Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre meus Erros De Portugues no forum

+19
Zero XZ
Mig64
daniels
MasterSonicTH
Darthrafael
Weidson
Luís Eduardo
RDCM
STX
kBessa
Chrono
KamatsuKyoto
bufa
william_magalhaes
metallizer
Alfinete
Ferreiratasso
augustoad
ari789
23 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por ari789 Qui 17 Mar 2011 - 1:09

Eu queria faser meu ultimo apelo antes de ser banido Rolling Eyes

eu não erro por querer, eu tento muito mesmo tento Escrever corretamente
porem Muitas veses eu erro eu sei. porem não é por querer ta muitos viram topicos no forum e no blog de eu escrevendo corretamente e falam

AI A PROVA!!!

1- no blog eu escrevir um Texto Pequeno e com mais emoticos ^^ e por sorte não errei
2- no forum o do disendo os jogos com suporte a Multiplayer´ e boomerang a maioria das coisas copiei na revista que vinha junto com o zeebo guia de jogos cyclops

Errar, é Humano mesmo se errar MUITO!!


Desculpem se botei as virgulas no lugares Errados

queria tambem da minha opininhão sobre os menbros

Dinhoin :
o melhor amigo que alguem pode ter nesse forum =D ele é muito amigavel e simpatico e um amigo de confiança tongue vlw por ter me defendido todos este tempo

gilbertoalves
eu sei que eu briguei com voce no Forum mais é que aqueles SELOS me irritavam Rolling Eyes porem voce parece ser um cara bem legal e simpatico seus Topicos São D+ Razz e espero que voce aceite minhas desculpas

STX
stx o menbro que mais odeio neste forum ..... não tenho nada a comentar sobre ele to afim de chingar nesse forum e acelerar meu banimento E.E

MasterSonicTH
Não podia esquecer dele Razz espero que esteja Curtindo seu Novo e Usado N64 voce é um dos melhores menbros do forum ^^ apesar de ter me irritado Algumas veses

Agulha e Alfinete
pegando o mesmo habito do stx.... o alfinete nem tanto..

Chrono ou Chrome ainda não aprende
Nunca vi um cara que cuilda tão bem do forum - os mods tambem são legais =D -
voce é em uma palavra O CARA
Sobre meus Erros De Portugues no forum O-Cara
Sei que voce ja se irritou muitas veses por causa de min e espero que aceite Minhas desculpas =D
E continue Fasendo oque voce sempre faz ^^

a Quase Esqueco ^^
Augustoad
continue fasendo seus games de qualide e POXA velho porque so tem o mafagafo na zeebo club eu não posso baixar jogos nem nada aqui em casa pale .-. espero que um dia voce comece a criar jogos Online What a Face que ai vou ser TOP XD


Vlw Aguardando banimento ;q


Última edição por ari789 em Qui 17 Mar 2011 - 21:27, editado 1 vez(es)
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por augustoad Qui 17 Mar 2011 - 1:15

Você nunca vai ser banido. Não que eu saiba. Razz

Eu gosto de você, é bem simpático, vc é legal sim. E quando reclamo do seu português saiba que é só brincadeira. Todo mundo tem alguma coisa q se possa zoar. Por exemplo, eu sou gordinho (1,70m com 80 KG), e todo mundo me zoa por isso.

Afinal, quem tem teto de vidro que atire a primeira pedra, foi o que Jesus dise na Bíblia.

PS. Vou tentar compilar o Zombie Arena em Java, aí a gente vê quem é craque online! Wink
augustoad
augustoad
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 10/12/2009
Idade : 27
Localização : PG City
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.k8kstudios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Ferreiratasso Qui 17 Mar 2011 - 1:19

O pessoal só pega no teu pé, por culpa do Zeebo, que está tão morto últimamente, se houvesse mais assunto sobre o console que dá nome ao fórum, quase ninguém ligaria se você está escrevendo certo ou errado, eu pouco ligo para isso, tanto que eu só te critiquei, até agora, pela sua assinatura, que era bem espalhafatosa, no mais nem ligo para o resto e acho que isto não é motivo para banimento, mas tente melhorar aí, leia um livro, revista, jornal, gibi, manga, qualquer coisa, para melhorar. Wink
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Alfinete Qui 17 Mar 2011 - 1:23

Ari, relaxa. Todos aqui gostam de você e se te dão esse toque é porque se preocupam contigo. Ou simplesmente como o Ferreira falou, ociosidade do forum mesmo. Laughing
Você é gente fina. Minha implicancia é com o Zeebo apenas.
Alfinete
Alfinete
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 746
Data de inscrição : 11/11/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por metallizer Qui 17 Mar 2011 - 2:34

baixa um navegador com corretor ortográfico.

num é nada de outro mundo não, é bem fácil.

metallizer
metallizer
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 800
Data de inscrição : 11/08/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por william_magalhaes Qui 17 Mar 2011 - 3:06

Que isso, cara, você é um dos usuários mais ativos e "excêntricos" e folclóricos deste fórum! Very Happy

Todo mundo gosta de vc, menos o STX... Razz

Ninguém vai te banir não, vc é gente boa.

Na verdade nós, os mais velhos aqui do fórum, vamos te dar uns puxões de orelha de vez em quando, mas é pq é divertido, mais divertido que jogar zeebo... cyclops
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por bufa Qui 17 Mar 2011 - 3:09

Cara, vc é gente boa, acho que não vão te banir, tomara que não ^^
bufa
bufa
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 427
Data de inscrição : 02/12/2010
Idade : 26
Localização : POA, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por KamatsuKyoto Qui 17 Mar 2011 - 5:53

Sei lá cara. É meio preocupante uma pessoa de 13 anos n saber escrever direito.

N é nem só pelo fórum, e sim para sua vida.

Vá fazer umas aulas de português e seja feliz.
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Chrono Qui 17 Mar 2011 - 9:52

Eu gosto tanto de você, que eu darei um desconto e te banirei apenas por 15 dias quando todos os seus erros de português chegarem ao limite! Razz
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por ari789 Qui 17 Mar 2011 - 10:10

eu tirei a conclusão do post do Chrono
onde ele falava que se eu não melhorar o portugues
ou se escrever errado

eu vou perder 1 ponto a cada palavra errada que escrever...
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por kBessa Qui 17 Mar 2011 - 12:56

Cara, os seus erros alegram nossos dias (eu dou umas boas gargalhadas no trabalho).

Mas de boa, começa a ler bastante livros, descobre um autor que você goste e leia MUITO! Sério, você vai começar a escrever bem melhor, FATO!

Nunca tive problemas sérios com português, mas ainda assim o meu hábito de ler (que adquiri nos últimos 5 anos) me ajudou a escrever cada vez melhor, o seu vocabulário aumenta e as idéias passam a fluir melhor da sua cabeça para o teclado Razz
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por STX Qui 17 Mar 2011 - 13:34

só pra não perder o custume!
Sobre meus Erros De Portugues no forum AriConq04

cara, do jeito q os moderadores aqui são, vc não vai ser banido NUNCA! para tristeza de nossos olhos! Neutral

se vc pelo menos, no minimo fizesse como os munhoz ou o affirmative. eles escrevem meio errado, principalmente sem virgulas, mas não tem problemas com ninguem no forum. Porque? Porque eles não ficam criando topicos enormes e inuteis. vc cria topicos inuteis na seção principal com texto horriveis e quer q a gente aceite calado? nem pensar! vc pode até ser gente boa, o q não duvido, mas se quer participar desse forum, até você aprender a escrever, apenas responda aos topicos dos outros, não crie novos topicos e tente ser meio sem noção.

você diz que quer ajudar o forum, então ajude não criando mais topicos! muita gente ja deixou de acessar aqui por dois motivos: 1-O Zeebo está morrendo. 2-Usuários como você que ficam criando topicos impossiveis de ler e a moderação não faz nada, ou alteram seus topicos como se fossem seus empregados ou só trancam. Muita gente desiste de ver um forum impregnado de posts e topicos mal feitos e infantis.

Se vocÊ não gosta da verdade, não gista de ser criticado, então vá viver com os monges, porque até as pessoas mais legais, inteligentes e respeitosas são duramente criticadas sem merecer. No seu caso, você merece.

pare de criar topicos pelomenos e vc sobreviverá! o forum é para todos, até para quem nem é usuário daki, mas q nos acompanha sempre e eles merecem ler posts decentes, não somos um jardim de infancia

E como vc não vai ser banido mesmo. Melhor me aguentar! Razz
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por william_magalhaes Qui 17 Mar 2011 - 14:48

Essa dica do STX de parar criar tópicos por uns tempos é uma boa ideia, Ari! (confesso que raramente olho os tópicos que você cria, pois até hoje só teve um que achei interessante... Laughing)
william_magalhaes
william_magalhaes
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2681
Data de inscrição : 13/06/2009
Idade : 47
Localização : Piracuruca - Piauí - Brasil
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por ari789 Qui 17 Mar 2011 - 15:52

Eu ja fui banido uma vez do forum se não se lembra stx...
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por RDCM Qui 17 Mar 2011 - 15:59

Ferreiratasso escreveu:O pessoal só pega no teu pé, por culpa do Zeebo, que está tão morto últimamente, se houvesse mais assunto sobre o console que dá nome ao fórum, quase ninguém ligaria se você está escrevendo certo ou errado, eu pouco ligo para isso, tanto que eu só te critiquei, até agora, pela sua assinatura, que era bem espalhafatosa, no mais nem ligo para o resto e acho que isto não é motivo para banimento, mas tente melhorar aí, leia um livro, revista, jornal, gibi, manga, qualquer coisa, para melhorar. Wink

Faço das palavras do Ferreiratasso, ás minhas.

Mas Ari, melhore a escrita, não é só pelo fórum mas é pela sua vida cara. Wink

E não acho que você vá ser banido. Para sua sorte aqui os moderadores são "Cool Moderators". Cool
RDCM
RDCM
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1040
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 29
Localização : Osasco-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Luís Eduardo Qui 17 Mar 2011 - 19:51

William, também não costumo ler o primeiro post dos tópicos que ele faz na sessão "Zeebo Geral".
Ari, sempre acreditei que todos tem que ter um lugar no fórum e sempre soube que seus erros não são intencionais, mas tente prestar mais atenção, as vezes é impossível não perder a paciência quando se vê a falta e organização, objetividade e sentido nos seus posts, você até melhorou nesses últimos tempos.

P.S.: também acho o Dinhoin um cara legal, mas as vezes posta mais do que o necessário, mas pelo menos ele tem mais cuidado na hora de escrever os posts dele.
Luís Eduardo
Luís Eduardo
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Weidson Qui 17 Mar 2011 - 21:20

Você não vai ser banido cara! Você é a alegria do forum... Já imaginou esse fórum sem você? Razz
Errar é humano! Relaxa Very Happy
Weidson
Weidson
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1346
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 28
Localização : Grande Recife- PE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Darthrafael Qui 17 Mar 2011 - 22:49

Vixi, agora é escrever certo ou ser banido. Ari você escreve errado por pura preguiça, baixa o google chrome que ele vem com corretor ortogáfico. Agora, acho que quase todos aqui gostam de vc, agora só se esforce um pouco mais que você consegue, ok? Só tenta ao menos.
Darthrafael
Darthrafael
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 30
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por STX Sex 18 Mar 2011 - 10:22

ari789 escreveu:Eu ja fui banido uma vez do forum se não se lembra stx...

e pelo visto vc não entendeu nada do q escrevi! Suspect

mas já ta dada a dica! pare de criar topicos! isso ja garante q você não corra o risco de levar ban PERMANENTE
ou 15 dias pra vc não é nada?

já q o topico é do ari, falemos de algo bizzarro...

sua caligrafia, deve ser de infartar, não é? Laughing
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por MasterSonicTH Sex 18 Mar 2011 - 16:49

Sobre meus Erros De Portugues no forum Nomes

Flagrei a letra do Ari... Suspect

Como sempre:

Sobre meus Erros De Portugues no forum Pegadinha-do-malandro

O fórum sem você seria muito menos carregado, com menos poluição visual, etc., etc. e etc.

Mas, como todo fórum que se preze tem um T:roll: como aqui os t:roll:s estão defasados temos agora o Ari! Aquele último garoto gordinho que é escolhido para jogar futebol, que sempre sofre bullying e sempre estão 'bullyndo' Laughing com ele!

Comece a ler! Leia mais, mais e tem um dia que você não consegue mais se separar de um livro (ou em e-Reader se você for rico!).

E pra começar, leie esse:

Sobre meus Erros De Portugues no forum As_Aventuras_De_Pinoquio

Razz É bem simples, mas começando dos pequenos é que você lê os grandes livros!

Bom, esse é o menor dos problemas, a inutilidade que você faz seu tópico se tornar é gigantesca! Alguns são inúteis até de ler o título! Se antes eu sempre abria primeiro o 'Zeebo Geral' e os 'Off-Topics' agora eu vou logo pra 'Retroatividade' ou 'Revolucionando' pois lá é menos movimentado e é raro achar um post inútil seu por lá!

Por isso, te recomendo, se modere!
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por ari789 Sex 18 Mar 2011 - 20:07

STX escreveu:
ari789 escreveu:Eu ja fui banido uma vez do forum se não se lembra stx...

e pelo visto vc não entendeu nada do q escrevi! Suspect

mas já ta dada a dica! pare de criar topicos! isso ja garante q você não corra o risco de levar ban PERMANENTE
ou 15 dias pra vc não é nada?

já q o topico é do ari, falemos de algo bizzarro...

sua caligrafia, deve ser de infartar, não é? Laughing

Eu so li uma parte no topico xD
ari789
ari789
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 5964
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 26
Localização : MYXterLand / Mundo 1 / Casa 16
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por MasterSonicTH Sex 18 Mar 2011 - 20:36

Chegou a ler o meu post? ¬¬
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por daniels Sex 18 Mar 2011 - 21:21

Weidson escreveu:Você não vai ser banido cara! Você é a alegria do forum... Já imaginou esse fórum sem você? Razz
Errar é humano! Relaxa Very Happy
Sem os erros ortográficos do ari o fórum não tem graça. Mas, uma pergunta (não quero ser indalicado, mas...):
Você também erra assim na escola? Porque se sim, você deve bombar o tempo todo? Uma dica pra escrever melhor: Pense antes o que você irá escrever e vá digitando em quanto fala as palavras, devagar. Desse jeito você vai escrever com mais calma e prestar mais atenção em seus erros.
daniels
daniels
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1848
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Darthrafael Sex 18 Mar 2011 - 22:40

MasterSonicTH escreveu:Chegou a ler o meu post? ¬¬

Pelo visto não, e nem leu o meu tbm... Parece que o Ari não quer melhorar, desse jeito vai ser banido, ainda ignora os que querem ajudar....
Darthrafael
Darthrafael
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 30
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por STX Sex 18 Mar 2011 - 23:33

Darthrafael escreveu:
MasterSonicTH escreveu:Chegou a ler o meu post? ¬¬

Pelo visto não, e nem leu o meu tbm... Parece que o Ari não quer melhorar, desse jeito vai ser banido, ainda ignora os que querem ajudar....

Espero profundamente q os moderadores considerem essa atitude lamentavel do ari! Evil or Very Mad
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre meus Erros De Portugues no forum Empty Re: Sobre meus Erros De Portugues no forum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos