Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

+28
ari789
ordep
metallizer
zephyrous
Luís Eduardo
KamatsuKyoto
meirelles
Snowmeow
Suicune
segakuma
Chrono
ahtrun
Gringo
STX
Setsuna
DrZero
Videogame Comunista
EDZ
Poser_Metal
Pico
Agulha
Ferreiratasso
BOOZO
RDCM
Tuma
AnDreF
D0G
Diegobras
32 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qua 26 Ago 2009 - 4:47

Povão, o assunto sempre vem a tona e fiz uma pesquisa sobre o Dreamcast e a Tectoy, e sua possibilidade de retorno de produção.

A verdade: A Tectoy teve esse desejo, mas já avisou que isso era impossível por problemas envolvendo a SEGA e a produção de novos consoles. Essa notícia surgiu lá pra abril de 2008, conforme o próprio Tecblog mencionava, cujo texto foi reproduzido nesse forum aqui:

http://www.unidev.com.br/phpbb3/viewtopic.php?f=18&t=44354

Quanto ao surgimento de uma nova produção de Dreamcasts ou outros consoles, o próprio presidente da SEGA OF AMERICA foi categórico: NO! (a pergunta é feita no vídeo aos 50 segundos):

Pra piorar, ele fala também categoricamente aos 1:15 que A SEGA ESTÁ OFICIALMENTE FORA DO NEGÓCIO DE HARDWARE (CONSOLES E CIA):




Meu comentário: Que cara prego, alguém poderia dar uma surra nessa trouxa e colocar um cara mais animado e sonhador no controle da SEGA, bundão maldito! Razz
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qua 26 Ago 2009 - 17:10

a Sega fez tanta cagada, cavando a própria cova, lançando console e tirando de linha (deixando quem comprou na mão), um trás do outro (sega CD. 32X. saturn) em um curto periodo de tempo, que ninguém mais queria acreditar no dreamcast, o público e as software-houses.

Quando começou a impressionar pelos jogos, e vender bem (vendeu pacas no japão e nos EUA no primeiro ano), saiu o PS2, que era o DVD player mais barato do mercado na época. vendia quenem aguá, tinha gente que comprava no japão só pelo DVD player.

No youtube tem um video em duas partes, acho que é o primeiro que aparece quando digita só "dreamcast" na busca, é uma matéria de um programa de vidogames, explicando a queda dele, com participação da sega, midia especializada, ou seja, muito bom, recomendo.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Convidad Qua 26 Ago 2009 - 17:48

Ah, mas isso é fato consumado faz tempo. Um relançamento do Dreamcast requereria inclusive mudanças no hardware do aparelho, já que GDs e GD-ROMs não são mais fabricados... E uma transição pra outro leitor, com outras mídias, não deve ser tão simples quanto sugeri-la. Hehe.

Há um tempo a própria Sega vendeu alguns Dreamcasts através de seu site, mas eram todos unidades recondicionadas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qua 26 Ago 2009 - 18:19

sim, se a sega fosse voltar aos consoles, teria que ser um novo.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por AnDreF Qua 26 Ago 2009 - 19:53

A SEGA deve ter visto que publicar jogos é bem menos trabalhoso que fabricar video game, tem tanta coisa que pode dar errado (e com ela deu tudo errado hehehe). Sobre a TECTOY relançar o Dreamcast, não ia fazer diferença o leitor, até pq acredito que não era a tec toy que distribui os jogos aqui (se for alguem me corrija), ela não teria acesso aos jogos, logo mesmo com outro tipo de gravador e midia não poderia fazer copias deles. Então já ia ser um fail inicial. Vale lembrar que Naomi (a versão Arcade do Dreamcast) também usa GD-ROM, mas não sei se ainda é produzido, alem de que O DRIVE em si, se não me engano é possível fabricar facilmente, tem um tipo de drive de cd-rom por aih q modificando o firmware/bios le gd-rom, claro enfiar um drive de DVD no dreamcast, e gravar os jogos em DVD seriam bem mais "pratico", só não sei se iria valer a pena ^^...

AnDreF
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 64
Data de inscrição : 25/05/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qua 26 Ago 2009 - 20:32

a tectoy distribuia os jogos do dreamcast aqui. tenho o RE code veronica com selo da tectoy, manual em português(alias, qualidade bem inferior do original gringo). Não entendi a parte da midia, oque você quis dizer, mas o leitor do dreamcast lê CD também, sendo possível gravar qualquer jogo de dreamcast em CD e rodar nele (parece que só um jogo lá obscuro que não cabe).

o drive de cd-rom, que usam de alternativa pro original do dreamcast, na verdade é só a unidade ótica que é trocada, e não precisa fazer update nenhum, só troca-la (talvez ajustar o ganho).


a tectoy não pode relançar o dreamcast pq sega não quer. simples.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por AnDreF Qua 26 Ago 2009 - 21:02

Ta ela distribuia, mas fabricava os gds tambem? Acredito que não... acho eles apenas embalavam e distribuim... (basicamente o que a SEGA faz hoje em dia com os jogos, outras empresas desenvolvem, ela (A SEGA) embala e vende =D) mas produzi q é bom não deviam... mas não posso afirmar isso...
Dreamcast lê CD-ROM? le, mas a ideia OFICIAL era apenas para cds de musica, e não para jogos, até onde eu sei (se eu estiver errado me corrija, denovo) JOGOS eram em GD-ROM, jogos em CDs = PIRATA, e claro q os jogos cabem em CD, pq a maioria são pequenos, agora jogos grandes como shenmue (3 GDs) tiveram que ser ripados (qualidade de som reduzido, frames de videos reduzidos), para caber em cd (1.2gb > 700mb) e quando falei de drive de cd-rom como alternativa para ler GDs não era pro DC e sim por que eram USADOS PARA COPIAR OS JOGOS, por que não existe leitor / gravador de GD-ROM comercial... se voce enfiar um GD no drive de cd-rom nao vai conseguir copiar o conteudo dele (não posso confirmar essa informação pq não tenho nenhum GD, mas pelo menos são as informações que tem em vários sites de emulação sobre dreamcast, como o Forum SNK-NEO FIGHTERS). Então se é pra fabricar o drive que fizessem logo um de DVD pra poder colocar os jogos na integra, frizando denovo, que a TecToy não deve ter os direitos pra reproduzir copias dos jogos, e deve ser tri caro essa licença também...
A SEGA não querer que a tectoy relance o DC, não tem muita logica, já que os custos e riscos vão ser todos da TecToy (bem como o lucro acredito Razz), mas além da SEGA não deixar deve ter esse problema dos jogos, não adianta ter um video game sem jogos...

EDIT: corrigidos alguns erros de concordancia Razz

AnDreF
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 64
Data de inscrição : 25/05/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Tuma Qua 26 Ago 2009 - 21:12

Facil muda de dreamcast para Zeebo 2 e lança!!!!!!!
Tuma
Tuma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1318
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 30
Localização : Palmeira d' Oeste-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qua 26 Ago 2009 - 22:38

Hehehe, na verdade o desejo enrustido da Tectoy de relançar o Dreamcast, tecnologicamente inviável por questões jurídicas e de fim de fabricação de muitos dos componentes, se traduziu no projeto Zeebo. Como ninguém tinha um console pra entregar pra ela, ela foi na tora e fez o seu próprio.


A minha intenção de trazer esse tópico à tona foi enterrar de vez a pergunta: "Por que é que a Tectoy não relançou o Dreamcast, eles são muito burros!", e assuntos do gênero.

A resposta era simples, ELES QUERIAM MAS NÃO TEM JEITO! A SEGA não quer, o hardware não está mais disponível pra fabricação e não tem jeito mesmo.
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Tuma Qua 26 Ago 2009 - 22:58

Bem, com algumas atualizações o Zeebo pode se tornar(pelo menos ficar bem perto)uma espécie de Dreamcast 2.0!!
Tuma
Tuma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1318
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 30
Localização : Palmeira d' Oeste-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qua 26 Ago 2009 - 22:59

Espero que sim Very Happy Se fosse retrocompatível então, puts!
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por RDCM Qua 26 Ago 2009 - 23:01

O Dreamcast morreu para nunca mais voltar! Sad
RDCM
RDCM
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1040
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 29
Localização : Osasco-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qua 26 Ago 2009 - 23:03

Sempre exista a possibilidade da emulação, hehehe... Mas a Sega foi enfática quando AFIRMOU que não haverá novos Dreamcasts ou hardware produzido pela empresa. Infelizmente... Sad Só eles tinham o "feeling" que me agradava em termos de videogame.
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por BOOZO Qui 27 Ago 2009 - 0:56

Eu também era segamaniaco, tive todos os consoles da Sega desde o Master System, fui um fanático pelo Saturn tanto q defendia esse console com unhas e dentes entre meus amigos q sempre deram preferência ao PS1 e quando saiu o Dreamcast peguei ele ainda na versão japonesa no comecinho de 1999! Um bom tempo antes do lançamento americano, pow foi maravilhoso ter um videogame desses ainda na época do N64 e do PSX! Foi fantástico poder jogar ainda no lançamento jogos excelentes como o Sonic Adventure, Crazy Taxy, Power Stone e o inacreditável Soul Calibur. Convidava todo mundo pra ir na minha casa e não tinha ninguém q não ficasse boquiaberto com aqueles gráficos.

Foi um tremendo baque quando a Sega anunciou q estava descontinuando o Dreamcast e iria se dedicar apenas como sofwarehouse... Deu até raiva do PS2 naquela época
BOOZO
BOOZO
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 353
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Ferreiratasso Qui 27 Ago 2009 - 1:17

O mais estranho é que a SEGA vem mantendo em dia todas as patentes e registros referente ao Dreamcast e seus perifericos, e impossibilita que qualquer outra empresa use a marca ou desenvolva qualquer coisa com o nome Dreamcast
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Agulha Qui 27 Ago 2009 - 2:16

ate hj em dia não entendo o fracasso do Dreamcast...Sad
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qui 27 Ago 2009 - 4:56

O fracasso é que o videogame era vendido abaixo do preço de custo pra compensar com a venda dos jogos e acessórios, mas a pirataria tomou conta antes disso e inviabilizou a SEGA.

Por conta disso a SEGA teve que encerrar a produção pra não falir.

Detalhe: Hoje, se fabricado na China, talvez o Dreamcast teria tido sobrevida, mas infelizmente de 1999 a 2003 ele era produzido no Japão, provavelmente por isso custasse mais que o preço de venda.

OBS: O Xbox 360 e o PS3 também continuam sendo produzidos com preço acima do de venda.

[EDIT]

BOOZO escreveu:Eu também era segamaniaco, tive todos os consoles da Sega desde o Master System, fui um fanático pelo Saturn tanto q defendia esse console com unhas e dentes entre meus amigos q sempre deram preferência ao PS1 e quando saiu o Dreamcast peguei ele ainda na versão japonesa no comecinho de 1999! Um bom tempo antes do lançamento americano, pow foi maravilhoso ter um videogame desses ainda na época do N64 e do PSX! Foi fantástico poder jogar ainda no lançamento jogos excelentes como o Sonic Adventure, Crazy Taxy, Power Stone e o inacreditável Soul Calibur. Convidava todo mundo pra ir na minha casa e não tinha ninguém q não ficasse boquiaberto com aqueles gráficos.

Foi um tremendo baque quando a Sega anunciou q estava descontinuando o Dreamcast e iria se dedicar apenas como sofwarehouse... Deu até raiva do PS2 naquela época

Pra mim o primeiro grande baque foi quando a SEGA anunciou que iria suspender a produção de TUDO, pra se dedicar exclusivamente ao recém-lançado Dreamcast. Com isso suspenderam a produção oficial dos Mega Drives, os Game Gear, os Nomad e os Saturn numa tacada só,l incluindo jogos.
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qui 27 Ago 2009 - 11:48

Foi um pouco mais complicado que isso, teve vários tiros no pé. mas o final todo mundo sabe.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qui 27 Ago 2009 - 15:29

Foi beeeem mais complicado que isso, claro, mas como Forum não é um livro... Very Happy Tem os gastos monstruosos do Shemue, tem o corte de preço do DC que aumentou ainda mais a prejuízo entre o custo de fabricação e o preço final, tem até o fato do GD-Rom ser extremamente frágil (tenho uns 3 GDs originais inúteis), tem o fato da EA não ter produzido NADA pro DC em retaliação pela descontinuação do Saturn...

Foi uma metralhadora atirando no pé Very Happy
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qui 27 Ago 2009 - 16:59

pô, meu GD´s orginais nunca deram pau, funfam legal até hoje. tenho um só da tectoy, o resto americano, funfa bala geral. O unico porem do da tectoy é o manual (encarte) mais boqueta, mas roda super bem tbm.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Por que o Dreamcast falhou?

Mensagem por Pico Qui 27 Ago 2009 - 21:57

Aí pessoal! Peguei essa matéria nesse site: http://www.maskarenzzo.com.br/2009/02/por-que-o-dreamcast-falhou.html?showComment=1245134472717#c8926401955336662152. Conta muito bem os porques do Dreamcast que pra mim foi o console mais injustiçado da história...Acabei colando a matéria no próprio post pois no site é ruim de ler...Boa leitura a todos Wink

Por que o Dreamcast falhou?

Sei q isso ja faz muito tempo mas me esbarrrei com essa materia na internet, texto de Bruno Gonçalves
O lançamento no Japão:
O lançamento no Japão ocorreu em
25 de Novembro de 1998.
Esse foi o maior lançamento de um videogame
(com 150.000 consoles vendidos em três dias) até a chegada do Ps2(com 980.000 consoles vendidos no primeiro dia) certo?
Bem, sim e não, pois depois disso o mercado nipônico ficou sem o console até a metade de Dezembro, o que em maior ou menor escala ocasionou certa perda de interesse.
A Sega simplesmente não conseguiu entregar tantos videogames quanto ela queria.
Sem falar da pré-venda que teve que ser cancelada pelo mesmo motivo: falta de consoles.
Mesmo assim o lançamento foi um sucesso.
O lançamento nos Estados Unidos:
O lançamento nos Estados Unidos foi ainda melhor do que no Japão com 300.000 unidades vendidas, depois de pesada campanha publicitária (ela patrocinou o VMA da Mtv americana sozinha e incessantemente anunciou o Dreamcast nos intervalos).
Outro lançamento bem sucedido.
O lançamento europeu também foi excelente.
Pós lançamento no Japão:
Aqui as coisas começam a ficar ruins já que a projeção da Sega era de vender 1.000.000 de unidades até o fim do ano fiscal no Japão (fim de Março de 1999) e só tinham vendido 800.000 apesar de que o único motivo para não alcançar a projeção foi a incapacidade de produzir os consoles, mas ainda assim não era o que eles esperavam.
Depois da euforia inicial pelo console as vendas esfriaram bastante e o console vendia apenas 3000 unidades por semana contra 1000 do N64 e de 300 a 500 do Playstation 1.
Ainda no Japão temos outros problemas: a internet nunca decolou no país porque eles têm taxas telefônicas altas (mesmo para o padrão de vida deles) e o Dreamcast não conseguiu mudar isso enquanto não começaram os jogos (nessa época só navegação e nada de jogos on-line).
Pós lançamento nos Estados Unidos:
No primeiro mês de vendas a Sega conseguiu vender 518.000 consoles. No começo de Novembro já eram 750.000 vendidos e no fim de 1999 já eram um milhão de consoles, nesta taxa a Sega esperava vender dois milhões de consoles no fim de Março mas infelizmente isso não aconteceu.
A mesma coisa aconteceu nos Estados Unidos depois da euforia inicial do lançamento as vendas esfriaram muito.
E o fato de o Dreamcast ainda não ter uma rede para jogos on-line o prejudicou bastante.
O que a Sega fez certo:
A Sega acertou em cheio na linha de lançamento para o seu Dreamcast com vários títulos bons no Japão e principalmente nos Estados Unidos.
A melhor relação de jogos bons X ruins da história (coisa que nem o Playstation2 chegou perto com a sua linha de jogos meia boca para o lançamento e demora para a chegada dos jogos "de verdade" como GT3, MGS2, GTA3 e outros).
A melhor taxa de lançamentos por mês no começo do console.
Uma incrível quantidade de jogos inovadores e divertidos da própria Sega (Sonic, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Seaman e outros) e outras 3rd party, principalmente a Capcom, que foi a softhouse que mais apoiou o Dreamcast.
O preço de seu aparelho era baixo.
Seu videogame era muito mais poderoso do que qualquer aparelho da época.
O acesso a internet era um atrativo.
Lançar o Dreamcast antes do Playstation 2(pois seria impossível competir diretamente contra o Titan da Sony).
O que a Sega fez errado:
A data de lançamento do console foi uma benção e também uma maldição já que ele pôde ter um bom tempo de vantagem sobre o Playstation2, mas a tecnologia é mais benevolente com aqueles que têm paciência e o Playstation2 é um aparelho mais poderoso por ter demorado mais para sair.
No lançamento americano a rede de jogos pela internet ainda não estava disponível. E só ficou disponível 1 ano depois, os adaptadores de banda larga eram raros.
O modem de 56K não era o ideal para jogos pela NET e a Sega of America chegou a brigar por adaptador de banda larga embutido, mas a matriz no Japão não permitiu.
A falta de uma arma (???) da Sega para jogar The House of The Dead II nos Estados Unidos foi uma coisa muito criticada por lá.
A parceria com a Microsoft para desenvolver uma versão do Windows CE pode parecer uma boa parceria já que uma das causas da falha do Saturn era a sua complexidade para programar e o Windows é a plataforma mais fácil e com mais ferramentas de apoio. Essa parecia a escolha ideal, mas não foi, já que o Windows CE era muito lento e todas as grandes desenvolvedoras que tinham as condições preferiam programar para o Dreamcast direto sem usar o Windows (será que não foi sabotagem, pois a Ms provavelmente já tinha planos para lançar seu próprio console à época), por isso são raros os games em que aparece o logo do Windows CE. Mas ainda assim o videogame é extremamente fácil para se programar.
Por que deu errado:
Finalmente chegamos ao ponto principal da questão então vamos primeiro ver o passado da Sega já que ele é em grande parte responsável pela trajetória infeliz do Dreamcast.
Na metade do da década de 90 a Sega lança seu videogame de 32-bits; o Sega Saturn, um console que foi feito para ser o melhor videogame para jogos 2D, isso mesmo polígonos não estavam nos planos da Sega, mas que foi forçado a "virar" um videogame para 3D com o inesperado lançamento do Playstation com mais poder e mais facilidade em desenvolver do que o Saturn e a política agressiva da Sony em relação ao lançamento de jogos e apoio da Square ao Playstation (foi o que decidiu a guerra Playstation X Sega Saturn, pelo menos no Japão).
Com os bolsos cada vez mais vazios a Sega se manteve como pode.
Os desenvolvedores não apoiavam mais a Sega por causa das dificuldades em programar para o Saturn e mais os fortes rumores que ela não entrega os melhores Kits de desenvolvimento para as empresas 3rd party (por isso seus jogos teriam gráficos e velocidade melhores do que os outros).
Agora voltando à época do lançamento.
Existe um pensamento lógico que costumava reger a indústria de jogos eletrônicos que é: se você tem um bom hardware, suporte de vários desenvolvedores e bons softwares a imprensa fala bem de você e os consumidores compram seus produtos então você tem mais dinheiro para investir em mais jogos.
Deveria ter funcionado, mas não foi bem assim apesar de a Sega ter a maior relação de jogos bons contra ruins e a maior seleção de jogos bons na estréia do que qualquer outro videogame ela foi amplamente ignorada na mídia especializada americana.
Isso somado ao fato que muitos proprietários de Playstation achavam que não valia a pena gastar duzentos dólares em um Dreamcast só por causa de alguns jogos melhores, gráficos melhores e a promessa distante de jogos on-line estancaram as vendas do console e dos jogos.
Ferrari F355, por exemplo, apesar de ótimas avaliações nas principais revistas do Japão, vendeu no primeiro mês menos de 20.000 unidades contra mais de 273.000 unidades de Mario Party em sua primeira semana ou as mais de 2.470.000 de unidades de Final Fantasy IX.
Shenmue cujas vendas tinham a previsão de passar de 2.000.000 de unidades só para cobrir o custo de produção de 16.000.000 dólares lutava para passar a marca de 1.000.000 de unidades.
A base instalada de Playstation 1 já estava na casa dos 50.000.000 de consoles e do N64 em 20.000.000 então ninguém realmente esperava que os jogos vendessem tanto quanto os desses consoles, mas eles vendiam bem menos do que deveriam, mesmo para um console novo.
Os desenvolvedores gostavam muito do Dreamcast ele era poderoso e extremamente fácil de desenvolver, principalmente quando comparado com o Ps2, mas as publicadoras, ou seja, as empresas que custeiam a produção dos jogos e depois cuidam do marketing e da distribuição, não estavam nada contentes com os números dos jogos de Dreamcast então era quase impossível encontrar uma empresa para publicar jogos para o injustiçado console.
A Sega ainda perdia com cada console vendido e precisava compensar com a venda de software que não estava indo muito bem.
A empresa na situação de crise que se encontrava desenvolvia ótimos jogos mas não podia fazer as muito necessárias propagandas.
Como bem disse um dos redatores da IGN.com os jogadores de verdade parecem estar sumindo, pois poucos viram a qualidade e o as possibilidades do Dreamcast e foram pelo nome Playstation, que é realmente um nome poderoso, mas não justificava virar as costas a um videogame como o Dreamcast ou a uma companhia como a Sega, mas o passado é passado.
A Sega tentou uma aproximação diferente e separou as sua AMs (como a AM2) em várias companhias diferentes:
AM1 > Wow
AM3 > Hit Maker (Virtual On: Oratorio Tangram)
AM4 > Amusement Vision
AM5 > Sega Rosso (Daytona USA 2)
AM6 > Smile Pit (Jet Set Radio)
AM7 > Over Works (Skies of Arcadia)
AM8 > Sonic Team (Sonic Adventure)
AM9 > United Game Artists (Space Channel 5)
A AM2 provavelmente não mudou de nome por que é um nome conhecido.
Essas empresas tinham que dar lucro não importando como e aí é que começaram as conversões para Playstation2, mas isso realmente não importava já que os jogos que estavam sendo convertidos já haviam sido lançados para o Dreamcast 18 meses antes então todo o potencial de vendas já havia se esgotado, a Sega a essa altura pretendia ser como a Snk foi, desenvolvendo bons jogos para seu console e depois de vender tudo que pudesse convertê-lo para outras plataformas.
A Sega declarou que para o Dreamcast ser auto sustentável ele precisaria ter uma base instalada de 3.000.000 de consoles só nos Estados Unidos antes da chegado do Playstation2, mas infelizmente isso não foi alcançado. Mesmo com a jogada inteligente da Sega no final da vida do Dreamcast de dar o console como brinde para quem fizesse a assinatura da internet do Dreamcast por dois anos o número não chegou lá (já que com essa oferta nem a Sony podia competir).
Chegou a um ponto em que a Sega simplesmente não podia mais agüentar, um ponto em que o Playstation2 alcançou uma liderança tão distante que cortes no preço já não adiantavam, novos jogos já não adiantavam, promoções já não adiantavam, o console já tinha morrido para o público americano e a Sega teve que tornar isso oficial, então o Dreamcast "morreu" em 31 de Março de 2001.
O Sega Saturn merecia falhar com seu sistema complexo e as estratégias erradas da Sega.
O Nintendo 64 também não foi um grande sucesso por causa de sua dificuldade para programar e seus cartuchos caros e com baixa capacidade de armazenamento.
Mas com o Dreamcast a Sega acertou em cheio, jogou o melhor que pode com o que tinha nas mãos e ainda assim perdeu, o Dreamcast tinha tudo; poder, jogos, internet, desenvolvedores fortes que o apoiavam e ainda assim falhou.
Todos esses fatores foram os responsáveis pela morte do Dreamcast, mas o principal foi o público que não deu ao console a atenção devida e nenhuma chance contra o Playstation2.
É muito triste que o futuro do Dreamcast tenha sido determinado pelo passado da Sega.
Esse é um resumo da trajetória desse que foi com certeza o console mais injustiçado da história.
Falou pessoal, esse texto foi resultado de muita pesquisa e tempo do meu escasso tempo livre, então gostaria de opiniões e que se alguém quiser copiar por qualquer razão pelo menos que credite a minha pessoa.
Pico
Pico
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 88
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qui 27 Ago 2009 - 22:08

Parabéns pela pesquisa Pico, excelente!

Só achei uma omissão importante no texto, que foi pra mim o motivo determinante pro pouco caso americano pelo Dreamcast:

O boicote do Dreamcast pela Electronic Arts, que investiu pesado no Saturn e por conta da paralização da produção resolveu não produzir NADA pro Dreamcast.

Desde meados dos anos 90, nenhum videogame sobrevive nos EUA sem Need for Speeds, Fifas, NBAs e afins, que são quase exclusividade da EA.
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por D0G Qui 27 Ago 2009 - 22:15

Pico. Mandou bem.
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por RDCM Qui 27 Ago 2009 - 22:26

Belo post Pico! Mas a frase "Que vença o melhor!" nunca erra. O PS2 está sendo o melhor de sua geração até hoje, e nessa nova geração(PS3, X-BOX 360) o melhor até agora é o Wii.

[EDIT]

diegobras69 escreveu:Parabéns pela pesquisa Pico, excelente!

Só achei uma omissão importante no texto, que foi pra mim o motivo determinante pro pouco caso americano pelo Dreamcast:

O boicote do Dreamcast pela Electronic Arts, que investiu pesado no Saturn e por conta da paralização da produção resolveu não produzir NADA pro Dreamcast.

Desde meados dos anos 90, nenhum videogame sobrevive nos EUA sem Need for Speeds, Fifas, NBAs e afins, que são quase exclusividade da EA.

Bem no PS2, futebol é com Winning Eleven ou PES, mas sem NFS, The Sims, entre outros é difícil um console sobreviver, mas fazer o que? A EA é uma das melhores empresas de games no mundo.
RDCM
RDCM
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1040
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 29
Localização : Osasco-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Diegobras Qui 27 Ago 2009 - 22:31

Acho até que vai mais fundo... A indústria dos games, sem a EA, não teria sido nem metade do que foi, ela está entrevada na cultura dos games americana desde a época do Mega Drive e seus jogos de basquete Lakers vs. Celtics, depois Bulls vs. Lakers, os de corrida como Road Rash, e foi crescendo, crescendo, surgiram os NFS, depois adquiriram os Sim City da Maxis e criaram os The Sims... Os caras tomaram conta de TUDO!

Falando nisso, sonho com um The Sims pro Zeebo, mas daqueles com objetivos, nada daqueles jogos chatos no estilo Second Life virtual de pobre.
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

tectoy - Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo Empty Re: Dreamcast, SEGA, Tectoy e Zeebo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos