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Mensagem por RDCM Seg 12 Out 2009 - 21:30

NES, SNES, PSX, PS2, X360. Tá aí a minha opinião.
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Mensagem por Zero XZ Seg 12 Out 2009 - 22:32

NES, Mega Drive, Nintendo 64, PS2, Wii.
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Mensagem por adonay13 Ter 13 Out 2009 - 14:06

NES,SNES,64,PS2,Wii
portatil:...não sei...ainda não joguei no PSP pra me decidir,mas como não joguei...game boy DS.

Mas eu acho que depois de jogar no psp,eu vo achar que vai ser game boy e PSP,não que eu não goste do DS,mas eu acho o PSP,mas console mesmo,e eu vi os homebrews do PSP e gostei,sei lá quem sabe eu não goste,vamos ver.

PS:Quem tiver um PSP aqui,me fala melhor dele
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Mensagem por D0G Ter 13 Out 2009 - 14:11

listinha Doguiana da alegria, sem console-wars, apenas os que eu gosto muito:

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supernes
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dreamcast
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Mensagem por Mauro Xavier Ter 13 Out 2009 - 16:55

mdk_137 escreveu:O Snes foi tecnicamente superior ao Mega, mas esbarrava em várias limitações de velocidade do processador central e no fato dos cartuchos fazerem uso massivo de chips extras - por exemplo o Super FX do StarFox. A Sega por usar no Mega um processador extremamente conhecido (MC68000 da Motorola) tinha um facilidade imensa para ser explorado e "forçado" até seus limites. O que permitia verdadeiras gambiarras de hardware como foi o 32X e o Sega Cd. Mas pessoalmente acho esta disputa inócua. Cada console tem seus pontos forte e seus péssimos momentos. Cada um guarda na lembrança o que melhor lhe convém.

Apenas pra constar o Doom saiu no Snes fazendo o uso do Super Fx e mesmo assim é um lerdeza de dar pena. No 32X os gráficos foram reduzidos e "lavados", o som ficou triste mas mantém o mesmo clima cavernoso da versão original. Jogável mas nada agradável. Na minha humilde opinião a melhor versão caseira (pra console) é do Jaguar (é, o último console da Atari). Eu joguei e garanto isso.
Até que enfim uma opinião mais sensata... (obs.: A pior versão do Doom para consoles é a do 3DO, eu tenho e dá vontade de chorar!)

Desculpe aos outros que postaram, mas o fato é o seguinte...

Estamos comparando consoles, que apesar de diretamente concorrentes, foram lançados em ANOS DIFERENTES, dando tempo da Nintendo observar a concorrência e fazer algo a respeito, vejam:

MEGA DRIVE / GENESIS:
Ano de lançamento: 1988 (Japão)

# Processador: Motorola MC68000 de 16-bits, com clock de 7,6 Mhz
# Co-Processador Z-80, com clock de 3,8 MHz
# Memória RAM principal de 512kb
# Vídeo: 512 cores disponíveis e 64 cores simultâneas
# Resolução: 320x224 (a mais utilizada), 320x240 ou 256 x 224. Obs.: Sonic 2 empregou uma resolução entrelaçada a 320x448 ao jogar em tela dividida.
# Áudio: 10 canais de aúdio, estéreo, onde 6 eram FM, 3 eram do PSG (Master System) e 1 era som PCM Digital
# Memória RAM para som: 128kb

SUPER NINTENDO / SNES / SUPER FAMICOM:
Ano de lançamento: 1990 (Japão)

* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)

* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels (usado mais para telas estáticas); 256 x 224 (este era mais utilizado por padrão)
o Cores: 32,768 disponíveis, com no máximo 256 cores simultâneas na tela

* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
o Canais de som: 13 canais de aúdio Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital

Mais informações gerais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mega_drive
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_nintendo

Isto é, estamos comparando consoles com 2 ANOS DE DIFERENÇA, parece pouco? MAS NÃO É.

Outra coisa a ser avaliada... Os jogos de tiro, que exigiam mais processamento do CPU, no SNES tinham mais efeitos (graças aos processadores extras para efeito, mode 7 etc), mas eram MAIS LENTOS, já os do Mega Drive eram muito mais rápido, com mais objetos na tela e mais semelhantes ao Arcade.

Quando há jogos multiplataforma, percebemos:

- Os jogos do Mega Drive tem uma resolução maior, costumam ser mais rápido, mas perdem na questão dos efeitos visuais, cores simultâneas na tela, e principalmente qualidade final do som (Por usar chip FM e ter apenas um canal de som digital).
- Os jogos do SNES perdem na resolução e velocidade, mas ganham em cores, efeitos e som... Que no final das contas é o que o usuário final acaba observando e comparando.

Enfim, cada console tem seus méritos, prova disso é que o SNES nunca teve ou terá um Sonic (e provavelmente não conseguiria fazer pela velocidade final do scroll), mas o Mega Drive nunca teve ou terá um Super Mário World e FZERO (ao qual jamais conseguiria fazer todas aquelas cores e efeitos sonoros, já os efeitos de vídeo não eram grande coisa e acho que o MD faria sim, vide Contra Hardcorps).

Eu sinceramente tenho os dois e mais uma penca de consoles antigos (Sega CD, 3DO, Master System, SNES, Mega Drive, NES etc) e não abro mão de ter os dois, simples.

Abraços a todos.

Mauro Xavier
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Mensagem por mdk_137 Qua 14 Out 2009 - 1:04

Obrigado pelo elogio Mauro Xavier.

De fato você está correto em suas observações. Se hoje hardware com dois anos de diferença parece monolítico, no início da guerra dos consoles as diferenças eram gritantes.

A Sega sermpre foi conhecida por propagandear a velocidade de seu console sobre a concorrência (o "Blast Processing", a própria criação do sonic, acho), muito embora o Snes tivesse uma apresentação muito mais robusta. O que no fim era parte do marketing agressivo, que incluía o lançamento de jogos esportivos (os americanso eram e são malucos por isso) e conversões de arcade de forma massiva - além daquelas propagandas estilo "Genesis does what Nintendo don't". Pra manter terreno nos mercados importantes.

O que acredito teve o efeito (danoso, diga-se de passagem) de forçar a Sega a manter o Mega Drive na parada a base de acessórios. O Sega CD acrecentou capacidade "multimídia" com FMVs granulados de baixa qualidade e efeitos bem próximos do Mode 7. Mas sempre esbarrando nas limitações do próprio Mega, em particular na quantidade de planos (3 contra 5 no Super Nintendo), bem como na paleta de cores simultâneas (4 no mega, não tenho informação de quantas no Snes) e no aspecto que considero mais crítico: O som. O Hardware do mega era muito limitado e os desenvolvedores da época tiravam leite de pedra em particular quando havia a necessidade de reproduzir a voz humana (Street Fighter Champion Edition tinha umas vozes inacreditávelmente roucas). Desaguando nos erros de projeto do 32X, Saturn e Dreamcast.

Mas isso é apenas uma opinião.

Mesmo assim o acervo de jogos do Mega prova que limitações podem ter efeito benéfico sobre desenvolvedores ousados (de cabeça me vem a tecnologia Lock On e o modo multiplayer do Zero Tolerance - esse merece um capítulo à parte Very Happy ) e que hardware/software bem explorados dão bons frutos - e cativam jogadores, que é a mais importante experiência que se pode proporcionar em produto deste tipo e está um tanto esquecido nestes dias.

Gosto do Mega Drive e do Snes até este dias. Também não abro mão de nenhum deles.

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Mensagem por Suicune Qua 14 Out 2009 - 1:14

Tudo verdade!!!! Minha preferência pelo SNES se deve principalmente ao meu maior contato com ele!!! Na era dos 16 bits, eu joguei muito pouco o MD... na verdade me limitei a jogar os jogos q vinham com o próprio console (fabricado pela Tct).
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Mensagem por Mauro Xavier Qua 14 Out 2009 - 1:58

O Mega Drive, se tivesse sido projetado com um chip de vídeo melhor em sua concepção, poderia ter desbancado o PC Engine (forte concorrente no Japão), e até mesmo o SNES.

O que acontece, é que de 512 cores, ele SOMENTE PODE EXIBIR 64 cores na tela. Alguns jogos muito tempo após conseguiam exibir 128 cores simultâneas, mas isso através de truques de programação avançado, tornando o recurso complicado para usar normalmente.

No caso do SNES, eram 32768 cores, com 256 simultâneas na paleta aplicada, mas podiam ser mais pois havia o canal alpha de transparência que gerava um degradê interessante e mais tons além das 256 cores na tela.

Com relação ao som, o SNES é um milagre tecnológico à parte, usando uma estrutura semelhante aos fomosos arquivos MOD do Commodore Amiga, mas em uma versão mais simplificada para ocupar menos espaço. O que dava mais brilho nas execuções sonoras era a capacidade de gerar efeitos de reverberação e eco em todo o áudio, gerando boa profundidade (caverna do Mario World, por exemplo).

No caso do Mega Drive, ele aplicava um esquema semelhante aos arcades da própria SEGA, onde usava o chip FM como base. O problema é que ficamos presos em uma forma de onda de 6 canais que é baseada em geradores de envelope e instrumentos de frequência modulada, longe da qualidade de instrumentação wavetable (onda digital) produzida pelo SNES. Para somar um pouco, o Mega Drive também usava o PSG do Master System para complementar as músicas ou efetuar alguns efeitos sonoros (o que resultava em coisas não muito agradáveis quando mal aproveitadas)... Agora o pior, APENAS 1 CANAL DE SOM DIGITAL, então se quisesse a presença de baterias digitais na música, se qualquer personagem "gritasse" digitalmente ao mesmo tempo a bateria era cortada (reparem no Golden Axe e série Streets of Rage).

No caso do Street Fighter do Mega Drive eles tentaram remover esta limitação, interpolando até 4 canais de áudio digital em apenas 1, resultando em uma baixa qualidade sonora mixada via SOFTWARE. É por isso que os sons digitais (vozes, bateria etc) deste título em específico eram tão abafados e sintéticos.

Enfim, gosto muito de falar de tudo isso, é quase que um desabafo... Mas acabei saindo do contexto deste tópico, me desculpem. Postei só para gerar informação e quebrar a curiosidade do pessoal.

Abraços a todos!

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Mensagem por Suicune Qua 14 Out 2009 - 2:14

Não precisa se desculpar!!! Tudo isso é muito interessante!!!^^
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Mensagem por celioazevedo Qua 14 Out 2009 - 5:28

O Mega Drive ganha do SNES sim. Pois este teve entrada para acessórios como o Mega 32X (que tornava os gráficos do MD bem melhores que os do SNES) e o Sega CD, controles do sensor de movimento e tudo mais. Além de ter o Blast Processing, ou seja, sendo muito mais rápido que o seu concorrente SNES.
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Mensagem por Mauro Xavier Qua 14 Out 2009 - 8:02

Não é questão de ganhar ou não, é questão de serem consoles diferentes, eu dizia isso até na época.

E veja por outro lado, ao contrário do que você imagina, o Mega Drive PRECISOU DE ACESSÓRIOS para poder bater de frente com os outros consoles, pois por si só começou a ter problemas com a receptividade pública. Isto é, ele não ganhou acessórios por ser melhor, ele ganhou acessórios por ser considerado PIOR (o que eu não acho) e estar perdendo público na época.

O Sega CD entrou no mercado para tentar bater de frente com o PC Engine no Japão (isso mesmo, não foi para concorrer com o SNES).

O Sega 32X para o Mega Drive entrou para bater de frente com o SNES, e lamento, por melhor que fosse o processamento e concepção geral, era tarde demais, pois o Saturn já havia sido lançado e o PS1 já estava desbravando o mercado. É como dizem os especialistas, é triste, mas o 32X nasceu morto.

Veja bem, isso não é uma crítica pessoal ao console, pois eu mesmo tenho estes acessórios e jogo até hoje, estou apenas fazendo referência com relação a como eles não foram bem aproveitados, e surgiram como suporte a tentativa de SEGA em se manter em vista, o que não deu certo. E começou assim a maré de azar da SEGA, que empurrou o Saturn por um certo tempo (com uma aceitação inferior ao PS1), e mesmo com o maravilhoso Dreamcast, e deu no que deu... INFELIZMENTE... COMO EU ADORARIA VER UM CONSOLE ATUAL DA SEGA (um Dreamcast 2 ou coisa parecida).

Abraços a todos.

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Mensagem por D0G Qua 14 Out 2009 - 18:24

mauro, mandou bem. sobre 32x, aff, quem teve sabe a merda que é. fora que tinha pouquissímos jogos, e todos eram ruins perto da versão de arcade ou snes. o 32x foi triste, um tiro no pé mesmo. O sega CD foi triste, mas pelo menos salvava alguma coisa, um jogo ou outro que era bem foda.
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Mensagem por Mauro Xavier Qua 14 Out 2009 - 19:52

No 32X o Doom era bom, mas a música beirava o ridículo, pior que qualquer música do próprio Mega Drive. Também se salvam o Virtua Racing e Virtua Fighter, apesar de longe do arcade, a adaptação ficou muito boa.

Eu tenho um Mega Drive 1 (que o áudio é melhor que o III), um Sega CD 2 e um 32X, e te digo, ligar todos juntos é a cria do inferno. TRÊS FONTES DE ALIMENTAÇÃO E FIOS QUE NÃO ACABAM MAIS, coisa chata de fazer e ver.

No SEGA CD salvam a série "Lunar", Final Fight CD, Heart of the Alien (pelo Out of this World, nem pelo jogo principal em si), e um tosco que eu gostava por lembrar gauntlet, o Dungeon Explorer. Tem um ou outro aqui, mas a grande verdade é que 80% da galeria de jogos não prestam, nem no Seca CD, nem no 32X, tipo o que aconteceu com o 3DO.

Agora no Mega Drive mesmo, SEM EXPANSÃO ALGUMA, temos entre 70 a 80% de jogos bons... VAI ENTENDER?

Obs.: Tá eu sei, é que o hardware com estas "gambiarras" ficavam complicados de programar (vários CPUs em conjunto), e nenhum jogo usou 100% do recurso deles... uma pena!

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Mensagem por D0G Qua 14 Out 2009 - 20:05

na época tive os dois (segaCD e 32x) tbm, tive também aquele segaCD "diskman" sabe, menorzinho?
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Mensagem por Mauro Xavier Qua 14 Out 2009 - 21:38

Sim, o SEGA CDX... Era muito legal, servia como discman também (enorme para isso, mas servia).

O meu SEGA CDX praticamente andava comigo, sempre rolava jogatina nos finais de semana na casa dos amigos... Esse eu ainda compro um novamente.

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Mensagem por AC/DC Qui 29 Out 2009 - 2:43

Mega drive! O mega na minha opnião tinha jogos mais criativos e divertidos... acho q o poderio gráfico e sonoro n é vantagem para o Snes até pq existiram jogos de mega que ficaram melhor adaptado q no super... Essa época era boa, comprava as revistas da Ação Games, que eram folhas grandes com pontuações em bolinhas, e pegava dicas rsrrs. Acho q essa fase de Mega x Super foi mais legal do q qualquer outra geração de videogames... A disputa em si era legal e o resultado dela. Os jogos em 2D era o q imperava, a novela q foi para lançar Street Fighter 2 para o Mega e a loucura quando eu li na Ação Games q iam lançar Virtua Racing para MD rsrsrrs
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Mensagem por Mauro Xavier Qui 29 Out 2009 - 4:02

Pois é... Concordo plenamente... Saudades das revistas "VideoGame", "Ação Games", "Super Games"... E depois "SuperGame Power"...

Lembro-me quando vi o "Castle of Illusion" e "Sonic 1" do MD pela primeira vez pessoalmente, sinceramente viajei nos gráficos. No SNES só tive a mesma sensação ao ver o F-Zero pela primeira vez (em uma tela de tubo de 32" NAQUELA ÉPOCA em uma locadora, coisa de louco!).

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Mensagem por Brazuca Qui 5 Nov 2009 - 4:57

Eu concordo que o mega foi bom, mas a disponibildade de títulos bons para snes superava muito. Eu ia a locadoras com certa frequencia e caras, haviam muitos mais titulos para snes(bons) que mega. E não era por falta de mega drives não. É verdade que ambos tiveram títulos que marcaram um. mas sinceramente, o que eu mais tirei proveito especialmente em jogos multiplayer foi o snes.

Um jogo que acho o máximo para mega, e destrói a versão do snes é " The adventures of batman and robin" sons, gráficos e desafio incriveis.

Já para snes(pode soar um game bobo) o game " Disney magical quest 3 starring mickey & donald. Um game muito bonito e bem humorado.

Bem..tenho eles aqui nos emuladores e estão entre os meus favoritos. Mas...existe algo que havia no mega e master que eu odiarei para sempre, eram os seus controles de baixissima qualidade, quebravam facil, mesmo com pouco tempo de uso! O do snes durou até o fim da vida útil do aparelho! putz.

Ah...quanto ao meu mega explodir é o meu modo de dizer que algo quebrou.
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Mensagem por Mixirica Qui 5 Nov 2009 - 10:45

celioazevedo escreveu:O Mega Drive ganha do SNES sim. Pois este teve entrada para acessórios como o Mega 32X (que tornava os gráficos do MD bem melhores que os do SNES) e o Sega CD, controles do sensor de movimento e tudo mais. Além de ter o Blast Processing, ou seja, sendo muito mais rápido que o seu concorrente SNES.

só por isso?

melhores assim né aquele 3D meio tosco se bem q pra epoca era uma maravilha aquilo!!

o mega tinha uns jogos bem legais sim mas o snes tinha mais
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Mensagem por D0G Qui 5 Nov 2009 - 16:18

gosto do mega e seus jogos, mas o SNES ganha na quantidade de bons jogos.
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Mensagem por gx1 Sex 6 Nov 2009 - 19:09

D0G escreveu:gosto do mega e seus jogos, mas o SNES ganha na quantidade de bons jogos.

Mas o SNES tbm tem muito jogos ruins... muitos mesmos
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Mensagem por Suicune Sex 6 Nov 2009 - 20:13

gx1 escreveu:
D0G escreveu:gosto do mega e seus jogos, mas o SNES ganha na quantidade de bons jogos.

Mas o SNES tbm tem muito jogos ruins... muitos mesmos

Todo console tem!!! Na verdade, quanto mais popular é o console + porcaria é lançada pra ele... Wii tah aí pra provar isso.
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Mensagem por gx1 Sex 6 Nov 2009 - 20:29

Suicune escreveu:
gx1 escreveu:
D0G escreveu:gosto do mega e seus jogos, mas o SNES ganha na quantidade de bons jogos.

Mas o SNES tbm tem muito jogos ruins... muitos mesmos

Todo console tem!!! Na verdade, quanto mais popular é o console + porcaria é lançada pra ele... Wii tah aí pra provar isso.
PETZ CATZ prova isso
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Mensagem por EDZ Sáb 7 Nov 2009 - 20:10

gx1 escreveu:
D0G escreveu:gosto do mega e seus jogos, mas o SNES ganha na quantidade de bons jogos.

Mas o SNES tbm tem muito jogos ruins... muitos mesmos

pois é...

fui nesse enbalo aí que SNES ganha na quantidade de boms jogos...
pq não tive mto contato com SNES nos "tempos de ouro" e quando eu tinha contato, eram sempre os mesmos jogos...

então ano passado, baixei o fullset do SNES....

puts...vou te contar Rolling Eyes

a relação de jogos boms/ruims pros dois é a mesma, na minha opnião
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Mensagem por AC/DC Dom 8 Nov 2009 - 12:19

É engraçado ver todas essas respostas dos participantes.. rsrrsrsr Só via essas discussões quando eu era garoto. Todo mundo nos anos 90 tinha essa pergunta e resposta. Chegavam a brigar por isso, dizendo q tal jogo ficava melhor em um do q em outro. rsrrsrsr.
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