Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amigos duvida, Programação

5 participantes

Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Amigos duvida, Programação

Mensagem por Allejo Qua 15 Jul 2009 - 19:53

pessoal que manja em programação
gostaria de saber uma coisa, em que consiste a PROGRAMAÇÃO OO ?
ela é muito complexa?

quem souber mais sobre a mesma escreve aqui to na duvida sobre ela
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Setsuna Qua 15 Jul 2009 - 21:36

Eu não sei direito, mas você tem que estudar logica da programação antes, eu axo.
Setsuna
Setsuna
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1331
Data de inscrição : 24/03/2009
Idade : 27
Localização : Campina Grande, Paraíba
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Riku Qui 16 Jul 2009 - 1:15

Heheheh... eu só sei AS ^^ ... eu sou noob xD
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por KaLanGO Qui 16 Jul 2009 - 1:29

Consiste numa técnica/padrão que tem como objetivo melhorar a abstração na programação, melhorando assim a lógica e a re-usabilidade do código.
Orientação a objeto é suportada por uma infinidade(tá, nen tanto...) de linguagens, como C++, Java, C#, Python, Delphi, Ruby e por aí vai.
Nela a gente pode fazer com que tarefas ou um conjunto de atributos e ações sejam agrupados em um "objeto", o qual vai representar um corpo real. Por exemplo: (exemplo clássico) Eu tenho uma "Classe" chamada carro, nesta classe, que pode (e deve) ser tratada como uma estrutura de dados, eu defino as propriedades, atributos e ações que um carro "qualquer" faz. Com orientação à objeto eu também posso especificar o objeto que eu trabalho, pois como na vida real, um Fusca é diferente de um Eclipse Razz.
Podemos também ter relações entre classes e objetos como hierarquia, agrupamentos, tratamento de um objeto mutável, etc.
Se fosse dizer todas a propriedades da OO, seria chato o bastante Suspect .
Enfim, eu recomendo antes aprender lógica de programação antes de correr atrás de OO, aprenda um poco de C++ ou Java....e vai seguindo daí.
E apesar do texto assustador acima, depois que você pega a manha ela fica facinha facinha....
Sem falar que chega até a ser prazeroso programar (bem e organizadamente) um jogo em OO....

KaLanGO
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 490
Data de inscrição : 17/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Allejo Qui 16 Jul 2009 - 12:20

KaLanGO escreveu:Consiste numa técnica/padrão que tem como objetivo melhorar a abstração na programação, melhorando assim a lógica e a re-usabilidade do código.
Orientação a objeto é suportada por uma infinidade(tá, nen tanto...) de linguagens, como C++, Java, C#, Python, Delphi, Ruby e por aí vai.
Nela a gente pode fazer com que tarefas ou um conjunto de atributos e ações sejam agrupados em um "objeto", o qual vai representar um corpo real. Por exemplo: (exemplo clássico) Eu tenho uma "Classe" chamada carro, nesta classe, que pode (e deve) ser tratada como uma estrutura de dados, eu defino as propriedades, atributos e ações que um carro "qualquer" faz. Com orientação à objeto eu também posso especificar o objeto que eu trabalho, pois como na vida real, um Fusca é diferente de um Eclipse Razz.
Podemos também ter relações entre classes e objetos como hierarquia, agrupamentos, tratamento de um objeto mutável, etc.
Se fosse dizer todas a propriedades da OO, seria chato o bastante Suspect .
Enfim, eu recomendo antes aprender lógica de programação antes de correr atrás de OO, aprenda um poco de C++ ou Java....e vai seguindo daí.
E apesar do texto assustador acima, depois que você pega a manha ela fica facinha facinha....
Sem falar que chega até a ser prazeroso programar (bem e organizadamente) um jogo em OO....

ha entendi, me lembrou muito o tipo de programação usada num daqueles programas automáticos estilo clicar e arrastar (para quem não manja codigos) pois o programa coloca o codigo pela pessoa é bem aquela coisa (quanto quer pelo apartamento? se a resposta for menos que "x" o personagem diz uma coisa se for mais ou igual a "x"ele diz outra e aí as ações são variantes do valor que você atribui) muito bom aliás não sabia que era complexo... o OO estou pesquisando uns tipos de programação... hehe depois que aprendi html relaxei nisso e sei como da trabalho e como surgem duvidas, entao estou garimpando algumas pra ler a respeito e a principio descartando outras, pois nao tenho $$$ pra reunir material ja que quero livros simples e diretos tenho feito um apanhado do que a principio seria interessante pegar como teoria para futuramente por em pratica valeu por responder Very Happy
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por langrissknight Qui 16 Jul 2009 - 18:07

Cara, eu recomendo fortemente que você aprenda a programar bem em alguma linguagem procedural (e.g. C) pra depois se aventurar nessa parte de orientação a objetos - tem um monte de idéias interessantes e muito úteis em OO, mas vc tem que saber usar bem os recursos pra não tornar o código um labirinto sem saída.

Sugiro que vc dê uma olhada em Python (mais simples de aprender) ou Java, e depois em C++ (mais punk de todas mas a que pode trazer mais performance).
langrissknight
langrissknight
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 41
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Allejo Qui 16 Jul 2009 - 21:06

langrissknight escreveu:Cara, eu recomendo fortemente que você aprenda a programar bem em alguma linguagem procedural (e.g. C) pra depois se aventurar nessa parte de orientação a objetos - tem um monte de idéias interessantes e muito úteis em OO, mas vc tem que saber usar bem os recursos pra não tornar o código um labirinto sem saída.

Sugiro que vc dê uma olhada em Python (mais simples de aprender) ou Java, e depois em C++ (mais punk de todas mas a que pode trazer mais performance).

Há obrigado, eu estou reunindo um material de pesquisa pra fazer orçamento de alguns livros aqui, já que a programação em OO é uma parte mais complexa, como leitura que livros vocês me aconselhariam, a parte gráfica (modelagem / desenhos / vetores) que é a parte onde ja atuo não é o problema, nem que a parte de programação seja mas gostaria de algum material interessante pra ler (sem esta no pc - bom e velho livro mesmo) algum título interessante vocês me recomendariam?

Existe umas linguagens mais simples e bem poderosas que já estou me inteirando mas quero mais agora um pouco de teoria pois vou começar a pratica em pouco tempo (curso mesmo) valeu Basketball
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por langrissknight Sex 17 Jul 2009 - 10:53

Alguns livros que vc pode dar uma olhada:

Linguagens de programação

C Completo e Total - Herbert Schildt - o nome já diz tudo;
C++ Como Programar 5ª Edição - Deitel - Esse aqui é bem didático e explica tudo em detalhes quase excessivos, ótimo pra quem está começando;
Java Como Programar 6ª Edição - Deitel - A mesma coisa, mas com Java
www.python.org - Site oficial do Python, a documentação lá é bastante completa e como Python é simples de aprender acho que deve ser suficiente.

Algoritmos

Projeto de Algoritmos - Nivio Ziviani - esse livro aqui é pra vc saber o que fazer depois de aprender a programar, tem vários algoritmos conhecidos e maneiras de implementá-las; caso vc vá ter uma matéria chamada Projeto e Análise de Algoritmos, esse livro é ideal. Possui duas versões: uma utilizando Pascal e C (vermelha) e outra usando Java e C++ (azul). Nivio Ziviani é professor emérito da UFMG, já tive a oportunidade de trabalhar com ele e o cara é O cara;
Algoritmos - Teoria e Prática - Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest - Esse aqui é outro livro muito bom, com uma tonelada de algoritmos de diversas áreas diferentes; eu recomendo que vc procure a versão original em inglês, porque a versão em português é cheia de erros de tradução;

Tem vários outros específicos, mas esses são os que eu recomendaria pra vc mergulhar de cabeça no assunto. Os livros de algorimos talvez sejam pesados demais (nível de faculdade de Ciência da Computação drunken), mas eu recomendo ao menos uma olhada na livraria pra vc ter uma idéia Very Happy
langrissknight
langrissknight
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 41
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por KaLanGO Sex 17 Jul 2009 - 22:52

Sobre os livros de Estruturas de Dados e Algoritimos, eu recomendo lê-los apenas depois de uma boa experiência nas linguagens.
Sobre C/C++, alguns acham ele difícil de aprender, mas eu sinceramente achei bastante natural. Seria bom também você brincar um pouco ainda com gamemaker usando o script dele e brincar um pouco com makers pra pegar "o jeito"....
Boa sorte.

KaLanGO
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 490
Data de inscrição : 17/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Allejo Sáb 18 Jul 2009 - 13:15

ha valeu pelas indicações anotei e vou olhar na livraria pra descolar, há sobre alguns serem meio enjoados num nível mais tecnico como de universidades não há problema (vou fazer curso de programação e design de games mesmo Razz ) mas como isso vai ser apenas ano que vem queria algo mais a curto prazo pra que eu descole daqui pra mes que vem... existem algumas linguagens que no curso que pretendo fazer eles abordam antes das mais complexas, essas gostaria de ler, como ja falei... design / desenho /arte / modelagem não é problema pra mim, sou um dos loucos que querem entender tanto da parte da programação quanto do design , uma parte ja tenho um leve dominio, agora vou na outra... bom, as indicações me parecem boas, vou pesquisar sobre elas e preço (nao vou abandonar os makers eles sao ate interessantes e facilitam muito, mas a principio, continuo com eles, mais a diante eles vão se aposentando naturalmente) obrigado aí quem indicou e se alguem souber outras boas indicações só postar vlw What a Face
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Amigos duvida, Programação Empty Re: Amigos duvida, Programação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos