Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras Gerais para o uso do Fórum ZeeboClub

Ir para baixo

Regras Gerais para o uso do Fórum ZeeboClub Empty Regras Gerais para o uso do Fórum ZeeboClub

Mensagem por Chrono Seg 28 Dez 2009 - 2:12

Fórum ZeeboClub -- Normas de Uso Gerais

Bem vindo ao Fórum ZeeboClub, versão. O objetivo desta comunidade é proporcionar ao usuário do Fórum ZeeboClub de uma área de discussão a respeito do Zeebo e material relacionado, bem como outros assuntos acerca de tecnologia, filmes e seriados em geral, consoles antigos e novos, papo furado e outras coisas mais.

A todos os usuários, requisita-se a leitura cuidadosa e completa destas Normas de Uso antes de iniciarem a participação no Forum Zeebo. O ato de se inscrever no fórum e/ou postar comentários no mesmo será considerado uma aceitação de todas as normas descritas no presente documento.

Parte A: Regras de Engajamento

01. Grupos de Usuários. Compõem o quadro de usuários do fórum os seguintes grupos: Administrador, Moderadores e Usuários. Aos Administradores e Moderadores cabe a tarefa da manutenção do Forum Zeebo, bem como a moderação das discussões, o que inclui, mas não se limita a, organização de tópicos, intervenção em discussões nocivas, gerenciamento do ingresso de usuários e outras tarefas.

02. Opiniões. Quaisquer opiniões divergentes não são apenas permissíveis como encorajadas, mas esteja preparado para defendê-las da maneira adequada ao ambiente de debate desta comunidade, bem como esteja preparado para ver determinadas opiniões e gostos pessoais seus colocados em xeque e não tome isto como ataques pessoais.

Assim, se criticarem fortemente um jogo, sobre o console em si ou qualquer outro posicionamento seu, lide com o fato e contra-argumente de maneira adequada, ao invés de considerar como ofensa. Não considere também que os conceitos de Respeito à Opinião e Liberdade de Expressão sejam cheques em branco para se dizer qualquer coisa de qualquer maneira ou que tais procedimentos sejam permissíveis ou aceitáveis. Use tais direitos com critério.

03. Argumentação. Neste casa, espera-se que os usuários embasem suas alegações em argumentos bem construídos e com evidências claras. Afirmar algo categoricamente, sem embasamento, pode levar a questionamentos por parte dos demais usuários, e a pessoa que fez a afirmação deve estar preparada para fornecer a evidência que suporte a afirmação ou, então, conceder o ponto que defende, até poder fornecer tal evidência.

Afirmações nas linhas de "eu não preciso provar", "eu provo como eu quero", "vá você mesmo atrás" (Inversão do Ônus da prova) e outras deste tipo não serão toleradas. A insistência em repetir argumentos que já foram refutados - ou demonstrados equivocados - também é conduta que não será tolerada.

04. Vendettas. Esta prática não será tolerada. Não persiga outros usuários pelo fórum com a mera intenção de provocá-los; a identificação de tal comportamento será passível de avisos pela Moderação. Se você tem algum problema pessoal com outro usuário, resolva-o através de mensagens pessoais.

05. Isca de Flame. Como já dito antes, opiniões controversas ou divergentes são bem-vindas, mas algo que não deve ocorrer é a colocação de uma determinada mensagem apenas e tão somente visando provocar reações com flames, ato que irá se caracterizar como "Isca de Flame". Quaisquer colocações devem intencionar a geração e colaboração para um bom debate, seja este acalorado ou não. Postagens que forem identificadas apenas como tentativas de "Isca de Flames" não serão consideradas como colaboração adequada à discussão nesta casa.

06. Seqüestro de Tópico. Pela própria natureza dos debates, há tópicos que tendem a se desviar para temas correlatos, como conseqüência natural da discussão. Contudo isto não deve ocorrer com a intenção de se propositalmente mudar o assunto só para evitar endereçar um dado ponto da discussão, e da mesma forma, a insistência em utilizar a falácia de “Dois Errados Fazem um Certo” pode, em determinadas circunstâncias, caracterizar tentativa de seqüestro, ao se querer endereçar pontos os quais não estão em debate só para justificar problemas nos que estão em debate. Tais desvios de tópico que sejam muito acentuados serão movidos para tópico em separado, para a continuidade do debate, ficando a critério da Moderação a seleção das mensagens a serem movidas.

07. Decisões da Moderação. Os Administradores e Moderadores irão exercer seu trabalho de maneira imparcial, e quando realizarem decisões de moderação, fazem isto apenas enquanto moderadores da comunidade, e não como usuários regulares. Não tome uma decisão de moderação como um ataque pessoal. Não se deve atacar os Administradores ou Moderadores por eles exercerem seu trabalho.

É importante lembrar também que esta casa não aceita Moderação de Banco Traseiro. Se você tem alguma reclamação a fazer sobre outro usuário, contate um dos Administradores ou Moderadores. Não queira você mesmo aplicar as regras do fórum.

08. Itens Proibidos. Os seguintes atos estão proibidos e serão considerados como violações passíveis de aviso formal pelos Moderadores:

- Flames e ofensas diretas contra outros usuários;

- Postagem de conteúdo adulto (pornografia), de cunho preconceituoso, ofensivo, fraudes, palavras de baixo calão (palavrões), spam, promoção de pirataria de conteúdo protegido e qualquer outra atividade considerada ilegal;

- Corrida por Post: Usuários não devem postar mensagens apenas e tão somente para aumentar seu número total de mensagens no fórum. Exceto pelos cargos de "Administrador" e "Moderador" e quaisquer descrições de "postos" no cadastro de usuário é algo completamente simbólico, sem validade de autoridade sobre os demais usuários;

- Compartilhamento de conta com outro usuário ou criação de mais de uma conta;

- Violações em geral destas Normas de Uso;

09. Dúvidas. Quaisquer questões que surgirem em relação ao uso do fórum, especialmente sobre pontos eventualmente não previstos nestas Normas, serão avaliadas pela Moderação e Administração do Fórum ZeeboClub, as quais se reservam o direito de tomar as providências que melhor julgarem adequadas.

10. Contestação destas Normas. Você sempre pode sugerir aos Administradores determinadas considerações que acredita serem adições valiosas ao fórum, mas não considere que existe uma obrigação de tais sugestões serem acatadas. Se você acabar tendo reservas sérias em relação a este regulamento, está insatisfeito com este regulamento e/ou com o ambiente geral do fórum é simples: não peça para entrar ou se retire. Reclamações do tipo "Então as coisas são assim aqui" ou "De onde eu venho fazemos assado" não serão consideradas.

11. Medidas Disciplinares. A equipe de Administração e Moderação, nas suas tarefas de mediação dos debates e manutenção da comunidade, pode emitir Avisos Informais ou Formais aos usuários. Avisos Informais são meramente dicas aos usuários avisando que determinada atitude não foi adequada conforme estas Normas de Uso.

Avisos Formais funcionam como “cartão amarelo”, e são aplicadas conforme a gravidade da atitude, de acordo com o julgamento da Moderação. Três avisos formais provocam um banimento temporário da comunidade por período determinado pela Moderação, e três banimentos temporários provocam um banimento definitivo do usuário.

A Administração e Moderação também se reservam o direito de banimentos temporários ou definitivos serem aplicados de imediato para casos extremos onde a equipe julgar ser necessário.

12. Atitude na Comunidade. Espera-se que todos os usuários ajam de maneira matura e adulta nesta casa. Por isto, entenda-se que maturidade não é entrar em uma discussão de maneira toda polida e educada, mas utilizando-se atitudes inadequadas e desonestas de debate, mentiras, falácias, e acreditar que simplesmente por ser feito desta maneira "polida", então tudo bem. Maturidade inclui a pessoa ter a capacidade de argumentar adequadamente suas opiniões e posições, ter postura de aceitar críticas -- fortes ou não -- a estas posições, contra-argumentá-las adequadamente e também estar disposta a ceder e rever determinadas posições, não agindo de maneira intransigente.

13. Mensagens Privadas. A ferramenta de Mensagens Privadas é prioritariamente para a comunicação entre a equipe do Fórum ZeeboClub e os Usuários, como auxílio para a moderação e administração. Embora permitido para comunicação entre si, os usuários não devem fazer das Mensagens Privadas seu principal canal de comunicação. A utilização deve ser para mensagens eventuais e início de contato, e não como chat online ou algo semelhante. É importante considerar que estas Normas de Uso também se aplicam em relação a utilizar as Mensagens Privadas. A equipe do Fórum Zeebo não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens pessoais de cada usuário, tanto públicas como privadas. Encorajamos aos usuários reportar aos moderadores qualquer mensagem abusiva, o qual será investigado e aplicado punições cabíveis, caso comprovado o mal uso.

Parte B: Normas de Formatação

Há uma série de condutas desejáveis por parte dos usuários de modo a tornar o Fórum ZeeboClub uma comunidade organizada e agradável de se freqüentar. A equipe de Moderação irá chamar a atenção dos usuários para seguirem as formatações aqui descritas, sempre que julgar necessário.

01. Vestir um link: Para que um link para um website externo apareça como texto comum ao invés de uma eventual longa e confusa URL, deve-se procurar usar o comando de "http" nas ferramentas de postagem da mensagem. Desta forma, isto aparece no lugar disto http://forum.zeeboclub.com/moderacao-zeebo-f15/sugestoes-t1673.htm

02. Postar imagens muito grandes: Se o usuário quer adicionar uma imagem à mensagem utilizando-se do comando apropriado para isto, deve verificar se a imagem não possui mais do que 500 Kb ou 800 pixels de largura, pois, se exceder estes valores, pode tanto deixar a página lenta para carregar quanto fazer com que o layout da página do tópico estoure a largura da resolução do monitor, tornando a sua leitura difícil e incômoda.

03. Avatares e Imagens de Assinatura: O limite de tamanho para avatares é de 200X200 pixels de altura e largura, e 150Kbytes de tamanho. O limite de tamanho para imagens nas assinaturas é de 720 pixels de largura por 300 de altura e 500Kbytes de tamanho. O limite de linhas de texto nas assinaturas é de 3 linhas. Veja a seguir mais detalhes a respeito das regras para assinaturas:

- Podem usar quantas imagens quiserem, desde que: a soma do acumulado das alturas não ultrapassem os 300 pixels, a soma do acumulado das larguras não ultrapassem os 720 pixels e a soma total dos tamanhos não ultrapassem os 500 kb;

- A regra para as linhas de texto valem tanto para quem usa imagens na assinatura quanto para quem usa apenas textos;

- Todo espaço ocioso acima ou abaixo da assinatura deve ser retirado;

- Imagens com dimensões superiores a "720X300" só poderão ser usadas se ocultadas por spoilers, no entanto, elas ainda não poderão ultrapassar os 500 kb;

A Moderação reserva-se ao direito de avaliar se as imagens postadas, seja como avatares, assinaturas ou quaisquer outras são adequadas ao fórum. Se a Moderação acreditar que determinada imagem é muito grande, ofensiva ou inadequada de qualquer forma, a sua remoção será requisitada ao usuário. Não ocorrendo, a própria Moderação irá fazer isto.

04. Gramática e ortografia adequadas: Na medida do possível, os usuários devem procurar escrever em correto Português. Sim, devemos sempre lembrar que nem todas as pessoas têm conhecimento pleno de gramática e ortografias formais, razão pela qual se deve sempre dar um desconto em nome da tolerância. Mas, da mesma forma, não é realmente aconselhável se desleixar na escrita do texto por eventual descaso ou preguiça. Quanto mais livre de erros e má formatação o texto for, mais seriedade e mais credibilidade o autor terá. Desta forma, aconselha-se tomar cuidado com uso de maiúsculas, parágrafos, pontuação, etc. Excesso de Linguagem de Internet é coisa que também não será tolerada.

05. Citação de fontes externas: Se o usuário desejar compartilhar com os demais colegas uma notícia ou artigo externo que julgue interessante ou mesmo necessário para o embasar em um argumento, pode fazer isto de duas maneiras.

Primeiro, com um link vestido, dizendo qual é a fonte do trecho. Por exemplo...

(....) Pessoal, este artigo no Space.com está comentando sobre o vôo do SpaceShip One no dia 21 (....)

Ou se for necessário, também é permissível se citar parte do artigo; neste caso, deve-se usar a ferramenta de citação, de modo a diferenciar o texto daquilo que é o próprio usuário dizendo. Por exemplo...

(....) colegas, dêem uma olhada neste artigo do Washington Post sobre o SpaceShip One:

Citação:
A Rocket Flight for the Common Man?
Leader in Private Space Race Predicts New Era of Tourism
By Guy Gugliotta
Washington Post Staff Writer
Saturday, June 12, 2004; Page A01

Think of it as an elaborate badminton shuttlecock. Put a pilot in it, take it up in the air and fire it 62 miles straight up into suborbital space at three times the speed of sound -- a spectacular trip undertaken with the knowledge that as the spacecraft plummets back to Earth, it will always be pointing in the right direction.
(....)

Em ambos os casos, o usuário sempre deve citar o nome do autor e fonte, seja website, publicação, etc. A Moderação poderá exigir do usuário a citação de fonte e autor, caso isto não ocorra inicialmente.

Adicionalmente, o usuário não deve apenas colocar o link e o artigo e mais nada; ele também deve procurar comentar as razões pelas quais considera como algo interessante de compartilhar com os colegas, quais são suas visões sobre a questão, enfim, colocar também alguma coisa que ajude a dar ignição à discussão sobre o tema.

A importância deste item como um todo é que postar links para fontes externas é um elemento essencial de se embasar uma afirmação com evidências para suportá-las, o que enriquece o debate. Pois, como já dizia Carl Sagan, quanto mais extraordinária a afirmação é mais extraordinárias as evidências que a suportem devem ser também.

06. Exagerar no uso da ferramenta citação: Quando responde a uma mensagem, o usuário deve procurar citar - da mensagem anterior - apenas aquilo que é relevante ao que está comentando, para evitar, assim, mensagens que primeiro contém uma longa mensagem, para só depois no final haver a resposta do usuário. Da mesma forma, deve-se evitar o acúmulo de citação em cima de citação, criando caixas e caixas de texto umas dentro das outras, o que também dificulta a leitura.

Regras Gerais para o uso do Fórum ZeeboClub Semttuloge

07. "Eutambémismo": Deve-se evitar a postagem de mensagens que não acrescentem nada de relevante à discussão e apenas se resumem a dizer "Eu também acho" a mensagens anteriores do tópico. Não há nada de errado em se desejar demonstrar que concorda com dado ponto de vista, mas deve-se sempre procurar elaborar mais a respeito das razões de se concordar.

08. Necromania. Não poste em um tópico muito antigo e inativo, a não ser que você tenha algo extremamente relevante a adicionar àquela discussão. Nos demais casos, prefira iniciar um tópico novo. A Moderação do Fórum ZeeboClub irá também providenciar o fechamento dos tópicos quando estes atingirem 200 mensagens. Os usuários estarão livres para criarem novo tópico para a continuidade da discussão, exceto nos casos em que a Moderação assim não permitir.

09. Usar maiúsculas com critério: Escrever completamente em maiúsculas, além de também tornar incômoda a leitura de textos longos, é algo que na Internet em geral se considera como grito. Portanto, texto escrito desta forma poderá ser encarado como tal, o que pode levar a interpretações equivocadas da intenção de seu autor. Deve-se, portanto, evitar o uso de maiúsculas sem critério. É também altamente desaconselhável ter a intenção clara de se gritar com os demais usuários, pois isto pode levar a desentendimentos.

10. Uso das ferramentas especiais (variáveis): O uso das ferramentas especiais do fórum (as variáveis) deve ser moderado e justificado. Cada vez que uma dessas ferramentas for utilizada, o contexto do seu uso será analisado pela moderação. Se for constatado que o uso dessa ferramenta foi feito com o único objetivo de causar tumulto, o autor do texto analisado receberá a punição cabível.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos