Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por Zero XZ Sab 23 Jul 2011 - 6:32

PS: Lembro-vos que este artigo é apenas uma tradução, feita de forma livre, caso vocês queiram ver o original, o link é esse: http://www.hardcoregaming101.net/crystalis/crystalis.htm[/quote]

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis

Escrita por: Robert Greene

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalisja[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalisgbca

Conhecido no Japão como "Godslayer: Sonata of the Far Away Skies", Crystalis foi desenvolvido pela SNK. O Game é essencialmente um clone de Zelda para o NES, mas que expandiu tanto a fórmula da Nintendo que as vezes, é até melhor. Como resultado, Crystalis é lembrado como um dos melhores Action RPG's iniciais, ficando acima de todos os concorrentes em termos de gameplay geral, e até ganhou um espaço no Top 100 de edição 100 da Nintendo Power.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-1

No distante e longínquo ano de 1997 (que era distante quando o jogo foi lançado em 1990), o mundo estava envolvido na guerra, tirando o planeta dos eixos, e causando terríveis mutações. Naturalmente, esse caos resultou na proximidade da extinção da humanidade. O sobreviventes construíram uma torre com poder suficiente para comandar - ou até destruir - o planeta como proteção para cataclismos futuros.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-2

Após o término do prólogo, a primeira coisa que você vê é um computador ligando, então seu nome é perguntado. Você sai do seu sono criogênico, e percebe que 100 anos se passaram. A humanidade está erguida de novo, agora que a maioria dos aspectos da tecnologia foram abandonados em favor da magia. Mas ainda haviam problemas. O maligno império de Draygonia está tentando tomar a torre para seus próprios fins. e apenas você pode encontrar as quatro espadas elementais necessárias para criar a lendária arma chamada Crytalis. Durante o game, você irá aprender mais sobre você mesmo, a torre, e as ambições do Império e de quem está contra ele, em uma história surpreendentemente bem desenvolvida, especialmente quando as histórias dos RPG de consoles estavam na seu infância. Pelo caminho, você encontrará uma garota chamada Mesia, que fosse "criogenada" na mesma época que você. Como resultado, ela também é desejada pelo Império de Draygon. Você também faz amizade com um herói chamado Stom e um sábio chamado Azteca. O game tem 11 torres, 5 espadas, 8 magias, e um vasto bestiário de inimigos e vastos labirintos para navegar.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-3

Diferente de Zelda, seu personagem ganha levels por derrotar os caras maus. Seu personagem começa no nível 1, equipado com a espada do vento. Pelo caminho, você, encontrará mais espadas com diferentes poderes. Essas espadas elementais podem ser carregadas segurando o botão B para atirar disparos especiais. Cada espada pode chegar no nível 3 de poder com o uso dos itens apropriados. Cada uma das espadas podem ser usadas para superar vários obstáculos, como destruir barreiras ou congelar rios. Você pode ganhar 16 níveis de experiência (junto com os tradicionais 255 de HP e MP, e 65535 de gold). Subir de nível é bem fácil, então você provavelmente vai querer passar algum tempo ganhando níveis para ter certeza que você está pronto.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-4

As oito magias incluem 2 magias para curar energia e status, uma de teleporte, e magias úteis que permitem que você possa paralisar inimigos e até NPC's quando necessário, você pode também mudar sua forma (o que é muito legal de se fazer, se comunicar telepaticamente com os 4 homens sábios que são seus guias, criar uma barreira para parar dano, e recorrer a asas invisíveis para te ajudar a voar sobre poços e outros obstáculos perigosos. Megias são obtidas a certos pontos do jogos, mas consumem MP quando usados. Você deve ser cuidadoso ao balancear isso, pois os ataques mais poderosos da espada também drenam MP.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-5

Você também tem o arsenal padrão de diversos escudos, armadura e itens medicinais. Você também obtem um par de Warp Boots para viajar entre cidades, e também a toda poderosa "Opal Statue", que serve como um dispositivo de reviver automaticamente o herói desafortunado que fica sem HP. Existem também várias flautas, máscaras, botas e anéis para usar e equipar para aumentar seus status, encontrar passagens secretas, subir caminhos escorregadios, e até passar por pântanos envenenados. Os preços das armas, armaduras e itens vão aumentando com a passagem do jogo, e alguns itens só podem ser comprados em certas cidades, por um certo período de tempo.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-7

O game começa bem linear, mas você pode explorar mais com seu progresso. Cidades e as pessoas que as habitam começam a mudar no final, e novas áreas para as quais você não era guiado, mas que carregam itens cruciais para seu progresso. A única vez que você não realmente voltar para uma área anterior é depois que você na dungeon final. Não existem puzzle no estilo de Zelda, mas encontrar todos os itens necessários requer um pouco de exploração. Ainda bem, a magia de telpatia te guia para a direção certa, então você não deve perder muito tempo perdido. O gameplay é fluído e os controles são sólidos. Seu herói corre bem e ataca rápido, dando ao jogo uma passada bem mais rápida que os RPGs usuais. O único problema é que você deve ficar parado para carregar suas espadas. Pode ser um pouco inrritante ficar trocando de espadas, já que certos inimigos não recebem danos de certas espadas. Inimigos normais podem te atacar em bando e causar uma quantidade considerável de dano, e quando você é atacado por grupos de inimigos vulneráveis a diferentes espadas, você precisa improvisar (um som metálico indica que nenhum dano está sendo causado - pode ser por estar num nível baixo, ou por estar com a espada errada). O jogo pode ser desafiador, especialente para um jogador de primeira viagem, já que os inimigos normais e os chefes podem ser desafiadores. Chefes apresentam um esquema complicado já que a maioria deles são imunes a todos, menos um, tipo de espada. (Ainda bem que, a não ser que você trapaceie, você não pode lutar com um chefe imune as suas espadas atuais.) Enquanto você passa a maior parte do jogo correndo por aí, atacando e atirando em inimigos, tem uma área legal onde você andava nas costas de um golfinho, uma das minhas partes favoritas de Crystalis.



A música é bem viciante - as canções das montanhas, Shryron Town, o oceano, e as piramedes são alguns dos destaques. Os gráficos são coloridos, embora exista batante trocas de palhetas entre ambos, inimigos e níveis. O herói de cabelo rosa pode parecer um tanto exravagante, e as diferntes áreas tem uma gama de diferentes cores, mas nunca são brandas. Alguns dos designs foram baseado na animação Nausicaa de Hayao Miyazaki, especialmente um dos chefes insetos que parece exaamente como um dos Ohmu.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-8

Embora Crytalis tenha encontrado diversos fãs entre gamers dedicados do NES, ele nunca realmente alcançou o sucesso de outras franquias da Nintendo. A SNK nunca teve planos de fazer uma continuação, é curioso como eles colocam persongagens de m**** como Psycho Soldier e Athena na série King Of Fighters, mas ignora qualquer coisa de Crystalis (Athena e Kensou tem cameos como um dos quatro guerreiros em Crystalis, embora seus nomes tenham sido trocados para Asina e Kensu. Entretanto, Crytalis teve ter um monte de fãs que trabalha na Nintendo, que produziu um port para o GBC em 2000.


Esse port foi feito pela Nintendo Software Technology (NST), um estúdio americano que também Bionic Commando: Special Forces. Embora seja óbvio que o o grupo tenha grande respeito pelo original, eles não conseguiram manuseá-lo de forme correta, então muitos dos fãs considerão essa versão como um downgrade. A maior diferença é na resolução - a tela é muito menor, então seu campo de visão foi cortado. A música é completamente diferente, e muito pior. Existem novas cutscenes para a intro e o final, mas a arte é qustionável. Mas com certeza, o maior pecado foi eles terem dilacerado o único e surpreendente plot do game original que o deixa deferente da maior parte dos RPGs da época.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-11

Ambas as versões se passam num mundo futuro pós-apocalíptico onde a magia emergiu para substituir a tecnologia. Na versão NES, a torre era uma arma antiga usada para mostrar a humanidade como ela progrediu além das guerras que a destruiu num passado. Mesia e o herói eram cientistas que ajudaram a contruir a torre antes de serem colocados em sono profundo, e foram encarregados de fazer a decisão final de como ela deveria ou não ser usada, baseados em como a humanidade evoluiu desde último desastre. Naturalmente o império quer ela para seus próprios propósitos de dominação mundial, tornando a raça que dominava a torre.

Ao invés disso, na versão GBC, a torre foi transformada uma mera super arma Draygoniana, optando por um tema mais como "rebeldes mágicos neo-lúdicos contra um império malvado baseado em tecnologia", como diversos outros RPGs cheios de clichês por aí. O herói e Mesia acabaram tornando-se "guerreiros mágicos" de uma profecia, destinados a lutar contar a mortal combinação de magic de "tecnologia proibida" do Império para restaurar a esperança de um futuro mundo mais limpo, amigável e mágico.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-12

Nem todas as mudanças são ruins. Inimigos não são mais imunes a diferentes espadas, então você não precisa trocar constantemente entre elas. Tem também alguns novos itens, nomes retraduzidos, e uma dungeon extra completamente nova no final, expandida além do layout da torre final. A última fase agora é mais um labirinto do que uma série de lutas. Alguns chefes tiveram a oredem trocada (apenas os dois últimos - a CPU da torre central, o chefe final original, agora é o penúltimo chefe no lugar do imperador que agora é o último. A Nintendo insistiu que a SNK não terminou o jogo original, e a Nintendo meramente fez isso, competando-o com a sua visão.

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Crystalis-10

No final de contas, ambas versões de Crystalis mercem uma jogada, mesmo que a versão de NES seja mais satisfatória em termos de história e, imagino eu, como uma melhor experiencia gamística geral.

MP3
Field - NES: http://dl.fileplanet.com/dl/dl.asp?classicgaming/contra/history/crystalis/Crystalis%20-%20Field.mp3

Comparação

NES <--------------------------> GBC

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Compare-nes1[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Compare-gbc1
[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Compare-nes2[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Compare-gbc2

Introdução - NES
[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Nesintro-1[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Nesintro-2[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Nesintro-3

Introdução - GBC
[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-1[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-2[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-3[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-4[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-5[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Gbcintro-6
Zero XZ
Zero XZ
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3850
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 26
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por STX Sab 23 Jul 2011 - 13:34

otimo post! não conhecia sobre esse game. Merecia um remake! Very Happy
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 39
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por MasterSonicTH Sab 23 Jul 2011 - 15:19

A diferença da versão NES pra GBC é como comparar HDMI com RCA! Laughing
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 24
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por kBessa Dom 24 Jul 2011 - 15:58

Caramba! Será que eu encontro pra famicom? (puta merda, meu salário está todo indo embora comprando jogos de famicom, hahahaha).

[edit] Encontrei por 15 dólares no eBay. Assim que chegar (daqui um mês), eu posso dizer como é a experiência real (TV Tubão + Famicom, nada de emulador).
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 35
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por Weidson Dom 24 Jul 2011 - 17:39

Ótimo tópico. Eu nem conhecia esse jogo!

@KBessa

Eh KBessa! Nada como jogar em um legítimo console da nintendo.
Weidson
Weidson
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1346
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 25
Localização : Grande Recife- PE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por dinhoin Dom 24 Jul 2011 - 23:38

NOOOSA GOSTIIII


Dexa eu compra meu dingoo vo fica o dia intero nesse jogo U__U
dinhoin
dinhoin
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3332
Data de inscrição : 13/11/2010
Idade : 25
Localização : Gaia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis Empty Re: [Hardcore Gaming 101] Artigo Traduzido: Crystalis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum