Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
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Luís Eduardo
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Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Quero saber como os programadores deixam os jogos tão pequenos, o fifa 09 não chega a 10 megas!!!
Luís Eduardo- Ser Evoluido
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Não q Fifa 09 seja um super jogo.
Mas é bem pequeno.
Não sei responder.
Mas é bem pequeno.
Não sei responder.
emilio_zihnga- Aprendiz
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
E não é mesmo, eu sei, o FIFA 09 nunca poderia ocupar muito espaço. Mas olhem que até jogos casuais da atrativa são maiores (procure em "defini acessos de padrões e programas" e veja que tem mais de 200 megas).
Luís Eduardo- Ser Evoluido
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Olha, nem sei... mas sobre o limite:
Pelo o que eu sei 50 mb é uma média do tamanho que os jogos devam ficar, não é limite. Nada impede de passar de 50 mb. Mas imagina pra baixar um jogo de 100 mb.
Pelo o que eu sei 50 mb é uma média do tamanho que os jogos devam ficar, não é limite. Nada impede de passar de 50 mb. Mas imagina pra baixar um jogo de 100 mb.
kazuki- Aprendiz
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Na verdade existe um limite sim, e 50 mb é so para games de grandes empresas...
Claro que isso pode mudar, mas por enquanto, a regra é essa.
Se o limite dos jogos ficar realmente nos 50mbs eu creio que o Zeebo não passará de um nintendo 64 "turbinado" e que não vai poder mostrar esse "poder" extra devido a falta de espaço...
Bom, não sou programador (longe disso), mas sei que as CGs ocupam bastante espaço, a trilha sonora e os sons também, então isso é retirado, ou reduzido a qualidade e a quantidade. Além disso a "reciclagem" de partes dos cenários parece um recurso bastante usado, visto que grande parte dos jogos do Nintendo 64 tinham texturas repetitivas, logo, cenarios repetitivos.
PS: Mas como o quake tem menos de 500 kb eu realmente não faço ideia... E o need for speed com musicas e uma cidade inteira + varios carros com menos de 3 mb também é um mistério pra mim.
Claro que isso pode mudar, mas por enquanto, a regra é essa.
Se o limite dos jogos ficar realmente nos 50mbs eu creio que o Zeebo não passará de um nintendo 64 "turbinado" e que não vai poder mostrar esse "poder" extra devido a falta de espaço...
Bom, não sou programador (longe disso), mas sei que as CGs ocupam bastante espaço, a trilha sonora e os sons também, então isso é retirado, ou reduzido a qualidade e a quantidade. Além disso a "reciclagem" de partes dos cenários parece um recurso bastante usado, visto que grande parte dos jogos do Nintendo 64 tinham texturas repetitivas, logo, cenarios repetitivos.
PS: Mas como o quake tem menos de 500 kb eu realmente não faço ideia... E o need for speed com musicas e uma cidade inteira + varios carros com menos de 3 mb também é um mistério pra mim.
Brmp- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Tendo em vista que grande parte dos jogos são voltados para celulares, o que eles fizeram foi simplesmente, em grande parte, usar texturas repetidas e, assim, possibilitando uma grande compactação de arquivos, pois é desta forma que algortimos de compactação funcionam.
Digamos que as texturas sejam formadas por A's, quando você roda um algoritmo, um deles usa todos os bits que representam as texturas num única A. Daí quando o console, ou o computador, descompacta o arquivo, ele joga os A's de volta pro mesmo lugar com a ajuda da programação do jogo.
Digamos que as texturas sejam formadas por A's, quando você roda um algoritmo, um deles usa todos os bits que representam as texturas num única A. Daí quando o console, ou o computador, descompacta o arquivo, ele joga os A's de volta pro mesmo lugar com a ajuda da programação do jogo.
Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Hm... sempre pensei que fosse uma recomendação e não um limite.Brmp escreveu:Na verdade existe um limite sim, e 50 mb é so para games de grandes empresas...
Claro que isso pode mudar, mas por enquanto, a regra é essa.
Se o limite dos jogos ficar realmente nos 50mbs eu creio que o Zeebo não passará de um nintendo 64 "turbinado" e que não vai poder mostrar esse "poder" extra devido a falta de espaço...
Bom, não sou programador (longe disso), mas sei que as CGs ocupam bastante espaço, a trilha sonora e os sons também, então isso é retirado, ou reduzido a qualidade e a quantidade. Além disso a "reciclagem" de partes dos cenários parece um recurso bastante usado, visto que grande parte dos jogos do Nintendo 64 tinham texturas repetitivas, logo, cenarios repetitivos.
PS: Mas como o quake tem menos de 500 kb eu realmente não faço ideia... E o need for speed com musicas e uma cidade inteira + varios carros com menos de 3 mb também é um mistério pra mim.
kazuki- Aprendiz
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
kazuki escreveu:Hm... sempre pensei que fosse uma recomendação e não um limite.Brmp escreveu:Na verdade existe um limite sim, e 50 mb é so para games de grandes empresas...
Claro que isso pode mudar, mas por enquanto, a regra é essa.
Se o limite dos jogos ficar realmente nos 50mbs eu creio que o Zeebo não passará de um nintendo 64 "turbinado" e que não vai poder mostrar esse "poder" extra devido a falta de espaço...
Bom, não sou programador (longe disso), mas sei que as CGs ocupam bastante espaço, a trilha sonora e os sons também, então isso é retirado, ou reduzido a qualidade e a quantidade. Além disso a "reciclagem" de partes dos cenários parece um recurso bastante usado, visto que grande parte dos jogos do Nintendo 64 tinham texturas repetitivas, logo, cenarios repetitivos.
PS: Mas como o quake tem menos de 500 kb eu realmente não faço ideia... E o need for speed com musicas e uma cidade inteira + varios carros com menos de 3 mb também é um mistério pra mim.
na verdade é uma recomendação mesmo e não um limite tecnico imposto... no FAQ do site tem dizendo que RECOMENDA-SE o tamanho máximo de 50Mb (devido a velocidade de transmissão dos dados pela 3G). Recomendação que pode mudar caso a 3G da Claro passe a ter melhor desempenho e veocidade.
Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Poser_Metal escreveu:kazuki escreveu:Hm... sempre pensei que fosse uma recomendação e não um limite.Brmp escreveu:Na verdade existe um limite sim, e 50 mb é so para games de grandes empresas...
Claro que isso pode mudar, mas por enquanto, a regra é essa.
Se o limite dos jogos ficar realmente nos 50mbs eu creio que o Zeebo não passará de um nintendo 64 "turbinado" e que não vai poder mostrar esse "poder" extra devido a falta de espaço...
Bom, não sou programador (longe disso), mas sei que as CGs ocupam bastante espaço, a trilha sonora e os sons também, então isso é retirado, ou reduzido a qualidade e a quantidade. Além disso a "reciclagem" de partes dos cenários parece um recurso bastante usado, visto que grande parte dos jogos do Nintendo 64 tinham texturas repetitivas, logo, cenarios repetitivos.
PS: Mas como o quake tem menos de 500 kb eu realmente não faço ideia... E o need for speed com musicas e uma cidade inteira + varios carros com menos de 3 mb também é um mistério pra mim.
na verdade é uma recomendação mesmo e não um limite tecnico imposto... no FAQ do site tem dizendo que RECOMENDA-SE o tamanho máximo de 50Mb (devido a velocidade de transmissão dos dados pela 3G). Recomendação que pode mudar caso a 3G da Claro passe a ter melhor desempenho e veocidade.
AGORA EU ACREDITO. POSER FALO TA FALADO.
Gringo- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Para desenvolvedores os jogos são classificados em 3 categorias, de acordo com o tamanho:
* Mínimo (Low Price Category) - Para jogos casuais, com tamanho máximo de 8 MB;
* Padrão (Standard Price Category) - Jogos intermediários, com tamanho máximo de 25 MB;
* Prêmio (Premium Pricing Category) - Jogos complexos, com tamanho máximo de 50 MB.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeebo
Se bem que é Wikipedia...
Bom, se for uma apenas uma recomendação, então é melhor...
* Mínimo (Low Price Category) - Para jogos casuais, com tamanho máximo de 8 MB;
* Padrão (Standard Price Category) - Jogos intermediários, com tamanho máximo de 25 MB;
* Prêmio (Premium Pricing Category) - Jogos complexos, com tamanho máximo de 50 MB.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeebo
Se bem que é Wikipedia...
Bom, se for uma apenas uma recomendação, então é melhor...
Brmp- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Nunca saiu essas informações ai não, ta mais pra coisa inventada!
kazuki- Aprendiz
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
SDK, é o que consta nele
KaLanGO- Experiente
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Sério? Bom, pode ser, nunca li direito o SDK.
kazuki- Aprendiz
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Realmente, me lembro de ter visto no manual algo assim, eu coloquei 50 Mg porque dizem que é para os "super-jogos", mas até hoje quero saber como se faz um jogo grande com 50 megas.
Luís Eduardo- Ser Evoluido
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
50mb é espaço de sobra pra fazer um jogo grande. A maioria de você parece esquecer que os jogos de hoje em dia são grandes [também] porquê espaço não é mais problema. Só usar um algoritmo de compactação genérico, não otimizar o código para ficar melhor, usar texturas ridiculamente grandes, utilização de middleware que aumenta a signature do código...Luís Eduardo escreveu:Realmente, me lembro de ter visto no manual algo assim, eu coloquei 50 Mg porque dizem que é para os "super-jogos", mas até hoje quero saber como se faz um jogo grande com 50 megas.
Pra você verem um exemplo de um jogo bonito em pouco espaço, olhem kkrieger: http://www.theprodukkt.com/kkrieger
knuck- Iniciante
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Aqui segue o video do jogo .KKrieger (96 K)
Realmente impressionante pro nivel do jogo... (Com estes gráficos animais ele tem o mesmo tamanho de um jogo de atari...)
Realmente impressionante pro nivel do jogo... (Com estes gráficos animais ele tem o mesmo tamanho de um jogo de atari...)
Brmp- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
OQ só 96 K , essa têm que vir pro Zeebo.
Gringo- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Quando eu tiver uma placa-de-vídeo nova eu testo novamente, aqui rodou a 2 fps...
ALisson001- Iniciante
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
ALisson001 escreveu:Quando eu tiver uma placa-de-vídeo nova eu testo novamente, aqui rodou a 2 fps...
Só?
Gringo- Profissional
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Eu baixei esse .KKrieger pra testar e o que fizeram no jogo é incrível. Enquanto os modelos 3D são fracos, o trabalho nas texturas é digno de um jogo top de PC e isso em só 96kb.
Além do mais, o jogo roda até em uma Radeon 8500! Os produtores devem ter tido um grande trabalho pra otimizar tudo isso. O grande problema é a quantidade de bugs. Mesmo para um beta, é extremamente difícil mudar de mapa sem os monstros travarem a passagem.
Aqui na minha antiga Radeon X1200 rodou bem até. Com certeza acima de 15 FPS.
Além do mais, o jogo roda até em uma Radeon 8500! Os produtores devem ter tido um grande trabalho pra otimizar tudo isso. O grande problema é a quantidade de bugs. Mesmo para um beta, é extremamente difícil mudar de mapa sem os monstros travarem a passagem.
Aqui na minha antiga Radeon X1200 rodou bem até. Com certeza acima de 15 FPS.
Hikori- Experiente
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
- A 1.5GHz Pentium3/Athlon or faster.
- 512MB of RAM (or more)
- A Geforce4Ti (or higher) or ATI Radeon8500 (or higher) graphics card
supporting pixel shaders 1.3, preferably with 128MB or more of VRAM.
- Some kind of sound hardware
- DirectX 9.0b
Isto é o minimo que o jogo precisa, quer dizer, no Zeebo, nem morto.
- 512MB of RAM (or more)
- A Geforce4Ti (or higher) or ATI Radeon8500 (or higher) graphics card
supporting pixel shaders 1.3, preferably with 128MB or more of VRAM.
- Some kind of sound hardware
- DirectX 9.0b
Isto é o minimo que o jogo precisa, quer dizer, no Zeebo, nem morto.
Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Brmp escreveu:Aqui segue o video do jogo .KKrieger (96 K)
Realmente impressionante pro nivel do jogo... (Com estes gráficos animais ele tem o mesmo tamanho de um jogo de atari...)
Em uma entrevista, eles falaram q esse 96kb na verdade são uma espécie de arquivo INI. Esse arquivo é resposável por ordenar a criação de cenários, texturas, sons, entre outros, q ficam armazenados na memória RAM, e depois q o jogo é encerrado, eles são excluídos e fica só o INI.
Eles flaram q na verdade, a demo desse jogo (q era só a 1ª fase) ocupava cerca de 200 MB de RAM (se eu ñ me engano, o Zeebo só tem 128 MB, né???)
Zero XZ- Moderador Fórum Zeebo
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
Eu estou com placa-de-vídeo on-board por isso ficou ruim...
Até aonde eu joguei o que eu achei foda foi a iluminação no chão de madeira.
Até aonde eu joguei o que eu achei foda foi a iluminação no chão de madeira.
ALisson001- Iniciante
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Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
kkrieger utiliza técnicas de geração de texturas e modelos 3D por procedimento, em que o material é criado em tempo real, em contraste com o paradigma padrão em que os objetos são inteiramente arquivados.
* As texturas são geradas a partir de um histórico, contra guardar todos os pixels num bitmap. Texturas arquivadas dessa forma podem ter tão pouco quanto 300 bytes e podem ser redimensionadas para qualquer tamanho.
* Os modelos são criados a partir de sólidos básicos como esferas ou cubos, que são deformados e transformados até assumirem a forma desejada, sem arquivar separadamente cada vértice de um modelo.
* Os sons e a música são produzidos por um sintetizador chamado V2, que recebe contiuamente dados MIDI, para produzir música em tempo real.
Esses processos requerem que todas as texturas sejam criadas e levadas ao formato usual (bitmaps, por exemplo) antes de exibí-las. Por essa razão, o jogo tem um demorado tempo de carregamento e requer um computador de considerável capacidade para ser executado normalmente.
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tirado do Wikipedia.
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rodei numa 4670 e foi bem suave.
* As texturas são geradas a partir de um histórico, contra guardar todos os pixels num bitmap. Texturas arquivadas dessa forma podem ter tão pouco quanto 300 bytes e podem ser redimensionadas para qualquer tamanho.
* Os modelos são criados a partir de sólidos básicos como esferas ou cubos, que são deformados e transformados até assumirem a forma desejada, sem arquivar separadamente cada vértice de um modelo.
* Os sons e a música são produzidos por um sintetizador chamado V2, que recebe contiuamente dados MIDI, para produzir música em tempo real.
Esses processos requerem que todas as texturas sejam criadas e levadas ao formato usual (bitmaps, por exemplo) antes de exibí-las. Por essa razão, o jogo tem um demorado tempo de carregamento e requer um computador de considerável capacidade para ser executado normalmente.
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rodei numa 4670 e foi bem suave.
Re: Como os jogos do zeebo tem no máximo 50 Megas
acho que tambem deve depender do seguinte, as vezes os mesmo jogo que era lançado para DOS e windows tinham tamanhos diferentes, depende do compilador, bibliotecas, lixos que os compiladores tendem a deixar nos executaveis, etc. se o SDK não for otimizado, faz o executavel ser grande sem ter necessidade.
ja fifa e outros games do zeebo, acho que parte da engine, ou texturas já estão no zeebo, deve baixar alguma coisa só pra "mascarar"
ja fifa e outros games do zeebo, acho que parte da engine, ou texturas já estão no zeebo, deve baixar alguma coisa só pra "mascarar"
STX- Ser Supremo
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