Zeebo Foot Games
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Zeebo Foot Games
Sem muito o que fazer hj de manha, resolvi ver o antigo zeebblog, achei uma materia interessante
Fonte: http://zeebblog.blogspot.com/2009/04/revista-exame-traz-novidades-sobre-o.html
o interessante é essa parte
Por enquanto são três jogos. O principal é o Zeebo Extreme, que está muito perto de ficar pronto, que funciona com acelerômetro. Dentro dele há três jogos. O Zeebo Sports é de esporte e estamos desenvolvendo o Zeebo Foot Games. Os três são para uso do acelerômetro. Eles funcionam como um Publisher normal. Eles recebem um percentual disso. Recebem o valor do desenvolvimento e depois uma participação na venda
sera jogos de futebol? com boomerang? será legal e estranho
(acho q deve ser só de penalt )
site "Portal Exame" (da Revista Exame) fez uma excelente reportagem sobre o Zeebo. Na verdade, é a reportagem + completa q eu jah tive o prazer de ler!!!! Lá, algumas de nossas muitas dúvidas são esclarecidas, e alguns detalhes sobre o Zeebo são revelados.
Não sei se a reportagem será (ou foi) publicada na Revista, mas a reportagem é muito boa e vale a penas ser lida!!!!
Separei as partes q eu axei mais importantes, mas quem quiser pode conferir a matéria completa clicando no link no final do meu post.
*Como nasceu o Zeebo???
... Eu (Reinaldo Normand, o idealizador do Zeebo) lembro até hoje. No dia 17 de fevereiro de 2006, eu estava conversando com um colega na Tectoy, quando veio algo à cabeça sobre o que hoje vem a ser o Zeebo. Pensei, por que não fazer isso? Nós temos o problema da pirataria, temos o problema dos desenvolvedores que não conseguem ganhar dinheiro com conteúdo local, por causa da pirataria. E, sem histórias mirabolantes, tive esse insight.
A mesma idéia que eu tive é o que o Zeebo é hoje. Eu fui até o meu chefe, falei da idéia. Ele ouviu e achou uma boa. Apresentamos um PowerPoint aos principais desenvolvedores, em 2006 -- porque a gente sabia que precisaríamos do apoio deles. A intenção inicial era ter os caras grandes porque eles dão credibilidade à plataforma. Eles fazem com que todos acreditem que o esquema vai dar certo.
Depois é trabalhar com desenvolvedores locais. E eles acharam legal. Mas entre essa idéia e o produto havia um longo caminho.
*Por que a parceria com a Qualcomm???
Precisávamos naquela época de um parceiro tecnológico. Conversamos com Intel, NVidia, Sun e com a Qualcomm. E acabou que a Qualcomm tinha uma iniciativa muito semelhante e não é uma empresa de consumo.
Poucos meses depois da primeira conversa, eles fizeram o investimento no ano passado, na Tectoy of América, que era a subsidiária que eu fui montar nos EUA. E em fevereiro de 2008, a Qualcomm anunciou o investimento.
A parceria com a Qualcomm foi boa porque ela possuia a melhor solução de chip e um sistema Brew, que tem 2 bilhões de downloads de celular, sem caso de pirataria
*Por que o console está em nome da Zeebo Inc e não da Tec Toy???
Mudamos o nome porque Tectoy é um nome associado ao Brasil. Como queríamos um nome associado ao mercado global, para não confundir a cabeça dos publishers, principalmente, mudamos para Zeebo Inc. E depois, não tínhamos dinheiro para ter dois nomes (do produto e da marca). Assim, a gente decidiu que a empresa se chamaria Zeebo Inc.
*Relação com os desenvolvedores
A nossa meta é ter 100 desenvolvedores até o final de 2009. E a maioria são independentes, cerca de 90%. No mundo todo é assim. Tem milhares de desenvolvedores independentes, contra só cerca de 30 que ganham mais de 100 milhões de dólares. Os independentes ou trabalham para as grandes ou publicam em plataformas que são mais fáceis, como celulares, como o iPhone, que é uma plataforma popular. O Zeebo é o primeiro console que esses desenvolvedores vão ter acesso. Nossa meta agora é dar atenção total a eles.
Ainda não temos um valor fechado de quanto vamos pagar. A Apple oferece 70% para o desenvolvedor do valor líquido, mas a loja tem 25 mil aplicativos e fica difícil se destacar. Ela também só atinge consumidores classe A e não está disponível na maioria dos países em desenvolvimento.
A Zeebo oferece um mínimo de 50% do valor líquido (após impostos, custo de airtime e billing) ou 20% do valor de face, mas depende da negociação, do comprometimento em termos de conteúdo por parte do desenvolvedor. Pode ser bem mais do que isso. Esperamos aumentar este 'mínimo' do valor de face em duas vezes em 24 meses, com escala. É importante salientar que em países estrangeiros o imposto é pago em cima do valor de face, e no Brasil ele é embutido nesse valor de face.
A grande novidade é que o custo para desenvolver para o Zeebo é uma ordem ou duas menos do que para outros consoles. Um jogo para um console como o PS3 custa em torno de 10 milhões de dólares, com equipes de 50 pessoas durante dois anos. Para o Zeebo os jogos vão custar a partir de 25 mil dólares. Entre 50 mil reais e 600 mil reais, por ser uma plataforma mais acessível.
Mesmo os 50 mil reais pode ser caro para alguns desenvolvedores independentes. O que vamos fazer, em alguns casos, é ajudar os desenvolvedores a pagar parte dos custos. Não todos, porque ainda não somos uma empresa grande, mas a gente vai tentar ao máximo, projeto a projeto, ajudar com suporte ou ferramentas.
*Quando o Zeebo chega às lojas?
Obviamente, o primeiro país é o Brasil. A primeira fase de testes foi no começo do ano e agora entramos na etapa que chamamos de VIP Test. É uma seleção de 150 consumidores que vão receber um console a partir do final desse mês. A intenção é afunilar o conhecimento para ter respaldo principalmente para a comunicação na hora do lançamento.
A partir do final de maio vamos fazer o lançamento no Rio de Janeiro. Um lançamento normal, com mídia, ponto de venda, venda no varejo, mas só no RJ. Depois abrimos para as Pontocom, 45 dias depois do lançamento no RJ. Final de junho ou começo de julho, para pegar as férias. Finalmente, no final de setembro, estaremos em todo o varejo do Brasil para aproveitar o dia das crianças.
*Onde será a fabricação?
Em Manaus. Vamos começar a rodar entre o dia 8 e 10 de maio. Podemos fabricar para outros países, se isso fizer parte de outras negociações comerciais. Temos condições de fazer. Mas se a conta mostrar que é mais barato fazer na China, já temos um parceiro para fabricar lá.
*Zeebo projeto internacional???
O Zeebo foi desenvolvido por sete países, só contando os desenvolvedores principais. O sistema de billing ficou por conta de uma empresa argentina; uma empresa na China desenvolveu as placas de game e celular; a identidade visual ficou sob responsabilidade de uma empresa da Califórnia; outra em Nova York fez o nome; uma companhia de uns meninos no Japão fez a parte gráfica e a interface; uma francesa, a trilha sonora. Trabalhar esse fuso horário foi bacana.
*Como o Zeebo vai se posicionar?
O público-alvo são os jovens de 10 a 13 anos. No mercado existe uma faixa no topo da pirâmide, tem um setor que vende 50 mil unidades por ano no Brasil, que é onde está o Xbox, o Wii e o Playstation 3. Todos conhecem, gostam, mas a maioria não consegue pagar. Bem na base da pirâmide, também tem um nicho, que vende 200 mil unidades por ano, que é onde a Tectoy tem 70% de participação.
No meio, estimamos que pode chegar facilmente a 800 mil unidades -- que é onde reina o PS2 do mercado informal. A ideia do Zeebo é entrar nesse meio da pirâmide. Vimos com entrevistas com mães da classe C e D, que todo pai, se ele pudesse dar uma alternativa legal ao filho, o faria. Nós vamos oferecer jogos de entre 9,90 e 29,90 reais. E temos uma novidade que são jogos com acelerômetro. Além disso, há o formato de compra, em que o usuário não precisa sair de casa e não tem mídia física.
*Como é que vocês vão fazer para garantir que não vai haver pirataria?
Não tem como tirar o jogo de lá. Tem o Zeebo de um lado e o servidor na outra ponta. Para ter acesso a esse game, precisa fazer o download do game do servidor para o seu console. E o console é único. Ele vem com uma assinatura digital. Então não há como ter acesso, nem tirar o jogo lá de dentro. Nem se desmontar o console todo.
Se alguém espetar um pen drive, ele vai ler, pode exibir foto, para áudio, nunca para copiar o jogo que está lá dentro. A gente sabe que quando vem uma coisa, tem logo um monte de gente para hackear. Mas mesmo que consigam entrar no console, se ele tirar o jogo de dentro, o jogo não funciona fora, porque ele tem uma assinatura digital, ele fica bloqueado no acesso ao servidor.
*Como é o modelo de venda de jogos?
O usuário vai poder comprar de quatro formas: de cartão pré-pago, débito em conta, boleto e cartão de crédito. O boleto é entregue de três formas: por email, SMS do celular ou pelo correio. Mas quando pede, você já informa o número do console que você quer que receba o crédito. E os cartões pré-pagos vamos fechar com duas grandes redes de hipermercado, porque é onde a mãe está junto. Está tudo incluso aí, não será cobrado mensalidade ou taxa pelo tráfego de dados.
*Quem vai desenvolver esses jogos?
São três formas. Uma é por acordo com os grandes, como a Eletronic Arts, para importar para o Zeebo. Outro é fazer o jogo próprio, com o nosso estúdio da Tectoy Digital e a terceiro modelo, que é o programa com parceria do governo, universidades, para criar condições para que os desenvolvedores menores possam ganhar por onde eles nunca ganham.
*Vamos detalhar esses modelos?
No primeiro, a Zeebo Inc, que já está lá nos EUA, escolhe os jogos que queremos trazer e disponibiliza no servidor. Pode até mandar direto para o usuário para ele testar por 30 segundos. Quem faz o pagamento e negocia com os publishers é a Zeebo Inc nos EUA. Quanto é que pagamos varia.
*E o desenvolvimento interno?
Por enquanto são três jogos. O principal é o Zeebo Extreme, que está muito perto de ficar pronto, que funciona com acelerômetro. Dentro dele há três jogos. O Zeebo Sports é de esporte e estamos desenvolvendo o Zeebo Foot Games. Os três são para uso do acelerômetro. Eles funcionam como um Publisher normal. Eles recebem um percentual disso. Recebem o valor do desenvolvimento e depois uma participação na venda.
*E o terceiro modelo, das parcerias?
A gente tem um projeto, já recebemos mais de 130 e-mails de interessados nessa possibilidade. Se olharmos universidades que funcionam junto a pólos, como o que acontece no nordeste, tem pessoas brilhantes, moleques brilhantes, que não conseguem pôr jogos de console em lugar nenhum. Muitos já têm alguma coisa pronta e gostariam de portar pra um console. A gente tem o trabalho de olhar, avaliar e colocar no catálogo. A segunda parte são pessoas que não tiveram recurso para conseguir desenvolver um recurso. Podemos fazer parcerias com o governo ou concursos para financiar o desenvolvimento.
*Quantos jogos cabem no console? Não existe a chance de esgotar a capacidade?
Tem alguns recursos. Memória é algo que sempre aumenta a capacidade e cai o preço. Segundo que tem uma solução que se por acaso encher a memória, pode apagar o jogo, fica na memória no console do servidor que ele é dono daquele jogo, ele pode resgatar.
*Quais jogos vão ser oferecidos?
Vão vir embarcados o FIFA 09, Prey Evil, Quake I, Brain Challenge, Need For Speed: Carbon. E estarão jogos disponíveis para Download/Compra: Zeebo Extreme I, Resident Evil 4, Tekken 2, Crash Bandiccot Nitro Kart, Quake II, Real Racing, Super Action Hero 3D, Ultimate
Fonte: http://zeebblog.blogspot.com/2009/04/revista-exame-traz-novidades-sobre-o.html
o interessante é essa parte
Por enquanto são três jogos. O principal é o Zeebo Extreme, que está muito perto de ficar pronto, que funciona com acelerômetro. Dentro dele há três jogos. O Zeebo Sports é de esporte e estamos desenvolvendo o Zeebo Foot Games. Os três são para uso do acelerômetro. Eles funcionam como um Publisher normal. Eles recebem um percentual disso. Recebem o valor do desenvolvimento e depois uma participação na venda
sera jogos de futebol? com boomerang? será legal e estranho
(acho q deve ser só de penalt )
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
nessas horas q um ''nunchuk'' faz falta
Pedro_MendeS- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
Pedro_MendeS escreveu:nessas horas q um ''nunchuk'' faz falta
vô arruma uma correia maior e amarrar o boomerang na minha perna pra simular o chute
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
ahahahahhhaha ri ALTO !!!
pior q ia fica massa
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Pedro_MendeS- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
STX por favor como regra do forum sempre colocar a noticia toda e depois colocar o link como fonte, e não apenas o linkm senão será deletado e feito outro topico com a noticia completa.
Topico Editado.
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Sony.Hack- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
okSonymaster escreveu:STX por favor como regra do forum sempre colocar a noticia toda e depois colocar o link como fonte, e não apenas o linkm senão será deletado e feito outro topico com a noticia completa.
Topico Editado.
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
Então não vai sair sonic ou crazy esse ano,vai sair esse jogo então,que bom!!
Darthrafael- Profissional
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Re: Zeebo Foot Games
Eles citam o Real racing na entrevista.. Quem sabe ele não vem...
Sk8rerboy- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
o momerang podia ter mais 2 botoes do lado direito em ves de 1direcional + 2 botoes 1 e 2 so´ no lado no esquerdo
porque tipo vc usa uma mao para jogar e apertar os botoes e a outra so para segurar o outro lado do controle e por ter um formato de momerang
fica muito esquisito vc usar a mao direita que mais usamos so para segurar o controle
porque tipo vc usa uma mao para jogar e apertar os botoes e a outra so para segurar o outro lado do controle e por ter um formato de momerang
fica muito esquisito vc usar a mao direita que mais usamos so para segurar o controle
TTYoshiTT- Aprendiz
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Re: Zeebo Foot Games
A grande novidade é que o custo para desenvolver para o Zeebo é uma ordem ou duas menos do que para outros consoles. Um jogo para um console como o PS3 custa em torno de 10 milhões de dólares, com equipes de 50 pessoas durante dois anos. Para o Zeebo os jogos vão custar a partir de 25 mil dólares. Entre 50 mil reais e 600 mil reais, por ser uma plataforma mais acessível.
gastaram 25 mil no alpine?!?!?!?!
gastaram 25 mil no alpine?!?!?!?!
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
Momerang? O que seria isso? kkk, zuera!!TTYoshiTT escreveu:o momerang podia ter mais 2 botoes do lado direito em ves de 1direcional + 2 botoes 1 e 2 so´ no lado no esquerdo
porque tipo vc usa uma mao para jogar e apertar os botoes e a outra so para segurar o outro lado do controle e por ter um formato de momerang
fica muito esquisito vc usar a mao direita que mais usamos so para segurar o controle
Última edição por Sk8rerboy em Qui 10 Dez 2009 - 20:48, editado 1 vez(es)
Sk8rerboy- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
engraçado q esse Zeebo Foot Games naum deu nenhum sinal de vida ainda !!!
e essa materia é old !!!!!! sera q ele ja ta pronto ????
e essa materia é old !!!!!! sera q ele ja ta pronto ????
Pedro_MendeS- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
TTYoshiTT escreveu:o momerang podia ter mais 2 botoes do lado direito em ves de 1direcional + 2 botoes 1 e 2 so´ no lado no esquerdo
porque tipo vc usa uma mao para jogar e apertar os botoes e a outra so para segurar o outro lado do controle e por ter um formato de momerang
fica muito esquisito vc usar a mao direita que mais usamos so para segurar o controle
momerang eu não sei, mais eu pensei numa ideia tipo, usar 02 boomerangs, tipo um como mão direita e outra esquerda, apenas um direcional para andar
daria pra fazer um game de boxe tipo super punch out
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
owww. essa materia é Old mesmo, é até do zeeblog antigo hehehe... Felizmente não deletei ele. tem muita coisa lá ainda.. To tentando trazer tudo pro novo, mas é muita coisa mesmo, e demora um pouco hehehe.. Mas vlw por lembrar.. Essa materia foi mesmo uma das mais completas sobre o Console..
Re: Zeebo Foot Games
STX escreveu:A grande novidade é que o custo para DESENVOLVER PARA(NÃO PORTAR) o Zeebo é uma ordem ou duas menos do que para outros consoles. Um jogo para um console como o PS3 custa em torno de 10 milhões de dólares, com equipes de 50 pessoas durante dois anos. Para o Zeebo os jogos vão custar a partir de 25 mil dólares. Entre 50 mil reais e 600 mil reais, por ser uma plataforma mais acessível.
gastaram 25 mil no alpine?!?!?!?!
Intendo assim.
Venu- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
Bem o Extreme e o Sports vieram.
Pq o Foot Games não?
Pq o Foot Games não?
Tuma- Profissional
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Re: Zeebo Foot Games
Tuma escreveu:Bem o Extreme e o Sports vieram.
Pq o Foot Games não?
isso q eu queria sabe !!!!! ja era pra essa bomba ta pronta
Pedro_MendeS- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
Pedro_MendeS escreveu:Tuma escreveu:Bem o Extreme e o Sports vieram.
Pq o Foot Games não?
isso q eu queria sabe !!!!! ja era pra essa bomba ta pronta
Quem sabe será presente de natal...tem q rolar alguma surpresa , po espero que o povo acredite que o real racing foi anunciado faz anos com a entrevista mas eu sempre menciono e ninguém lembra ou leva fé...
danteden- Profissional
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Re: Zeebo Foot Games
è mesmo, a Tectoy deveria (deveria toma vergonha na cara) fazer uma surpresa pro natal, ipo quem lembra do Guitar Idol que até foi feita uma enquete?danteden escreveu:Pedro_MendeS escreveu:Tuma escreveu:Bem o Extreme e o Sports vieram.
Pq o Foot Games não?
isso q eu queria sabe !!!!! ja era pra essa bomba ta pronta
Quem sabe será presente de natal...tem q rolar alguma surpresa , po espero que o povo acredite que o real racing foi anunciado faz anos com a entrevista mas eu sempre menciono e ninguém lembra ou leva fé...
Z-bass- Profissional
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Re: Zeebo Foot Games
É , mas ai eles vaum ter que fazer a guitarrinha pro Z tbm.
Venu- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
capaz deles lançarem é um guitar gripp (é assim q se escreve??) do Nintendo Ds!!!!
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
Se eles lançarem o Guitar Idol (eu acredito que lançem), provavelmente vai ser perto do Natal para dar mais enfase para o lançamento jogo, afinal games musicais sempre tiveram um grande apelo, e ainda seria o primeiro do zeebo!!
Sk8rerboy- Experiente
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Re: Zeebo Foot Games
eles podiam fazer uma versão que a gente pudesse colocar as musicas por mp3 via Sd card, minha versão particular seria do barulho! heheh
STX- Ser Supremo
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Re: Zeebo Foot Games
STX escreveu:eles podiam fazer uma versão que a gente pudesse colocar as musicas por mp3 via Sd card, minha versão particular seria do barulho! heheh
isso foi tiongo
gx1- Experiente
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