Por que os games são tão caros?
+4
Koster
Luís Eduardo
ahtrun
STX
8 participantes
Página 1 de 1
Por que os games são tão caros?
Tenho certeza que você já se perguntou do porquê de um game que custa 40 dólares em qualquer site gringo ser vendido aqui no Brasil por mais de 200 reais. Apesar de querer acreditar em uma teoria da conspiração das lojas – seria até divertido imaginar que os lojistas encontram-se em salas fechadas a la Arquivo X –, tudo é, na realidade, muito mais simples. Vamos encarar e destrinchar os fatos. O primeiro grande vilão do assunto são os impostos – inclusive, está na hora de fazer sua declaração de renda.
No Brasil, os games não são considerados bens culturais (mesmo que o Ministério da Cultura promova algumas ações no mercado), mas são taxados como artigos de luxo. Quer dizer, quando lemos reportagens de games elas estão na parte de tecnologia e não na parte de entretenimento. É a mesma concepção. Por isso mesmo, a carga de tributos é bem alta. Vamos fazer a matemática comigo:
O PS3 custa 299,99 dólares, ou seja, 537 reais, para arredondar as contas. Daí vem os impostos:
Imposto sobre importação: 20%; o preço do PS3 sobe para 644,40 R$
Imposto sobre produtos industrializados: 50%; e a conta chega a 966,60 reais
PIS/Cofins: 9,25%; ulalá, já estamos em 1.056 R$
E, finalmente, o imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, que fica entre 18 e 25%. Imaginando que seja 25%, o grande total é de 1320 reais. Lembre-se que o preço original era de 537 reais!
Certamente você já viu algumas lojas vendendo o console a este preço. Elas estão apostando que, junto com o console, você tem que comprar o jogos. E destes viria o lucro. De qualquer maneira, não é uma conta super bacana.
Com relação aos jogos, o lojista Fábio Moura explica: “Vamos pegar como exemplo o Fifa 2010, que para Xbox 360 é vendido pelo valor de 219 reais. O preço sai exatamente 49 dólares, que após a conversão torna-se mais ou menos 85 reais. Para entrar legalmente no Brasil, todo aqueles impostos para importar o produto somam mais ou menos 70% do valor inicial (contra os mais de 100% de um console). Então, o jogo já chega na minha mão a 150 reais. Depois, eu tenho que acrescentar 5% do meu imposto sobre a nota (o simples), mais 20% sobre minhas despesas fixas (aí o jogo já está em 190).Daí, coloco o meu lucro que varia de 20 a 30%. Tudo é repassado para o clientes: os impostos de importação, os brasileiros e o custo de manter a loja".
Para Moura, a situação iria melhorar se “o governo revisse as taxas em cima de jogos eletrônicos, assim como ele refez com os computadores. Hoje em dia, o governo não separa jogos eletrônicos das maquinas de caça níquel, por exemplo. E ainda tem o sonho de qualquer cidadão que paga impostos: a criação de um imposto único”.
E o que a pirataria tem a ver com isso?
Veja bem, a lei de oferta e procura é clara: se um produto será comprado por menos pessoas, então o custo dele sobe para pagar a produção. Ou seja, quanto mais pirataria, menos original vendido, e mais caro o produto fica. Como se fosse uma bola de neve deslizando em meio a um lindo barranco de dívidas. Quem acaba pagando o pato é o sujeito que compra jogos originais.
Agora, como fica tudo isto quando o produto é criado por mãos brasileiras?
No Mobile
Quando o game é produzido aqui, a taxa cai de mais de 100% para em torno de 30%. Mesmo assim, é necessária uma bela venda para manter a produção, como informa Carlos Estigarribia, Gerente de Desevolvimento da EA Mobile Brasil: “O preço de um game mobile da EA gira em torno de 8 a 10 reais. Deste valor, 30% é descontado pela operadora, por conta dos impostos que ela paga. Os sete reais que restam a gente divide, geralmente, em uma conta de 50% para nós e 50% para a operadora. E dos 3,50 reais que ficam pra gente, nós pagamos mais 20% de imposto do nosso lado, além de royalties, custo de produção e etc. Ou seja, o nosso lucro está bem longe dos dez reais do preço final.”
No MMO
“Eu acho que quem quer realmente apostar no mercado brasileiro deveria produzir o game em território nacional”, diz Julio Vieitez, Diretor Geral da Level-Up!. “Claro, talvez não tenha uma fábrica para produzir coisas específicas, como jogos de PSP, mas o imposto total fica em menos de 30%, bem diferente do valor da importação.”
Além disto, o mercado online tem uma grande vantagem em termos de custo: não tem produto físico. “Isto é”, explica Julio, “não há custo com embalagem, comissão de venda dos distribuidores, e o imposto que pagamos é importo sobre o serviço, já que não há caixinha física do game”. Ele também informa que a decisão se um MMO deve ser pago ou gratuito cabe à sua desenvolvedora e é uma resolução tomada no começo do projeto. “Empresas mais tradicionais e, geralmente, norte-americanas costumam cobrar uma tarifa mensal pelos seus jogos, mas mesmo isto já é repensado. Há games como Lord of The Rings Online que transformaram uma parcela da sua jogatina em uma receita gratuita”.
Quando o console é produzido aqui
Sérgio Buch é Gerente de Negócios do Zeebo no Brasil, e para ele, a união de conhecimento na área de games e produção nacional pode mudar esta cara de “preço alto” que os jogos tem no Brasil. “O Zeebo é produzido na zona franca de Manaus, importamos somente as peças. Além de isenção de alguns impostos – o ICMS ainda fica na conta da empresa –, ele ajuda a combater a pirataria, já que não existe compra de produto físico, tudo é feito via uma rede 3G própria”.
Ademais, os games de Zeebo custam entre 9,90 e 24,90 reais. O console já tem presença no México desde Outubro do ano passado, e a Tec Toy planeja lançá-lo em mais países.
Quer dizer, infelizmente a quantidade de impostos na importação não pode ser resolvido por lojistas ou desenvolvedores. Talvez, a presença de distribuidoras e produtoras no Brasil possa ajudar a pressionar o governo para uma revisão desta taxa tributária. Por outro lado, se você sempre sonhou em fazer um game, a hora é esta: os altos impostos, queria ou não para importação podem ajudar a criar um cenário de produção nacional.
por Flávia Gasi
fonte:http://mtv.uol.com.br/gameblog/blog/por-que-os-games-sao-tao-caros
No Brasil, os games não são considerados bens culturais (mesmo que o Ministério da Cultura promova algumas ações no mercado), mas são taxados como artigos de luxo. Quer dizer, quando lemos reportagens de games elas estão na parte de tecnologia e não na parte de entretenimento. É a mesma concepção. Por isso mesmo, a carga de tributos é bem alta. Vamos fazer a matemática comigo:
O PS3 custa 299,99 dólares, ou seja, 537 reais, para arredondar as contas. Daí vem os impostos:
Imposto sobre importação: 20%; o preço do PS3 sobe para 644,40 R$
Imposto sobre produtos industrializados: 50%; e a conta chega a 966,60 reais
PIS/Cofins: 9,25%; ulalá, já estamos em 1.056 R$
E, finalmente, o imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, que fica entre 18 e 25%. Imaginando que seja 25%, o grande total é de 1320 reais. Lembre-se que o preço original era de 537 reais!
Certamente você já viu algumas lojas vendendo o console a este preço. Elas estão apostando que, junto com o console, você tem que comprar o jogos. E destes viria o lucro. De qualquer maneira, não é uma conta super bacana.
Com relação aos jogos, o lojista Fábio Moura explica: “Vamos pegar como exemplo o Fifa 2010, que para Xbox 360 é vendido pelo valor de 219 reais. O preço sai exatamente 49 dólares, que após a conversão torna-se mais ou menos 85 reais. Para entrar legalmente no Brasil, todo aqueles impostos para importar o produto somam mais ou menos 70% do valor inicial (contra os mais de 100% de um console). Então, o jogo já chega na minha mão a 150 reais. Depois, eu tenho que acrescentar 5% do meu imposto sobre a nota (o simples), mais 20% sobre minhas despesas fixas (aí o jogo já está em 190).Daí, coloco o meu lucro que varia de 20 a 30%. Tudo é repassado para o clientes: os impostos de importação, os brasileiros e o custo de manter a loja".
Para Moura, a situação iria melhorar se “o governo revisse as taxas em cima de jogos eletrônicos, assim como ele refez com os computadores. Hoje em dia, o governo não separa jogos eletrônicos das maquinas de caça níquel, por exemplo. E ainda tem o sonho de qualquer cidadão que paga impostos: a criação de um imposto único”.
E o que a pirataria tem a ver com isso?
Veja bem, a lei de oferta e procura é clara: se um produto será comprado por menos pessoas, então o custo dele sobe para pagar a produção. Ou seja, quanto mais pirataria, menos original vendido, e mais caro o produto fica. Como se fosse uma bola de neve deslizando em meio a um lindo barranco de dívidas. Quem acaba pagando o pato é o sujeito que compra jogos originais.
Agora, como fica tudo isto quando o produto é criado por mãos brasileiras?
No Mobile
Quando o game é produzido aqui, a taxa cai de mais de 100% para em torno de 30%. Mesmo assim, é necessária uma bela venda para manter a produção, como informa Carlos Estigarribia, Gerente de Desevolvimento da EA Mobile Brasil: “O preço de um game mobile da EA gira em torno de 8 a 10 reais. Deste valor, 30% é descontado pela operadora, por conta dos impostos que ela paga. Os sete reais que restam a gente divide, geralmente, em uma conta de 50% para nós e 50% para a operadora. E dos 3,50 reais que ficam pra gente, nós pagamos mais 20% de imposto do nosso lado, além de royalties, custo de produção e etc. Ou seja, o nosso lucro está bem longe dos dez reais do preço final.”
No MMO
“Eu acho que quem quer realmente apostar no mercado brasileiro deveria produzir o game em território nacional”, diz Julio Vieitez, Diretor Geral da Level-Up!. “Claro, talvez não tenha uma fábrica para produzir coisas específicas, como jogos de PSP, mas o imposto total fica em menos de 30%, bem diferente do valor da importação.”
Além disto, o mercado online tem uma grande vantagem em termos de custo: não tem produto físico. “Isto é”, explica Julio, “não há custo com embalagem, comissão de venda dos distribuidores, e o imposto que pagamos é importo sobre o serviço, já que não há caixinha física do game”. Ele também informa que a decisão se um MMO deve ser pago ou gratuito cabe à sua desenvolvedora e é uma resolução tomada no começo do projeto. “Empresas mais tradicionais e, geralmente, norte-americanas costumam cobrar uma tarifa mensal pelos seus jogos, mas mesmo isto já é repensado. Há games como Lord of The Rings Online que transformaram uma parcela da sua jogatina em uma receita gratuita”.
Quando o console é produzido aqui
Sérgio Buch é Gerente de Negócios do Zeebo no Brasil, e para ele, a união de conhecimento na área de games e produção nacional pode mudar esta cara de “preço alto” que os jogos tem no Brasil. “O Zeebo é produzido na zona franca de Manaus, importamos somente as peças. Além de isenção de alguns impostos – o ICMS ainda fica na conta da empresa –, ele ajuda a combater a pirataria, já que não existe compra de produto físico, tudo é feito via uma rede 3G própria”.
Ademais, os games de Zeebo custam entre 9,90 e 24,90 reais. O console já tem presença no México desde Outubro do ano passado, e a Tec Toy planeja lançá-lo em mais países.
Quer dizer, infelizmente a quantidade de impostos na importação não pode ser resolvido por lojistas ou desenvolvedores. Talvez, a presença de distribuidoras e produtoras no Brasil possa ajudar a pressionar o governo para uma revisão desta taxa tributária. Por outro lado, se você sempre sonhou em fazer um game, a hora é esta: os altos impostos, queria ou não para importação podem ajudar a criar um cenário de produção nacional.
por Flávia Gasi
fonte:http://mtv.uol.com.br/gameblog/blog/por-que-os-games-sao-tao-caros
STX- Ser Supremo
-
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
Tinha visto essa materia hj cedo, ia postar no Bate-papo, mas vc chego antes.
Maldito sonic
Maldito sonic
ahtrun- Ser Evoluido
-
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 30
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
STX, o imposto sobre produto industrializados só é acrescentado para fins de comerciais ou também para compradores sem fins comerciais?
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
Que triste.
Koster- Profissional
-
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? : Não
Re: Por que os games são tão caros?
Luís Eduardo escreveu:STX, o imposto sobre produto industrializados só é acrescentado para fins de comerciais ou também para compradores sem fins comerciais?
não sei dizer, provavelmente seja isento, assim como igrejas e ongs sem fins lucrativos são livres de impostos. mas não tenho certeza
STX- Ser Supremo
-
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
Tudo no Brasil é Super taxado!!! O país precisa urgentemente de uma reforma tributária!!!!
O problema dos altos impostos sobre games é bem simples de ser resolvido, o q tah faltando aí é diálogo!!!
O problema dos altos impostos sobre games é bem simples de ser resolvido, o q tah faltando aí é diálogo!!!
Suicune- Moderador Fórum Zeebo
-
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 37
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? : Não
Re: Por que os games são tão caros?
Essa questão da carga tributária é uma eterna novela... Quem sabe algum dia não aparece algum senador ou deputado que lute pra diminuir essa carga nos videogames e nos jogos... Atualmente só temos políticos dementes que acham que jogos fazem o caráter da pessoa e fazem o sujeito fazer merda e praticar crimes... ¬¬
Re: Por que os games são tão caros?
Alberwood escreveu:Essa questão da carga tributária é uma eterna novela... Quem sabe algum dia não aparece algum senador ou deputado que lute pra diminuir essa carga nos videogames e nos jogos... Atualmente só temos políticos dementes que acham que jogos fazem o caráter da pessoa e fazem o sujeito fazer merda e praticar crimes... ¬¬
Tem nada haver, eles so não abaixam pk do jeito que ta da lucro pro bolso corrupto deles.
ahtrun- Ser Evoluido
-
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 30
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
Alberwood escreveu:Essa questão da carga tributária é uma eterna novela... Quem sabe algum dia não aparece algum senador ou deputado que lute pra diminuir essa carga nos videogames e nos jogos... Atualmente só temos políticos dementes que acham que jogos fazem o caráter da pessoa e fazem o sujeito fazer merda e praticar crimes... ¬¬
Jah existe um deputado assim!!!! Ele é de SC e é autor do Projeto de lei 300/2007 q propõe estender aos jogos de consoles os benefícios q os jogos e softwares de computador jah recebem (jogos de computador são lançados no Brasil com preços q variam entre R$29 e R$99 reais!!! Nada mal né???).
Mas o projeto esta parado desde 2008 nas mãos do porcaria do Palocci!!!
Tah certo q o deputado de SC só está defendendo os interesses do seu estado (o estado de SC pretende criar um Pólo de Desenvolvimento de Games, e se a lei fosse aprovada, seria um atrativo e tanto para as produtoras se instalarem por lá) mas pelo menos tem alguém lutando pelos nossos direitos!!!^^
Mas o lado bom é q depois de passar pela comissão q o projeto está atualmente, vai faltar bem pouco para ele ser aprovado!!!
Suicune- Moderador Fórum Zeebo
-
Mensagens : 6119
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 37
Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? : Não
Re: Por que os games são tão caros?
e por isso que os jogos custam tão caro os inpostos o 2 pior inimigo do homem uhauahuahuauahua
munhoz- Experiente
-
Mensagens : 787
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 32
Localização : zé ruelandia
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Por que os games são tão caros?
O imposto é realmente o mal do Brasil.
Se pelo menos esses imposto todo fosse bem utilizado...
Se pelo menos esses imposto todo fosse bem utilizado...
Tópicos semelhantes
» O zeebo deveria portar games mas games antigos?
» Pesquisa mostra os dez jogos mais caros da história.
» Agora eu sei pq o Zeebo e outros videogames são caros aqui no Brasil!
» Os 10 gibis mais caros da Convenção de Gibis de Nova York
» Zipper: O novo console brazuca!!!!
» Pesquisa mostra os dez jogos mais caros da história.
» Agora eu sei pq o Zeebo e outros videogames são caros aqui no Brasil!
» Os 10 gibis mais caros da Convenção de Gibis de Nova York
» Zipper: O novo console brazuca!!!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos