Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista revela informações sobre o Zeebo

+6
Agulha
STX
pavão2
Sk8rerboy
chirinea
pasqualete
10 participantes

Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por pasqualete Ter 12 Jan 2010 - 17:32

Venho percebendo em alguns tópicos muitos comentários a respeito da maneira como a Tectoy vem trabalhando com o Zeebo, da parceria Tectoy-Qualcomm, da relação entre Tectoy e desenvolvedoras de jogos brasileiras, enfim, muitos desses comentários sem qualquer fundamento. Como eu há um bom tempo parei de discutir sobre o Zeebo, quero mostrar uma entrevista que li antes do seu lançamento no Blog Maranello Investimentos, e que pode esclarecer muitas dúvidas. Fiz uma rápida pesquisa aqui no fórum e não encontrei nenhuma referência a ela.
Para quem ainda não leu é uma boa oportunidade de se informar.

Como é que surgiu a ideia do Zeebo?
A Tectoy optou há muito tempo por abrir a Tectoy Mobile, que é uma unidade que existe até hoje, que ia pegar licenças e desenvolver jogos para celular. E chamamos Reinaldo Normand, que é jornalista, para tocar esse negócio. Ele começou a olhar esse mercado e acabou concebendo ideia do Zeebo.

O conceito básico era um videogame que deveria ter um sistema contra piratarias, sem mídias físicas e que o consumidor pudesse baixar os jogos (já olhando a rede 3G). Ele fez o requerimento da patente no Brasil em abril de 2006. Entrei na companhia em maio de 2007. Aí pensamos num parceiro, que entre outros elegemos a Qualcomm, porque eles têm a melhor solução de chip e um sistema Brew, que tem 2 bilhões de downloads de celular, sem caso de pirataria.

Juntas criaram a Zeebo Inc?
Sim. É uma transformação da Tectoy of America. Do total da empresa, 42,5% ficou com a Qualcomm, depois de investimento de 5,4 milhões de dólares e o resto é da Tectoy, que colocou bem menos, cerca de 200 mil de dólares, mais a patente. O recurso da Qualcomm foi todo usado para o desenvolvimento. Então, comercialmente, essa empresa estava sendo concebida com o intuito de ser a dona das patentes, a que vai licenciar os jogos dos publishers, e firmar contratos locais na China, México, etc. Para isso registramos patentes em todos esses países.

O CEO é americano para a empresa ter essa imagem internacional?
Exatamente. Eu mesmo fiquei três ou quatro meses como CEO dela também e aí claramente não dava. São 18 horas de vôo, 4h de fuso horário, não dava. E tem interesses conflitantes. A ideia era deixá-la caminhar sozinha e até vai precisar de injeção de capital, de venture capital, para ajudar a fazer fundos para ajudá-la a terminar o projeto, e ela pode abrir capital, fazer o que decidir ao longo do caminho. E os publishers estão lá, a grande maioria se não é americana, está sediada na Califórnia, tem um escritório, a Qualcomm queria essa isenção.

Quando o Zeebo chega às lojas?
Obviamente, o primeiro país é o Brasil. A primeira fase de testes foi no começo do ano e agora entramos na etapa que chamamos de VIP Test. É uma seleção de 150 consumidores que vão receber um console a partir do final desse mês. A intenção é afunilar o conhecimento para ter respaldo principalmente para a comunicação na hora do lançamento.

A partir do final de maio vamos fazer o lançamento no Rio de Janeiro. Um lançamento normal, com mídia, ponto de venda, venda no varejo, mas só no RJ. Depois abrimos para as Pontocom, 45 dias depois do lançamento no RJ. Final de junho ou começo de julho, para pegar as férias. Finalmente, no final de setembro, estaremos em todo o varejo do Brasil para aproveitar o dia das crianças.

O custo do Zeebo está fechado?
Estamos fazendo um esforço grande para reduzir mais até o lançamento, mas por enquanto trabalhamos com o custo de 599 reais. Para isso dependemos do câmbio -- o resto dos custos está definido para a gente. Seria bom se caísse o dólar, porque queremos mesmo é aumentar a base para ganhar com a venda de software.

Que tipo de patente foi registrada?
Basicamente é essa forma de comprar jogos por meio dessa tecnologia 3G. É inclusive a primeira patente 100% brasileira na área de jogos eletrônicos.

Onde será a fabricação?
Em Manaus. Vamos começar a rodar entre o dia 8 e 10 de maio. Podemos fabricar para outros países, se isso fizer parte de outras negociações comerciais. Temos condições de fazer. Mas se a conta mostrar que é mais barato fazer na China, já temos um parceiro para fabricar lá.

Você comentou um dia que o Zeebo tem vários pais. Como assim?
Ele foi desenvolvido por sete países, só contando os desenvolvedores principais. O sistema de billing ficou por conta de uma empresa argentina; uma empresa na China desenvolveu as placas de game e celular; a identidade visual ficou sob responsabilidade de uma empresa da Califórnia; outra em Nova York fez o nome; uma companhia de uns meninos no Japão fez a parte gráfica e a interface; uma francesa, a trilha sonora. Trabalhar esse fuso horário foi bacana.

Como o Zeebo vai se posicionar?
O público-alvo são os jovens de 10 a 13 anos. No mercado existe uma faixa no topo da pirâmide, tem um setor que vende 50 mil unidades por ano no Brasil, que é onde está o Xbox, o Wii e o Playstation 3. Todos conhecem, gostam, mas a maioria não consegue pagar. Bem na base da pirâmide, também tem um nicho, que vende 200 mil unidades por ano, que é onde a Tectoy tem 70% de participação.

No meio, estimamos que pode chegar facilmente a 800 mil unidades -- que é onde reina o PS2 do mercado informal. A ideia do Zeebo é entrar nesse meio da pirâmide. Vimos com entrevistas com mães da classe C e D, que todo pai, se ele pudesse dar uma alternativa legal ao filho, o faria. Nós vamos oferecer jogos de entre 9,90 e 29,90 reais. E temos uma novidade que são jogos com acelerômetro. Além disso, há o formato de compra, em que o usuário não precisa sair de casa e não tem mídia física.

Como é que vocês vão fazer para garantir que não vai haver pirataria?
Não tem como tirar o jogo de lá. Tem o Zeebo de um lado e o servidor na outra ponta. Para ter acesso a esse game, precisa fazer o download do game do servidor para o seu console. E o console é único. Ele vem com uma assinatura digital. Então não há como ter acesso, nem tirar o jogo lá de dentro. Nem se desmontar o console todo.

Se alguém espetar um pen drive, ele vai ler, pode exibir foto, para áudio, nunca para copiar o jogo que está lá dentro. A gente sabe que quando vem uma coisa, tem logo um monte de gente para hackear. Mas mesmo que consigam entrar no console, se ele tirar o jogo de dentro, o jogo não funciona fora, porque ele tem uma assinatura digital, ele fica bloqueado no acesso ao servidor.

Como é o modelo de venda de jogos?
O usuário vai poder comprar de quatro formas: de cartão pré-pago, débito em conta, boleto e cartão de crédito. O boleto é entregue de três formas: por email, SMS do celular ou pelo correio. Mas quando pede, você já informa o número do console que você quer que receba o crédito. E os cartões pré-pagos vamos fechar com duas grandes redes de hipermercado, porque é onde a mãe está junto. Está tudo incluso aí, não será cobrado mensalidade ou taxa pelo tráfego de dados.

Quais jogos vão ser oferecidos?
Vão vir embarcados o FIFA 09, Prey Evil, Quake I, Brain Challenge, Need For Speed: Carbon. E estarão jogos disponíveis para Download/Compra: Zeebo Extreme I, Resident Evil 4, Tekken 2, Crash Bandiccot Nitro Kart, Quake II, Real Racing, Super Action Hero 3D, Ultimate Chess, Pac Mania, Alpine Racer, Ridge Racer, Double Dragon 2D. Ao todo, incluindo os disponíveis para serem pagos, começaremos com cerca de 18 jogos já no Rio de janeiro. Depois não pára nunca. A meta é terminar 2010 com 100 jogos.

Quem vai desenvolver esses jogos?
São três formas. Uma é por acordo com os grandes, como a Eletronic Arts, para importar para o Zeebo. Outro é fazer o jogo próprio, com o nosso estúdio da Tectoy Digital e a terceiro modelo, que é o programa com parceria do governo, universidades, para criar condições para que os desenvolvedores menores possam ganhar por onde eles nunca ganham.

Vamos detalhar esses modelos?
No primeiro, a Zeebo Inc, que já está lá nos EUA, escolhe os jogos que queremos trazer e disponibiliza no servidor. Pode até mandar direto para o usuário para ele testar por 30 segundos. Quem faz o pagamento e negocia com os publishers é a Zeebo Inc nos EUA. Quanto é que pagamos varia.

E o desenvolvimento interno?
Por enquanto são três jogos. O principal é o Zeebo Extreme, que está muito perto de ficar pronto, que funciona com acelerômetro. Dentro dele há três jogos. O Zeebo Sports é de esporte e estamos desenvolvendo o Zeebo Foot Games. Os três são para uso do acelerômetro. Eles funcionam como um Publisher normal. Eles recebem um percentual disso. Recebem o valor do desenvolvimento e depois uma participação na venda.

E o terceiro modelo, das parcerias?
A gente tem um projeto, já recebemos mais de 130 e-mails de interessados nessa possibilidade. Se olharmos universidades que funcionam junto a pólos, como o que acontece no nordeste, tem pessoas brilhantes, moleques brilhantes, que não conseguem pôr jogos de console em lugar nenhum. Muitos já têm alguma coisa pronta e gostariam de portar pra um console. A gente tem o trabalho de olhar, avaliar e colocar no catálogo. A segunda parte são pessoas que não tiveram recurso para conseguir desenvolver um recurso. Podemos fazer parcerias com o governo ou concursos para financiar o desenvolvimento.

Quantos jogos cabem no console? Não existe a chance de esgotar a capacidade?
Tem alguns recursos. Memória é algo que sempre aumenta a capacidade e cai o preço. Segundo que tem uma solução que se por acaso encher a memória, pode apagar o jogo, fica na memória no console do servidor que ele é dono daquele jogo, ele pode resgatar.

Se eu estiver no meio de um download e a rede cair, o que acontece?
O usuário só é cobrado quando o servidor identifica que o jogo foi instalado no seu console. Não perde os pontos se a rede for interrompida. E se a rede falhar, o tráfego continua pela rede EDGE. Se a rede ficar sobrecarregada, pode demorar mais que o previsto, pela lentidão, mas completa o download.

FONTE: MARANELLO INVESTIMENTOS
pasqualete
pasqualete
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 184
Data de inscrição : 30/12/2009
Idade : 34
Localização : Niterói/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por chirinea Ter 12 Jan 2010 - 17:46

Valeu, pasqualete, vamos ver se o nível de besteira dita aqui no forum diminui.
chirinea
chirinea
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 648
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 43
Localização : Vitória da Conquista - BA
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Sk8rerboy Ter 12 Jan 2010 - 17:56

Interessante que falam sobre zeebo footgames, mas até agora nada! Será que abandonaram a idéia?
Sk8rerboy
Sk8rerboy
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 558
Data de inscrição : 13/11/2009
Idade : 31
Localização : Santa Catarina
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por pavão2 Ter 12 Jan 2010 - 17:56

legal, mas essa entrevista é old, pois mencionam o preço 599 reais que nunca foi praticado, e a qualcomm agora tem 51% da zeeboinc.
pavão2
pavão2
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 737
Data de inscrição : 12/12/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por STX Ter 12 Jan 2010 - 18:04

pavão2 escreveu:legal, mas essa entrevista é old, pois mencionam o preço 599 reais que nunca foi praticado, e a qualcomm agora tem 51% da zeeboinc.

pra mim esse lance de tectoy ser dona majoritria na época era apenas pra "Brasileiro-ver"

Juntas criaram a Zeebo Inc?
Sim. É uma transformação da Tectoy of America. Do total da empresa, 42,5% ficou com a Qualcomm, depois de investimento de 5,4 milhões de dólares e o resto é da Tectoy, que colocou bem menos, cerca de 200 mil de dólares, mais a patente. O recurso da Qualcomm foi todo usado para o desenvolvimento. Então, comercialmente, essa empresa estava sendo concebida com o intuito de ser a dona das patentes, a que vai licenciar os jogos dos publishers, e firmar contratos locais na China, México, etc. Para isso registramos patentes em todos esses países.
se alguem ai tiver alguma noção de contabilidade ou empresariado, explica como a tectoy seria dona majoritaria investindo 200 mil de dólares, mais a patente contra 5,4 milhões de dólares da qualcomm? patente não eleva valor nenhum não!
até uma explicação decente de alguem q entenda de empresas, fica ai a prova q a qualcomm sempre foi dona do zeebo, não por conceito e sim por produto final! king
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Agulha Ter 12 Jan 2010 - 18:11

essa entrevista é do tempo do Sonic no zeebo
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Chrono Ter 12 Jan 2010 - 18:13

Quando o Zeebo chega às lojas?
Obviamente, o primeiro país é o Brasil. A primeira fase de testes foi no começo do ano e agora entramos na etapa que chamamos de VIP Test. É uma seleção de 150 consumidores que vão receber um console a partir do final desse mês. A intenção é afunilar o conhecimento para ter respaldo principalmente para a comunicação na hora do lançamento.

A partir do final de maio vamos fazer o lançamento no Rio de Janeiro. Um lançamento normal, com mídia, ponto de venda, venda no varejo, mas só no RJ. Depois abrimos para as Pontocom, 45 dias depois do lançamento no RJ. Final de junho ou começo de julho, para pegar as férias. Finalmente, no final de setembro, estaremos em todo o varejo do Brasil para aproveitar o dia das crianças.

---

Aqui já mata quem defendia que até o "lançamento nacional" tudo era uma fase de teste! O console já estava sendo vendido normalmente desde junho, lançamento nacional foi com as pontocom vendendo.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Mr. Brownstone Ter 12 Jan 2010 - 18:17

STX escreveu:
pavão2 escreveu:legal, mas essa entrevista é old, pois mencionam o preço 599 reais que nunca foi praticado, e a qualcomm agora tem 51% da zeeboinc.

pra mim esse lance de tectoy ser dona majoritria na época era apenas pra "Brasileiro-ver"

Juntas criaram a Zeebo Inc?
Sim. É uma transformação da Tectoy of America. Do total da empresa, 42,5% ficou com a Qualcomm, depois de investimento de 5,4 milhões de dólares e o resto é da Tectoy, que colocou bem menos, cerca de 200 mil de dólares, mais a patente. O recurso da Qualcomm foi todo usado para o desenvolvimento. Então, comercialmente, essa empresa estava sendo concebida com o intuito de ser a dona das patentes, a que vai licenciar os jogos dos publishers, e firmar contratos locais na China, México, etc. Para isso registramos patentes em todos esses países.
se alguem ai tiver alguma noção de contabilidade ou empresariado, explica como a tectoy seria dona majoritaria investindo 200 mil de dólares, mais a patente contra 5,4 milhões de dólares da qualcomm? patente não eleva valor nenhum não!
até uma explicação decente de alguem q entenda de empresas, fica ai a prova q a qualcomm sempre foi dona do zeebo, não por conceito e sim por produto final! king

Se vc não percebeu, a TecToy entrou com: US$200.000,00 + PATENTE + 1 EMPRESA (TECTOY OF AMERICA)
E patente tem valor sim, principalmente se a empresa que injeta capital que ser a controladora do negocio.
Mr. Brownstone
Mr. Brownstone
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 27
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 37
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Agulha Ter 12 Jan 2010 - 18:17

....
ate me cansei de falar sobre isso.
quem é bobo tester sabe que é pq tem que fazer uns relatorios semanais sobre oq esta achando,dos erros,etc
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por STX Ter 12 Jan 2010 - 18:22

Mr. Brownstone escreveu:
STX escreveu:
pavão2 escreveu:legal, mas essa entrevista é old, pois mencionam o preço 599 reais que nunca foi praticado, e a qualcomm agora tem 51% da zeeboinc.

pra mim esse lance de tectoy ser dona majoritria na época era apenas pra "Brasileiro-ver"

Juntas criaram a Zeebo Inc?
Sim. É uma transformação da Tectoy of America. Do total da empresa, 42,5% ficou com a Qualcomm, depois de investimento de 5,4 milhões de dólares e o resto é da Tectoy, que colocou bem menos, cerca de 200 mil de dólares, mais a patente. O recurso da Qualcomm foi todo usado para o desenvolvimento. Então, comercialmente, essa empresa estava sendo concebida com o intuito de ser a dona das patentes, a que vai licenciar os jogos dos publishers, e firmar contratos locais na China, México, etc. Para isso registramos patentes em todos esses países.
se alguem ai tiver alguma noção de contabilidade ou empresariado, explica como a tectoy seria dona majoritaria investindo 200 mil de dólares, mais a patente contra 5,4 milhões de dólares da qualcomm? patente não eleva valor nenhum não!
até uma explicação decente de alguem q entenda de empresas, fica ai a prova q a qualcomm sempre foi dona do zeebo, não por conceito e sim por produto final! king

Se vc não percebeu, a TecToy entrou com: US$200.000,00 + PATENTE + 1 EMPRESA (TECTOY OF AMERICA)
E patente tem valor sim, principalmente se a empresa que injeta capital que ser a controladora do negocio.

é o valor da empresa seria maior q 5,4 milhoes?
e patente só fica caro se o que ela projeta tiver sucesso!

patenteia algo q em 10 anos não der lucro e vera q daki a 10 anos tera o msm valor (ou menos)
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Agulha Ter 12 Jan 2010 - 18:28

sobre a PATENTE:
qdo mais movimentando for a PATENTE mais ela fede...rss brincadeira...mais ela valoriza,umas das maios valorizadas são as mais comuns..como o lacre de fio nas bolachas recheadas,clips, a caixa de leite,etc etc etc

mas se for 5,4mi esta explicado o twitter do andre pena que qria 6mi...talvez ele tenha uma ideia do Z q as outras % dona do Z não concordaram e ele meio que desabafou ..."como qria comprar a Zeeboinc.
Agulha
Agulha
Profissional
Profissional

Normal
Mensagens : 2151
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 43
Localização : rio grande do sul Tche! Poa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por STX Ter 12 Jan 2010 - 18:52

Agulha escreveu:sobre a PATENTE:
qdo mais movimentando for a PATENTE mais ela fede...rss brincadeira...mais ela valoriza,umas das maios valorizadas são as mais comuns..como o lacre de fio nas bolachas recheadas,clips, a caixa de leite,etc etc etc

mas se for 5,4mi esta explicado o twitter do andre pena que qria 6mi...talvez ele tenha uma ideia do Z q as outras % dona do Z não concordaram e ele meio que desabafou ..."como qria comprar a Zeeboinc.

faz sentido...
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por sstormhift Ter 12 Jan 2010 - 21:28

pra mim foi assim (achismo).

a tct entrou com o restante da sociedade com esses 200k + patente, na intençao de q sua patente seria valorizada com o sucesso do zeebo, mais ou menos como uma aposta.
Fora isso acho q ele tinha a meta de conseguir investidores externos.
A patente nao valorizou como ele esperava e eles tiveram q pagar o pato, q foi perder o controle da zeebo inc.

acho q foi assim...

e eles ainda podem perder mais ou ganhar mais se nao me engano isso ainda ficou em aberto para a realizaçao das metas deles.

sstormhift
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 552
Data de inscrição : 28/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Igor Ter 12 Jan 2010 - 22:21

Talvez agente esteja criticando a Tectoy mas ela pode estar meio de mãos atadas nessa história!
Igor
Igor
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 878
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista revela informações sobre o Zeebo Empty Re: Entrevista revela informações sobre o Zeebo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos