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Falta hardware ou falta software?

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Mensagem por Brmp Dom 14 Mar 2010 - 2:54

Bom pessoal, aqui estou eu novamente. Very Happy
Ao contrário do outro tópico, este aqui vai ser mais direto e mais claro. Vejam os videos e observem a tabela. A, se puderem, participem da enquete! Grato.

NOKIA 93 - Veja o que este celular é capaz de fazer:
Spoiler:
NINTENDO DS - Veja o que este portatil é capaz de fazer:
Spoiler:
Agora observem a comparação abaixo e tirem sua próprias conclusões:
Spoiler:

EDIT: Videos do Adreno
Spoiler:


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Mensagem por Luís Eduardo Dom 14 Mar 2010 - 3:10

Brmp, eu acho que ai ia um "mais ou menos". Não, o hardware do Zeebo é ótimo se comparado ao DS, e ele fez aquele Metroid Prime, mas o Zeebo tem um problema com o software. Sim, os programadores tem que fazer otimização, mas como se programar para ele (segundo um dos funcionários da Tectoy) é horrível. Falta otimização, sim, falta mais simplicidade para colocar essa "otimização", também sim.
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Mensagem por Brmp Dom 14 Mar 2010 - 3:18

Luís Eduardo escreveu:Brmp, eu acho que ai ia um "mais ou menos". Não, o hardware do Zeebo é ótimo se comparado ao DS, e ele fez aquele Metroid Prime, mas o Zeebo tem um problema com o software. Sim, os programadores tem que fazer otimização, mas como se programar para ele (segundo um dos funcionários da Tectoy) é horrível. Falta otimização, sim, falta mais simplicidade para colocar essa "otimização", também sim.
Pronto, adaptei o tópico de um modo que ficou mais abrangente. Agora a enquete tem 3 opções e se refere tanto a otmização quanto as ferramentas de desenvolvimento (software).

Grato pela dica.
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Mensagem por Chrono Dom 14 Mar 2010 - 9:55

Voto em NDA. O console tem um bom hardware se equiparado ao NDS e, ou, ao iphone. Mas pelo segredo que a Zeebo Inc dá ao console, juntamente com a não predisposição da mesma em ajudar possíveis produtores o que acontece é:

- Falta de conhecimento do hardware;
- Falta de conhecimento do SDK;
- Esnobismo por parte da Zeebo Inc para o mercado que tanto quer vender;
- Falta de profissionalismo da mesma;

E uma lista quase infinita de faltas...
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Mensagem por zero Dom 14 Mar 2010 - 23:08

era pro zeebo ser melhor que o nintendo ds, so que essa tectoy nao sabe agir '-' e a sega tb nao ajuda
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Mensagem por Brmp Dom 14 Mar 2010 - 23:19

zero escreveu:era pro zeebo ser melhor que o nintendo ds, so que essa tectoy nao sabe agir '-' e a sega tb nao ajuda
Pois é...

Mas descobri a fórmula do fracasso do Zeebo:

Péssimo SDK e/ou OS + base instalada irrelevante + TrecoToy = Jogos atuais do Zeebo.
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Mensagem por sauloalb04 Seg 15 Mar 2010 - 0:03

Falta interesse das softhouses
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Mensagem por Koster Seg 15 Mar 2010 - 1:32

O Hardware é ótimo na minha opinião, mas falta mesmo software, trabalho mais serio, enfim.

O Zeebo morrerá em breve se sair poucos lançamentos, todos remakes ou ports (muito pior) de jogos de outros consoles (principalmente celulares) com esse preço.
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Mensagem por ahtrun Seg 15 Mar 2010 - 18:37

Koster escreveu:O Hardware é ótimo na minha opinião, mas falta mesmo software, trabalho mais serio, enfim.

O Zeebo morrerá em breve se sair poucos lançamentos, todos remakes ou ports (muito pior) de jogos de outros consoles (principalmente celulares) com esse preço.

Principalmente de celulares, apenas os extremes e a serie Sport não são port's de celular.
Se ainda fossem de Iphone eu tava feliz, o software do zeebo é mal acabado, colado com chiclete e elasticos.


Última edição por ahtrun em Seg 15 Mar 2010 - 19:24, editado 1 vez(es)
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Mensagem por STX Seg 15 Mar 2010 - 19:23

uma teoria q tenho do problema do zeebo é q ele roda pedaços de código ou jogos inteiros em flash! deixam os games grandes e o flash por sí só ja pesa! mais o z-wheel que a cada jogo adicionado na vtrine, o deixa mais pesado pra carregar, e é de certa forma, algo meio inutil
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Mensagem por Alucard Tepes Seg 15 Mar 2010 - 20:09

Confesso minha falta de conhecimento aprofundado no assunto, mas sei que hardware o Zeebo tem. As limitações podem ser superadas. Que limitações são essas?
1º - HD pequeno
2º - intenção da TecToy em não lançar jogos com mais de 50 Mb, supostamente para não "congestar" a Zeebonet e para que os downloads não sejam muito demorados.
Resumindo: duas limitações - tamanho do HD e tamanho dos jogos.

Conversei recentemente com um designer de jogos que trabalha em uma desenvolvedora de jogos para celulares sediada aqui em Pernambuco que diz o quanto é difícil trabalhar com a Qualcomm, salientando a burocracia. Pelo pouco que pude entender, entre as inúmeras coisas que ele me confidenciou, ele disse que, para que um desenvolvedor tenha seu jogo publicado, por mais conceituada que seja a software, deve enviar o jogo para a sede da Qualcomm, para que a mesma o aprove e, caso seja aprovado, a Qualcomm o remete de volta à Tectoy, após uma série de percalços, durante os quais a Qualcomm se apropria de qualquer coisa que o desenvolver tenha criado no processo de confecção do jogo. Pelo que ele me falou, a série de entraves, exigências e burocracias é tão grande que isso pode ser uma explicação para muitos dos problemas do Zeebo, entre os quais a demora nos lançamentos.

Vejamos então a seguinte equação:

HD pequeno + rede 3G lenta + falta de intenção da Tectoy de lançar jogos com mais de 50 Mb + burocracia da Qualcomm = minigames e microgames caros com pouco fator replay e lançados em ritmo lentíssimo
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Mensagem por STX Seg 15 Mar 2010 - 20:28

Alucard, não me parece muito diferente das demais apps! a mais flexivel é a apple! dê uma olhada nesse topico: http://forum.zeeboclub.com/zeebonet-3g-f2/como-e-o-esquema-para-vender-em-apps-stores-zeebonet-pode-ser-semelhante-t3058.htm
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Mensagem por Alucard Tepes Seg 15 Mar 2010 - 20:40

STX escreveu:Alucard, não me parece muito diferente das demais apps! a mais flexivel é a apple! dê uma olhada nesse topico: http://forum.zeeboclub.com/zeebonet-3g-f2/como-e-o-esquema-para-vender-em-apps-stores-zeebonet-pode-ser-semelhante-t3058.htm

Pode ser uma pista para explicar a demora no lançamento dos jogos do Zeebo... Suspect
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Mensagem por Luís Eduardo Seg 15 Mar 2010 - 22:11

Alucard, continuando essa longa linha burocrática, até algum tempo atrás o Brew tinha uma licença extremamente cara, isso também afastou muito dos pequenos desenvolvedores.
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Mensagem por Alucard Tepes Ter 16 Mar 2010 - 0:58

Luís Eduardo escreveu:Alucard, continuando essa longa linha burocrática, até algum tempo atrás o Brew tinha uma licença extremamente cara, isso também afastou muito dos pequenos desenvolvedores.

E olha que seria bom para o Zeebo trabalhar com esses pequenos desenvolvedores, especialmente os nacionais. Se o Zeebo é um projeto nacionalista, pelo menos em parte, como pode, com tantos empecilhos, dispensar os pequenos desenvolvedores nacionais? scratch
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Mensagem por Luís Eduardo Ter 16 Mar 2010 - 1:32

Esse é um dos erros da Tectoy (ou sei lá quem coordenou o Zeebo por aqui!). Ela disse que universitários teriam chance de produzir de forma barata e sustentável jogos para o Zeebo, assim expandido o mercado brasileiro de jogos, o que me pergunto é que universtirário tem como produzir "de forma barata e sustentável" com a licença BREW (se não me engano, faz um tempo que vi) a 1500 U$!!! A única resposta lógica é que ela deve ter comprado para algumas faculdades, mas mesmo assim fica difícil de saber porque ainda não teve resultado, já que isso devia ter sido feito no período antes do lançamento.
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Mensagem por Brmp Ter 16 Mar 2010 - 16:04

Pessoal, participem da enquete! Very Happy
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Mensagem por aleex Ter 4 maio 2010 - 22:15

O ingraçado que no caso do N93, tem mais games com graficos tão bons como o de "one", dando ex: star wars, Brothers and arms ( na verção Ngage tem 30 MB) 7 days , etc affraid


Última edição por aleex em Qua 5 maio 2010 - 18:18, editado 1 vez(es)
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Mensagem por KamatsuKyoto Ter 4 maio 2010 - 23:31

Para mim é Software.

O Zeebo é capaz de fazer muito mais do que fez até agora, e para mim faltou competência em fazer uma interface e jogos que fossem otimizados para o console.
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Mensagem por ahtrun Ter 4 maio 2010 - 23:41

aleex escreveu:O ingraçado que no caso do N93, tem mais games com graficos tão bons como o de "one", dando ex: star wars, broders and arms ( na verção Ngage tem 30 MB) 7 days , etc affraid

Cara por favor um errinho aqui um ali tudo bem. Mas o jeito como vc escreveu é sacanagem.
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Mensagem por aleex Qua 5 maio 2010 - 17:19

desculpa pelo "Ingraçado" e "grafico" sem acento, pelo menos é só o que estou vendo de errado , nem o word acusou mais algum erro, mais se tiver algo alem disso , por favor me mostre , afro, aprender numca é d+, OK.
sobre o zeebo , realmente é chato , nóis sabemos que ele é capaz de faser muito mais, " para mim faltou competência em fazer uma interface e jogos que fossem otimizados para o console", tambem concordo com vc "KamatsuKyoto"
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Mensagem por ahtrun Qua 5 maio 2010 - 17:25

aleex escreveu:desculpa pelo "Ingraçado" e "grafico" sem acento, pelo menos é só o que estou vendo de errado , nem o word acusou mais algum erro, mais se tiver algo alem disso , por favor me mostre , afro, aprender numca é d+, OK.
sobre o zeebo , realmente é chato , nóis sabemos que ele é capaz de faser muito mais, " para mim faltou competência em fazer uma interface e jogos que fossem otimizados para o console", tambem concordo com vc "KamatsuKyoto"

Acho que o que me irritou, não foram os seus pequenos erros de portugues, mas sim o seu "Broders and arms" . lol!
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Mensagem por aleex Qua 5 maio 2010 - 18:18

sorry, "Brothers and arms", acho que agora ta melhor cheers
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Mensagem por Brmp Qua 5 maio 2010 - 22:24

Pessoal, atualizei o tópico postando um vídeo que todo mundo ja viu Very Happy

Eu tinha colocado uns TechDemo do OpenGL ES 1.1, mas, para ter noção da capacidade dele basta olhar os jogos do iphone. : Smile
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