Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulheres se destacam na indústria de games

+9
Tuma
Altima
ahtrun
STX
Zero XZ
Sony.Hack
chirinea
Setsuna
Pantoja
13 participantes

Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Pantoja Dom 7 Mar 2010 - 18:56

Galera, deêm uma olhada nessa reportagem muito interessante do G1...

se vocês olharem na primeira foto, a mulher tá segurando um controle do zeebo lol!


Já faz muito tempo que videogame era brinquedo de menino e que as meninas deveriam brincar de boneca. Hoje, elas jogam games de todos os gêneros e conseguem vencer muito marmanjo em títulos de tiro e de futebol, por exemplo.

Algumas destas meninas que cresceram na frente do console ou do computador trabalham atualmente na indústria de desenvolvimento de games do Brasil. E, em um mercado profissional dominado por homens, elas se destacam por ter mais atenção aos detalhes e também ter mais paciência para cuidar da produção dos jogos.

Mulheres se destacam na indústria de games 0,,37234953-FMMP,00

A paulista Suzana Bueno, de 23 anos, joga videogame desde que era criança. “Eu não tinha console em casa, mas jogava na casa dos vizinhos”, conta. “Quando meu pai comprou um computador, ele dizia que era importante para a educação, mas eu só jogava games nele”.

O “vício”, e o conhecimento, por games permitiram que a jovem escrevesse para as principais revistas especializadas de videogames do Brasil. “Eu escrevia análises e reportagens. Hoje, continuo escrevendo sobre jogos em blogs”, explica. “Com esses trabalhos, fiz contatos importantes na área e surgiu a oportunidade de fazer estágio na [produtora] Tectoy Digital”.

Com o estágio o final de 2007, Suzana começou a trabalhar no controle de qualidade dos títulos desenvolvidos pela produtora localizada em Campinas, no interior de São Paulo. Atualmente, ela foi contratada pela empresa. “Aumentam as responsabilidades, pois tenho que coordenar equipes e lidar com pessoas” afirma.

Em seu trabalho como analista de controle de qualidade, Suzana tem que achar “bugs”, que nada mais são do que defeitos presentes nos games, antes que do lançamento. “Pego os jogos que estão em desenvolvimento e faço uma análise completa”, afirma. “Procuro por erros, tento mudar a interface dos menus focando no público que comprará o produto e vejo o que precisa melhorar”. Ela também coordena testes dos games com pessoas para tentar pegar a reação delas ao jogar. Dependendo do resultado, ela informa os produtores que fazem os ajustes necessários no produto. “Basicamente, o que fazemos é melhorar o jogo”.

Mesmo sendo uma profissão invejada pela maioria dos gamers, já que Suzana pode jogar os games muito antes de chegar às lojas, o trabalho é desgastante. “É um trabalho bastante repetitivo em certos momentos”, explica. “Caso eu encontre um bug, preciso tentar repetir a ação diversas vezes para confirmar a existência dele”. O desafio de um analista do controle de qualidade, contudo, é saber “reclamar construtivamente”, ou, nas palavras da jovem, “saber analisar o jogo para tentar melhorá-lo”.

Segundo a analista, por estar trabalhando em um mercado com a maioria absoluta de homens, sempre rola um assédio. “Geralmente, a menina que gosta de games já está acostumada com os olhares masculinos”, afirma. Dos 55 funcionários que a Tectoy Digital possui, de acordo com Suzana, apenas cinco são mulheres. Ela acredita que a mulher é mais detalhista e que isso pode ajudar no seu trabalho, mas que os homens também podem ser. “Basta estudar, treinar e se esforçar”, conta.

Suzana aconselha mulheres que querem trabalhar no mercado de games, dizendo que, em primeiro lugar, não é preciso ter medo dos homens. “Eles não mordem, mesmo sendo nerds. Eles são amigos”, afirma. Capacidade, toda a mulher tem.

Com apenas 20 anos, a paulista Isabelle de Macedo Henriques já é uma produtora de games. Ela trabalha na empresa Webcore Games, em São Paulo, onde desenvolve advergames, jogos com conteúdo publicitário, para sites e até para o iPhone. Coordenando uma equipe quase que totalmente masculina,

Mulheres se destacam na indústria de games 0,,37234041-FMMP,00

“Comecei jogando videogame aos 3 anos”, conta Isabelle. “Tenho fotos jogando Atari. Passei por todos os consoles e nunca deixei de jogar. Não imaginava que iria trabalhar com isso”.

Ela estudava direito na PUC, em São Paulo, e trabalhava para uma empresa de internet. Um dia o elevador quebrou e ela saiu no andar da produtora Electronic Arts. “Fiquei doida. Adorava os jogos da EA. Um dia fui jogar ‘Rock band’ lá com eles”, afirma. “Parei para pensar que sempre gostei de videogame, sempre pesquisei sobre o assunto, qual mecânica usada, lia diários dos desenvolvedores. Fui atrás de cursos de game design e, como um salto decisivo para a minha vida, comecei trabalhar com games”. Ela foi contratada pela própria EA, onde trabalhou até dezembro de 2009.

Segundo Isabelle, ter jogado videogame durante toda sua vida ajudou a fazer com que a jovem tivesse o conteúdo necessário para o trabalho que ela realiza atualmente na produção de games. “Para trabalhar na área, é preciso conhecer a história dos jogos, pois, quando chegam trabalhos, você sabe qual gênero funciona melhor com uma determinada marca”, explica. “Com o conhecimento, fica mais fácil saber qual o design da fase que você irá criar para o cliente. Tudo acontece meio que no inconsciente”.

Trabalhando em uma grande empresa de games, ela percebeu que o jogo nada mais é do que um negócio. “Existem, acionistas, pessoas e interesses financeiros envolvidos como em qualquer negócio”, conta. “Não é um mundo de conto de fadas que todos pensam”. Assim, ela explica que na produção de jogos, nem sempre o produtor fará o game que mais gosta. “Você terá que trabalhar com gêneros diferentes, com alguma história que você não acha legal e tem que fazer um bom trabalho. A indústria exige isso”.

Isabelle, que está no terceiro ano do curso de design de games da Anhembi Morumbi, acredita que a indústria de games tem poucas mulheres porque existe um preconceito de menina jogar videogame. “Isso não é estimulado. Se menina joga videogame é taxada de estranha”, diz. “Sempre fui mais amiga dos meninos e meus pais sempre me compraram videogames”. Entre as 20 pessoas que trabalham na produtora, 3 são mulheres. “Nunca senti preconceito na hora de contratar nem da minha equipe. Sempre me respeitam muito. "O que acontece é uma competição, pois ninguém quer perder para uma mulher. Mas isso é uma brincadeira saudável, uma provocação". Isabelle garante que ganha a disputa contra muitos deles nos games.

Sem preconceitos, Isabelle acredita que a mulher é mais organizada na produção de games, função que exige “multiprocessamento”. “Produzir um jogo exige saber organizar grupos de uma maneira eficiente, pois você deve lidar com muitos projetos de uma só vez” afirma. “Não gosto de rótulos, por isso, acredito que a mulher dedicada por se sair bem em qualquer área

Mulheres se destacam na indústria de games 0,,37234944-FMM,00

Link do conteudo completo: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1517936-17856,00.html
Pantoja
Pantoja
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Setsuna Dom 7 Mar 2010 - 18:58

É por causa que ela é a Suzana Bueno, que trabalha na TecToy Digital.
Setsuna
Setsuna
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1331
Data de inscrição : 24/03/2009
Idade : 27
Localização : Campina Grande, Paraíba
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Pantoja Dom 7 Mar 2010 - 18:59

É impressão minha, ou a foto de baixo a mulher está segurando um controle Boomerang??
Pantoja
Pantoja
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por chirinea Dom 7 Mar 2010 - 19:13

Pantoja escreveu:É impressão minha, ou a foto de baixo a mulher está segurando um controle Boomerang??
É impressão; ela tá segurando um Wiimote.


Última edição por chirinea em Dom 7 Mar 2010 - 19:15, editado 1 vez(es)
chirinea
chirinea
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 648
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 43
Localização : Vitória da Conquista - BA
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Sony.Hack Dom 7 Mar 2010 - 19:14

Editado com a materia completa e o link de fonte.

Sony.Hack
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 868
Data de inscrição : 06/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Zero XZ Dom 7 Mar 2010 - 19:15

[Momento D0G] Eu currava!!! lol!

Mas a Suzana Bueno tá meio estranha na foto...

Falando em mulher, já tá na hora de alguma aparecer por aqui, né??? alien
Zero XZ
Zero XZ
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3850
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Setsuna Dom 7 Mar 2010 - 19:24

O D0G ainda posta por aqui?


Povão tá na seca em!? o Poser e sua Mayra já não serve não? Razz
Setsuna
Setsuna
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1331
Data de inscrição : 24/03/2009
Idade : 27
Localização : Campina Grande, Paraíba
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por STX Dom 7 Mar 2010 - 19:25

Zero XZ escreveu:[Momento D0G] Eu currava!!! lol!

Mas a Suzana Bueno tá meio estranha na foto...

Falando em mulher, já tá na hora de alguma aparecer por aqui, né??? alien

a suzana ta msm parecendo outra pessoa! Shocked
e mulher por aki! dependo a cara, fique só no avatar! Razz
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Sony.Hack Dom 7 Mar 2010 - 22:40

Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Sony.Hack
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 868
Data de inscrição : 06/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por ahtrun Dom 7 Mar 2010 - 22:46

Zeebo.Hack escreveu:Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Nossa eu conheço uma garota que é a cara dela.
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Altima Dom 7 Mar 2010 - 23:11

ahtrun escreveu:
Zeebo.Hack escreveu:Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Nossa eu conheço uma garota que é a cara dela.

Acho que você conhece a Suzana Bueno e está sabendo disso agora. Risos
Altima
Altima
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 178
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 29
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Tuma Dom 7 Mar 2010 - 23:33

Então ela é responsável pelo controle de qualidade.
Provavelmente ela sabe quais são os próximos jogos.
Vamos perguntar a ela.
Tuma
Tuma
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1318
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 30
Localização : Palmeira d' Oeste-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por chirinea Dom 7 Mar 2010 - 23:57

Tuma escreveu:Então ela é responsável pelo controle de qualidade.
Provavelmente ela sabe quais são os próximos jogos.
Vamos perguntar a ela.
Ela não vai responder. O Saulo já tentou, ela não respondeu, ele insistiu e ela deu block nele. E ela tá certa, gente, essa coisa de ficar aporrinhando funcionário da Tectoy é triste. Se for pra encher o saco, tem q encher o saco do SAC (com o perdão da aliteração).
chirinea
chirinea
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 648
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 43
Localização : Vitória da Conquista - BA
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Ferreiratasso Seg 8 Mar 2010 - 0:06

Zeebo.Hack escreveu:Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Mó gostosinha mesmo! Twisted Evil
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Z-bass Seg 8 Mar 2010 - 1:59

Ferreiratasso escreveu:
Zeebo.Hack escreveu:Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Mó gostosinha mesmo! Twisted Evil
Opa, gata hein, pegava sem pensar duas vezes.
Z-bass
Z-bass
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1115
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 33
Localização : Sampa
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Pantoja Seg 8 Mar 2010 - 14:57

Caraca, a galera tá ne seca mesmom hein, só 2 posts foram respondendo sobre o assunto do tópico, o resto foi sobre pegar as garotas das fotos... lol!
Pantoja
Pantoja
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/01/2010
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por STX Seg 8 Mar 2010 - 15:05

Pantoja escreveu:Caraca, a galera tá ne seca mesmom hein, só 2 posts foram respondendo sobre o assunto do tópico, o resto foi sobre pegar as garotas das fotos... lol!

n tem coisa melhor! ainda mais garotas relacionadas a games! I love you
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Niros Seg 8 Mar 2010 - 15:06

Z-bass escreveu:
Ferreiratasso escreveu:
Zeebo.Hack escreveu:Estranha ou não eu achei a Suzana Bueno muito bonitinha e gostosa, olha as fotos do orkut dela:

Mulheres se destacam na indústria de games 96544182

Mó gostosinha mesmo! Twisted Evil
Opa, gata hein, pegava sem pensar duas vezes.

Oh yeah baby


ela ja foi para Rio Quente, eu queria esta ali com ela Razz
Niros
Niros
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1401
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Luís Eduardo Seg 8 Mar 2010 - 21:08

Espero que a Tectoy não esteja lendo os posts desse tópico.... Povo, que é isso, eu que sou 100% nerd não fico assim quando vejo uma mulher (ainda mais uma foto....). Estou com vergonha....

E sobre Suzana Bueno, pensei de dar o fígado dela para meu cachorro comer depois que soube que ela que controla a qualidade (descobrindo bugs) e deixou Zenonia passar com todos aqueles bugs, mas depois eu pensei que pode ter sido a própria Gamevil que fez o post e cuidou da qualidade, além do mais ela passou a entrar na "Liga da Justiça Gamístca" após ter que passar varias horas jogando Prey 2: Evil, Ridge Rsce e Alpine Race para conseguir achar seus bugs.
Luís Eduardo
Luís Eduardo
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por STX Seg 8 Mar 2010 - 21:23

Luís Eduardo escreveu:Espero que a Tectoy não esteja lendo os posts desse tópico.... Povo, que é isso, eu que sou 100% nerd não fico assim quando vejo uma mulher (ainda mais uma foto....). Estou com vergonha....

E sobre Suzana Bueno, pensei de dar o fígado dela para meu cachorro comer depois que soube que ela que controla a qualidade (descobrindo bugs) e deixou Zenonia passar com todos aqueles bugs, mas depois eu pensei que pode ter sido a própria Gamevil que fez o post e cuidou da qualidade, além do mais ela passou a entrar na "Liga da Justiça Gamístca" após ter que passar varias horas jogando Prey 2: Evil, Ridge Rsce e Alpine Race para conseguir achar seus bugs.

a gente não sabe se o zeebo de testes dela é o mexicano! cyclops
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Mulheres se destacam na indústria de games Empty Re: Mulheres se destacam na indústria de games

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos