Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

+7
felippe512
Chrome
Riku
Igor
Brmp
Sony.Hack
Pedro_MendeS
11 participantes

Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Pedro_MendeS Qua 23 Dez 2009 - 21:11

Danny Caldas (Zizûl)

Nome: Danny Caldas de Almeida Araújo (Zizûl)
Idade: 27 Anos
Formação: Cientista da Computação
Cargo: Programador Líder
Empresa: Tectoy Digital

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas 4_001

1. Antes de tudo, uma curiosidade: Porque você acrescentou “Zizûl” em seu nome nos créditos de Rolimã e Baja?

Zizûl é um apelido que recebi quando entrei na Tectoy Digital, foi logo no primeiro mês trabalho. Não me lembro o porque exatamente, mas tenho certeza que é de alguma maluquice (risos). O que aconteceu no final foi que o apelido pegou e agora todos me chamam de Zizûl, até mesmo os novatos.



2. Zizûl, como é ser programador?


Para mim é difícil não qualificar como muito, MUITO BOM. Desde pequeno tive vontade de trabalhar com jogos, é o meu sonho quando criança. Na época não imaginava que trabalharia com programação, mas sabia que queria “fazer” jogos.

Programação também é uma área muito desafiadora, onde você vive resolvendo problemas que, na maioria das vezes, nunca enfrentou antes. Essa é uma das principais características em ser programador na minha opinião. E a mais legal também.



3. Há quanto tempo você trabalha na área de programação?

Trabalho com programação de jogos desde Novembro de 2006, quando entrei na Tectoy Digital. Na época estava terminando a faculdade e enviando currículo para várias empresas de jogos, quando tive a oportunidade de fazer uma entrevista na Tectoy Digital. Fui contratado como estagiário, uma vitoria que me deixou muito feliz. Éramos apenas oito pessoas na empresa. =).

Hoje sou programador líder dos projetos em que participo, e liderei a programação do Extreme Rolimã e Extreme Baja.



4. Como funciona o processo de Engine do jogo?

A Engine de um jogo é um conjunto de pacotes de software que utilizamos como a base para a produção de um jogo. Ela pode ser tanto desenvolvida para um jogo especifico, como também usada na criação de vários jogos. São softwares que já fazem, por exemplo, os cálculos e operações que o jogo precisa para mostrar gráficos e animações, disponibilizar inteligência artificial, simular física, gerenciar a memória que o jogo usa etc.

No caso da série Zeebo Extreme, foi criado uma Game Engine para a produção dos cinco jogos (Rolimã, Air Race, Baja, Bóia Cross e o Jet Board).



5. Qual programa você costuma usar para programar os jogos?

A própria "engine" que acabei de citar é um monte de programas. Então não dá pra dizer "usamos um programa", mas talvez usamos uma empresa inteira de programas. Além da engine, tem software para gerenciamento da produção, software para coordenar os testes e correções, compiladores...

Os programas utilizados variam dependendo para qual plataforma o jogo está sendo desenvolvido. No caso dos jogos Exreme Rolimã e Extrema Baja, foi usado o ambiente de desenvolvimento “Visual Studio” da Microsoft. A linguagem utilizada foi a “C++”.



6. O processo de programação de um jogo como o Extreme Baja, que funciona com Boomerang e Z-pad, é mais trabalhoso em relação aos outros jogos, que utilizam apenas uma mecânica de controle?

Com certeza. Toda forma de entrada de dados, seja ela qual for, tem suas peculiaridades e desafios e para a coleção Zeebo Extreme isso não foi diferente.

Tanto a programação do Z-pad quanto a programação do Boomerang foi bem complicada. Foram gastos bons dias de trabalho para que ficasse tudo pronto e funcionando corretamente.



7. Quanto tempo em média demora para programar um jogo no estilo do Extreme Baja? Quantas pessoas envolvidas aturaram na parte de desenvolvimento dos movimentos?

No caso do Extreme Baja, foram gastos aproximadamente três meses de uma equipe de 15 pessoas. Mas devemos levar em consideração que estávamos utilizando a engine do Zeebo Extreme, o que nos poupou muito trabalho.

Uma pessoa ficou só por conta dos movimentos e responsável pelos os ajustes da física do jogo.



8. Para você, qual foi o maior desafio da série Zeebo Extreme?

Sem sombra de duvidas foi o Extreme Rolimã. Ele foi um grande desafio pois alem de ser primeiro jogo da série, também foi produzido juntamente com a Game Engine. Depois dele, pudemos evoluir e trabalhar nas diferenças entre os jogos.

Todas as áreas do jogo estavam sendo desenvolvidas em paralelo e a equipe era bem grande, composta inicialmente de nove programadores, cinco artistas e um produtor. Somando a isso tudo, foi meu primeiro projeto como programador líder numa equipe como essa.



9. Qual dica você daria a futuros profissionais da área?

Que desenvolvam a habilidade de resolver problemas, independentemente de quais sejam. Os problemas fazem parte da vida de um programador, em qualquer área que seja.

E é claro, que gostem de jogar videogame. ;-).


DETALHE: No TOP 3 o Heavy Weapon esta em Terceiro lugar
affraid affraid
Pedro_MendeS
Pedro_MendeS
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 554
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 32
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Sony.Hack Qua 23 Dez 2009 - 21:17

Otimo topico Pedro muito boa a entrevista.

Sony.Hack
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 868
Data de inscrição : 06/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Pedro_MendeS Qua 23 Dez 2009 - 21:17

Sonymaster escreveu:Otimo topico Pedro muito boa a entrevista.

vlw !!!!!! Very Happy
Pedro_MendeS
Pedro_MendeS
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 554
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 32
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Brmp Qua 23 Dez 2009 - 21:23

Boa entrevista e ótimo tópico Pedro (o contrário do que o Sonymaster escreveu Very Happy)
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Igor Qua 23 Dez 2009 - 21:25

O Crash continua em primeiro lugar, seguido agora do Action Hero Shocked e depois de Heavy Weapon... o ultimo dá até pra entender, pois foi lançamento, mas Action Hero foi muito vendido??? Deve ter sido comprado por um monte de gente que acabou de comprar o Zeebo e quis comprar um joguinho baratinho!!!
Igor
Igor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 878
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Pedro_MendeS Qua 23 Dez 2009 - 21:26

Brmp escreveu:Boa entrevista e ótimo tópico Pedro (o contrário do que o Sonymaster escreveu Very Happy)

Very Happy VLW !!!!!!!!!! ( ao contrario do que eu escrevi Cool )
Pedro_MendeS
Pedro_MendeS
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 554
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 32
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Riku Qua 23 Dez 2009 - 21:38

Massa... mas

Zizul? que estranho ^^^
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Chrome Qua 23 Dez 2009 - 21:46

Legal, Bom Post, sobre esse Top 3, não faço a minima ideia de que critérios a TcT utiliza para atualiza-los, mais vendidos concerteza não é, se não Os extreme estáriam em primeiro, Mas quem sabe um dia sabemos.. Acho que eles simplesmente escolhem aleatoriamente..
Chrome
Chrome
Administrador Fórum Zeebo
Administrador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 1517
Data de inscrição : 27/11/2008
Idade : 35
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.zeeboclub.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Riku Qua 23 Dez 2009 - 21:49

Chrome escreveu:Legal, Bom Post, sobre esse Top 3, não faço a minima ideia de que critérios a TcT utiliza para atualiza-los, mais vendidos concerteza não é, se não Os extreme estáriam em primeiro, Mas quem sabe um dia sabemos.. Acho que eles simplesmente escolhem aleatoriamente..

Axo que são os menos vendidos, pra fazer propaganda pra ver se o povo compra ^^
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Pedro_MendeS Qua 23 Dez 2009 - 21:51

Riku escreveu:
Chrome escreveu:Legal, Bom Post, sobre esse Top 3, não faço a minima ideia de que critérios a TcT utiliza para atualiza-los, mais vendidos concerteza não é, se não Os extreme estáriam em primeiro, Mas quem sabe um dia sabemos.. Acho que eles simplesmente escolhem aleatoriamente..

Axo que são os menos vendidos, pra fazer propaganda pra ver se o povo compra ^^

hum... kkkk EUri
Pedro_MendeS
Pedro_MendeS
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 554
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 32
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Igor Qua 23 Dez 2009 - 22:01

O que diz no site é o seguinte: Vejam no TOP 3 quais os 3 jogos mais vendidos da semana anterior. Façam já suas apostas!
Igor
Igor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 878
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por felippe512 Qua 23 Dez 2009 - 23:20

Eu acho o Top 3 normal...

Realmente acho que esses jogos são os mais vendidos.

Crash Bandicoot Nitro Cart, foi um dos jogos de apresentação do Zeebo e é compatível com o Boomerang, além de que Crash é um jogo muito conhecido.

Action Hero 3D é um dos jogos mais baratos, e nem vem falar do Superscape Ultimete Chess, porque com certeza a maioria das pessoas preferem jogar um jogo de luta a um jogo de Xadrez.

E por fim Heavy Weapon foi o lançamento da semana anterior, e lançamentos geralmente vendem mais! Assim como Superscape Ultimete Chess que na sua semana de lançamento entrou para o Top 3.
felippe512
felippe512
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 128
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 28
Localização : Petrópolis-RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por danteden Qua 23 Dez 2009 - 23:49

Chrome escreveu:Legal, Bom Post, sobre esse Top 3, não faço a minima ideia de que critérios a TcT utiliza para atualiza-los, mais vendidos concerteza não é, se não Os extreme estáriam em primeiro, Mas quem sabe um dia sabemos.. Acho que eles simplesmente escolhem aleatoriamente..

Crome eu ja suspeito que o TOP 3 são dos jogos mais vendidos no total até hj acho muito difícil o crash sair da lista e voltar...mesmo caso com action hero...apesar que o Heavy Weapon para estar lá...vai ver compraram ele loucamente hehe.
danteden
danteden
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2004
Data de inscrição : 17/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Igor Qua 23 Dez 2009 - 23:53

danteden escreveu:
Chrome escreveu:Legal, Bom Post, sobre esse Top 3, não faço a minima ideia de que critérios a TcT utiliza para atualiza-los, mais vendidos concerteza não é, se não Os extreme estáriam em primeiro, Mas quem sabe um dia sabemos.. Acho que eles simplesmente escolhem aleatoriamente..

Crome eu ja suspeito que o TOP 3 são dos jogos mais vendidos no total até hj acho muito difícil o crash sair da lista e voltar...mesmo caso com action hero...apesar que o Heavy Weapon para estar lá...vai ver compraram ele loucamente hehe.

Eu acho que é da semana mesmo... pois por exemplo, quem comprou o Zeebo e ainda não atualizou, os jogos que podem comprar são justamente esses dois: Crash e Action Hero!!!!
Igor
Igor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 878
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por lordstrahler Qui 24 Dez 2009 - 0:52

Action Hero é um ótimo custo-benefício pelos seus 9,90. Apesar da sua baixa qualidade técnica, ele oferece mais horas de jogo que a maioria dos jogos do Zeebo. Apesar de haver outros jogos que eu recomendaria, quem compra AH3D não está fazendo mau negócio.
lordstrahler
lordstrahler
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 210
Data de inscrição : 27/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

https://www.youtube.com/user/lordstrahler

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Agulha Qui 24 Dez 2009 - 1:14

não é qrer chato mas sendo.
toda a entrevista é igual

perguntar bobinhas ou com a "bola quicando pra ele responder"vcs estão falando com alguem que podem sanar as nossas duvidas do Z,do tipo qual a evolução a serie Xtreme deste o rolimã pra ca...ou do pq do tamanho dos jogos,ou do pq da pouca variada de opções dos jogos...por aew vai
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por pavão2 Qui 24 Dez 2009 - 1:35

Agulha escreveu:não é qrer chato mas sendo.
toda a entrevista é igual

perguntar bobinhas ou com a "bola quicando pra ele responder"vcs estão falando com alguem que podem sanar as nossas duvidas do Z,do tipo qual a evolução a serie Xtreme deste o rolimã pra ca...ou do pq do tamanho dos jogos,ou do pq da pouca variada de opções dos jogos...por aew vai

é uma boa ideia.
pavão2
pavão2
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 737
Data de inscrição : 12/12/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Igor Qui 24 Dez 2009 - 1:39

Agulha escreveu:não é qrer chato mas sendo.
toda a entrevista é igual

perguntar bobinhas ou com a "bola quicando pra ele responder"vcs estão falando com alguem que podem sanar as nossas duvidas do Z,do tipo qual a evolução a serie Xtreme deste o rolimã pra ca...ou do pq do tamanho dos jogos,ou do pq da pouca variada de opções dos jogos...por aew vai

Mas essa entrevista quem faz é a própria Tectoy!!!
Igor
Igor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 878
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Agulha Qui 24 Dez 2009 - 2:58

ahhhh mas ja vi entrevistas com o pessoal do forum...mas ate entendo é como um jogo entre comadres
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Jogo da Semana - BAJA                       Entrevista: Danny Caldas Empty Re: Jogo da Semana - BAJA Entrevista: Danny Caldas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos