Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

+3
MasterSonicTH
Luís Eduardo
ari789
7 participantes

Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por ari789 Sáb 21 Abr 2012 - 17:56

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Content_pic
Não adianta querer negar. Você, assim como eu, já deve ter reclamado de algum jogo lançado recentemente. Acontece que nossa mente evoluiu num ritmo acelerado, tanto que nem mesmo os games mais caprichados nos impressionam. Ficamos tão exigentes que fabricamos defeitos em quaisquer títulos.

Cansamos do alto nível de dificuldade, nossos olhos não se satisfazem com os belos gráficos e só aplaudimos um game quando ele nos diverte sem causar estresse excessivo com mistérios impossíveis. Enfim, esses e outros aspectos nos motivaram a criar a ilustração acima para identificar algumas mudanças nossas e de nossos amados games.

Era uma vez... A melhor história do mundo

Quem não desfrutou de ao menos um jogo do Super Nintendo, do Mega Drive ou do PlayStation pode não compreender muito bem a frase acima. Era raro encontrar amigos que não tivessem ficados boquiabertos com a incrível história de Metal Gear Solid ou que não tivessem se emocionado com o enredo de Final Fantasy VII.


Pois é, o tempo passou e muitas coisas mudaram. A história, que outrora desenvolvia papel fundamental, agora, não passa de um detalhe secundário. O público gamer evoluiu de tal forma que a emoção do jogo não é mais tão importante. Claro, a diversão é o aspecto principal para muitos jogadores, mas essa característica nem sempre está atrelada à história.

Como exemplo, posso lembrá-los do episódio de Skyrim. O quinto game da série The Elder Scrolls chegou para marcar um salto fantástico no gênero dos RPGs. A história do jogo é muito bem elaborada e o jogador pode fazer parte do incrível universo criado pela Bethesda. Agora, pergunto: quem não ouviu a piada da flechada no joelho? Provavelmente poucos.

Basicamente, boa parte dos jogadores deixou de adquirir um jogo para viver uma experiência, trocando a história por momentos de muita gargalhada. Se isso é errado? De forma alguma! É muito divertido rir das piadas, erros e outros tantos detalhes que destoam do contexto do jogo. Contudo, o problema realmente aparece quando nós apenas damos importância aos memes e nos esquecemos de aproveitar o game como um todo.

Os gráficos pra mim são tudo!

Bons tempos em que jogávamos pelo simples prazer de nos divertir. Era uma época feliz em que ninguém comparava os gráficos de Donkey Kong Country com os de Super Mario Bros.. De fato, o problema apareceu com a chegada do PlayStation. O público gamer começou a reparar que gráficos 3D poderiam melhorar os jogos e todo mundo ficou impressionado com os visuais.

Mente quem diz que não ficava surpreso com a incrível qualidade de Silent Hill, Tomb Raider, Metal Gear Solid e outros tantos jogos que despontaram como novo padrão de qualidade gráfica. Não demorou muito para que o sucessor do console da Sony e o primeiro Xbox chegassem para estabelecer um novo padrão de qualidade.


Hoje, não importa o quão detalhado seja o game, sempre alguém vai reclamar. Não posso mentir, sou muito crítico e, ainda que eu não prefira gráficos à história, acho sensato que os games tragam visuais cada vez mais bem elaborados. Aliás, muitas pessoas pensam assim e acham inadmissível Crysis 2 não reproduzir a perfeição em todos os aspectos.

Os video games também evoluíram

Ainda me lembro do dia em que ganhei meu primeiro controle DualShock para PlayStation. O acessório parecia abrir um leque de possibilidades. Os analógicos do joystick permitiam explorar os jogos de forma diferente. A função de vibração garantia uma forma de contato com o conteúdo da tela, como se eu pudesse sentir parte do game em minha mão.

Tudo mudou com a chegada do controle do Wii, um acessório que proporcionou diferentes formas de interação. Não posso dizer que esse tipo de periférico me agrada por suas funções inovadoras, tanto é verdade que comprei meu console da Nintendo apenas para desfrutar de jogos como Donkey Kong Country Returns e New Super Mario Bros. Wii.

É possível que você também tenha demonstrado um pouco de relutância quanto à evolução nos controles, ainda mais no caso do revolucionário Kinect. O acessório da Microsoft veio para eliminar o uso de joysticks e fazer com que o jogador seja o controle. Essa novidade é fenomenal, mas não é necessariamente algo que agrada a gregos e troianos.

Internet: a biblioteca dos detonados em vídeo!

Eu poderia enumerar uma lista extensa de títulos do SNES que me levaram a passar horas seguidas jogando para passar uma única parte. Mega Man é um bom exemplo de game extremamente difícil que levava os jogadores a continuar insistindo em uma única parte para conseguir dar sequência à história.


Alguns games que apareceram em gerações futuras não deixaram de desafiar a inteligência dos jogadores. Silent Hill, por exemplo, trazia muitos puzzles de alta complexidade e você não poderia prosseguir sem desvendar alguns mistérios. Essas charadas estavam diretamente atreladas à história, o que levava o jogador a prestar muita atenção.

Determinados títulos perderam essa característica, mas ainda existem alguns como Portal 2 que oferecem missões muito difíceis. Essa evolução dos jogos resultou em um novo tipo de conteúdo na internet: os detonados. Hoje, o Baixaki Jogos e o YouTube estão recheados de inúmeros artigos e vídeos para você nunca mais se perder.

Posso dizer com convicção que não me recordo da última vez que busquei ajuda para algum jogo, pois prefiro não finalizar o jogo a trapacear. Todavia, existem jogadores que são o oposto e não podem perder cinco minutos com um desafio que já buscam ajuda na web.

Forever Alone

Assim como tantos outros aspectos foram alterados ao longo dos anos, a jogatina em galera também mudou. No Super Nintendo, você podia chamar um amigo, o Aristóteles, por exemplo, e zerar um game de forma mais divertida. Para nossa alegria, o multiplayer deixou de ser local, possibilitando a conexão entre amigos que vivem em diferentes partes do planeta.

Isso é bom? Com certeza! Mas, claro, sempre existem os que aparecem para contrariar. Da mesma forma que diverte, o multiplayer online pode irritar os jogadores, principalmente os menos habilidosos — muitos tem pavor de jogar Battlefield 3. Parece que algumas pessoas ficaram mais egoístas e abandonaram a ideia de jogar com os amigos.

Legal, savegames infinitos!

Com a diminuição na dificuldade dos jogos, muitas desenvolvedoras tiveram a “brilhante” ideia de inserir a opção de salvamento infinito. Se antes, nos primórdios de Silent Hill, tínhamos de passar horas seguidas até encontrar um ponto específico para salvar, hoje podemos progredir um minuto e já salvar para evitar a perda de progresso.



Óbvio, nem todos os jogos são assim, mas alguns parecem querer oferecer benefícios sem limites. Em Skyrim, por exemplo, você tem essa liberdade de usar infinitos savegames. Existem também aqueles que liberam vidas infinitas, ou seja, você pode tentar incessantemente até conseguir. Alguns, como Braid, são exceções que oferecem um recurso diferente: a impossibilidade de morrer — nesse caso, o recurso é algo compatível com o sistema de jogo.

A metamorfose da jogatina

Enfim, essa não é apenas uma opinião minha, mas é também um quadro geral da evolução dos video games e dos jogadores. Os consoles apresentaram modificações, as desenvolvedoras amadureceram e nós também mudamos — às vezes para melhor e outras para pior.

Seja como for, é interessante acompanhar esse quadro para observar nosso comportamento e perceber que talvez devamos dar mais importância para determinados aspectos que estreitam nossas experiências com os games. Afinal, de nada adianta ter games cada vez mais fáceis e engraçados, pois isso pode diluir o real conceito dos video games.

By: http://www.baixakijogos.com.br/noticias/23694-coluna-os-video-games-mudaram-e-os-jogadores-tambem-ilustracao

Era Foda os tempos que eu jogava no Meu Polystation XDNes , e no Meu Super Nintendo Classic , apesar de na época [ 2003 - 2004 ] O Snes ja estava meio absoleto e o povo so jogava PS1 por aqui , em fim ficava horas no Super Mario bros , MegaMan 3 ,6 , 2 porem o unico que zerei foi o 3 XD E Outros jogos no FamiClone , logo depois ganhei meu querido Snes Classic *-* adorava ficar no bomberman , Super Mario World , Super Mario All Star , Kirby Super Star , MegaMan X Cara era foda XD oque mais gostava era jogar street fighter 2 com meus irmãos ou com meu tio lembro do tempo que aprendi todos os segredos de super mario world e super mario all star *-* , lembro do tempo que trocava cartuchos com amigos XD [ Na verdade era so 1 mais deixa pra ele e.e ] , cara esses sim foram bons tempos , maldito playstation que chegou com a ERA 3D e fez muita gente se ligar nos gráficos u.u

Hoje vivo com meu Nintendo DS Lite e Nintendo Wii eu não sou do tipo que liga muito para gráfico para min oque importa é a diversão e o jogo em si e mais nada =) [ Viva ao Virtual Console do Wii elephant ]

agora gostaria de saber , oque meu nome esta fazendo na imagem Suspect
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por Luís Eduardo Sáb 21 Abr 2012 - 18:07

Ari, par air ao banheiro é só dar pausa, checkpoint é bom para não ter que voltar tudo de novo.


E, sério, todo mundo gosta de multiplayer.

E ele fala "visual porco" para Crysis 2 Shocked
E tem jogo difícil, sim. É só selecionar a dificuldade, God Of War e Gears Of War em suas dificuldades máximas (é difícil começar o Gears Of War pelo hardcore e o insane é... insano) são bem difíceis, e não são problemas para se resolver em detonados, mas sim dificuldade de verdade, inimigos fortes.
Luís Eduardo
Luís Eduardo
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por MasterSonicTH Sáb 21 Abr 2012 - 18:17

O gráfico é altamente tendencioso. Não sou nada do que é dito na coluna 'Depois'.

Se bem que há quem seja... ¬¬
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por STX Sáb 21 Abr 2012 - 18:36

os jogos podem ter evoluido, mas a nova geração de gamers, não
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por Mr.Lavsma Sáb 21 Abr 2012 - 22:24

"zuaram" aquela tirinha de "sacanegem"? Ou o ari postou de proposito?

mas tem muita coisa que é meio discordante aí
Mr.Lavsma
Mr.Lavsma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2669
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 25
Localização : Ilha do governador -RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por Konnor Sáb 21 Abr 2012 - 23:18

Ari postou isso aqui só por que o nome dele apareceu.
Konnor
Konnor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 910
Data de inscrição : 02/09/2011
Idade : 26
Localização : Itajaí, SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por Mr.Lavsma Dom 22 Abr 2012 - 2:55

Konnor escreveu:Ari postou isso aqui só por que o nome dele apareceu.

2x
Mr.Lavsma
Mr.Lavsma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2669
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 25
Localização : Ilha do governador -RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por natinorris Dom 22 Abr 2012 - 20:43

É fato que tudo está evoluindo, mas como o STX disse, os gamers não. Mas, infelizmente, essa nova geração gamer está crescendo com essa nova geração de jogos, e estão se acostumando com a facilidade toda, que pode não agradar os gamers mais "tradicionais", "antigos".
É complicado isso..
natinorris
natinorris
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 26
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

http://twitter.com/natinorris

Ir para o topo Ir para baixo

Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ] Empty Re: Coluna: os video games mudaram... E os jogadores também [ Baixaki ]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos