Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida GF8200

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida GF8200 Empty Dúvida GF8200

Mensagem por Brmp Sex 29 Jan 2010 - 4:53

Bom pessoa, tenho uma placa onboard Geforce 8200, e quando rodo jogos "pesados" o computador trava. Ja aconteceu com o Far Cry e Half Life 2 EP1. Mas o jogo que mais tenho problemas é o Left 4 Dead. Pensei na possibilidade de ser a fonte (menos provavel), ou aquecimento da GPU.

Usei 2 softwares que fazem benkmarks/testes de extresse com a GPU e observei que a temperatura sobe de 80ºC pra cerca de 106ºC. Eu não tenho informações de qual é a média de temperatura que uma GPU onboard opera, mas este valor me parece absurdamente alto. Alguém sabe qual a temperatura que esta GPU pode operar (ou uma GPU parecidade/equivalente)?
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida GF8200 Empty Re: Dúvida GF8200

Mensagem por Ferreiratasso Sex 29 Jan 2010 - 14:24

A temperatura do meu PC chega à 81ºC quando eu estou jogando, uso uma fonte de 400Watts.
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia

Mensagem por metallizer Sex 29 Jan 2010 - 17:33

acho que esses valores estão altos demais e pode ser o sensor travando o computador para a gpu não fritar.

dai podem ser 2 coisas:

1- a gpu está esquentando mesmo, tem que melhorar a refrigeração da gpu e do gabinete.

1- o sensor está maluco - tem que entrar na bios e desabilitar o sensor.

É bom você confirmar o que está realmente acontecendo, um teste bom é entrar na bios logo depois do computador ligar (depois de desligado por um bom tempo) e checar a temperatura que deve estar próxima a do ambiente e esquentando, se já tiver no máximo é o sensor que está em curto.
metallizer
metallizer
Experiente
Experiente

Cheia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Mensagem por Hikori Sex 29 Jan 2010 - 19:19

Qual a sua placa-mãe? Estava tendo esses problemas de travamento na minha Foxconn A6VMX, atualizei a bios e parou. Pode ter acontecido o mesmo com o seu PC, tente atualizar sua bios e os drivers da placa de vídeo também. Se não resolver, põe um cooler bom no gabinete ou abre ele e põe logo um ventilador, que daí resolve com certeza.
Hikori
Hikori
Experiente
Experiente

Cheia

Mensagem por Brmp Sáb 30 Jan 2010 - 3:50

Ferreiratasso escreveu:A temperatura do meu PC chega à 81ºC quando eu estou jogando, uso uma fonte de 400Watts.
Pois é, eu observo meu PC quando ligo (depois de umas 7 horas desligado, observando por um software no Windows, e não na bios) e ele estava com temperatura de 75º, o que é alto. Agora, neste exato momento, apenas navegando no firefox, a temperatura ja subiu para 78º (isso em menos de 30 minutos). E com o tempo a temperatura vai aumentando até ficar em torno dos 80º...
Eu uso uma fonte de, se não me engano, 430w.

metallizer escreveu:acho que esses valores estão altos demais e pode ser o sensor travando o computador para a gpu não fritar.
dai podem ser 2 coisas:
1- a gpu está esquentando mesmo, tem que melhorar a refrigeração da gpu e do gabinete.
1- o sensor está maluco - tem que entrar na bios e desabilitar o sensor.
É bom você confirmar o que está realmente acontecendo, um teste bom é entrar na bios logo depois do computador ligar (depois de desligado por um bom tempo) e checar a temperatura que deve estar próxima a do ambiente e esquentando, se já tiver no máximo é o sensor que está em curto.
Boa idéia, vou entrar e ver na Bios a temperatura da GPU depois de um tempo desligado. Depois informo se é problema no sensor.

Hikori escreveu:Qual a sua placa-mãe? Estava tendo esses problemas de travamento na minha Foxconn A6VMX, atualizei a bios e parou. Pode ter acontecido o mesmo com o seu PC, tente atualizar sua bios e os drivers da placa de vídeo também. Se não resolver, põe um cooler bom no gabinete ou abre ele e põe logo um ventilador, que daí resolve com certeza.
ECS GF8200A. Acho que ainda não tem uma nova versão de bios pra ela. Mas mesmo se ja tiver, vou esgotar todas as outras possibilidades primeiro, pois atualização de bios é a minha ultima alternativa para resolver um problema, até prq é um processo arriscado. Meu PC é novo, está dentro da garantia (falta cerca de uns 6 meses pra acabar ela), é por isso que ainda não abri meu PC. Talvez, caso o problema persista e eu n possa soluciona-lo sem abrir, eu leve pra trocar o PC, afinal, ele não está funcionando como deveria.

----------------------
Neste exato momento, a GPU alcançou a temperatura de 81º graus, apenas usando o firefox (com o windows aero desabilitado). Acho que a é a GPU superaquecendo, e não problema no sensor. Por via das dúvidas, vou fazer o teste pela bios sugerido pelo metallizer.

Grato pela ajuda.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia

Mensagem por ahtrun Sáb 30 Jan 2010 - 4:51

Sua fonte tem marca?(sempre aconselhavel uma fonte de no minimo 500wats)

Eu sofro do mesmo problema com minha hd4730, so que no fallout 3, resolvi colocando a resoluçao em letterbox.(funfo)

Ps: qual seu nome no steam? Cool
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia

Mensagem por Brmp Sáb 30 Jan 2010 - 11:00

ahtrun escreveu:Sua fonte tem marca?(sempre aconselhavel uma fonte de no minimo 500wats)
Eu sofro do mesmo problema com minha hd4730, so que no fallout 3, resolvi colocando a resoluçao em letterbox.(funfo)
Ps: qual seu nome no steam? Cool
Eu uso as versões alternativas, denominadas "No Steam". Minha fonte é razoavel (paguei R$90,00 com desconto), não sei a marca e nem o modelo, perdi o papel Very Happy. Sobre ser 500w, isso é aconselhavel quando se tem placa de video, no meu caso 430w da e sobra...

Sobre o problema de temperatura, fui na Bios e não tem uma opção clara que mostra a temperatura da GPU.
Tudo que é informado na Bios é como descrito abaixo:

CPU FAN Speed: xxxx RPM
SYS FAN Speed: 0 RPM
CPU Temperature: Fica na casa dos 30ºC
System Temperature: Fica na casa dos 40º

Eu entendo que o System Temperature faça referencia ao Chipset, no caso a GPU onboard, que pela informação parece não ter cooler (nada de anormal, afinal a grande maioria dos chipsets vem sem cooler). Mas os valores obtidos pela bios (cerca de 40ºC) são muito inferiores aos obtidos pelo HWmonitor (acima de 80/90ºC) (http://www.baixaki.com.br/download/hwmonitor.htm). Testei com outro software e os numeros são igauis aos mostrados pelo HWmonitor.

Alguém saberia informar o que o System Temperature da bios pode ser, caso não for referente ao Chipset?
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia

Mensagem por metallizer Seg 1 Fev 2010 - 12:36

mas essa marcação que você fez no bios era quando o computador ainda estava frio certo?

seria interessante olhar a temperatura quando a maquina estiver quente tb, para confirmar os valores do HWmonitor.

a temperatura do sistema é o do chipset da placa-mãe.

seguindo a sugestão do Hikori vale a pena atualizar o bios pare ver se o problema acaba. é só cruzar os dedos para não acabar a luz na hora da atualização.
metallizer
metallizer
Experiente
Experiente

Cheia

Mensagem por Brmp Ter 2 Fev 2010 - 4:47

"Resolvi" o problema. Abri a máquina completamente (mesmo perdendo a garantia) e coloquei um circulador atrás da placa mãe. Agora o chipset, com o uso norma,l fica na casa dos 60º. E ao rodar jogos pesado ele sobe no máximo pra casa dos 80ºC.

Ja está bem melhor, pois antes 80ºC era a temperatura normal de uso, sendo que com jogos ela subia para 90/100ºC.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia

Mensagem por metallizer Ter 2 Fev 2010 - 15:27

Dúvida GF8200 Redneck-computer-repair

já que tu abriu a maquina mesmo, mete o dedo no chipset para ver se ele esquenta isso tudo mesmo.
metallizer
metallizer
Experiente
Experiente

Cheia

Mensagem por Brmp Ter 2 Fev 2010 - 17:55

metallizer escreveu:Dúvida GF8200 Redneck-computer-repair
já que tu abriu a maquina mesmo, mete o dedo no chipset para ver se ele esquenta isso tudo mesmo.
Esquenta sim. Da até pra fritar um ovo...
Smile
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado