Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
5 participantes
Fórum Zeegamers :: The ZeeboClub Fields :: Off-Topics :: Mundo Geek (Tecnologia, Softwares, Hardwares, Celulares & Gadgets)
Página 1 de 1
Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
Projeto Cowboy - Unesp Bauru
Possui um processador RISC de 400 MHz (Não fala no site, mas é um ARM 11), 128MB de RAM, 1 GB de armazenamento (memória flash), display de 7", wireless e saída de video para TV ou monitor de PC. Ou seja, é quase um Zeebo portátil.
A minha questão é a seguinte: Tá certo, esse projeto já é bem velhinho (2006), mas dadas as similaridades de hardware, e ainda por cima contando com um teclado, e tendo conexão com PC e tudo o mais, funcionando com uma versão aberta do Windoes CE... Esse Cowboy poderia ser usado para se desenvolver jogos para o Zeebo sem precisar de emulação?
Qual é a opinião dos especialistas?
Possui um processador RISC de 400 MHz (Não fala no site, mas é um ARM 11), 128MB de RAM, 1 GB de armazenamento (memória flash), display de 7", wireless e saída de video para TV ou monitor de PC. Ou seja, é quase um Zeebo portátil.
A minha questão é a seguinte: Tá certo, esse projeto já é bem velhinho (2006), mas dadas as similaridades de hardware, e ainda por cima contando com um teclado, e tendo conexão com PC e tudo o mais, funcionando com uma versão aberta do Windoes CE... Esse Cowboy poderia ser usado para se desenvolver jogos para o Zeebo sem precisar de emulação?
Qual é a opinião dos especialistas?
Snowmeow- Aprendiz
-
Mensagens : 341
Data de inscrição : 13/01/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
Snowmeow escreveu:Projeto Cowboy - Unesp Bauru
Possui um processador RISC de 400 MHz (Não fala no site, mas é um ARM 11), 128MB de RAM, 1 GB de armazenamento (memória flash), display de 7", wireless e saída de video para TV ou monitor de PC. Ou seja, é quase um Zeebo portátil.
A minha questão é a seguinte: Tá certo, esse projeto já é bem velhinho (2006), mas dadas as similaridades de hardware, e ainda por cima contando com um teclado, e tendo conexão com PC e tudo o mais, funcionando com uma versão aberta do Windoes CE... Esse Cowboy poderia ser usado para se desenvolver jogos para o Zeebo sem precisar de emulação?
Qual é a opinião dos especialistas?
Não tem muito a ver não...
Pra desenvolver pro Zeebo o ideal é um PC que rode bem os softwares para criação de jogos...
As pessoas esquecem que desenvolver jogos não é apenas programação... O pesado de um jogo é a parte artistica que é feita com Photoshop, CorelDraw, 3D StudioMax, Maya, Zbrush e infinitas outras ferramentas que exigem um hardware melhor do que esse citadoa cima (alguns exigem minimo de 2Gb para funcionar)
Além de que, o hardware, em termos de potencia, ser parecido não confere nenhum vantagem já que o Zeebo usa o sistema BREW e OPENGL ES, caso o PC já rodasse nesses sistemas automaticamente, poderia ser alguma vantagem porém sendo Windows, acho preferivel pegar um notebook mais potente...
(em algumas lojas já é possível encontrar notebook com Core 2 Duo de 2.0GHz, 2Gb RAM DDR2 por menos de R$1.500,00)
Re: Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
diminui o tamanho desse notebook e chame de console portatil!
hehe
hehe
Drashaos- Experiente
-
Mensagens : 560
Data de inscrição : 15/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
Desenvolver nisso daí? Eu nem tentaria!
A começar pela IDE recomendada para o desenvolvimento. O Visual Studio é provavelmente a IDE mais leve que existe no mercado (levando em consideração os seus recursos), e na versão atual (2008, rodando em XP), eu não recomendaria menos que um processador de 2.0GHz (single core) com 1GB de memória (em casa, tenho desktop com C2Duo 3.0GHz e macbook com C2Duo de 2.16GHz, ambos com 4GB de memória cada, rodam com folga).
No trabalho tenho à disposição um laptop com core duo 1.83GHz com 2GB de memória. Fica legal, mas dependendo do projeto que estou compilando (tem um grandinho aqui), demoram uns 3 minutos. Imagina pra rodar o simulador ao mesmo tempo!
A começar pela IDE recomendada para o desenvolvimento. O Visual Studio é provavelmente a IDE mais leve que existe no mercado (levando em consideração os seus recursos), e na versão atual (2008, rodando em XP), eu não recomendaria menos que um processador de 2.0GHz (single core) com 1GB de memória (em casa, tenho desktop com C2Duo 3.0GHz e macbook com C2Duo de 2.16GHz, ambos com 4GB de memória cada, rodam com folga).
No trabalho tenho à disposição um laptop com core duo 1.83GHz com 2GB de memória. Fica legal, mas dependendo do projeto que estou compilando (tem um grandinho aqui), demoram uns 3 minutos. Imagina pra rodar o simulador ao mesmo tempo!
Re: Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
Nah, eu só estava especulando.
Valeu pelos esclarecimentos. Uma pena que o projeto não foi sequer citado na concorrência do "Um Computador por Aluno" do governo fedorental, preferindo ficar com os estrangeiros.
Será que, com um pinguim dentro, vira um bom emulador? XD
Valeu pelos esclarecimentos. Uma pena que o projeto não foi sequer citado na concorrência do "Um Computador por Aluno" do governo fedorental, preferindo ficar com os estrangeiros.
Será que, com um pinguim dentro, vira um bom emulador? XD
Snowmeow- Aprendiz
-
Mensagens : 341
Data de inscrição : 13/01/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Cowboy: Projeto nacional de "laptop de baixo custo" pode ser usado para desenvolver para o Zeebo?
Para desenvolver pra Zeebo é necessário Visual Studio ou algum outro simular, coisa que nao tem para Windows CE =/
Talvez exista alguma versão do GCC para WinCE versão ARM, mas não sei a respeito não.
Pelo que vi até agora, a depuração dos games para zeebo rodando direto do target se dá pelo GDB, que é do pacote GCC, o que poderia fazer com que esse notebook rodando Linux teoricamente seria capaz de depurar games pro Zeebo, mas isso claro se a Qualcomm tiver um driver de linux para comunicação USB.
Talvez exista alguma versão do GCC para WinCE versão ARM, mas não sei a respeito não.
Pelo que vi até agora, a depuração dos games para zeebo rodando direto do target se dá pelo GDB, que é do pacote GCC, o que poderia fazer com que esse notebook rodando Linux teoricamente seria capaz de depurar games pro Zeebo, mas isso claro se a Qualcomm tiver um driver de linux para comunicação USB.
Mario Olofo- Iniciante
-
Mensagens : 32
Data de inscrição : 04/11/2009
Tem o Zeebo? : Não
Fórum Zeegamers :: The ZeeboClub Fields :: Off-Topics :: Mundo Geek (Tecnologia, Softwares, Hardwares, Celulares & Gadgets)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos