, as respostas estão se perdendo nas páginas anteriores, aí o pessoal acaba não vendo... Laughing

Depende do motivo que o console foi parar lá no Appmgr:

* o arquivo de configuração mudou para o Appmgr como app inicial, seria fácil resolver. (mas improvável de acontecer);
* Zeebo App corrompido. Só restaurando um original, e como é assinado para seu console, só pela AT;
* eNAND danificada/formatada: mesma solução acima.

Se backup de conteúdo funcionar, você pode manter uma cópia da eNAND em um cartão e restaurar quando der problema. Este conteúdo só funcionaria no seu console.

Como fazer isso, depende da velha história: ... se um dia for possível e descobrirmos como fazer via cartão... enquanto isso, só via JTAG.
Alguém com este problema pode, via JTAG, descobrir o que aconteceu; em quais dos 3 problemas acima se encaixa.

Boa parte do tempo de boot é devido ao número de jogos instalados. Quando o meu zerou a eNAND, o boot era ~1/3 do tempo original. Laughing



Última edição por Craudião em Qui 27 Jan 2011 - 15:56, editado 6 vez(es)
avatar
Craudião
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1489
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Volta Redonda - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Rick16 em Sex 21 Jan 2011 - 12:45

Uhuuu!!!

Rick16
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 626
Data de inscrição : 30/12/2008
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por ari789 em Sex 21 Jan 2011 - 13:20

NET ta mt lenta e ñ abre aki E.E tem issinando como ler .mp4 e .mp3 no zeebo la ???
avatar
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 19
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Rick16 em Sex 21 Jan 2011 - 13:24

Não

Rick16
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 626
Data de inscrição : 30/12/2008
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Craudião em Sex 21 Jan 2011 - 13:31

Mas tem ensinando como usar HOMEBREWS...
avatar
Craudião
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1489
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Volta Redonda - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por ari789 em Sex 21 Jan 2011 - 13:37

eu vi la um negosso carregando o seu codigo Com o cartão SD

Copie os arquivos .mod, .sig, .bar (se existir) para esta nova pasta que acabou de criar.
No final teremos:

/sd/mif/meuapp.mif
/sd/mod/meuapp/meuapp.mod
/sd/mod/meuapp/meuapp.sig
/sd/mod/meuapp/meuapp.bar

Se está usando arquivos externos, deverão ficar na mesma pasta, exemplos:

/sd/mod/meuapp/musica1.mp3
/sd/mod/meuapp/imagens/sprite.png

Agora, vá ao BREW Appmgr e execute o EMAPPLET. Ou se preferir, use o comando "em" no OpenOCD para carregar o EMAPPLET diretamente. Você precisa de acesso ao menu "Field Test" do EMAPPLET, e para que isso ocorra você precisa mapear a Porta de diagnóstico ou executar o comando "field" do OpenOCD. Como o propósito é só fazer a cópia dos arquivos, o comando "field" é mais rápido.

Insira o cartão SD ao Zeebo e acesse:

EMAPPLET > Field Test > Memory Copy

O Zeebo irá piscar os LEDs superiores enquanto copia. Quando receber a mensagem de cópia com sucesso, você pode voltar e remover o cartão, sua aplicação já está na eNAND.

E.E AÉ CONSSIGIRAM LIBERAR O SD =D
mais ainda não acredito .-. pois so testando acreditarei E.E
pena que meu pc não tem entrada SD
avatar
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 19
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por joanilson41 em Sex 21 Jan 2011 - 13:46

Bom, já é um começo, mas ainda não há muitos progressos, quem não for programador, nem tiver o JTAG não vai conseguir fazer nada por enquanto... mas vamos torcer para q ele, ou algum outro hacker/programador interessado no projeto consiga tornar o homebrew no zeebo uma realidade mais próxima dos usuários comuns...

joanilson41
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 374
Data de inscrição : 04/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por ordep em Sex 21 Jan 2011 - 14:51

ele foi o primeiro interressando,acho que depois disso outros podem querer ir tbm,so espero que isso não termine de matar o zeebo
avatar
ordep
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 01/02/2010
Idade : 24
Localização : bh
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por alexandre F em Sex 21 Jan 2011 - 14:54

joanilson41 escreveu:Bom, já é um começo, mas ainda não há muitos progressos, quem não for programador, nem tiver o JTAG não vai conseguir fazer nada por enquanto... mas vamos torcer para q ele, ou algum outro hacker/programador interessado no projeto consiga tornar o homebrew no zeebo uma realidade mais próxima dos usuários comuns...

verdade eu mesmo não entendi nada O.o tomara que logo eles consigam simplificar isso tudo por um executavel.
avatar
alexandre F
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 132
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 30
Localização : MACATUBA
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Red_Metal em Sex 21 Jan 2011 - 14:58

alexandre F escreveu:
joanilson41 escreveu:Bom, já é um começo, mas ainda não há muitos progressos, quem não for programador, nem tiver o JTAG não vai conseguir fazer nada por enquanto... mas vamos torcer para q ele, ou algum outro hacker/programador interessado no projeto consiga tornar o homebrew no zeebo uma realidade mais próxima dos usuários comuns...

verdade eu mesmo não entendi nada O.o tomara que logo eles consigam simplificar isso tudo por um executavel.

Ali ele ensina como carregar seu homebrew em formato BREW na eNand (memoria) do Zeebo para pode executá-lo no console.
avatar
Red_Metal
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 722
Data de inscrição : 13/04/2010
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.fissionmailed.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por joanilson41 em Sex 21 Jan 2011 - 15:47

Red_Metal escreveu:
alexandre F escreveu:
joanilson41 escreveu:Bom, já é um começo, mas ainda não há muitos progressos, quem não for programador, nem tiver o JTAG não vai conseguir fazer nada por enquanto... mas vamos torcer para q ele, ou algum outro hacker/programador interessado no projeto consiga tornar o homebrew no zeebo uma realidade mais próxima dos usuários comuns...

verdade eu mesmo não entendi nada O.o tomara que logo eles consigam simplificar isso tudo por um executavel.

Ali ele ensina como carregar seu homebrew em formato BREW na eNand (memoria) do Zeebo para pode executá-lo no console.

Sim, mas precisa do JTAG, não é simplesmente colocar o SD e pronto... enfim, o que esperamos é que o Triple Oxygen ou algum outro consiga fazer de uma forma que não seja necessário nada além de um SD ou um pen drive...

joanilson41
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 374
Data de inscrição : 04/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por wagnerblackmetal em Sex 21 Jan 2011 - 16:06

parece q vai demorar um pouco!

Quer ver escuta!
avatar
wagnerblackmetal
Aprendiz
Aprendiz

Normal
Mensagens : 316
Data de inscrição : 26/07/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Rick16 em Sex 21 Jan 2011 - 16:37

Gente, eu já tô fazendo um port de um linux que funciona em arquitetura ARM. É o mesmo do OpenPandora.

Rick16
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 626
Data de inscrição : 30/12/2008
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por joanilson41 em Sex 21 Jan 2011 - 17:08

Rick16 escreveu:Gente, eu já tô fazendo um port de um linux que funciona em arquitetura ARM. É o mesmo do OpenPandora.

E o driver q ele cita lá do TV-OUT? Você manja muito de programação? Participa da "scene" de algum portátil?

Boa sorte!

joanilson41
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 374
Data de inscrição : 04/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Rick16 em Sex 21 Jan 2011 - 17:18

O sistema que eu tô portando tem esse drive, vou pegar algumas coisas do dingux.

Muito ñ, mas sei programar.

Do Dingoo e do OpenPandora

Rick16
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 626
Data de inscrição : 30/12/2008
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por daniels em Sex 21 Jan 2011 - 17:23

Esse negócio de "hackear" o Zeebo vai dar merda, tenho certeza. A gente deveria esperar a ZIS liberar o SD em vez de se apressar e liberar agora. Aposto que se a gente esperar a ZIS vai até liberar um app para executar melhor os SDs
avatar
daniels
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1848
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 20
Localização : São Paulo, SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Z-bass em Sex 21 Jan 2011 - 18:04

esperar, esperar e esperar.
avatar
Z-bass
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1115
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 27
Localização : Sampa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Ferreiratasso em Sex 21 Jan 2011 - 18:07

Se esperar pela ZIS é melhor pegar uma cadeira em sentar. Se o Zeebo conseguir rodar linux, já se tornará bem mais interessante.
avatar
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por joanilson41 em Sex 21 Jan 2011 - 18:08

daniels escreveu:Esse negócio de "hackear" o Zeebo vai dar merda, tenho certeza. A gente deveria esperar a ZIS liberar o SD em vez de se apressar e liberar agora. Aposto que se a gente esperar a ZIS vai até liberar um app para executar melhor os SDs

HO HO HO! FELIZ NATAL!
tá de brinks né?
vai dizer q vc acredita em papai noel tb?
se nem o Z-Social que estava anunciado para outubro, liberaram, imagina entrada SD que nunca anunciaram nada pra ela...

joanilson41
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 374
Data de inscrição : 04/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por ordep em Sex 21 Jan 2011 - 19:11

daniels escreveu:Esse negócio de "hackear" o Zeebo vai dar merda, tenho certeza. A gente deveria esperar a ZIS liberar o SD em vez de se apressar e liberar agora. Aposto que se a gente esperar a ZIS vai até liberar um app para executar melhor os SDs

espera sentado deitado,pq vai demorar bastante!
avatar
ordep
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 01/02/2010
Idade : 24
Localização : bh
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por mv2011 em Sex 21 Jan 2011 - 21:05

daniels escreveu:Esse negócio de "hackear" o Zeebo vai dar merda, tenho certeza. A gente deveria esperar a ZIS liberar o SD em vez de se apressar e liberar agora. Aposto que se a gente esperar a ZIS vai até liberar um app para executar melhor os SDs

Ainda acha que eles vão liberar a entrada?
avatar
mv2011
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6616
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Terra dos memes
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Enlightenment

Mensagem por TripleOxygen em Sex 21 Jan 2011 - 21:37

E ae pessoal! Smile

Fiz minha conta aqui, para batermos um papo =)

Ok, clarificando:

Sei que por JTAG é meio complicado para fazerem, mas é a única maneira (pelo menos até agora). Na verdade, nem é difícil assim. Um cabo JTAG não é caro para comprar (Wiggler), nem difícil de se fazer. Wink

Não posso dizer com certeza que existirá uma maneira mais fácil, pois pode simplesmente não existir um ponto frágil no sistema que uma pessoa munida de um SD card possa conseguir algo.
Muitos consoles só foram/são "desbloqueados" por modchip, que é uma solução via hardware. Não existe via software ("coloque um arquivo mágico no cartão e voila!") simplesmente por não ser possível, e não porque os masterminds atrás do hack querem sacanear ou propositalmente tornar difícil para a "massa". Com o Zeebo não é diferente. Smile

Em quase todos os outros consoles, existem vários pontos que o usuário pode "inserir informações" no console: pelo jogo (CD, DVD, cartucho), armazenamento removível (memory card, pen drive), rede ethernet e internet,... e isso aumenta as chances de existirem falhas que possam ser exploradas, e no fim, até chegar em uma solução de unlock totalmente via software. (e.g.: Independence Exploit ou McBoot no PS2).

O Zeebo garante boa parte de sua segurança por não ter nada! Laughing (não chega a tanto, mas...)
Não há mídia para jogo, SD card desativado de fábrica (leia abaixo), não há ethernet e Internet totalmente isolada do usuário. É a premissa que move a certeza do projeto Zeebo em "não é possível pirataria".

Ainda não está claro como um desenvolvedor oficial consegue acesso ao BREW Appmgr; como a Zeebo Inc. libera este acesso. Encontrei referências ao SD card, por isso, pode ser que um arquivo especial, fornecido pela Zeebo Inc. após o contrato, colocado no cartão te dê acesso ao Appmgr. Ou não, um SMS enviado pela central para o console cadastrado para desenvolvimento, contendo um comando para tornar o Appmgr como aplicativo principal (internamente é simples assim, apenas um número define quem carrega primeiro). Ainda são teorias.
Depois disso, você pode obter a assinatura (arquivo .sig) para colocar o console em modo teste pela Qualcomm/Zeebo Inc.

Se a Zeebo Inc. liberar o SD oficialmente, que seja para mídia (o player já está instalado em todos os Zeebos, foi o que usei), aumenta nossas chances de trazer o homebrew (e quem sabe Linux) de maneira mais fácil a todos, pois, agora temos mais um ponto de "inserção de informações" e que podem existir falhas Smile

Espero ter ajudado ( e foi mal o post longo Razz )

BR.
avatar
TripleOxygen
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 46
Data de inscrição : 17/01/2011
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por MasterSonicTH em Sex 21 Jan 2011 - 21:44

mv2011 escreveu:
daniels escreveu:Esse negócio de "hackear" o Zeebo vai dar merda, tenho certeza. A gente deveria esperar a ZIS liberar o SD em vez de se apressar e liberar agora. Aposto que se a gente esperar a ZIS vai até liberar um app para executar melhor os SDs

Ainda acha que eles vão liberar a entrada?

Ainda acha interessante repetir a mesma coisa? Evil or Very Mad

Cara, rodando Dingux, teremos Doom, Doom 2, Wolfstein, CPS1 e 2, SNES, MD, GBA, NES, Warcraft, PS1... Sonho!
avatar
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 20
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Agulha em Sex 21 Jan 2011 - 22:02

estou no serviço e não tem como ver videos ou fotos no navegador... mas ele mostrou imagens com o sistema rodando no zeebo????
avatar
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 36
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por asasded em Sab 22 Jan 2011 - 1:43

digo que o android não ficará bom pois ele foi projetado para telas muiti toouch vc teria que ter duos ponterios na tela um para cada analógico
o dingux se sairia bem mas o quesito 3g atrapalha eu gostaria de velo rodando o OS do open pandora

asasded
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/12/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Projeto OpenZeebo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum