Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potêncial do Zeebo em comparações

+2
Poser_Metal
ravled
6 participantes

Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por ravled Sex 20 Nov 2009 - 15:38

Acredito que para maioria dos membros desta comunidade e também para os usuários e futuros usuários do zeebo, um desempenho similar ao desempenho do nintendo DS já seria algo um tanto satisfatório.

O problema é que as empresas não investem com medo de "sabe se lá o que" e não fazem por onde para que o Zeebo tenha uma credibilidade descente, mas como o foco não é esse e sim ver o que o Zeebo é capaz, fazendo comparações com os portáteis "parrudos" da geração atual.

Vejamos as especificações, tirando as limitações do visor do DS e PSP com relação a uma TV e abaixo segue as informações técnicas do Nintendo DS (1°):

CPU

Processador Principal: ARM946E-S(67 MHz)
Processador Secundário: ARM7TDMI(33 Mhz)

MEMÓRIA

Memória Principal: 4Mbyte
Memória Conjunta do ARM9/ARM7: 32kbytes
Memória RAM dedicada do ARM7: 64Kbytes
VRAM: 656 Kbytes

Telas

Tamanho: 256 x 192 x 2 telas (Esquece isso aqui... se tiver antialiasing no Zeebo é claro)
Quantidade de Cores: 256,144 colors(R:G:B=6:6:6)
Processador de Gráficos 2D
Cenário de Fundo: Maximo de 4 camadas
Objetos: Maximo de 128 objetos simultâneos.

Processador de Gráficos 3d

Capacidade de Transformação: máximo de 4 megavertices por segundo.
Polígonos: Maximo de 120k poligonos por segundo
Taxa de Preenchimento de pixels: Maximo de 30 megapixels por segundo

SOM

16ch ADPCM/PCM (Maximo de oito canais de áudio)
Saída para microfone(essa eu achei beeem estranha,devem ter errado,em vez de colocar fone devem ter posto isso)

Até aí, parece muito pouco porém vendo certos títulos do Nintendo DS, vemos que o que conta mesmo é a imaginação da equipe que trabalha nos jogos e também a capacidade de improvisar com pouco. É possível fazer bons gráficos com baixo numero de polígonos e com visual quase next Gen. Para isso ser possível, a equipe deveria focar-se por exemplo nas texturas e animação no caso dos personagens. Já os cenários, diminuir ao máximo os excessos de detalhes em sua arquitetura e por (mais uma vez) texturas com alto nível de detalhe.

Abaixo, para seguir a comparação e ver que o Zeebo tem sim um potencial que poderia chegar perto dos Next Gen. Segue as especificações do PSP:

PSP CPU CORE

MIPS R4000 32bit Core
128bit Bus
1 - 333MHz @ 1.2V
Main Ram :32 MiB
Embedded DRam: 4 MiB
Bus Bandwidth :2.6GB/sec
I-Cache, D-Cache
FPU, VFPU (Vector Unit) @ 2.6GFlops
3D-CG Extended Instructions

PSP Graphics Core 1

3D Curved Surface + 3D Polygon
Compressed Texture
Hardware Clipping, Morphing, Bone( 8 )
Hardware Tessellator
Bezier, B-Spline(NURBS)
ex 4x4, 16x16, 64x64 sub-division

PSP Graphics Core 2

'Rendering Engine' + 'Surface Engine'
256bit Bus, 1-166 MHz @ 1.2V
VRAM :2MB(eDRAM)
Bus Bandwidth :5.3GB/sec
Pixel Fill Rate :664 M pixels/sec
max 33 M polygon /sec(T&L)
24bit Full Color:RGBA

PSP Sound Core: VME

Reconfigurable DSPs
128bit Bus
166MHz @1.2V
5 Giga Operations /sec
CODEC
3D Sound, Multi-Channel
Synthesizer, Effecter, etc

Mesmo tendo comparado o Zeebo com portáteis, se forem reparar bem, esses portáteis tem atualmente (20/11/2009) gráficos superiores aos do Zeebo que tem como referência gráfica os jogos da série Extreme. Não só o Zeebo é ultrapassado por estes citados, como também alguns jogos (muitos) do Game Cube e PS2... Claro que não falo de todos os jogos, mas a jogabilidade destes é muito boa, e seria outro ponto a acrescentar para que o Zeebo viesse a ser um videogame concorrente e não somente casual.

Agora vem as especificações do Zeebo (o que vocês já estão cansados de ver):

* CPU ARM 11 / QDSP-5 funcionando em 528 MHz
* Vídeo: Qualcomm Adreno 130 Graphics Core
* Memória de armazenamento: 1 GB NAND Flash (para jogos)
* Memória do sistema: 160 MB RAM, 128 MB DDR SDRAM + 32 MB stacked DDR SDRAM em MSM7201A
* Resolução VGA (640 x 480) - 4:3
* 3 portas USB 2.0 Standard A (para acessórios)
* Expansão SD Slot / Interface
* Capacidade Gráfica: 4 milhões de triângulos por segundo
* Áudio: 8 canais simultâneos MP3, ADPCM, MIDI
* Dimensões: Largura x Comprimento x Altura - 157 mm x 215,4 mm x 44 mm
* Peso: 1,3 kg
* Sensibilidade: <- 106 dBm (em UMTS)
* Antena interna
* Banda: Quad Band GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900) MHz Tri Band UMTS/HSDPA/HSUPA (850/1900/2100) MHz

Não coloquei muito porque como já disse vocês já estão cansados de saber o que o Zeebo tem. (... Fora que ta lá no manual também)

Lembrando que as únicas coisas que impedem o Zeebo de fazer jogos a nível de PS2 ou superiores (acho que peguei pesado) seria a capacidade física (1GB) e quantidade de polígonos por segundo (ao meu ver), porém, isso não seria nada (não é!!!) perto do que pessoas com uma boa imaginação para inovar podem fazer.

Só vou reforçar no Nintendo DS porque é a única plataforma que tem uma mídia física semelhante a do Zeebo (em questão de tamanho, pelo amor de Deus...).

O Nintendo Ds é limitado e pode fazer gráficos bons, o Zeebo é limitado em tamanho de jogos porém ultrapassa de longe muitos dos componentes do DS, logo o Zeebo pode fazer muito mais do que o DS tem feito, talvez entre o PSP e o PS2.

Nota: Na minha opinião o PSP é um Playstation 2 de bolso.

Espero que isso não soe como “encheção” de lingüiça e sim um incentivo para que haja mais jogos com bons níveis.

i-iisso é tudo pe..pessoal...
ravled
ravled
Novato
Novato

Cheia
Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/04/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Poser_Metal Sáb 21 Nov 2009 - 11:51

Lá vamos nós de novo...

Poser_Metal
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1210
Data de inscrição : 20/07/2009
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

http://www.zeebobrasil.com

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Brmp Dom 6 Dez 2009 - 1:41

Bom, como eu ja disse em outro post, o Zeebo é um "Super Nintendo 64" com o mesmo calcanhar de aquiles: Midia de armazenamento...
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Luís Eduardo Dom 6 Dez 2009 - 12:56

Se olharem as especificações técnicas do zeebo com o do gamecube, verão que ele te, hipoteticamente, a mesma capacidade de polígono por segundo(claro, sabemos que co "cúbico" pode mais), e Galaxis O Fire mostrou ter ótimos efeitos especiais, então, qual é o motivo para não fazerem algo melhor para ele?
Luís Eduardo
Luís Eduardo
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Chrono Dom 6 Dez 2009 - 13:25

A diferença são os efeitos e a capacidade da vga em manipular poligonos. O Adreno é bom, mas não passa de uma Geforce 2 e olhe lá. O GC tem capacidade próxima a Geforce 3.

Na verdade, toda a geração passada tem uma VGA tão potente quanto a Geforce 4 MX 440 e olhe lá, e o Zeebo está um pouco abaixo disso.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Hikori Dom 6 Dez 2009 - 13:45

O Zeebo não tem nada de Nintendo DS. Na verdade, os jogos de DS são bem grandes sim, tanto que os cartões podem armazenar até 512MB, porém até hoje só temos jogos com no máximo 256mb(Kingdom Hearts, A.S.H.). Ou seja, é por isso que vemos gráficos de qualidade no DS.

Porém, ainda há esperança. Como você sabe, existe a entrada SD, então é possível que o executável venha pela ZeeboNet e as texturas/sons/outros por um cartão SD, ou ainda aumentar a memória do Zeebo pelo cartão, permitindo jogos maiores.

Outra coisa, não se mede tudo pelos Mhz. Veja o Xbox, todo poderoso no processador a 700mhz(que era um Celeron, veja só), mas o que mais fez gráficos na última geração foi justamente o GC. Como já falaram, também tem que ver a manipulação de polígonos da GPU, e isso o Zeebo está quase no patamar do PSP.
Hikori
Hikori
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 525
Data de inscrição : 05/10/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Chrono Dom 6 Dez 2009 - 14:04

Do PSP? Improvável, já que o PSP tem a mesma GPU do PS2 e se pegarmos jogos como Gran Turismo 3, que foi feito em 2001, o Zeebo não consegue algo parecido.

O Zeebo ainda está mais proximo do PSX, revendo aqui Crash Team Racing, este Extreme Baja está no mesmo nível que ele. Agora peguemos um jogo do DC, lanaçdo no mesmo ano que ele:



e aí se vê a distância entre os dois sistemas e que distancia!

E, o tamanho realmente não importa, olhem este video, com apenas 4k de tamanho. Tudo em tempo real.



Quanto a GPU, a do XboX foi a mais poderosa da geração passada, tanto é que foi a única que poderia receber DOOM 3, pois suportava pixel e vertex shader, coisa que faltava no DC/PS2/GC.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Brmp Dom 6 Dez 2009 - 18:15

bishop escreveu:Do PSP? Improvável, já que o PSP tem a mesma GPU do PS2 e se pegarmos jogos como Gran Turismo 3, que foi feito em 2001, o Zeebo não consegue algo parecido.
Bom, não podemos afirmar algo assim ainda, esperemos por 2010... O PS2 tinha um investimento muito forte das empresas mesmo no começo de sua "vida", coisa que o Zeebo está muito longe de ter...

bishop escreveu:
O Zeebo ainda está mais proximo do PSX, revendo aqui Crash Team Racing, este Extreme Baja está no mesmo nível que ele.
Bom, realmente, ele ainda está mais próximo do ps1...

Sega Saturn <--- Playstation One <-------- Nintendo64 / Zeebo <------------------------------------------------------- Dreamcast <-- Playstation 2

Pra mim o Zeebo está no patamar gráfico do Nintendo 64 ( Baja, Galaxy on Fire, Boomerang Sport Tennis). Falta bastante ainda pra ele poder ser comparado a geração 128 bits...
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Hikori Dom 6 Dez 2009 - 19:04

bishop escreveu:Do PSP? Improvável, já que o PSP tem a mesma GPU do PS2 e se pegarmos jogos como Gran Turismo 3, que foi feito em 2001, o Zeebo não consegue algo parecido.

O PSP tem a mesma GPU do PS2? Tem algum erro ai amigo. Se fosse assim ele teria gráficos bem superiores, afinal o processador do PSP está em 333mhz contra os 294mhz do PS2, além da resolução mais baixa.. Vendo os jogos do PSP em questão de gráficos, a grande maioria não passa do PS1 com filtro trilinear. Como o próprio PSP é mais fraco que o Dreamcast e o Iphone está se mostrando quase tão forte quanto PSP, dá pra acreditar que o Zeebo tenha um potencial de chegar a nível de PSP sim. A verdade é que agora ele realmente não passa do 64.

bishop escreveu:Quanto a GPU, a do XboX foi a mais poderosa da geração passada, tanto é que foi a única que poderia receber DOOM 3, pois suportava pixel e vertex shader, coisa que faltava no DC/PS2/GC.

Concordo em partes, o suporte a pixel e vertex shader foi uma das coisas que mostrou para que o Xbox foi capaz. Ele inclusive já rodava jogos em Full HD. Mas, se você for ver os jogos da série Rogue Squadron, foram os que mais usaram polígonos na última geração e foram exclusivos para GC. Além do Resident Evil 4, que ficou lindo demais no console. Ou seja, fica difícil saber quem era mais poderoso realmente.
Hikori
Hikori
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 525
Data de inscrição : 05/10/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Chrono Dom 6 Dez 2009 - 19:24

Os três consoles da geração 32/64 bits tinham um rendimento bem parecido. É só comparar Tomb Raider do Saturno com o do PSX. Pelo que dizem por aí, se o Saturno tivesse sido melhor explorado quaisquer jogos dos dois sistemas teria uma leve vantagem nele, vide os jogos 2D, com a ajuda adicional do Cart Ram, os jogos da SNK e da Capcom eram conversões perfeitas dos fliperamas.

O Nintendo 64 tinha a ajuda que o cartucho dava toda a memória disponivel para o processador, como assim? É que tudo que se necessitava, música, sons e texturas, já estavam a espera do processador para ser processado, por isso que são poucos os jogos que você vê clipping (construção de mundos ao redor do personagem/jogo) e muitos jogos, quando isto acontecia, eram disfarçados com um denso nevoeiro - Turok usou isto em excesso.

E como o cartucho tinha um espaço muito pequeno, as texturas tinha de ser repetidas e, algumas vezes, até chapadas. Aí quando usavam texturas para formar desenhos, quando se chega muito perto de uma parede não vemos os bitmaps estourados porque o Nintendo 64 tinha como usar o blur, que suga muito de processamento.

É só comparar o Mortal Kombat 3D do PSX com o do Nintendo 64, todo o jogo parece melhor no ultimo, mas ele tem texturas mais borradas.

Agora investimento é que não falta, de acordo com o qeu foi mostrado, a Quallcomm torrou um bom dinheiro no projeto Zeebo, então para mostrar jogos do nível do PSX para cima, um prazo limite seria maio de 2010, no qual o console já vai estar em operação a um ano.

Em um ano de operação o que tivemos no PSX, no nintendo 64 e no saturno?

Saturno, no seu lançamento:



Tive o prazer de jogar ClockWork Knights e foi um dos motivos que eu fiquei apaixonado pelo Saturno, pela sua jogabilidade simples, rápida e viciante, que muito lembra os Donkey Kong Country da vida.

Nintendo 64 já tivemos o DOOM64 e o Mario 64 que dispensam apresentações! Very Happy



Motor Toon, lançado em janeiro, eu acho, juntamente com, Battle Arena To shi den



E, realmente, devo ter exagero um pouco devido a potencia do PSP, mas, até onde eu vejo, o console é bem superior, graficamente, que o PSX/N64.



Efeitos de iluminação que não são vistos nos dois consoles.



Efeito de fumaça e profundidade bem mais detalhado que os dois consoles.

---

Caso o PSP tivesse o mesmo gpu do PS2, mesmo com o processor com velocidade maior, o mesmo não teria melhores gráficos, já que tudo depende da GPU e não do contrário. De toda forma, analisando melhor, vi que comentei besteira, apesar do psp, teoricamente, manipular 33 milhões de poligonos por segundo, na pratica, isto deve cair para uns 4 milhões.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Brmp Dom 6 Dez 2009 - 20:52

Hikori escreveu:
Vendo os jogos do PSP em questão de gráficos, a grande maioria não passa do PS1 com filtro trilinear.

Amigo, você está equivocado. Os gráficos do PSP estão MUITO a frente dos gráficos do PS1. Ele tem na pratica uma resolução maior que a do PS1, digo na pratica pois em teoria o PS1 faz jogos com resolução de 640x480, no entanto grande parte de seus jogos rodam em 320x240; sendo que a do PSP é 480x272.

Se for para olhar só a resolução, a grande maior parte dos jogos do PSP leva vantagem; mas ele também conta com uma GPU capaz de renderizar MUITO mais poligonos que o PS1, e capaz de fazer MUITO mais efeitos também (Filtro Trilinear é só um deles). O PS1 esta MUITO atrás do PSP quanto o assunto é gráficos, e também muito atrás quando o assunto é física.
O processador central do PSP é muito mais rápido (e com uma arquitetura mais "moderna", o que normalmente significa ter mais rendimento por clock); isso impacta diretamente na física do jogo (colisões mais realistas, sem personagens ou objetos se atravessando) e uma inteligência artificial mais elaborada. São detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem uma diferença bem grande na experiência do jogo.

Não da para comparar o PS1, ou até mesmo o Nintendo 64, com o PSP.

Os videos evidenciam isso que te escrevo:

Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Potêncial do Zeebo em comparações Empty Re: Potêncial do Zeebo em comparações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos