Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conheça um computador movido a... água!.

2 participantes

Ir para baixo

computador - Conheça um computador movido a... água!. Empty Conheça um computador movido a... água!.

Mensagem por nyzs Sex 27 Jan 2012 - 15:33

computador - Conheça um computador movido a... água!. 20120126155904

Hoje, quando se fala em tecnologia, seja por algum componente da empresa ou uma característica específica, muita gente já pensa na sua marca preferida: Apple, Intel, Google, Samsung, e muitas outras.

Mas antigamente, os computadores não eram nem de longe tão compactos e modernos como os que vemos e temos na atualidade. Eles eram tradicionalmente gigantescos, possuíam alavancas, engrenagens e outros mecanismos enormes que poderiam automatizar seu funcionamento de uma forma ou outra.

Por mais futurista que isso tenha sido naquela época, houve um dispositivo que, apesar de se parecer como um grande sistema de encanamento, era na verdade um computador movido a água. De acordo com a revista russa Science and Life, o aparelho, construído pelo cientista Vladimir Lukyanov em 1936, foi o primeiro do mundo a ser capaz de solucionar equações diferenciais parciais, algo bem difícil de ser feito - quem está na faculdade de matemática, física ou engenharia deve saber bem do problema que estamos falando!

computador - Conheça um computador movido a... água!. 20120126155407
Invenção surgiu em 1936 pelas mãos de um russo. Dispositivo funcionava como uma calculadora hidráulica capaz de solucionar equações.


Para solucionar os exercícios, Lukyanov utilizava uma série de tubos de vidro interligados e cheios de água. A resposta era obtida de acordo com o nível de líquido presente em determinados tubos, enquanto tampões e torneiras serviam para alterar as variantes das equações. Resumindo: o computador funcionava como uma calculadora hidráulica, ou seja, um instrumento de cálculo composto por tubos, tanques, canos e válvulas.

O dispositivo inspirou muitos outros produtos e aplicações com tecnologia semelhante, especialmente em áreas como geologia, física térmica, metalurgia e engenharia de foguetes.

Fonte: Olhar digital

Velhos tempos Cool .
nyzs
nyzs
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1027
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 47
Localização : Belém. Pará
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

computador - Conheça um computador movido a... água!. Empty Re: Conheça um computador movido a... água!.

Mensagem por Ferreiratasso Sáb 28 Jan 2012 - 12:11

Lembrei daquela história do brasileiro que teria inventado um motor movido a água, totalmente boicotado pela indústria petrolífera.
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos