Bejeweled entre os 15 jogos mais influentes da década
+8
Gringo
Brmp
STX
Chrono
Riku
Zero XZ
Luís Eduardo
pasqualete
12 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Bejeweled entre os 15 jogos mais influentes da década
Toda lista foi feita para ser polemica, não necessariamente a guisa dos jogadores. Se eu fosse listar os jogos que eu acho influentes na década de 00, muitos irão discordar certamente.
Sem contar que alguns jogos ali eu já os considero bastante influentes.
A questão de repetição de jogos, quem começou isso foi a Konami com as dezenas de dance dance revolution na década passada.
E a frase em questão não precisa ser descartada de forma alguma, um fórum você pode falar o que quiser numa forma civilizada e respeitosa e o que eu digitei não tem nada de inverdade enquanto as listas.
Sem contar que alguns jogos ali eu já os considero bastante influentes.
A questão de repetição de jogos, quem começou isso foi a Konami com as dezenas de dance dance revolution na década passada.
E a frase em questão não precisa ser descartada de forma alguma, um fórum você pode falar o que quiser numa forma civilizada e respeitosa e o que eu digitei não tem nada de inverdade enquanto as listas.
Re: Bejeweled entre os 15 jogos mais influentes da década
Meu caro Brmp, não é uma lista dos jogos mais inovadores da década, nem dos melhores, mas sim dos mais influentes. Dizer que GTA não influenciou nada é fechar os olhos para toda a indústria de que surgiu após o seu ENORME sucesso. Antes disso, a lenda de que jogo é coisa pra criança (no caso, adolescentes, que eram o público alvo da época) era muito mais forte do que é hoje. Mas este não foi o único mérito do jogo: a mecânica, simples, porém abrangente, proporcionava um desafio moderado e cativante, que atraiu o grande público--não só os "nerds-hardcore-da-paga-pau-de-final-fantasy-da-geração psone" (que aliás, parecem ter ficado muito ofendidos com isso, pois até hoje eu me lembro o tamanho preconceito que essa gente tinha pelo jogo na época), além de ter REINVENTADO a mecânica de exploração 3D, trazendo à tona uma jogabilidade inédita, onde o jogador tinha liberdade (talvez a melhor palavra para se descrever GTA, que não cai muito bem em jogos como Driver) para fazer uma dezena de coisas aleatórias, ao invés de simplesmente sair por aí enfrentando cavaleiros coloridos para salvar a princesa no castelo caleidoscópico.
E HALO... Utilizou o conceito de liberdade estabelecido por GTA (ainda que muito resumindo) em um FPS sci-fi, com uma I.A apurada e uma mecânica de combate diferente, onde o jogador, além de portar um escudo recarregável, não poderia carregar consigo uma dezena de armas pesadas, que acrescentou um "fator" estratégico que os FPS não possuiam, pois limitavam-se a "andar por aí atirando em tudo o que se meche". Se você não notou isso... nada posso fazer.
Oh, ele também era um jogo repetitivo que não se repetia, pois a Inteligência Artifical sempre fazia com que os combates seguissem de um modo imprevisívl, diferente de Doom e Quake, onde bastava decorar a localização de todos os inimigos e aproveitar-se de BUG's para eliminá-los fácilmente, tornando a "repetição dos combates" bem divertida. Tanto que, graças a ele, surgiu um novo conceito, que foi emulador por muitos outros jogos--inclusive RE4--chamado "30 seconds 4 fun". Não quero desmerecer os outros dois FPS's citados, eles também foram divisores de água--nas suas décadas.
E HALO... Utilizou o conceito de liberdade estabelecido por GTA (ainda que muito resumindo) em um FPS sci-fi, com uma I.A apurada e uma mecânica de combate diferente, onde o jogador, além de portar um escudo recarregável, não poderia carregar consigo uma dezena de armas pesadas, que acrescentou um "fator" estratégico que os FPS não possuiam, pois limitavam-se a "andar por aí atirando em tudo o que se meche". Se você não notou isso... nada posso fazer.
Oh, ele também era um jogo repetitivo que não se repetia, pois a Inteligência Artifical sempre fazia com que os combates seguissem de um modo imprevisívl, diferente de Doom e Quake, onde bastava decorar a localização de todos os inimigos e aproveitar-se de BUG's para eliminá-los fácilmente, tornando a "repetição dos combates" bem divertida. Tanto que, graças a ele, surgiu um novo conceito, que foi emulador por muitos outros jogos--inclusive RE4--chamado "30 seconds 4 fun". Não quero desmerecer os outros dois FPS's citados, eles também foram divisores de água--nas suas décadas.
Nedokius Cisium- Iniciante
-
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Bejeweled entre os 15 jogos mais influentes da década
Estava jogando MAME e lembrei agora, Zuma e Luxor não foram influenciados por Bejeweled, mas acho que por um jogo de 1998 para Arcade chamado Puzz Loop. Na verdade não diria influenciados, mas sim copiados, se você jogar vai ver que os jogos são idênticos.Luís Eduardo escreveu:ps.: Bejeweled só esá aí porque foi o primeiro jogo da CapCom e de um novo estilo de "jogos casuais" marcados como os da "Atrativa", pois, depois dele vieram Zuma, Luxor e outros "clássicos casuais".
pasqualete- Aprendiz
-
Mensagens : 184
Data de inscrição : 30/12/2009
Idade : 34
Localização : Niterói/RJ
Tem o Zeebo? : Não
Re: Bejeweled entre os 15 jogos mais influentes da década
pasqualete escreveu:Estava jogando MAME e lembrei agora, Zuma e Luxor não foram influenciados por Bejeweled, mas acho que por um jogo de 1998 para Arcade chamado Puzz Loop. Na verdade não diria influenciados, mas sim copiados, se você jogar vai ver que os jogos são idênticos.Luís Eduardo escreveu:ps.: Bejeweled só esá aí porque foi o primeiro jogo da CapCom e de um novo estilo de "jogos casuais" marcados como os da "Atrativa", pois, depois dele vieram Zuma, Luxor e outros "clássicos casuais".
Eu já joguei esse "Puzz Loop", mas, se não fosse o sucesso de Bejeweled, não existiria nem Zuma ou Luxor, e esse novo estilo de jogos casuais da PopCap (que tem feito grande sucesso, já que são de baixo custo, não pagam muito imposto por não haver mídia física e conquistam novos jogadores pela simplicidade).
ps.: as vezes penso que a nintendo se inspirou nos jogos da PopCap para fazer o Wii e o DS.
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? : Sim
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» NAUGHTY GOD - Os 5 melhores jogos da decada!!!
» Mais um lançamento dá as caras no Site oficial do Zeebo, Agora é a vez de Bejeweled Twist da Pop Cap:
» Novos Jogos, Jogos mais pesados, Um Problema??
» Empresas de tecnologia dominam entre as mais ricas
» Mais jogos ja!
» Mais um lançamento dá as caras no Site oficial do Zeebo, Agora é a vez de Bejeweled Twist da Pop Cap:
» Novos Jogos, Jogos mais pesados, Um Problema??
» Empresas de tecnologia dominam entre as mais ricas
» Mais jogos ja!
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos