Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

+8
Brmp
gigante096
STX
Alberwood
Ferreiratasso
Zero XZ
Darthrafael
kBessa
12 participantes

Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Seg 28 Dez 2009 - 14:05

Depois de ver zilhões de tópicos e discussões feitas por pessoas que não entendem bulhufas do assunto, resolvi criar este tópico para sanar de vez as dúvidas! Vamos lá!
PS: Não se preocupem pois as fontes vem no final.

O Brew (pronunciado BRU e não BRÊU ou BRÉU... é BRU!!) é um kit de desenvolvimento de software (SDK) e um "pseudo SO", cujos aplicativos são destinados a rodar em cima de um único SO: O Brew RTOS, que é o SO base do Zeebo. O Brew está também presente em celulares de várias empresas, como Nokia, Samsung, LG, Sony Ericsson, e outras. Confirmado pois, durante o tempo que trabalhei no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), vi anunciadas vagas para desenvolvedores com experiência em Brew, e lá só se trabalha com Nokia, entào há sim celular Nokia com Brew. Como todos já devem saber, aplicativos para Brew (Nativos) são desenvolvidos em C/C++, e consequentemente, rodam com mais fluidez no Zeebo.

Tudo entendido sobre Brew (BRU!!)? Agora o Java.

O chipset do Zeebo, MSM7201A, tem uma máquina java em HARDWARE. Com a presença do Java em diversas plataformas, vários fabricantes de processadores e microcontroladores tem colocado máquinas java no próprio hardware, tornando assim seu processamento mais rápido, mas ainda assim mais lento que o C/C++, tendo em vista que a aplicação ainda necessitará fazer acesso ao sistema Brew RTOS, que em aplicação Brew é mais direto.

Portanto, é possível fazer aplicações java? Teoricamente, sim! Na pratica? Não sei, O Zeebo Developer Guide (incluido no Zeebo SDK) não menciona nada sobre a possibilidade de desenvolver em Java "nativamente" para o Zeebo, mesmo porque eles não disponibilizam as extensões específicas do Zeebo para Java (como os drivers de joystick, que estão presentes no Zeebo SDK para Brew). Mas nem tudo está perdido! Existem aplicações comerciais que fazem a conversão Java ME -> Brew, como esta: http://blue-edge.bg/brew.html. O negócio é que não dá para confiar na performance final dos jogos, já que foi usada uma conversão automática, sem muita otimização.

Java, OK. Agora o Flash Lite:

O Flash Lite é um subset (um pequeno conjunto de partes) do Flash, disponível em alguns (repito, ALGUNS) aparelhos celulares. Dentro de toda a documentação que eu li, é possível entender que, para desenvolver qualquer aplicativo Flash Lite para um device específico (no nosso caso o Zeebo), a empresa que desenvolve este device deve licenciar a tecnologia para o seu aparelho, e até a presente data, a Zeebo Inc. ou Zeebo SA ou Tectoy fizeram qualquer pronunciamento sobre o mesmo. Então, provavelmente, este pode ser descartado no momento, mas caso a Zeebo Inc. faça um contrato com a Adobe, o Flash Lite poderá ser baixado pela 3G e aplicativos em Flash Lite poderão ser desenvolvidos para o Zeebo.

Bem, acredito que é isso! Quaisquer dúvidas, bastar expor que juntos poderemos investigar, mas acho que isso põe um basta em diversas dúvidas.


Algumas fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_Runtime_Environment_for_Wireless
[url=http://www.qctconnect.com/products/msm_7201.html#Technical Features]http://www.qctconnect.com/products/msm_7201.html#Technical Features[/url]
http://www.adobe.com/products/flashlite/brew/flashlite_brew_datasheet.pdf
http://www.adobe.com/devnet/devices/verizon.html
http://www.developer.com/java/j2me/article.php/3116331/BREW--J2ME-Lets-Be-Friends.htm
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Darthrafael Seg 28 Dez 2009 - 14:07

Legal,pelo menos agora não vai ter mais tópicos sobre isso,ou não? Suspect
Darthrafael
Darthrafael
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2845
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 30
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Zero XZ Seg 28 Dez 2009 - 14:24

Darthrafael escreveu:Legal,pelo menos agora não vai ter mais tópicos sobre isso,ou não? Suspect

Ah, sempre criam uns tópicos perdidos por aí!!!! Razz
Zero XZ
Zero XZ
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3850
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Seg 28 Dez 2009 - 14:25

Espero que não criem mais. Pelo menos as pessoas que me conhecem melhor sabem da minha experiência e que estou divulgando informações verdadeiras, e não meras especulações!
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Ferreiratasso Seg 28 Dez 2009 - 14:36

kBessa escreveu:Espero que não criem mais. Pelo menos as pessoas que me conhecem melhor sabem da minha experiência e que estou divulgando informações verdadeiras, e não meras especulações!

ah! logo agora que eu iria fazer o tópico: Efeitos Gráficos-Zeebo x PS3 Razz lol!
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Alberwood Seg 28 Dez 2009 - 15:30

Muito bom o tópico!
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por STX Seg 28 Dez 2009 - 15:44

ainda vai ter os "sabios" querendo discordar, infelizmente!
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por gigante096 Seg 28 Dez 2009 - 15:46

Ótimo tópico!
gigante096
gigante096
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1400
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 37
Localização : Casimiro de Abreu
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por STX Seg 28 Dez 2009 - 15:48

ae Kbessa
tenho procurado pela net alguns codigos fontes de games pra brew pra dar uma estudada
sabe onde posso achar?
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Sex 15 Jan 2010 - 18:17

Alguém ainda quer desenvolver pro Zeebo?

A não ser que a Tectoy passe alguma informação melhor para nós ou que a mesma faça os testes de aplicações por sua conta e risco, desenvolver pro Zeebo é muito caro!!!!!

Quem souber inglês e quiser ler:
http://www.developer.com/ws/brew/article.php/1454711/What-is-BREW.htm

Vou fazer uma tabela básica de custos (Preços ajustados para o real):
Computador com Windows ORIGINAL: R$ 1500
Visual Studio Professional: R$ 2400
Licença Brew: R$ 720
Compilador p/ ARM: R$ 2700
Zeebo para testes: R$ 300
Teste da aplicação Brew: R$ 1350 (No mínimo, pode ser mais)

Só aqui já beirou os NOVE MIL REAIS!!!! Pode até tirar os R$ 1000 reais do PC (mas deixa os 500 reais pra comprar o Windows original). Alguém tem oito mil pra "jogar fora" aí?

Eu falo em software original porque, se você está querendo ganhar dinheiro com isso, tem que comprar original. Eu vejo muita gente aqui querendo desenvolver com software pirata, e posso garantir que, pode passar no início, mas mais cedo ou mais tarde VAI DAR MERDA!!!

Mesmo no meu caso, que já tenho um PC com todos os softwares originais (Windows , Office e Visual Studio), ainda precisaria gastar mais que cinco mil reais. E olha que só estou mencionando os softwares para o programador!!!! Nem falei sobre a criação de conteúdos (Objetos 3d, texturas, sons, etc.) Alguém acha que 3DS Max e Photoshop custam menos que R$2000???


Sinceramente, prefiro desenvolver pro iPhone. A base instalada de usuários é muito maior, tem no mundo inteiro, e com menos de R$ 3000 você pode desenvolver pro mesmo:
Mac Mini: R$ 2000 (Aproveite Monitor, Teclado e Mouse que tem em casa).
XCode: GRÁTIS
iPhone SDK: GRÁTIS
Licença para vender na AppStore: R$ 180 (Ao ano).
iPod Touch 8GB para testes: R$ 680.

No meu caso, eu tenho um Macbook que custou um pouco mais, mas ainda assim bem mais barato que essas licenças absurdas do Brew!!!!
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Brmp Sex 15 Jan 2010 - 18:22

Ótimo tópico. Bem esclarecedor.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por STX Sex 15 Jan 2010 - 23:43

Tem a versão "Free" do Visual C++, Não serve?
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Sáb 16 Jan 2010 - 0:08

Servir, serve. Mas segundo a licença, apenas se você não trabalhar em equipe, e definitivamente ela não pode ser usada por empresas, mesmo que seja apenas um programador.
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kazuki Dom 17 Jan 2010 - 2:37

kBessa, o que você acha da Unity pra desenvolver pra Iphone? Vale a pena pagar a licença dela?

kazuki
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 164
Data de inscrição : 06/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Dom 17 Jan 2010 - 4:31

kazuki escreveu:kBessa, o que você acha da Unity pra desenvolver pra Iphone? Vale a pena pagar a licença dela?

Não posso lhe dizer com certeza, pois não tive tempo de avaliá-la, mas você já ouviu falar do action RPG Ravensword? Foi criado com a Unity, e pelo visto, é um puta jogaço, muito bonito visualmente. (Infelizmente também não testei o jogo pois não tem na AppStore brasileira).

Ah, vale salientar que apesar de ter Unity para Windows, se quiser desenvolver para iPhone, um Mac é obrigatório!!!
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Ferreiratasso Dom 17 Jan 2010 - 15:31

Mas eu acho que já saiu uma ferramenta de desenvolvimento do iphone para windows, vou pesquisar ....
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Dom 17 Jan 2010 - 16:03

Não tem como, qualquer "kit de desenvolvimento para iPhone para Windows" não é oficial da Apple e até onde sei só rodará em iPhone e iPod que passou por Jailbreak, então pode esquecer vender na AppStore.
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Anon Seg 18 Jan 2010 - 1:02

kBessa escreveu:Não tem como, qualquer "kit de desenvolvimento para iPhone para Windows" não é oficial da Apple e até onde sei só rodará em iPhone e iPod que passou por Jailbreak, então pode esquecer vender na AppStore.

Na verdade existe sim...
Inclusive, diversas engines já fazem isso de dentro delas (cito a Unity3D, que é a que estou aprendendo)
Anon
Anon
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 82
Data de inscrição : 12/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Chariot Seg 18 Jan 2010 - 1:54

Anon escreveu:
kBessa escreveu:Não tem como, qualquer "kit de desenvolvimento para iPhone para Windows" não é oficial da Apple e até onde sei só rodará em iPhone e iPod que passou por Jailbreak, então pode esquecer vender na AppStore.

Na verdade existe sim...
Inclusive, diversas engines já fazem isso de dentro delas (cito a Unity3D, que é a que estou aprendendo)

Hora ou outra a App Store bloqueará novamente os apps desenvolvidos com a unity. E ai serão semanas até que os engenheiros consigam burlar novamente o sistema.

Sem contar que é ilegal, e caso ele façam um crivo em seu app, eles podem reter o lucros devido a quebra de contrato.

Quer desenvolver para Iphone, leia a EULA. Wink
Chariot
Chariot
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 98
Data de inscrição : 27/05/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Seg 18 Jan 2010 - 3:09

Anon escreveu:
kBessa escreveu:Não tem como, qualquer "kit de desenvolvimento para iPhone para Windows" não é oficial da Apple e até onde sei só rodará em iPhone e iPod que passou por Jailbreak, então pode esquecer vender na AppStore.

Na verdade existe sim...
Inclusive, diversas engines já fazem isso de dentro delas (cito a Unity3D, que é a que estou aprendendo)

Você leu bem o site deles?

Requirements
In order to license and use Unity iPhone Publishing, developers must meet the following requirements:

You must be an approved Apple Developer for the iPhone and install the iPhone SDK (requires Intel-based Mac running OSX 10.5.4 or later)

Não é porque você usa a Unity em Windows que possa desenvolver lançar jogo para iPhone feito em Windows usando-a. A versão Free da Unity também não serve para iPhone se não comprar o pacote de desenvolvimento para iPhone, que até onde eu sei, só existe para a versão Mac da Unity, o próprio download vem em arquivo .dmg (extensão padrão de pacotes para Mac OS X).
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kayohf Seg 18 Jan 2010 - 19:44

O chipset do Zeebo, MSM7201A, tem uma máquina java em HARDWARE. Com a presença do Java em diversas plataformas, vários fabricantes de processadores e microcontroladores tem colocado máquinas java no próprio hardware, tornando assim seu processamento mais rápido, mas ainda assim mais lento que o C/C++, tendo em vista que a aplicação ainda necessitará fazer acesso ao sistema Brew RTOS, que em aplicação Brew é mais direto.

Portanto, é possível fazer aplicações java? Teoricamente, sim! Na pratica? Não sei, O Zeebo Developer Guide (incluido no Zeebo SDK)

Olá kBessa, sou seu vizinho aqui do norte. Bom, amigo, vamos conversar numa boa. Eu vi que você veio com muitas verdades, pronto para atacar, e quem ataca, leva contra ataque! É A LEI DA SELVA!! hehe. Vamos conversar como dois nerds.

Vamos ao quote.. 'Portanto, é possível?...... sim!....... não sei..... O ZEEBO DEVELOPER GUIDE (... SDK)'.

Essa discussão sobre o chipset e o emulador dentro do chipset foi iniciada por minha pessoa, mas em momento algum foi confirmada, pois eu preciso olhar as famosas -chamadas de sistema- do Brew, coisa que eu ainda não fiz. Do mesmo modo, sua afirmação está sendo baseada no lugar errado. O SDK é baseado em cima das chamadas do Brew e das bibliotecas disponíveis, como a opengl es. Ou seja, um level acima da coisa toda. Então, ainda não podemos afirmar ou descartar o poder de usar Java no Zeebo, uma vez que pode ter uma função bem simples assim:

Código:
runJavaCodeWhereBitch(...);

que não foi usada pela SDK do Zeebo, uma vez que a ideia do SDK é facilitar, padronizar, o acesso dos desenvolvedores ao hardware e talz.

A discussão foi iniciada por causa da lerdeza do painel principal do Zeebo. Daqui em diante o que eu venho escrever são só pensamentos alheios, nada relacionado com seu post.

Do mesmo modo se encaixa a discussão das engines para o Zeebo. Uma engine pro Zeebo precisa ser compatível com o Zeebo, infelizmente. Diz a lenda que uma engine precisa ser independente da plataforma e da API que vai usar (DirectX, OpenGL), mas nesse caso especifico do Zeebo, para podermos extrair tudo que queremos dele, precisamos de algo FEITO para o Zeebo, pois, por exemplo

Levemos em consideração o limite máximo para um ser normal de 50MB, jesus, como que você vai colocar tudo ai dentro? Você precisará de algum plano, algum esquema de compactação e descompactação real-fuckin'-time, e dentro da engine se possível. E usando isso, você ainda vai ter que criar alguma técnica de aceleração bem baixo nível, então você vai ter que ler bem o esquema de hardware do Zeebo.

-> Quando eu digo 'tudo', eu digo um jogo de respeito, ou melhor, ambicioso.
kayohf
kayohf
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/12/2009
Idade : 35
Localização : RR
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por kBessa Ter 19 Jan 2010 - 0:42

Prezado Kayohf,

Em momento nenhum estou querendo atacar alguém, apenas quis esclarecer diversas questões que muitas pessoas tem levantado sem qualquer fundamento! Como sou alguém que possui mais de 10 anos de experiência com programação e 8 de experiência profissional (sim, estou trabalhando ativamente na área desde os 16 anos de idade), acho que possuo conhecimento suficiente para diferenciar realidade de suposição.

Uma coisa que você está confundindo é achar que o Brew é somente um SDK, mas na verdade, por baixo de tudo no Zeebo está rodando o Brew RTOS, que é o verdadeiro SO do Zeebo. É o mesmo que acontece nos PCs: temos o Windows (SO), e a Microsoft fornece, além dele, o Windows SDK.

Então como você pode afirmar que eu estou me baseando no lugar errado? O Brew está em nível baixo, é quase como o DirectX no Windows, que lhe dá acesso direto ao hardware em linguagem de alto nível.

Agora quanto ao fato de ser lento, já viu os menus da série N da Nokia? O próprio N85 tem um menu meio travoso, idêntico ao Z-Wheel do Zeebo, e olha que o do N85 nem é em 3D!!! E eu sei que são escritos em C++ para o SymbianOS, afinal, já trabalhei no Instituto Nokia de Tecnologia.

EDIT: Aqui alguma informação sobre Java no Brew: https://brewx.qualcomm.com/bws/content/gi/common/appseng/en/developerfaqs/docs/creatingapps/coding/codingf.html

Agora como eu disse, o Developer Guide não menciona nada sobre Java, então não posso afirmar ou negar que o Zeebo tenha suporte a Java (ou mesmo se ele tem uma extensão de Máquina Virtual Java).
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!! Empty Re: Brew? Java? Flash? Para acabar de vez com as dúvidas!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos