Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

+6
william_magalhaes
Hikori
Suicune
KamatsuKyoto
Riku
Gringo
10 participantes

Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Gringo Seg 18 Jan 2010 - 2:24

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263563668482

Zelda sempre foi um game que fez muito sucesso nas plataformas Nintendo, especialmente The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado em 1991 para o Super Nintendo. Eis que em 1994 sairia um clone de Zelda para o Mega Drive, chamado Crusader of Centy (ou ainda Soley como era conhecido na Europa ou Ragnacenty, no Japão). Ele foi produzido pela NexTech (a mesma do incrível Ranger X – aguardem análise para em breve) e publicado pela Sega no Japão e Atlus em outros países.

Ele segue o estilo RPG-Ação bem parecido com o excelente Beyond Oasis e mais ainda com Zelda, no qual foi descaradamente inspirado. E qual o problema disso? Nenhum! Crusader of Centy pode ter alguns elementos de Zelda, mas com certeza tem o seu estilo e carisma próprios, que irá agradar aos gamers que curtem jogos antigos.

Ele utiliza bem as capacidades gráficas do Mega Drive, com cenários bem feitos e coloridos, possui uma jogabilidade simples e fácil de se jogar e é um jogo extremamente divertido, que irá proporcionar vários momentos inesquecíveis ao jogar. A trilha sonora também é muito boa, com vários temas empolgantes e um dos melhores no Mega Drive.

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263563769496
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263563781565


A jornada para se tornar um herói

Há muito tempo atrás, tudo era trevas. Durante esse período de escuridão, as pessoas viviam com medo dos monstros, que eram o símbolo da maldade e crueldade, e nenhum homem tinha coragem de enfrentá-los, nesse mundo de escuridão eterna.

Então veio a luz, vinda de um lugar desconhecido, o céu se abriu revelando um radiante Sol com a sua gloriosa e quente luz. A era dos monstros acabou com a chegada do Sol, cegando e matando as criaturas instantaneamente. Poucos deles conseguiram fugir, aqueles que conseguiram foram forçados a se esconder da fúria do globo de fogo dos céus em cavernas e passagens subterrâneas.

A humanidade cresceu em número, cultura e força, e logo dominaram a superfície do planeta. Os monstros não eram mais uma ameaça. Mas eles não foram extintos. Após muitos séculos, o número deles foi aumentando e novamente o terror voltou para as pessoas. Bestas de todos os tipos e tamanhos começaram a dominar os campos e colinas, e agora nenhum viajante estava mais seguro. Havia apenas uma coisa a fazer: preparar um exército e entrar em guerra contra as criaturas.

Todos os homens que tivessem a idade a partir de 14 anos deviam se alistar. Armados com espadas e arcos-e-flechas e sem treinamento exceto pelo que aprenderam rapidamente nas academias de guerra, os jovens marcharam e a crusada de Centy se iniciou.

Corona é um jovem que acabou de completar os seus 14 anos de idade, e de acordo com a tradição ele vai receber a espada de seu pai. Seu pai era um homem forte e corajoso que aniquilou vários monstros com a sua espada. A comemoração de seu aniversário é interrompida pela coroação de um herói que acontece lá fora. Corajosamente, Corona saí pelo mundo e no caminho encontra uma cabana de uma cartomante. A feiticeira lança um feitiço sobre ele, dando-lhe a capacidade de falar com os animais, flores e até monstros, mas no entanto, custando-lhe a capacidade de conversar com os seus parentes e pessoas. Agora, o peso de um terrível destino, Corona deve procurar por uma cura para a sua condição enquanto ajuda os necessitados e enfrenta uma horda de monstros. Aqui começa a sua aventura.

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564034899 o mapa global de Crusader of Centy

Apesar de uma introdução bacaninha, o forte do game não é o seu enredo, que é bem fraquinho com o desenrolar do jogo, que lá pela metade você vai aprender que os monstros também possuem sentimentos e vai esquecer porque exatamente você saiu da sua casa no início do game. Você saí em um mundo de conflitos entre homens e monstros, onde as criaturas se sentem injustamente temidas e são constantemente atacadas pelos humanos. O bizarro nesse enredo é que, teoricamente, você deve convencer os humanos que está errado o jeito como tratam os monstros, mas para você terminar o game, irá derrotar vários animais e monstros pelo caminho. Como dizem, "os fins justificam os meios".

Felizmente a diversão do game não se baseia em sua história, mas principalmente pela sua jogabilidade e o seu criativo sistema de "armas", que envolve colecionar animais com variadas habilidades que irão lhe ajudar a resolver puzzles, passar por labirintos e derrotar chefes pelo caminho. Há vários animais e você só pode usar as técnicas de dois animais por vez. Há um penguim que aumenta o poder da sua espada enquanto também congela os inimigos; um leão flamejante que faz o mesmo efeito, só que com fogo; uma cheetah que aumenta a sua velocidade, uma fênix que aumenta o poder de outros animais. Mas não fica apenas nisso, você ainda pode fazer alguns combos com os seus bichos e combinar suas habilidades para conseguir novos efeitos e assiim poder avançar no game. Toda a diversão do game está em encontrar os animais e ver o que eles podem fazer e como você pode usar isso a seu favor e é isto que o torna tão original para a época em que foi lançado.

Confira a lista completa de animais e os combos que você pode usar abaixo:

- Mac: cachorro do herói do game – segura o inimigo em um ponto do cenário
Combos:
Mac + Moa: Aumenta a força de segurar (não muito diferente do poder normal de Mac)

- Moa: Uma fênix – tem a habilidade de aumentar o poder dos outros animais
Combos:
Moa + Mac: aumenta o poder de Mac segurar os inimigos
Moa + Inferno: aumenta o poder de fogo da sua espada
Moa + Chilly: aumenta o poder de gelo da sua espada
Moa + Flash: triplica a sua velocidade
Moa + Dodo: arma se prende no inimigo (não muito diferente se usar apenas o Dodo)
Moa + Leviathan: triplica a velocidade de manejo da sua espada
Moa + Cecil: faz sua espada rebater indefinidamente quando jogada
Moa + Monarchy: quando a espada é jogada, pode ser controlada indefinidamente
- Inferno: Um leão flamejante – poder de fogo para a sua espada
Combos:
Inferno + Moa: aumenta o poder de fogo da sua espada
Inferno + Chilly: aumenta o poder da espada
Inferno + Dodo: o inimigo acertado fica com uma chama que vai drenando o seu HP

- Chilly: Um penguim – poder de gelo e congelar inimigos
Combos:
Chilly + Moa: aumenta o poder congelante da espada
Chilly + Inferno: aumenta o poder da espada
Chilly + Dodo: o inimigo acertado fica congelado que vai drenando os eu HP

- Flash: Uma cheetah – dobra a sua velocidade
Combos:
Flash + Moa: triplica sua velocidade
Flash + Dippy: faz Dippy mover-se mais rápido

- Dippy: Um dinossauro – com ele você pode andar sobre algumas partes de água do mapa central e sobre terrenos com espetos e espinhos
Combos:
Dippy + Flash: faz Dippy mover-se mais rápido

- Dodo: Um pássaro em extinção – a espada "gruda" no inimigo e itens
Combos:
Dodo + Moa: Aumentar o poder de prender o inimigo na espada
Dodo + Inferno: O inimigo acertado fica com uma chama que vai drenando o HP
Dodo + Chilly: O inimigo acertado fica congelado que vai drenando o HP

- Leviathan: dobra a velocidade de manejo da sua espada
Combos:
Leviathan + Moa: triplica a velocidade de manejo da espada- Wong: Um guaxinim – imita sua aparência, atraindo a atenção dos inimigos
Combos:
N/D

– Cecil: Um esquilo – a espada rebate nas paredes e o seu alcance aumenta
Combos:
Cecil + Moa: faz a espada rebater indefinidamente
Cecil + Monarchy: faz a espada girar quando jogada podendo ser controlada

- Pieces: Uma lagarta – não faz nada, até se transformar em uma borboleta

– Monarchy: Uma borboleta – permite controlar a espada quando jogada
Combos:
Monarchy + Moa: a espada pode ser controlada indefinidamente quando jogada
Monarchy + Cecil: quando jogada a espada gira e pode ser controlada

- Rio - es6e animal serve como plataforma extra para atingir locais mais altos
Combos:
N/D

Animais alugados: são bichos que podem ser comprados e usados uma vez

Kitty: recupera o seu HP quando chega a zero
Edgar: um ovo bomba que explode nos inimigos
Batty: deixa Corona invencível por 10s

O game é bem balanceado entre combates, puzzles, plataformas, exploração e conversação. Você inicia o game apenas com a habilidade de usar a espada, mas logo irá aprender como jogá-la para alcançar objetos longe de alcance, como alavancas e também vai aprender a pular, um recurso padrão em qualquer RPG-ação, que será muito útil principalmente para passar entre as clássicas plataformas móveis (bons tempos dos jogos 2D com suas várias plataformas, principalmente aquelas com o mau hábito de desaparecer fazendo o personagem cair, como no ótimo Landstalker) e carregar objetos de um lado para outro. Além dos monstros, você passar muito tempo evitando armadilhas além de alguns puzzles simples pelo caminho, grande parte resolvida com a ajuda de seus amigos animais.

Você passa de uma área para outra através de um mapa central, com trajetos já definidos. Quando você passa por uma área, outra irá aparecer e você pode voltar pelo caminho quando quiser. As vezes o caminho poderá estar bloqueado e você terá que lutar ou encontrar outra maneira de contornar, e assim chegar a novos destinos. Você pode aumentar sua barra de energia com grandes maçãs douradas habilmente escondidas nos cenários ou derrotando um chefe, geralmente guardando a saída de um cenário. As maçãs menores recuperam sua energia. Você não ganha pontos de experiência, mas os inimigos as vezes liberam dinheiro. Os chefes de fase são bacanas, alguns bem interessantes (aposto que você nunca imaginou ter que enfrentar um corda como chefe), infelizmente a maioria fácil de se derrotar, não exigindo grandes estratégias, salvo um ou outro chefe.

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263563889504
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564065951
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564129451
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564160410
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564196042
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564241533
Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive 1263564279223

Visuais cristalinos

Visualmente o game possui belos gráficos e é um dos seus destaques. Eles são nítidos, cristalinos e coloridos, com sprites bem definidos para a maioria dos personagens, humanos, animais e monstros. Os cenários são bem construídos e são incrivelmente animados e cheios de detalhes, como paisagens e plantas se mexendo, suas pegadas que ficam na areia, nuvens se movendo, neve caindo, entre outras coisas. Você vai passar por áreas bem variadas como campos, colinas, montanhas, florestas, vulcões, labirintos, torres e até vai passear pelo Paraíso (com um visual fantástico). Os gráficos podem não ser excepcionais, mas sem dúvida são agradáveis de se olhar e combinam com o estilo do jogo.

A trilha sonora é muito bem feita e utiliza bem as capacidades sonoras do Mega Drive. Ele foi composta por Noriyuki Iwadare (conhecido por seu belíssimo trabalho na série Lunar Silver Star e Grandia) e Motokazu Shinoda. Alguns temas são memoráveis, e eu destaco aqui as músicas Opening Theme, Battle 1, Battle 2, Battle 3,Babel Tower e Root Temple. A trilha sonora é bem variada, com temas mais lentos, alguns mais sombrios ou frenéticos e outros mais alegres e divertidos. São no geral agradável de se ouvir e nenhuma delas é irritante, e você não terá problemas de ouvi-las durante a sua jornada. Os efeitos sonoros também seguem pelo mesmo caminho, são bem nítidos e variados.

Como nada é perfeito, vamos aos defeitinhos do game. O principal problema de Crusader of Centy é o de ser muito curto e muito fácil. Deve levar apenas umas 10 horas de jogo para salvar o mundo e as batalhas contra os inimigos e chefes são bem tranquilas, não exigindo muito esforço para derrotá-los. Você tem uma grande variedade de animais e combos possíveis para se usar, mas como o game é curto muitos deles não serão bem aproveitados. Se o game fosse mais longo e com um melhor uso de todos os animais e suas possibilidades, certamente o jogo iria figurar entre os mais populares da época.


Conclusão: Crusader of Centy é uma ótima opção para quem curte jogos de RPG-Ação no estilo Zelda, Landstalker e Beyond Oasis. Se você procura por uma diversão sólida, Crusader of Centy irá proporcionar sem problemas. Ótimos gráficos e trilha sonora, uma jogabilidade simples e viciante garantem boas horas de jogatina, apesar dele ser meio curto e fácil. Excelente para se jogar em um fim de semana e relaxar. E fiquem de olho na aparição surpresa de Sonic, em uma das praias do game.

Fonte: GameHall.com.br
Gringo
Gringo
Profissional
Profissional

Banido
Mensagens : 2138
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 27
Localização : MG- Uberlândia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Riku Seg 18 Jan 2010 - 2:27

Sweet..

Nunca tinha ouvido falar ^^
parece bem interessante =]
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por KamatsuKyoto Seg 18 Jan 2010 - 11:33

Conheço esse game só por causa do cameo do Sonic, hehehe.

Ele é bem legal sim, e é uma das pérolas do Mega Drive esquecidas pelo tempo.
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Suicune Seg 18 Jan 2010 - 12:43

Não conhecia tbm... Mas eles foram bem descarados heim??? Copiaram Zelda na cara dura!!!
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Gringo Seg 18 Jan 2010 - 14:04

Eu achei que nínguem ia postar na minha nóticia.
Gringo
Gringo
Profissional
Profissional

Banido
Mensagens : 2138
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 27
Localização : MG- Uberlândia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Suicune Seg 18 Jan 2010 - 14:18

Jah baixei a rom e em português!!! XD
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Hikori Seg 18 Jan 2010 - 15:34

Só a soundtrack vale o game inteiro:

Hikori
Hikori
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 525
Data de inscrição : 05/10/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por william_magalhaes Seg 18 Jan 2010 - 15:36

Pena que não rola no MD Play... Não dá pra salvar o progresso...
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por STX Seg 18 Jan 2010 - 15:57

esse game é 10! Very Happy
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por KamatsuKyoto Seg 18 Jan 2010 - 16:34

william_magalhaes escreveu:Pena que não rola no MD Play... Não dá pra salvar o progresso...

Não sabia que não dava pra salvar no MD Play!

Isso é bem chato... :-/
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por ahtrun Ter 19 Jan 2010 - 9:33

Me acabo de vir a mente, eu pelo menos não tinha mega drive, tinha um snes e nao tinha nenhum RPG, como fazia para salvaro game em um RPG?
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por william_magalhaes Ter 19 Jan 2010 - 14:53

ahtrun escreveu:Me acabo de vir a mente, eu pelo menos não tinha mega drive, tinha um snes e nao tinha nenhum RPG, como fazia para salvaro game em um RPG?

Os jogos que salvam o progresso, tipo Super Mario World, Mario All Stars e os RPG's, tanto no SNES quanto no MD, veem com uma bateria por dentro, plugada na placa do jogo. Esta bateria, o mais das vezes, nada mais é que uma pilha de relógio ou uma bateria semelhante àquelas que se colocam nas placas-mães de pc's, mais ou menos do tamanho de uma moeda de R$ 0,25.

Daí quando desligamos o console a tal bateria continua fornecendo energia para a placa do jogo, e não perdemos nossos saves!
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Chariot Ter 19 Jan 2010 - 15:09

O maior problema dos RPGs de Mega era o problema com save/continuação. Geralmente davam aqueles códigos que nunca funcionavam, ai desanimava bagarai.
Chariot
Chariot
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 98
Data de inscrição : 27/05/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Ferreiratasso Ter 19 Jan 2010 - 15:26

Chariot escreveu:O maior problema dos RPGs de Mega era o problema com save/continuação. Geralmente davam aqueles códigos que nunca funcionavam, ai desanimava bagarai.
Pura verdade!
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por william_magalhaes Ter 19 Jan 2010 - 22:58

Alguém me informe, por favor, se este RPG é de bateria ou de password? Me deu dúvida agora...
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive Empty Re: Crusader of Centy o Zelda para Mega Drive

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos