Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

XDragoon - Série de Quadrinhos Online

+12
MasterSonicTH
Allejo
STX
Rick16
ahtrun
munhoz
affirmative
Riku
Niros
KamatsuKyoto
Suicune
Yuski
16 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Dom 1 Ago 2010 - 16:17

"Rocky e Alfred, dois dragões que vieram infiltrados na nave do governador do Planeta Gan-Mah, Krad. Mas após serem descobertos, eles são obrigados a fugir. Em terra firme, eles encontram um lugar abandonado para se abrigarem, mas são surpreendidos por um grito. Renata, uma estudante do último ano do colegial foi encurralada por arruaceiros, quando ambos vêem para ajuda-la. O que Renata não imaginava, é que esse seria o começo de uma grande aventura."

Esse é o começo de XDragoon, série de quadrinhos online que produzo e hoje está completando 2 anos de existência!

Para comemorar uma nova animação foi lançada, junto com a música "Viagem sem volta" da Banda Animadness!
Confiram abaixo:



O site oficial é http://xdragoon.com/

Espero que gostem! Wink
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Suicune Dom 1 Ago 2010 - 17:58

Nuss!!! Shocked

Sério q foi vc que criou tudo isso??? Muito bom kra, parabéns!!!^^
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por KamatsuKyoto Seg 2 Ago 2010 - 2:53

Bom, conheço o Yuski a muito tempo e sei que o trabalho dele é de excelente qualidade (e tenho sorte de ter alguns deles comigo aqui em casa, hehe).

Repito o que falei no Twitter: A animação ficou incrível!! Ficou totalmente cara de OP de Anime. Foda demais.

Sucesso para a XDragoon, e espero que o anime saia logo, hehehe. XD
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Niros Seg 2 Ago 2010 - 15:09

conheci Xdragoon aqui mesmo no fórum e virei fã, ja li todos os capitulos e estou no aguardo das ultimas paginas do volume 9...

quem quiser ler o primeiro capitulo veja aqui:

http://issuu.com/Ysmouk/docs/xdragoon?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml&backgroundColor=000000&showFlipBtn=true
Niros
Niros
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1401
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Riku Seg 2 Ago 2010 - 17:13

NoSSA mano ^^ ... ficou muito bom! Parabéns!! Sucesso para você =]
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Seg 2 Ago 2010 - 20:25

Obrigado a todos, fico feliz que tenham gostado do resultado! =)

E para quem quiser ler os quadrinhos, eu lanço semanalmente as páginas. Essa semana, mais 3 páginas serão lançadas. e já estou com mais 48 prontas para irem ao ar! Wink
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Riku Qui 5 Ago 2010 - 16:50

Então lance elas ^^ .. já li todas até agora ^^


ps: parece que alguém usou o sharigan na minha sinatura xDDD
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Sex 6 Ago 2010 - 20:21

Aproveitar, eu vou sempre notificar aqui no Fórum o lançamento de páginas. =P

CONCURSO FELIZ ANIVERSÁRIO!!

Como participar: Faça um desenho do seu personagem preferido de XDragoon ganhando algum presente! A idéia mais criativa ganhará uma cópia do “XDragoon – Especial 2010” e um desenho original de seu personagem preferido da série com dedicatória!

XDragoon - Série de Quadrinhos Online XDRAGOON_2010_01

Todos os desenhos devem ser enviados para o e-mail xdragoonofficial [arroba] gmail.com do site. O prazo de envio é até dia 3 de Setembro. O vencedor será revelado dia 10 de Setembro. Todos os desenhos irão depois ser expostos na Área Fã!

Boa Sorte a Todos!!

E

Capítulo 09 - Páginas 42 até 44 - Atualização no Concurso

XDragoon - Série de Quadrinhos Online 2010_08_06

Krad se surpreende com a transformação de Rocky e não admite o que nosso herói falou para ele. O que seria essa transformação?

Além disso, foi feita uma atualização em relação ao concurso! Vejam lá em cima, pois é a sua chance de conseguir uma edição do fanzine XDragoon - Especial 2010!

As 4 páginas finais do 9º Capítulo chegarão dia 13 de Agosto. Até lá!
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Niros Sex 6 Ago 2010 - 21:27

Riku escreveu:Então lance elas ^^ .. já li todas até agora ^^


ps: parece que alguém usou o sharigan na minha sinatura xDDD

como assim >.<

vc q me plagiou

exijo q retire essa gif, seu thief

EDIT: essa demora para lançar as paginas me deixa loko >.<
Niros
Niros
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1401
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por affirmative Sex 6 Ago 2010 - 22:39

Ficava legal um jogo pow.
MAIS FICOU MUITO BOM AMIGO PARABENS E VOCE E O CARA Very Happy

Só mais uma coisa fai ter algum filme ou desenho ?
affirmative
affirmative
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 918
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 31
Localização : florianopolis - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por munhoz Sáb 7 Ago 2010 - 1:50

que daora mano !!!!!!
munhoz
munhoz
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 787
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 32
Localização : zé ruelandia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por ahtrun Sáb 7 Ago 2010 - 2:33

Legal, não conhecia.
Achava que esse Xdragoon era algum jogo lol!

Mas vou dar uma conferida.
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Rick16 Sáb 7 Ago 2010 - 18:35

Desculpe dizer isso, mas...
Os olhos da garota são quase do tamanho da cabeça dela!!

Rick16
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 626
Data de inscrição : 30/12/2008
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Sáb 7 Ago 2010 - 19:17

affirmative escreveu:Ficava legal um jogo pow.
MAIS FICOU MUITO BOM AMIGO PARABENS E VOCE E O CARA Very Happy

Só mais uma coisa fai ter algum filme ou desenho?

Valeu. =) Pretendo sim, tenho uma história fermentando já, mas não tenho a mínima idéia de quando vou começar a produção dela. Quando ela estiver em produção certamente irei avisar. Wink

Quanto ao jogo, realmente não seria uma má idéia.

Desculpe dizer isso, mas...
Os olhos da garota são quase do tamanho da cabeça dela!!

XD Bem, eu não sou o melhor desenhista do mundo, mas você é a primeira pessoa que reclamou dos olhos. Uma das minhas maiores influências foi Cavaleiros do Zodíaco e a série tinha personagens como olhos grandões. É uma caracteristica que sempre gostei e adaptei ao meu estilo (obviamente, o estilo de desenho são diferentes, mas a característica é a mesma.) Obviamente não é todo mundo que vai gostar, assim como algumas pessoas não gostam dos cabelos que eu faço mas gostam dos olhos. =P

Mas admito que preciso melhorar algumas coisas.
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Suicune Dom 8 Ago 2010 - 14:55

Olhos gigantes rulez!!!! XD
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por STX Seg 9 Ago 2010 - 14:44

eu tbm achava q era personagem de jogo. e daria um otimo personagem!
muito legal! deveria procurar uma empresa pra lançar seus quadrinhos! Very Happy
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Allejo Qua 11 Ago 2010 - 23:59

Nossa cara, agora que vi, sou animador e estudante, to procurando trampo pra ter grana e entrar numa facul aqui que segue a linha bem especifica de animação pra games, hqs e cinema e conversava com uma amiga sobre isso, de tirar uns meses pra ensinar ela e outros 3 que curtem isso pra gente bolar um hq ou um manga online ja que eu ja animo ficaria tudo com responsa minha numa boa, muito por acaso acabei vendo esse seu post, ta de parabens cara, a animação ta show, é a terceira pessoa que vejo criar animações e hqs com uma qualidade bacana na net, que não seja nada profissa la como as marvels da vida, o que fico feliz que uma dessas pessoas acabou sendo contratada por um estudio grande e outra acabou sendo chamada pra rabiscar para um game de mmorpg gringo, fico feliz quando vejo algo feito com qualidade assim, que continue e sempre melhore, quero ler pouco a pouco e notar sua evolução, até vou usar esse seu hq pra motivar a galerinha que ta afim de aprender a rabiscar
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Sex 13 Ago 2010 - 20:04

STX, eu tenho vontade de fazer um game, mas é embaçado no momento. =/

E valeu Allejo! o/ Foi você quem me enviou um e-mail, não é?

E o 9º Capítulo chegou ao fim:

Final do Capítulo 09

XDragoon - Série de Quadrinhos Online 2010_08_13

Rocky e Krad partem para o ataque decisivo. Quem sairá vencedor? Rocky com sua estranha transformação? Ou Krad, que a todo custo deseja rever sua amada Topaz?

Semana que vem, um novo papél de parede será lançado. O Capítulo 10 será lançado dia 27 de Agosto.

Até lá! E não se esqueçam de enviar os desenhos para o concurso "Feliz Aniversário" concorrendo uma cópia do Fanzine "XDragoon - Especial 2010"!!
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Allejo Sex 13 Ago 2010 - 23:23

Yuski escreveu:STX, eu tenho vontade de fazer um game, mas é embaçado no momento. =/

E valeu Allejo! o/ Foi você quem me enviou um e-mail, não é?

E o 9º Capítulo chegou ao fim:

Final do Capítulo 09

XDragoon - Série de Quadrinhos Online 2010_08_13

Rocky e Krad partem para o ataque decisivo. Quem sairá vencedor? Rocky com sua estranha transformação? Ou Krad, que a todo custo deseja rever sua amada Topaz?

Semana que vem, um novo papél de parede será lançado. O Capítulo 10 será lançado dia 27 de Agosto.

Até lá! E não se esqueçam de enviar os desenhos para o concurso "Feliz Aniversário" concorrendo uma cópia do Fanzine "XDragoon - Especial 2010"!!

Mandei sim, vou ver se consigo criar o personagem e ainda teria outra coisa a falar contigo, depois te mando uma mensagem, falando sobre valeu! só por curiosidade, quais programas você ta usando pra fazer hq e a animação? (pra saber se tem algum diferente dos que uso) cara fiquei contente mesmo de ver o seu trabalho, em fim alguem dos "traços" aqui no forum, geralmente a galera daqui é mais de programação, bom em fim, logo mais entro em contato pra falar mais algumas coisas valeu valeu
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Yuski Sáb 14 Ago 2010 - 0:21

Allejo escreveu:
Yuski escreveu:STX, eu tenho vontade de fazer um game, mas é embaçado no momento. =/

E valeu Allejo! o/ Foi você quem me enviou um e-mail, não é?

E o 9º Capítulo chegou ao fim:

Final do Capítulo 09

XDragoon - Série de Quadrinhos Online 2010_08_13

Rocky e Krad partem para o ataque decisivo. Quem sairá vencedor? Rocky com sua estranha transformação? Ou Krad, que a todo custo deseja rever sua amada Topaz?

Semana que vem, um novo papél de parede será lançado. O Capítulo 10 será lançado dia 27 de Agosto.

Até lá! E não se esqueçam de enviar os desenhos para o concurso "Feliz Aniversário" concorrendo uma cópia do Fanzine "XDragoon - Especial 2010"!!

Mandei sim, vou ver se consigo criar o personagem e ainda teria outra coisa a falar contigo, depois te mando uma mensagem, falando sobre valeu! só por curiosidade, quais programas você ta usando pra fazer hq e a animação? (pra saber se tem algum diferente dos que uso) cara fiquei contente mesmo de ver o seu trabalho, em fim alguem dos "traços" aqui no forum, geralmente a galera daqui é mais de programação, bom em fim, logo mais entro em contato pra falar mais algumas coisas valeu valeu

Os programas que eu uso para a animação é o Adobe Photoshop, para scannear e colorir os desenhos e o Adobe After Effects para a edição de vídeo.
Yuski
Yuski
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 154
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 39
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://xdragoon.com/

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por MasterSonicTH Sáb 14 Ago 2010 - 0:26

CARA TÁ MUITO BOM! JÁ PENSOU, VOCÊ FAZ SUCESSO CRIANDO ANIMES (DIVERSAS TEMPORADAS), FAZ FILMES, LANÇA MANGÁS E TEM JOGOS DE RPG PARA O ZEEBO! AHA IA SER CÔMICO! NO BOM SENTIDO CLARO!
UM NOVO NARUTO NASCE NO BRASIL! KKK IRADO!
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Allejo Sáb 14 Ago 2010 - 0:33

cara então mais uma vez parabens, você anima do modo mais trabalhoso de todos, conheci uma menina que venceu o red bull animaker e levou um pc da apple mais 5 mil e ela dividiu com outros 4 que ajudaram no filme, ela animava da mesma forma que você, photo + after, faço animações e acho um metodo que gera muita qualidade, mas tambem da um trabalho absurdo, só posso parabenizar, animar dessa forma e ainda ter um hq tem que gostar MUITO, parabens
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por MasterSonicTH Sáb 14 Ago 2010 - 1:05

Cara, dica para trilha sonora:

RUSH!
XDragoon é meio futurista certo? A Banda Rush é uma das mais nerds existentes nesse mundo. Pega umas músicas deles! 2112 é muito boa pra série, ela fala de uns planetas lá, templos "mucho loko".

E quem sabe um cd com a OST do anime e do futuro game para o zeebo hehehehe
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Allejo Sáb 14 Ago 2010 - 1:19

MasterSonicTH escreveu:Cara, dica para trilha sonora:

RUSH!
XDragoon é meio futurista certo? A Banda Rush é uma das mais nerds existentes nesse mundo. Pega umas músicas deles! 2112 é muito boa pra série, ela fala de uns planetas lá, templos "mucho loko".

E quem sabe um cd com a OST do anime e do futuro game para o zeebo hehehehe

Master o lance é que pra por trilha nas animações sem autorização pode dar problema, em 2009 fui desclassificado de um festival da tv brasil por conta disso, me desclassificaram por causa de uma tampinha de garrafa que tinha na animação, se os caras da banda que você colocou deixam material livre pra trilhas aí é outra historia, não conheço a banda, mas você ta informado sobre deve saber se é livre ou precisa pedir autorização deles
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Zero XZ Sáb 14 Ago 2010 - 1:34

Allejo escreveu:
MasterSonicTH escreveu:Cara, dica para trilha sonora:

RUSH!
XDragoon é meio futurista certo? A Banda Rush é uma das mais nerds existentes nesse mundo. Pega umas músicas deles! 2112 é muito boa pra série, ela fala de uns planetas lá, templos "mucho loko".

E quem sabe um cd com a OST do anime e do futuro game para o zeebo hehehehe

Master o lance é que pra por trilha nas animações sem autorização pode dar problema, em 2009 fui desclassificado de um festival da tv brasil por conta disso, me desclassificaram por causa de uma tampinha de garrafa que tinha na animação, se os caras da banda que você colocou deixam material livre pra trilhas aí é outra historia, não conheço a banda, mas você ta informado sobre deve saber se é livre ou precisa pedir autorização deles

Não acho que tenha muito a ver com XDragoon, mas se não me engano, o Nine Inch Nails liberou colocar o último CD deles (Ghosts I-IV) em trilhas sonoras, então fica a dica... ;D
Zero XZ
Zero XZ
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3850
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

XDragoon - Série de Quadrinhos Online Empty Re: XDragoon - Série de Quadrinhos Online

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos