Quantos Bits seria o Zeebo?
+32
Luís Eduardo
celioazevedo
Agulha
Raphael Lawliet
EDZ
Zero XZ
Darthrafael
Suicune
Akyra
Pedro_MendeS
Poser_Metal
DrZero
Chrome
LesmaSamurai
sstormhift
danteden
9mmsaopaulofan
Venu
Brmp
Tuma
william_magalhaes
Hikori
Gringo
pavao
TTYoshiTT
Sk8rerboy
Diegobras
Chrono
knuck
iltonjr
KaLanGO
STX
36 participantes
Página 7 de 9
Página 7 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Re: Quantos Bits seria o Zeebo?
Não existem consoles de 128 bits, na verdade, nem processadores de 128 bits, porque, para isso, é necessário que o processador tenha registradores de proposito geral que possam trabalhar com palavras de 128 bits e, até o presente momento, não temos nenhum.
Grande parte dos processadores que se dizem trabalhar com 128bits, usam, na verdade, um conjunto de registradores de 32bits para receber os dados.
Um resumo rápido: registrador é uma peça importante da cpu, sem ele - juntamente com a memoria principal (ram), as partes internas da cpu não teriam como trabalhar os dados recebidos! É o resumo que eu posso dar.
---
A contagem de bits só funciona para o processador principal, então os consoles que eu mencionei anteriormente, é só ver os processadores. O NeoGeo, por exemplo, é um MC68000 com um clock um pouco maior que o MD, e, portanto, é um 16bits. As revistas erram muito isso.
Grande parte dos processadores que se dizem trabalhar com 128bits, usam, na verdade, um conjunto de registradores de 32bits para receber os dados.
Um resumo rápido: registrador é uma peça importante da cpu, sem ele - juntamente com a memoria principal (ram), as partes internas da cpu não teriam como trabalhar os dados recebidos! É o resumo que eu posso dar.
---
A contagem de bits só funciona para o processador principal, então os consoles que eu mencionei anteriormente, é só ver os processadores. O NeoGeo, por exemplo, é um MC68000 com um clock um pouco maior que o MD, e, portanto, é um 16bits. As revistas erram muito isso.
Darthrafael escreveu:Ué naum to entendendo o xbox 360 nã eh 128 e o ps3 tbm.
Amigo, o que define quantos bits tem um console é a CPU
XBOX, GAMECUBE, DREAMCAST e PS2 tem processadores de 32 bits. Ainda não existem processadores de 128 bits para Desktps e consoles.
Pra se ter uma idéia, os processadores de 64 bits para desktops não são utilizados em sua "potencia máxima", pois a grande maior parte dos programas ainda são compilados para 32 bits.
128 bits só daqui a MUITO tempo...
PS: Os únicos consoles 64 bits são o PS3 e Xbox 360.
Última edição por Brmp em Sex 11 Dez 2009 - 12:53, editado 1 vez(es)
Brmp- Profissional
-
Tem o Zeebo? : Não
hauahau....boa bishop!!!
Esta questão de "bits" para processadores a nível PC ainda esta em andamento e futuramente fará diferença. A linha mais recente de processadores com "suporte" a 64bits dependem do OS para trabalharem com essa instrução. Não o bastante, temos alguns problemas visto que o aproveitamento desta instrução de 64bits só é válida em softwares com o mesmo suporte, caso contrário não há otimização.
Outro fator fica a cargo dos periféricos e suas "portas" de comunicação que são deveras lentas em comparação a outros dispositivos, impondo uma barreira ao avanço de instruções otimizadas. De certa forma houve grande avanço com o padrão USB, SATA e PCI-E, substituindo padrões mais lentos como PCI, AGP e PATA. Mas, ainda sim é insuficiente, visto que tais padrões não são compatíveis a velocidades mais altas (overclocks) não acompanhando de modo satisfatório a evolução de CPUs e GPUs.
Ja em uma GPU, a capacidade de intrução processada é de maior importancia. Ja que a GPU possuia CPU e memória própria mas ainda com frequencia muito baixa se comparada com CPUs recentes. Por este motivo, a evolução é dada a compensar a frequencia menor e é bem comum encontrar placas de video de baixo custo que operam a 128bits, ou seja, com um clock de 500Mhz seria o mesmo que uma CPU 2.0Ghz a 32bits.
(Isso ocorre pelo fator de uma GPU possuir sua própria linguagem)
Outro fator importante é o custo. Fabricar uma CPU com clock alto é mais caro que fabricar a mesma com suporte a 64Bits ou 128bits. Fato que foi comprovado pela descontinuidade da familia P4 da intel e utilização da mesma arquitetura do PIII para desenvolvimento de CPU com 2 núcleos e assim por diante.
Finalizando; o Zeebo pode até dobrar a memória e capacidade de sua CPU, mas, se continuar com essa GPU, vai ficar praticamente na mesma.
Esta questão de "bits" para processadores a nível PC ainda esta em andamento e futuramente fará diferença. A linha mais recente de processadores com "suporte" a 64bits dependem do OS para trabalharem com essa instrução. Não o bastante, temos alguns problemas visto que o aproveitamento desta instrução de 64bits só é válida em softwares com o mesmo suporte, caso contrário não há otimização.
Outro fator fica a cargo dos periféricos e suas "portas" de comunicação que são deveras lentas em comparação a outros dispositivos, impondo uma barreira ao avanço de instruções otimizadas. De certa forma houve grande avanço com o padrão USB, SATA e PCI-E, substituindo padrões mais lentos como PCI, AGP e PATA. Mas, ainda sim é insuficiente, visto que tais padrões não são compatíveis a velocidades mais altas (overclocks) não acompanhando de modo satisfatório a evolução de CPUs e GPUs.
Ja em uma GPU, a capacidade de intrução processada é de maior importancia. Ja que a GPU possuia CPU e memória própria mas ainda com frequencia muito baixa se comparada com CPUs recentes. Por este motivo, a evolução é dada a compensar a frequencia menor e é bem comum encontrar placas de video de baixo custo que operam a 128bits, ou seja, com um clock de 500Mhz seria o mesmo que uma CPU 2.0Ghz a 32bits.
(Isso ocorre pelo fator de uma GPU possuir sua própria linguagem)
Outro fator importante é o custo. Fabricar uma CPU com clock alto é mais caro que fabricar a mesma com suporte a 64Bits ou 128bits. Fato que foi comprovado pela descontinuidade da familia P4 da intel e utilização da mesma arquitetura do PIII para desenvolvimento de CPU com 2 núcleos e assim por diante.
Finalizando; o Zeebo pode até dobrar a memória e capacidade de sua CPU, mas, se continuar com essa GPU, vai ficar praticamente na mesma.
Última edição por DrZero em Sex 11 Dez 2009 - 12:59, editado 1 vez(es)
DrZero- Experiente
-
STX escreveu:o neo geo era "24" bits
[Modo quevedo on]
isso non ecziste
[modo quevedo off]
é q o carinha tá somando as CPU's...
e nosso amigo somou os dos outros VG tb pra tirar um sarro
O Neo-geo tem um CPU principal de 16 bits e um co-processador de 8 bits
o q conta é só o processador principal
EDZ- Profissional
-
Tem o Zeebo? : Sim
Só um adendo, o Nintendo 64 também é 64.bits.
Agora, particularmente falando, esse Adreno 130 foi uma GPU bem fail, acho que se tivessem investido até numa Geforce 2 onboard sairia mais em conta, a começar que no momento que estamos, o chipset da nvidia com essa VGA deve estar sendo dada de graça por ela já que nem vendida mais é! rs
Existem otimas soluções onboard da Nvidia e da ATI que supririam a demanda por jogos em quesito gráfico melhor que o Adreno 130.
Agora, particularmente falando, esse Adreno 130 foi uma GPU bem fail, acho que se tivessem investido até numa Geforce 2 onboard sairia mais em conta, a começar que no momento que estamos, o chipset da nvidia com essa VGA deve estar sendo dada de graça por ela já que nem vendida mais é! rs
Existem otimas soluções onboard da Nvidia e da ATI que supririam a demanda por jogos em quesito gráfico melhor que o Adreno 130.
sonhando com a computação quantica
quando isso acontecer o zeebo sera como o atari é para o ps3
quando isso acontecer o zeebo sera como o atari é para o ps3
STX- Ser Supremo
-
bishop escreveu:Só um adendo, o Nintendo 64 também é 64.bits.
Parece que a TecToy falou com algumas empresas, incluindo nVidia e Intel, e a única que aceitou foi a Qualcomm. Mesmo assim, a Qualcomm pegou o GPU mais barato que tinha e botou no Zeebo, sendo que ela podia ter usado um Adreno 220, afinal essas GPUs de celular são extremamente baratas. Picaretagem da Qualcomm, além de falta de confiança total no projeto, pelo menos é o que eu penso.
Hikori- Experiente
-
bishop escreveu:Só um adendo, o Nintendo 64 também é 64.bits.
Talvez nem tão fail, pois a fabricante disse que ela é capaz de renderizar fluentemente este jogo:
PS: É muito duvidoso, mas se for verdade...
Brmp- Profissional
-
Brmp escreveu:bishop escreveu:Só um adendo, o Nintendo 64 também é 64.bits.
Talvez nem tão fail, pois a fabricante disse que ela é capaz de renderizar fluentemente este jogo:
PS: É muito duvidoso, mas se for verdade...
só se for 1 pista, 1 volta e sem vozes... ah e 50 mb
STX- Ser Supremo
-
Rapaz, pelo que é apresentado pelo Adreno 130 em outros videos do youtube, não acho possível isso acontecer. E este é um jogo do PC, que é ainda MAIS duvidoso! rs
Mesmo porque com 50 mb você não consegue texturas neste nível, vide o RE4 do iphone mesmo com uma gpu bem melhor não consegue esse nível.
Mesmo porque com 50 mb você não consegue texturas neste nível, vide o RE4 do iphone mesmo com uma gpu bem melhor não consegue esse nível.
onde tem + videos da adreno 130
TTYoshiTT- Aprendiz
-
esse grafico ja ta melhor que o hulk ultimate destruction do ps2 que eu tenho, os efeitos de sombra principalmente melhores
TTYoshiTT- Aprendiz
-
Não se deixem enganar, isso ai é uma introdução feita com esta finalidade. Esta parecendo até aqueles videos de jogos fodásticos apresentados na E1 que nunca sairam daquilo. Apresentar um jogo na íntegra e com esses gráficos in game é outros 500!!!
DrZero- Experiente
-
Exatamente o que eu disse:
"O que teoricamente pode fazer em condições ideais." - Pegue estes gráficos, corte para 1/4 os efeitos e se tem a noção real do Adreno.
"O que teoricamente pode fazer em condições ideais." - Pegue estes gráficos, corte para 1/4 os efeitos e se tem a noção real do Adreno.
TTYoshiTT escreveu: AFF o jente me increvi aki para abrir os olhos de vcs po nao aquento mais vÊ neguinho taxando o zeebo de fraco entao ai la vai a verdade para quem nao intende de hardware de videogames entao tomem as provas de q o zeebo e bem potente e mais q o Dreamcast e em alguns requisitos muito melhor que um PlaysTation2
bem pra vcs nao acharem que eu sou + um mane como a maioria vou mostra a vcs:
Primeiro o PS2:
CPU: 128-bit RISC "Emotion Engine" rodando a 294 MHz na primeira versão e 299 MHz na segunda;
GPU 3D: "Graphics Synthesizer" roda a 147 MHz e é capaz de criar 7 milhões de polígonos por segundo
Som: pode tocar fontes em ADPCM com 48 canais e podendo processar som em múltiplos canais digitais e independentes;
Memória: 32 megabytes de memória principal, 4 megabytes de VRAM e 2 megabytes de memória de som
DVD: roda filmes em DVD e CDs de áudio. Filmes em DivX podem ser lidos pelo videogame, usando programas específicos de emulação e conversão, inclusive tocar músicas em MP3.
Os jogos podem ser acomodados em DVD-ROM ou em CD-ROM;
Multiplayer: Permite partidas pela Internet utilizando um modem. Também permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps. (Alguns jogos permitem partidas em LAN via ethernet como Gran Turismo 4.)
agora olhem bem para as especificaçoes tecnicas do Dreamcast:
-1ºCPU: Hitachi SH-4, 200MHz clock rate, 360 MIPS (millions of instructions per second), 1.4 GigaFLOPS (floating-point operations per second), 128-bit 3D calculations, 64-bit data bus, 800+ MBytes/second bus bandwidth
2º-Graphics Core: NEC PowerVRSG, 3 million polygons/second peak rendering rate, Perspective-Correct Texture Mapping, Point, Bilinear, Trilinear and Anisotropic Mip-map filtering, Gouraud shading 32-bit z-buffer, Colored light sourcing, Full scene anti-aliasing
Hardware-based Fog, Bump mapping, 24-bit color, Hardware-based texture compression, Shadow and Light volumes, Super sampling
4º-Memory: 16 MB main RAM, 8 MB video RAM, 2 MB sound RAM
5º-Resolution: 640x448.
Colors: 16.7 million
Sound: Yamaha Audio Core, 32-bit RISC CPU, DSP for real-time effects, 64 sound channels, ,Full 3D sound support, Hardware-based audio compression
Dreamcast Control Pad: Digital and analog directional controls, Dual analog triggers, Virtual Memory System data save unit
Expansion Options: Modem: 33.6kb per second transfer rate (56kb in U.S.) Upgradable
Operating System: Customized Microsoft Windows CE and Sega operating system
Media: GD-ROM (GigaByte Disk-ROM) Drive - Maximum speed 12X 1.2 GigaByte capacity
Console Dimensions: 7 7/16" X 7 11/16" X 3" , 190 mm (W) x 195 mm (H) x 78 mm (D)
Weight: 4.4 pounds, 2.0 kg
virao só sitei os sinco itens mais iportantes de um videogame
mas agora vejam isso:
• Processador: ARM 11 ''ARM 11 / QDSP-5 running at 528 MHz''
• Aceleração Gráfica: 4 milhões de triângulos por segundo
• Acelerador: ATI Imageon
Memoria ram 128mb + 32mb para interface grafica
Resolução: 640 x 480
Memória: 1 Gb de memória flash
Áudio: MP3, MIDI, WAV
Sistema Bivolt automático: 110/220 Volts • Alimentação: Adaptador AC 5V 3A
Consumo: 15W máx.
Sistema de cor: PAL-M
Saída A/V para conexão da TV
3 entradas USB 2.0: 2 frontais e 1 traseira para conexão de controles e acessórios
1 entrada para cartão de memória SD
agora virao a diferença o zeebo e muito + parrudo( ''avançado tecnicamente'')
agora uma amostra do que o chip grafico do zeebo pode fazer :
ps:copiem o link abaixo e confirao so o q te aguardao
http://origin.arstechnica.com/news.media/450/10.jpg
e por fim u ''vs'' do zeebo ''vs'' Dreancast ''vs'' ''PS2'':
1º-CPU
zeebo:
• Processador: ARM 11 ''ARM 11 / QDSP-5 running at 528 MHz''
Dreamcast:
CPU: Hitachi SH-4, 200 MHz
PS2:CPU: 128-bit RISC "Emotion Engine" rodando a 294 MHz na primeira versão e 299 MHz na segunda;
Resultado de CPU:1º'' zeebo''ganha com 528 MHz
2º-PS2 com 299 MHz
3º-Dreancast com 200Mhz
2º-chip grafico:
zeebo:
• Aceleração Gráfica: 4 milhões de triângulos por segundo
dreamcast:
Graphics Core: NEC PowerVRSG, 3 million polygons/second peak rendering rate
ps2:
GPU 3D: "Graphics Synthesizer" roda a 147 MHz e é capaz de criar 7 milhões de polígonos por segundo
Resultado dos graficos :1º-PS2 com 7milhoes de poligonos
2º-zeebo com 4milhoes de poligonos
3º-Dreamcast com 3milhoes de poligonos
3º-memoria ram
zeebo:
Memoria ram 128mb + 32mb para interface grafica
Dreamcast :
Memory: 16 MB main RAM, 8 MB video RAM
ps2:
Memória: 32 megabytes de memória principal, 4 megabytes de VRAM e 2 megabytes de memória de som
Resultado memoria ram:1ºzeebo com 128mb q posibilita a jogos como gta com capacidade varios detalhes e objetos em um mesmo lugar
2ºps2 com 32mb
3ºdreamcat com 16mb
e lembrando que mesmo o ps2 tendo 7milhoes de poligonos a maioria dos jogos nunca usaram a sua capacidade total chegando no maximo a 4 ou 5 milhoes de poligonos mais como 4 e um numero quadrado esse era seu paltamar de padra para a maioria dos jogos apenas jogos como god of war e shadow of the colossus usaram toda sua capacidade e se esque ser de ''resident evil 4''
e lembrando tambem que o PS1 tem 300 mil poligonos e o zeebo tem 4 milhoes viu entao parem de falar q ele nao chega aos pes de um Dreamcast ou um PSP, porque ele ultrapassa os dois
eu fiz essa comparaçao enorme para que vcs caiao na real, pq o zebo tem capacidade de sobra e tambem temos que pedir jogos de qualidade, sabendo o que eu lhes mostrei agora, entao vamos parar de pedir jogos porcaria de ma qualidade como relançamentos de PS1 e vamos cobraR por jogos de PSP que ate a tctoy falou q ele teria ports mais ainda nao vi nenhum so os famosos porks de celular quem vem para nos enrrolar fazendo a gente esquecer doque realmente queremos + jogos de qualidade e quandos esses porks saem todos esquecem q a poeira abaixa e els ficam + de 2 semanas nos devemdo o que + precisamos, + jogos + bons e com + qualidade
bem asse foi um post para abrir os olhos de quem acha que o zeebo e pior que um PS1
ahahahahahahahahahahahhahahahahahahahaha³³³³
eu não resisti tava lendo o topico e vou ter que comentar esse post!
Amigo TTYoshiTT sem querer chama-lo de burro, mas não sei onde você aprendeu isso e acho q você devia assacinar o seu professor por fazer vocÊ sair falando besteiras
primeiro, você devia análisar a quantidade de poligonos texturizados! O Zeebo 4 milhões de poligonos secos e sem textura, mas todo jogo usa textura, outra que não são "poligonos" são triangulos, ou seja esta bem abaixo do PS2 e do Dream
O clock não muito importante no hadware de um video game quando os seus outros requerimentos não são equilibrados com a sua potência, o que torna o clock do Zeebo meio inutil na hora de gerar graficos
Temos que levar em consideração tbm q o Dreamcast tinha uma mídia chamada GD na qual o armazenamento era de 1.2 gb q permite caprichar nas musicas nas Cg's e até no cumprimento do jogo, o PS2 tem mais liberdade ainda com seus 4.7 gb de um DVD, ja o Zeebo tem 50 mb's que mesmo sendo compactados não pode chegar nem perto do que se faz com 1 gb q na verdade é a memória flash usada para armazenar os jogos no console
Você análisou expecificações em separado mais deve análisar a arquitetura do hadware em conjunto e seu desempenho, enquanto o Zeebo teve seu máximo desempenho no jogo Boomerang Sports Tennis q usa 10mil triangulos por frame e (eu acho) umas 30 frames por segundo ja foram consumidos 300mil triangulos por segundo, isso pq o jogo é extremamente simples e ocupa 3.90 mb's compactados.
Enquanto o Dreamcast q nem teve seu hadware aproveitado ao máximo em seu pequeno prazo de vida teve Shenmue 1 e 2 que rivalizam graficos vistos em jogos do PS2 atualmente
ja o ps2 chegou quase ao seu limite com jogos como GoW1 e 2 e RE4 por exemplo
O Zeebo não vai ter jogos como esses eu acho q seus jogos serão mais curtos simples e casuais, se você pretente comprar um Zeebo TTYoshiTT ou tem um e é um gamer hardcore fez coisa errada, no minimo devia ter comprado um Dreamcast usado iria se divertir bastante com os bons jogos do console
Raphael Lawliet- Iniciante
-
Só um adendo a tudo isso.
Todo triangulo É um poligono, mas nem todo poligono É um triangulo.
Todo triangulo É um poligono, mas nem todo poligono É um triangulo.
Caro TTYoshiTT, peço desculpas em nome do Sr. Raphael...
Chegar "chamando" sem querer querendo de burros!! E não saber o que é um polígono!!?? Ele esta apenas desinformado!
É o sujo falando do mal lavado!!!
Isso tudo é muito mais complicado do que parece, perguntem ao Poser!!
Esse negócio de pegar especificações surreais dos fabricantes e sair fazendo cálculos mirabolantes so leva a lugar nenhum!!
Baixem a UDK (Unreal Development KIt) e vejam na prática o que é brincar com games. O down é free!!!
E de uma vez por todas, um polígono pode ser formado por 10.000 triangulos. Um tringulo é a forma poligonal mais simples possível e é 2D.
Esqueci o link;
http://developer.nvidia.com/object/udk.html
Chegar "chamando" sem querer querendo de burros!! E não saber o que é um polígono!!?? Ele esta apenas desinformado!
É o sujo falando do mal lavado!!!
Isso tudo é muito mais complicado do que parece, perguntem ao Poser!!
Esse negócio de pegar especificações surreais dos fabricantes e sair fazendo cálculos mirabolantes so leva a lugar nenhum!!
Baixem a UDK (Unreal Development KIt) e vejam na prática o que é brincar com games. O down é free!!!
E de uma vez por todas, um polígono pode ser formado por 10.000 triangulos. Um tringulo é a forma poligonal mais simples possível e é 2D.
Esqueci o link;
http://developer.nvidia.com/object/udk.html
DrZero- Experiente
-
Raphael Lawliet escreveu:
ahahahahahahahahahahahhahahahahahahahaha³³³³
eu não resisti tava lendo o topico e vou ter que comentar esse post!
Amigo TTYoshiTT sem querer chama-lo de burro, mas não sei onde você aprendeu isso e acho q você devia assacinar o seu professor por fazer vocÊ sair falando besteiras
primeiro, você devia análisar a quantidade de poligonos texturizados! O Zeebo 4 milhões de poligonos secos e sem textura, mas todo jogo usa textura, outra que não são "poligonos" são triangulos, ou seja esta bem abaixo do PS2 e do Dream
HAHAHAHAHAHAHAHAAHAH
Tanta "inteligência" e não sabe o que é um poligono?
Brmp- Profissional
-
deste qdo jogar jogos de cel precisa de bits?
Agulha- Profissional
-
Zeebo podia lançar Myst 2.
celioazevedo- Novato
-
O que vocês esquecem de contar é que no zeebo só roda triângulo, aí, onde em outros consoles (que não rodem apenas triângulos) tem um polígono qudrilátero, no zeebo precisa ter dois triângulos. Então é bom corta a sua capacidade pela metade ao comparar com outros VGs.
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Isso daí foi uma das primeiras coisas que eu disse, num passado longiquo, e sem contar que com efeitos a contagem cai ainda mais e sem contar ainda mais que estamos falando de poligonos 2D e não de figuras geometricas 3D, aí a contagem pode cair ainda mais!
bishop escreveu:Isso daí foi uma das primeiras coisas que eu disse, num passado longiquo, e sem contar que com efeitos a contagem cai ainda mais e sem contar ainda mais que estamos falando de poligonos 2D e não de figuras geometricas 3D, aí a contagem pode cair ainda mais!
Essa é a grande arte de fazer marketing, a primeira vista ele rodaria gráficos 20X melhores que o PS, mas, como em todos os consoles (como no próprio PS, que no incício diziam que era 300 mil, mas depois, com a texturas, virou 200 mil), ele não contam, texturas efeitos, filtros, etc., a chamada "condição de jogo", aí, a contagem do zeebinho, que logo no início caí para 2 milhões, pode em 1/3 desses 2 milhões.
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Página 7 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9