Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

4 participantes

Ir para baixo

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. Empty Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

Mensagem por Sony.Hack Qua 19 Ago 2009 - 1:13

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. 302194-orig

No dia 14 de agosto de 1989 era lançado o Genesis, versão ocidental do Mega Drive japonês lançado um ano antes, em território norte americano. Assim a Sega estabelecia o ponto de partida para a quarta geração de consoles, conhecida e lembrada até hoje como a geração 16-bits. O console foi lançado custando US$ 189 e vinha com o port de arcade Altered Beast (?RISE FROM YOUR GRAVE?, se lembram?), haviam também mais cinco joguetes a disposição: Space Harrier II, Super Thunder Blade, Tommy Lasorda Baseball, Last Blade e Thunder Force. O que havia de comum entre esses jogos eram suas qualidades técnicas similares aos dos jogos em arcades, que eram as referências de qualidade naqueles tempos. Assim, o Genesis mostrava na prática sua superioridade sobre o NES e seus jogos tecnologicamente mais limitados.

Outra tática que se mostrou eficaz foi a Sega ter assinado contratos com estrelas do esporte para figurarem games com seus nomes. A sega também acertadamente atraiu a Electronic Arts, que ignorou a Nintendo durante o ciclo de vida do NES, para seu sua primeira parceira terceirizada no ocidente. Jogos de ação estilo arcade e simuladores esportivos sempre estiveram entre os favoritos do público americano, contribuindo assim para o Genesis ganhar grande popularidade rapidamente. Ainda no ano de lançamento a Sega assinou contrato com ninguém menos que o rei da música pop Michael Jackson, resultando no lançamento do game Moonwalker, levemente inspirado no filme homônimo protagonizado por Jackson.

Mesmo com todos esses artifícios o desempenho comercial do Genesis não foi o suficiente para superar a incrível popularidade do NES, que vivia seu auge e recebeu seus melhores games justamente no quadriênio 1988 - 1991. O console de 16-bits da Sega foi capaz de estabelecer seu nome no mercado e junto ao público, mas tinha capacidade para chegar mais longe e ser muito maior do que foi seu antecessor, o Master System. A Sega acreditava nisso e começou uma campanha agressiva para bater de frente com a Nintendo, simbolizada pela célebre campanha ?Genesis does what Nintendon´t?

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. 302175-orig

O Genesis já tinha uma boa quantidade de títulos em seu início de ciclo, mas ainda faltava aquele jogo capaz de vender consoles, de atrair mais gente para o console, de impressionar a todos para valer. Faltava ?O? jogo. Esse game veio somente em 1991 com o lançamento de Sonic the Hedgehog, o maior sucesso da Sega até hoje e um dos maiores clássicos da história dos vieeogames. Sabiamente a Sega colocou Sonic como o jogo que vinha junto do aparelho, substituindo Altered Beast, e além disso diminuiu o preço do console de US$189 para 149 dólares. O Genesis finalmente explodiu e tornou-se um console matador, deixando os executivos da Nintendo (que até então não viam o console da Sega como uma ameaça) de cabelo em pé. Pela primeira vez na história dos videogames viu-se uma rivalidade e uma disputa tão acrirradas pelo topo do mercado de videogames. Foi uma briga que deu gosto de ver, e toda essa disputa ajudou a surgir diversos clássicos que são lembrados com carinho por quem vivenciou aquele período. Falando especificamente do Genesis, jogos como Sonic the Hedgehog 2, 3 e Sonic & Knuckes, Quack Shot, Gunstar Heroes, Phantasy Star III, Shinobi, Comix Zone, Streets of Rage 2, Toe Jam and Earl e vários outros que vocês se lembrarão e me xingarão por não ter lembrado.

De minha parte, não me lembro se cheguei a conhecer o Mega Drive já em 89, mas me lembro de quanto deslumbrado eu fiquei quando joguei Sonic. Aquela musiquinha da Green Hill Zone ficará na minha cabeça até o dia que eu for para o caixão. Me lembro também de uma das primeiras vezes que joguei o Mega Drive e fiquei impressionado como o Fatal Fury era ?igualzinho ao do fliper? (podem rir, mas eu devia estar na primeira ou segunda série só). Nas locadoras de games sempre jogava alguma coisa do Mega Drive, dividindo o tempo e atenção com o SNES. Também me lembro até hoje das tardes que passei jogando desde Pit Fighter até Captain America and the Avengers. Foi um belíssimo console cuja biblioteca de jogos tem vários games clássicos. Pena foi atrapalhado pela própria Sega com sua coleção de estutices que resultou no lançamento daquelas tralhas constrangedoras que só serviram para emporcalhar a bela história do Genesis.

O Brasil e a Tec Toy

Não para falar de Mega Drive sem falar no competente trabalho realizado pela Tec Toy naqueles anos. Como representante oficial da Sega no Brasil, seu trabalho de apoio e localização de jogos foi brilhante e ajudou muito a popularizar o console no país mesmo com todas as dificuldades econômicas do período pré-plano real. Haviam muitas propagandas nas revistas, os jogos podiam ser encontrados em tudo quanto era loja e os preços eram bem mais acessíveis que os praticados hoje. Foi uma época de ouro em que havia um mercado nacional de videogames aquecido.

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. 302193-orig

A Tec Toy também foi a empresa pioneira na localização de jogos para o português, traduzindo jogos do Master System e do Mega Drive. No caso do console de 16-bits foram traduzidos os jogos Phantasy Star II e III, Yuyu Hakusho, Shining in the Darkness, Where in the World is Carmen Sandiego? e Where in Time is Carmen Sandiego? Por outro lado teve aqueles sprite swaps safados com a Turma da Mônica e os horrorosos jogos originais do Pica Pau e do Duke Nukem, esse em especial é constrangedor de tão ruim. Tirando esses deslizes, foi um trabalho de primeira, muito melhor do que o suporte da Gradiente cpara os consoles Nintendo, por exemplo. Quem viveu aquele período sabe do que estou falando.

Por fim fica a lembrança de um belo console, que apesar de alguns pesares fez bonito e deixou sua marca para sempre. Uma marca muito positiva e saudosa, a ponto de ter criado uma legião de fãs que estão aí até hoje morrendo de saudades daqueles tempos que não voltam mais. Embora eu não tenha tido um Genesis/Mega Drive em casa, me diverti muito com ele e passei muitas horas agradáveis com seus games.

Parabéns Mega Drive, parabéns Genesis, Parabéns SEGA.

Sony.Hack
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 868
Data de inscrição : 06/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. Empty Re: Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

Mensagem por william_magalhaes Qua 19 Ago 2009 - 2:02

Sad
Me emocionei...
Sad
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. Empty Re: Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

Mensagem por Suicune Qua 19 Ago 2009 - 3:21

Ah, aquelas tardes jogando Sonic q não voltam...
Suicune
Suicune
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 36
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. Empty Re: Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

Mensagem por Geremy Qua 19 Ago 2009 - 17:52

Pó que saudade!! Sad Deu vontade de ter um MD só pra jogar esse classicos denovo, me lembro tardes e tardes de fins de semana(eu alugava jogos) q ficava jogando, lembro até hoje do jogo q mas demorei pra terminar "Sonic & Knuckes+Sonic 2"(diferente do Sonic 3 esse não tinha Arquivo de Save,demorei umas 8 horas direto de manhã até a noite, só parando pra comer)

Parabens!! Mega Drive \o/ cheers cheers
Geremy
Geremy
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 237
Data de inscrição : 03/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos. Empty Re: Sega Mega Drive (Genesis) completando 20 anos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos