Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Ir em baixo

Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por Sony.Hack em Sex 10 Jul 2009 - 2:43

GAME DESIGN



Que é Game Design?

Em resumo, “Game Design” ou Concepção de Jogo é a idéia por trás de um jogo. Mas significa muito mais do que isso. Em jogos e cheios de detalhes, o Game Design refere-se ao tema central e a vários pontos, bem como a história, o enredo e os personagens das histórias. Em pequenos jogos e nos jogos em que não existem personagens ou parcela significativa (por exemplo, em um game de corridas), refere-se ao: “Como funciona o jogo”. Quais são as regras? Como o jogo marcou? Como é que o nível de dificuldade esta em relação à maneira de jogar? O que torna o jogo divertido e desafiador?

Que game designers faz?

Game designers são criativos e decisos. Alguns "designers" são na verdade escritores que vem simplesmente com um roteiro de filme para um jogo ou escreve os diálogos para os personagens, esquecendo da parte técnica, como por exemplo, a mecânica do jogo.

Existem também designers especializados em “Level Design” ou Concepção de Cenários, fazendo mapas das várias localizações em um jogo. No geral, as pessoas tendem a pensar que O game designer é uma mente genial criativa por trás de um jogo, a única pessoa que pensou em tudo aquilo primeiro, Porém a maioria dos jogos não tem a concepção de apenas uma única pessoa, e poucos game designers terão todo o crédito por ter uma característica ou detalhe de um jogo (embora por vezes os seus egos falem mais alto).

Ainda assim, existem uns poucos game designers que fizeram um nome para si neste sector. Estes são vistos como estando em uma posição não muito diferente do diretor de um filme.

O trabalho do game designer é transmitir a equipe de artes e design a “essência” do jogo, em termos de regras e funções e a equipe de tecnologia e desenvolvimento, em termos de demanda por especificações técnicas cabíveis.

O que precisa saber para ser um game design?

Os game designers adoram dizer que para trabalhar na sua área, tem de conhecer varias coisas que não sejam Jogos. A maioria dos designers são jogadores dedicados, sim, mas eles enfatizam a importância de ter outros interesses, também, uma vasta quantidade de conhecimento sobre as coisas que não são diretamente relacionadas a jogos. O tipo de coisas que eles dizem que “eleva a experiência de vida.".
Game designers não poderiam ter novas idéias para jogos ou novas maneiras de jogar, se as únicas coisas que tinham um conhecimento profundo fossem os jogos já existentes.

Salientando o "designer" do termo, um game designer também precisa saber sobre a concepção, ou o porquê as coisas funcionam de maneira que elas funcionam. Pense um interruptor de uma lâmpada como uma analogia:
Para um programador é um sistema elétrico com fios que ligam o interruptor a lâmpada, que acende ou desliga-se em função da posição de sua chave seletora.
Enquanto um game designer analisa se esse interruptor estaria na vertical ou na horizontal, o tipo do botão, aonde deve ser colocado de modo que ele seja facilmente acessível a pessoas de diferentes alturas e se ele vai brilhar no escuro.

Programadores têm de pensar sobre como fazer as coisas funcionar e designers sobre o modo como as pessoas irão utilizá-los e qual o efeito ou resultado deverá ser causado.
Em outras palavras, game designer precisa saber sobre concepção, e quanto mais, melhor.

Um equívoco sobre game designers é que são 100% criativos e não analíticos, o que não é verdade. Game designers utilizam matemática e lógica para calcular o modo como as diferentes partes do jogo irão reagir. Eles podem não usar tanta matemática como um programador, mas muitas vezes precisam usar matemática para decidir como diferentes partes de um jogo devem funcionar, por exemplo, um game designer tem de desenvolver uma fórmula matemática para o desenvolvimento dos atributos de um personagem em relação às missões que tem realizado, ou level atual do mesmo. Seria uma progressão geométrica, um simples um-para-um ou alguma outra formula?

O que faz um game designer um bom game designer?

Fazer a concepção de jogos é uma área que requer uma sabedoria para expor suas idéias e de convencer e esclarecer aos outros quais são os pontos que fazem dela uma boa idéia.
Um bom game designer tem normalmente um incrível entusiasmo por coisas novas, tem que saber imaginar, planejar e visualizar as como tudo deve ser.

PROGRAMAÇÃO



Qual é a programação e qual seu uso em Jogos?

Programação se refere ao código que está em qualquer jogo ou software. A programação é a matemática e a lógica que faz o jogo acontecer.

Na maioria das empresas que desenvolvem jogos, existem muito mais programadores do que quaisquer outros profissionais. A indústria de jogos, principalmente internacional, subdivide “programador” em áreas mais específicas do que simplesmente "programação", por exemplo: Programação de Inteligência Artificial, Programação da Engine, Programação das Ferramentas, Programação Gráfica, Programação de Network, etc.

O que é que os programadores fazem?

Em resumo, programadores escrevem o código que é diz ao sistema o que fazer, ou seja, faz as coisas acontecerem em um Jogo; Ou seja, reação da interação do jogador a partir do de um controle para a ação que é mostrada na tela. Inclui também toda a ação dos personagens não controláveis; por exemplo, quando você vê um personagem de um jogo caminhando pelo cenário sozinho, são os programadores que deram a ele uma inteligência artificial para ficar vagando por ai.

Programadores trabalham em estreita colaboração com artistas, designers, produtores, testadores, sonoplastas e todos que tem um papel fundamental no desenvolvimento do jogo, apoiando-os quando eles precisam de mais entendimento técnico para completar suas tarefas.

O que é que um programador precisa saber?

Os programadores têm que ter um bom conhecimento em matemática, cálculo e ciências da informática. Normalmente, os programadores devem obter um grau de graduação em Ciência da Computação.

Antes dos programadores encontrarem um trabalho na indústria de jogos, eles precisam ter um solido conhecimento em uma linguagem de programação.

C++ é a língua mais comumente utilizada em jogos; Porém, cada vez mais e mais, programadores também estão se especializando em outras linguagens (por vezes linguagens scripts que determinam as ações no jogo), como Perl, Lua, Ruby ou Python. Além disso, estão se tornando cada vez mais populares linguagens simplificadas, que focam a produtividade, automatizando ações de rotina para que, assim, o programador possa se dedicar no que realmente interessa. Por exemplo: C#, Java, Blit3D, Pure Basic, linguagens .NET e outras.
Uma pessoa que está interessada em se tornar um programador deve ser capaz de tirar o máximo proveito linguagem em questão.

Que tipos de pessoas se tornam bons programadores?

Os programadores tem de ser capazes de procurar as respostas para as perguntas e as soluções para os problemas que enfrentam.
No entanto, é crucial que os programadores de jogos também sabem como se comunicar efetivamente com os outros. Como os seus cargos exigem que partilhem os seus conhecimentos e entendimentos sobre o funcionamento das coisas. Programadores de jogos absolutamente não podem ser reclusos, especialmente quando trabalham em grandes projetos, como eles devem interagir constantemente com os outros membros da equipe. Tendo muita paciência e uma disposição amigável

ARTE E ANIMAÇÃO



O que é arte e de animação e qual sua relação com jogos?

A Arte em um jogo define como as coisas são visualmente são, incluindo tudo, desde a embalagem, a textura de cada personagem, a interface gráfica do usuário até a maneira como um personagem move seu tornozelo quando ela anda.

Apesar programadores serem responsáveis por onde e por que personagens movem, animadores são responsáveis pela forma como se movem. E enquanto designers podem ser responsáveis para as curvas de uma pista em um jogo de corridas, os artistas dão o asfalto sua textura e seu brilho quando se torna escorregadio com óleo ou chuva.

O que os artistas fazem?

Artistas e animadores criam elementos 2D e 3D visíveis do jogo. Eles decidem, com base no game design, como tudo ficará: personagens, objetos, ambientes e iluminação. O olhar e os movimentos dos personagens em seus ambientes é o que lhes da um sentimento de vida e emoção.

Os Artistas constroem essas artes utilizando softwares e aplicativos específicos; alguns comumente requeridos na indústria de jogos incluem Photoshop, 3dsMax, Maya, Softimage XSI, Blender, Houdini e Zbrush. Os animadores, cujo foco está no movimento dos personagens e itens do jogo, utilizam muitas dessas mesmas aplicações, mas pode também utilizar equipamentos de captura de movimento.

Outras áreas que caminha lado a lado com a arte e animação para jogos é o CG (Computer Graphics) ou CGI (Computer-Generated Imagery) e desenho industrial (muitos designers na indústria de automóvel, por exemplo, utilizam os mesmos softwares que os artistas de jogos). Há também uma relação entre artistas 2D para jogos e desenhistas de revistas em quadrinhos ou desenhos animados.

O que é preciso saber para ser um artista para jogos?

Um artista para jogos ou animador deverá estudar os conceitos básicos da arte: arte teórica, história da arte, composição, cor, forma, espaço e luz. Não é somente porque a arte é composta no computador que deve-se esquecer os conceitos da arte tradicional.

Artistas que querem trabalhar na indústria de jogos devem saber usar o Photoshop bem o suficiente para criar algumas peças de arte originais com o programa. Isso pode ser incluído em seu portfólio profissional. Aspirantes a artistas precisam necessariamente saber usar qualquer outro software relevantes para o trabalho, como programas de modelagem 3D e animação.

Que tipos de pessoa e personalidade é melhor qualificada para se tornar um bom artista?

Artistas são normalmente conhecidos por serem criativos, mas na indústria de jogos, eles precisam ser capazes de equilibrar o seu cérebro direito e esquerdo, a fim de completar as tarefas com êxito. Artistas de jogos que tendem a ir mais longe na indústria dos jogos são os que conseguem equilibrar criatividade com otimização. Eles poderem ser por natureza, expressivos, imaginativos, criativos e muitas vezes desorganizados.

Um artista deve ser também ter uma visão a respeito do que é melhor para o projeto e o que vai agradar o público-alvo.

PRODUÇÃO



O que é a produção?

Produção geralmente se refere ao trabalho que os produtores fazem, e no contexto do desenvolvimento de jogos, ele se refere especificamente ao gerenciamento de projetos. Na maioria das vezes no existe apenas um produtor em cada jogo/projeto.

O fazem os produtores de game?

Um produtor de um jogo é a pessoa que supervisiona todos e seus devidos trabalhos no dia-a-dia. Os produtores têm conhecimento do que está acontecendo em cada departamento, normalmente com muitos detalhes, o que lhes permite saber se toda a equipe esta trabalhando corretamente. O produtor precisa também prever problemas antes que estes se tornem reais problemas, incluindo questões relacionadas com a programação, tempo, orçamentos e cooperação entre a equipe.

O produtor analisa os conceitos iniciais criados pelos game designer, sua efetividade e seu publico alvo. Faz a previsão de gastos, lucro, vendas. Tem de ser capaz de analisar se um projeto pode ou não ser bem sucedido em base de sua concepção, ou seja, basicamente o produtor é que vai se encarregar de que um projeto vai ser bem sucedido, ou quem sabe, falir por falta de planejamento e analise de viabilidade.

Para ser um produtor o que é preciso saber?

Acima de tudo, um produtor precisa saber como chegar ao longo de todos os tipos de pessoas: introvertidos, extrovertidos, pessoas cuja principal prioridade é ganhar dinheiro, e as pessoas cuja primeira prioridade é fazer o melhor jogo que já foi feito.

O produtor deve saber um pouco sobre cada especialidade envolvida no desenvolvimento do jogo, mas não precisa necessariamente ser um mestre em nenhum deles. No entanto, entende-las profundamente, pode ajudar a moldar uma imagem mais clara do estado do jogo.

Eles precisam saber como fazer e analisar os dados sobre o progresso do projeto e fazer analises. Eles precisam saber como escrever bem, a fim de comunicar com a equipe e com outras companhias. Eles precisam ser capazes de priorizar tarefas para outras pessoas, ou em outras palavras, ser capaz de olhar para uma lista enorme de pendências e, ao invés de se sentir sobrecarregado por isso, ser capaz de domá-la.

Que tipos de pessoas e personalidade é necessário para se tornar um bom Produtor?

Se você costuma fazer listas de pendência, você poderá ser um bom produtor. Entre toda a organização de tarefas e de orçamentos, o produtor ainda tem que ser uma pessoa comunicativa e simpática, que tem cara a cara com o contato com todos na equipe, e deve ser acessível.

Produtores da indústria do jogo muitas vezes dizem que sempre foram os produtores, em uma forma ou de outra, toda a sua vida. Sempre que eles estavam em um projeto, que naturalmente assume a liderança.

CONSIDERAÇÕES



Projetos Independentes

Projetos de jogos independentes, ou “Indie Games”, são projetos feitos independente de uma grande produtora ou sem um financiamento de uma grande empresa.

Ganhando cada vez mais destaque no mercado (principalmente graças ao Steam, Network de Consoles e a Distribuição Digital menos susceptível a pirataria), os jogos indie são uma ótima alternativa para quem esta iniciando no mundo de jogos. Estes geralmente são feitos por equipes menores e também tem um custo de produção menor do que o de grandes jogos feitos por produtoras. Além disso as equipes, que são formadas independentemente, podem contar com pessoas não tão experientes as quais o projeto servirá de um grande aprendizado e de um excelente artifício a se incluir no portfólio.

- O aprendizado autônomo ou “autodidata” através de cursos avulsos, tanto de programação quanto das outras modalidades. Aqui mesmo no forum no link abaixo tem a venda do Kit de Desenvolvimento onde tem todos os programas para desenvolver e video aulas do basico ao avançado para programação, animação e modelagem em 3D.

Link: http://forum.zeeboclub.com/classificados-vendas-trocas-f9/vendo-kit-de-desenvolvimento-de-jogos-em-dvd-t85.htm

Contato para compra do Dev-Kit: sonymaster@bol.com.br


Última edição por Sonymaster em Seg 24 Ago 2009 - 1:14, editado 1 vez(es)

Sony.Hack
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 868
Data de inscrição : 06/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por Riku em Sab 25 Jul 2009 - 12:59

Muito bom cara... eu n fazia ideia de oq que os produtores faziam ^^
avatar
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 24
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por Ferreiratasso em Dom 10 Jan 2010 - 0:22

Trabalho em equipe acima de tudo, para transpor os varios obstaculos desta área.
avatar
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por silphyd em Dom 31 Jan 2010 - 17:40

ótimo tópico, gostei muito. Deu pra entender bastante o que faz cada um dentro de uma Softhouse.
avatar
silphyd
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

http://otaviotribal.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por Resistol em Dom 17 Out 2010 - 13:49

Eu cresci no meio a computadores, minha infancia foi rodeada de trs-80, quando jovem aprendi a dominar o morto basic e eu mesmo criei muitos jogos, eu realmente me diverti muito nessa época. Vieram o MSX com suas cores maravilhosas, e o Amiga com sua ´realidade´ incomparável.
Hoje estou fora de tudo isso, trabalho com outra área, minha faculdade nem mesmo passou perto de informática.

Atualmente quero re-aprender a fazer coisas pequenas e me desenvolver. Linguagens mais atuais como o C++ hoje são supremas. Na minha época o assembly, basic, pascal.

Pelo menos conheço a lógica e o bom funcionamento de rotinas.

Gostaria de ajuda dos colegas para aprender, não quero começar a fazer jogos mas aprender conceitos modernos.
Quero primeiro aprender a trabalhar com dados, aprender desenvolver logaritimos modernos. Jogos serão uma consequencia.

Se alguem puder me ajudar, seria muito grato.

Resistol
Novato
Novato

Cheia
Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/09/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por STX em Dom 17 Out 2010 - 14:21

Eu estou estudando Java no momento, tô no inicio, mas consegui entender com maior facilidade sobre Orientação de Objetos por ele do que em C++, inclusive melhor do que em Delphi, que trabalho a mais tempo.
Considero uma boa começar pelo java, já q vc ja tem os conhecimentos basicos, esta inclusive, me ajudando melhor a entender o C.
avatar
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 36
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guia pratico para iniciantes em desenvolvimento de jogos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum