Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

+2
Diegobras
ari789
6 participantes

Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por ari789 Qui 28 Jul 2011 - 21:02

Olha o que acabaram de postar no forum para quem não viu vou postar aqui Shocked

Yo!

Postando uma pequena atualização sobre os últimos progressos e o estado atual do projeto.

- Segurança

Um dos maiores problemas que encontraríamos para fazer modificações permanentes no console, seja para homebrews ou Linux, seria como desviar de todo o mecanismo de segurança que a Qualcomm implementou no MSM7201A. Teoricamente, tudo no console teria alguma forma de proteção contra modificações. O MSM7201A foi feito para validar cada etapa do boot e assim garantir total integridade do sistema.
Felizmente (ouch, Longcheer!), estes mecanismos não estão ativados. De todos que testei (que são os úteis para nós), nenhum está protegido, podendo ser livremente modificados e gravados de volta no console. Isso significa que temos total controle do Z.
Dos dados presentes na NAND, e interessantes de serem modificados, é a partição APPS (que no caso do Zeebo, contém o BREW) para homebrews; ou os bootloaders OEMSBL2 (o 1 é idêntico ao 2, mas não é utilizado no Z) e APPSBL para Linux.

- Flash via Diag

Para quem viu o vídeo sobre o patch permanente de homebrew, eu disse que pesquisaria sobre como fazê-lo sem precisar de JTAG. É possível gravar firmwares na NAND pela porta de DIAG, através do modo de download que todo dispositivo baseado nos MSM (e QSDs?) da Qualcomm tem. O que não temos, é o software para enviar a imagem para o Zeebo. As ferramentas oficiais não suportam o MSM7201A, o bootloader (pequeno código que a ferramenta envia para o aparelho antes de enviar a imagem completa) para esta série não está incluída.
O autor do RevSkills, modificou um bootloader de outro SoC para funcionar com o MSM7201A. Por isso não gastei tempo olhando sobre, já que ele estava trabalhando neste ponto. Além do que, ele já tem boa documentação acerca dos BLs e o modo "software download", se fosse para nós do OpenZeebo fazer, teríamos que começar quase que do zero.
Infelizmente, até a versão atual do RevSkills, ele ainda não funciona corretamente. Conversei com o autor e ele disse que consertaria-o nas próximas versões, mas mesmo depois de vários novos updates, o bootloader ainda não está funcional. Expliquei o porquê que queria este recurso e ainda ofereci trabalhar nesta parte em específico, assim ele me mandaria o material que já havia pesquisado e eu continuaria, sem a necessidade de créditos ou coisas do tipo. Mas, depois que ele fechou o app (era open source) e começou a vender alguns recursos no RS, perdeu o "espírito hacker" e o dinheiro falou mais alto. Assim, não sei se algum dia veremos suporte a CPU do Zeebo no RS. Caso não obtenha resposta dele em algumas semanas, vou parar o trabalho com o Linux e pesquisar sobre flashing pela porta de Diag, mesmo que tenhamos que começar do 0.

- Porta serial

Quando desmontei o Z pela primeira vez, logo imaginei que aqueles dois pads abaixo da antena poderiam ser uma porta serial. É normal quando você desmonta algo, tentar descobrir para que serve cada pad/terminal/botão na placa que não esteja rotulado.
Tentei confirmar a teoria de várias formas possíveis, mas os pads pareciam simplesmente, mortos. Investiguei novamente há algumas semanas e realmente: estão ligados a UART1! Realmente é uma porta serial. Acontece que a função configurada para eles internamente não era essa, por isso sempre pareciam mortos.
Um dos problemas para levar o Linux ao Z era a falta de uma porta serial (vide Wiki). Bem, problem solved! Detalhes http://projects.tripleoxygen.net/openzeebo/index.php?title=UART

- Linux
Spoiler:
Nota: ainda tem muita coisa desnecessária/incompleta/"porca" aí. Ignore.

Quando falo Linux, entenda como Android também. Por que? A árvore do Android é a mais completa em termos de funcionalidades para o usuário final. E uma coisa importante é a aceleração gráfica: geralmente os fabricantes dos SoC (Qualcomm neste caso) não oferecem os fontes para usufruir 100% da GPU. Se usarmos o Android, podemos aproveitar os binários do HTC G1 (módulo do kernel e libs OpenGL). Apenas com o Linux, é improvável que consigamos aceleração gráfica em hardware.
Além do trabalho normal que teremos para finalizar uma distro para o console, temos atualmente um "pequeno problema": proc_comm + AMSS atuais. Em resumo, o AMSS é OS (não é só um OS, mas para simplificar, considerem assim) que roda no ARM9 e cuida das funções de radio/rede, enquanto no ARM11 roda o OS de aplicações (BREW, Android/Linux, WinCE). Todos os aparelhos baseados no MSM7201A ou compatíveis funcionam de maneira similar. Mesmo entre aqueles que rodam o BREW (Zeebo) ou o Android (G1), os AMSS são bem parecidos, pois 95% dele é fornecido pela própria Qualcomm.
Já o proc_comm, é um mecanismo IPC, ou resumindo: um meio dos núcleos conversarem. Como o ARM9 é uma espécie de hypervisor, o ARM11 geralmente não comunica diretamente com alguns periféricos, mas solicita ao ARM9 que o faça. Esta solicitação é feita através de uma área especial na RAM (chamada SMEM, ou Shared Memory. No shit sherlock!), compartilhada pelos dois núcleos, onde um insere o comando e avisa ao outro que há algo a ser feito. Este, por vez, verifica o comando na SMEM, executa-o (se for possível), retorna o resultado e avisa o núcleo solicitante que pode pegar o resultado. Na verdade é mais complexo que isso, mas fundamentalmente, é assim.
Independente do OS que o ARM11 vá rodar, estes mecanismos existem. Apesar do funcionamento exato ser quase idêntico, a implementação do proc_comm presente no kernel da árvore do Android/Linux foi feita para "conversar" com AMSSs do G1/insira_smartphone_com_msm7201a/msm7200a_e_android_aqui, não sendo compatível com o AMSS do Zeebo. Ainda não sei até que ponto são diferentes, mas o caso é que devemos estudar estas diferenças e modificar o kernel para que ele suporte especificamente o Z. Até agora, estou configurando o que preciso para o kernel através de um pequeno bootloader + modificações no OEMSBL, comentando as solicitações do kernel ao proc_comm, enquanto deixo o AMSS em loop infinito (ou o watchdog mata o ARM11, achando que ele travou).
Uma opção, já que temos total controle do hardware, é modificar o OEMSBL para dar o máximo de controle possível do SoC ao ARM11 e ignorar o AMSS completamente ( while(1) {} ). Entretanto, há coisas que o ARM11 nunca terá acesso, assim pode não ser uma idéia segura para o futuro.

Resumindo: estou trabalhando inteiramente no Linux e olharei sobre flashing via diag nas próximas semanas caso não tenha retorno do RS. Sobre progressos nos apps nativos do Z (jogos, opera, zeeboids, etc..), espero que outras pessoas olhem.

Obrigado àqueles que -ainda- estão conosco.
Fonte:http://www.openzeebo.org/t73-atualizacao-em-28072011#697
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Diegobras Qua 10 Ago 2011 - 2:17

É só uma pena que todo esse trabalho pode resultar em um sucesso teórico, pois o Zeebo não está mais à venda para ser desbloqueado. Aliás, quando estive em Vitória/ES, vi um monte de Zeebos à venda na Casa e Video do Shopping de lá, e o engraçado é que o preço era maior que o de tabela, 311 Dilmas!
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por EDZ Qua 10 Ago 2011 - 3:05

uaí e daí q n estará mais a venda? o q interessa é tem tem ele em mãos...
EDZ
EDZ
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1468
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 34
Localização : São Paulo-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Diegobras Qua 10 Ago 2011 - 5:56

EDZ escreveu:uaí e daí q n estará mais a venda? o q interessa é tem tem ele em mãos...

E daí que o alcance do fruto do trabalho dele estará limitado aos Zeebos que já foram vendidos e que ainda estão funfando...
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Koster Qua 10 Ago 2011 - 11:53

A Zeebo deveria, já que deu errado o projeto e tal, fazer um Zeebo sem o 3G e com todos os jogos da ZIS, pelo menos, e alguns outros. Uns 20 jogos na memória já dá para vender e não perder os Zeebos já feitos e as possíveis peças já encomendadas, lá sei.
Koster
Koster
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por kBessa Qua 10 Ago 2011 - 12:22

Eu acho que eles vão aproveitar e lançar é o Zeebo Phone com as peças que sobraram....

COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES?!?!?! hauhauahuahuahuaha Razz
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Diegobras Qua 10 Ago 2011 - 15:21

Koster escreveu:A Zeebo deveria, já que deu errado o projeto e tal, fazer um Zeebo sem o 3G e com todos os jogos da ZIS, pelo menos, e alguns outros. Uns 20 jogos na memória já dá para vender e não perder os Zeebos já feitos e as possíveis peças já encomendadas, lá sei.


Hehehe, o velho método Tectoy de vender videogames Very Happy
Diegobras
Diegobras
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 43
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por EDZ Qua 10 Ago 2011 - 17:20

bom , uma coisa mmais lucida era eles venderem os jogos no SD...pelo menos...
EDZ
EDZ
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1468
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 34
Localização : São Paulo-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por ari789 Qua 10 Ago 2011 - 18:45

olha a quanto tempo eu criei este topico e olha quanto tempo demorou pra responder u.u
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por augustoad Qua 10 Ago 2011 - 20:11

ari789 escreveu:olha a quanto tempo eu criei este topico e olha quanto tempo demorou pra responder u.u

u mad? lol.
Cara, tô precisando mandar meu Zeebo pra AT. ele tá com todas ( I MEAN IT) as animações da Z-Wheel corrompidas e um bocado dos jogos não pegam. :C

Espero que não seja terminal.
augustoad
augustoad
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 10/12/2009
Idade : 27
Localização : PG City
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.k8kstudios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Koster Qua 10 Ago 2011 - 20:22

Diegobras escreveu:
Koster escreveu:A Zeebo deveria, já que deu errado o projeto e tal, fazer um Zeebo sem o 3G e com todos os jogos da ZIS, pelo menos, e alguns outros. Uns 20 jogos na memória já dá para vender e não perder os Zeebos já feitos e as possíveis peças já encomendadas, lá sei.


Hehehe, o velho método Tectoy de vender videogames Very Happy
Com a pequena diferença que o Mega Drive não era defasado na época e deu super mega certo.
Koster
Koster
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Zeebo - Progressos da O3  Zeebo Desbloqueado mais perto ainda  Empty Re: Progressos da O3 Zeebo Desbloqueado mais perto ainda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos