Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por gigante096 Sex 30 Abr 2010 - 14:02

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

É difícil imaginar isso nos dias de hoje, mas os fliperamas já foram a vanguarda dos games. Nos idos da década de 80, a tecnologia que cercava os chamados arcades era muito superior a dos videogames domésticos, e o sonho de todo gamer era ter aquela experiência no conforto do lar.

O PC Engine, da NEC, e o Mega Drive, da Sega, bem que tentaram, mas ainda havia um abismo entre as plataformas "profissionais" e domésticas. As placas de fliperama são produtos caros, e em 1990, a SNK, uma produtora de Osaka, teve a ideia de produzir um sistema de arcade de baixo custo, com jogos gravados em cartuchos (o título típico da época integrava na mesma placa o hardware e o software).

Esse sistema foi chamado de Neo-Geo, e fez sucesso entre casas de fliperamas menores, já que o uso de cartuchos permitia ter uma variedade de games sem precisar instalar mais máquinas. E o melhor: com preços muito mais em conta.

Além do MVS (Multi Video System), destinado para o uso comercial, também foi lançado o Neo-Geo AES (Advanced Entertainment System), para ser jogado em casa. Mas devido a seu alto preço para o usuário comum, no começo, as máquinas eram apenas alugadas ou vendidas por correspondência (o videogame em si custava 59.780 ienes, enquanto um Mega Drive saía por 21 mil ienes).

Não existe registro de quando o Neo-Geo foi disponibilizado pela primeira vez, mas os games de estreia da plataforma saíram em 26 de abril de 1990: "NAM-1975", "Mah-Jong Kyôretsuden", "Baseball Stars Professional" e "Magician Lord". Em 1º de julho de 1991, o Neo-Geo AES passou a ser vendido nas lojas, mas seu alto preço não permitiu ser um sucesso.

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos G_neogeoaes
O Neo-Geo foi ao mesmo tempo uma plataforma de fliperama e de console doméstico


O gigante da SNK

O console impunha respeito, tanto pelo tamanho quanto pela qualidade dos jogos, que eram rigorosamente idênticos ao fliperama, por usar a mesma tecnologia. O Neo-Geo compara-se ao Xbox em dimensões, embora seja mais fino (tem cerca da metade da espessura) e seu cartucho tinha o tamanho de um livro de 300 páginas. O joystick também era grande, com configuração similar ao dos fliperamas. Os dados eram gravados num cartão de memória; o Neo-Geo foi um dos primeiros a usar esse sistema.

Embora os processadores do Neo-Geo sejam similares aos do Mega Drive, o console da SNK tirava qualidade de seu sofisticado chip gráfico e da grande quantidade de memória disponível nos cartuchos. Sendo um sistema também para fliperamas, lugar onde o Neo-Geo fez mais sucesso, os primeiros games da plataforma era de ação e tiro, além de títulos de esporte (o console teve vários games de futebol).

Mas o que mudou definitivamente o direcionamento de seus games - e fez da SNK uma produtora de enorme sucesso - foi a onda dos jogos de luta que tomou forma com o seminal "Street Fighter II". Em 25 de novembro de 1991, a SNK lançou seu primeiro game do gênero, "Fatal Fury", que traz a mesma fórmula do jogo famoso da Capcom - assim como a maioria dos games de luta -, mas acrescenta um sistema de dois planos de movimento.

OS MODELOS DO NEO-GEO

Neo-Geo (1990):
O Neo-Geo "caseiro" tinha a mesma tecnologia da versão para fliperama, para reproduzir a mesma experiência. Tudo era grande: console, cartucho e joystick. E o preço também

Neo-Geo CD (1994)
Foi uma tentativa de tornar o videogame mais econômico, com uma mídia mais barata. O problema é que o leitor era de velocidade simples, e a enorme quantidade de dados fazia com que o carregamento de dados fosse demorado

Neo-Geo CDZ (1996)
É a versão do Neo-Geo CD com maior memória, resultando em "loadings" mais curtos. Foi lançado apenas no Japão

Neo-Geo Pocket (1998)
A SNK tentou competir no ramo de portáteis com o Neo-Geo Pocket, mas não teve sucesso

Neo-Geo Pocket Color (1999):
O portátil Neo-Geo Pocket recebeu uma versão com tela colorida um ano depois

Hyper Neo-Geo (1998):
Essa placa de fliperama nasceu para dar mais qualidade aos gráficos em 2D do Neo-Geo, mas acabou sendo usada para fazer games em 3D, sem muito páreo para as plataformas de arcade da Namco e Sega

Rei das lutas

Foi um começo tímido, e demorou quase um ano para a SNK lançar outro game de luta, "Art of Fighting", que impressionava pelos personagens enormes e o efeito de zoom (um pouco antes, a ADK tinha lançado "World Heroes"). Esse também foi o primeiro game da linha "100 Mega Shock", ou seja, com 100 megabits de dados (para efeito de comparação, "Sonic 2", um dos maiores sucessos para Mega Drive, tinha 8 megabits). Depois vieram "Fatal Fury 2", "Samurai Shodown", "Fatal Fury Special" e "Art of Fighting 2", além de mais dois "World Heroes" pela ADK.

O ano de 1994 foi marcado pela série de maior prestígio da SNK, "The King of Fighters '94", que tinha como novidades um sistema de trio de personagens e um elenco vindo de vários jogos da SNK - e não apenas de seus jogos de luta, casos de "Ikari Warriors", de onde saíram Ralf e Clark, e "Psycho Soldier", estrelado por Athena Asamiya. Claro, "King of Fighters" também gerou seus próprios ídolos: a rivalidade de Kyô Kusanagi e Iori Yagami continua até pelo menos "The King of Fighters XIII", previsto para este ano (mas esse não é para Neo-Geo, obviamente).

Para se ter ideia de quanto os jogos de luta foram predominantes no Neo-Geo, dos 150 games lançados, 50 podem ser considerados do gênero, ou seja, a cada três games para o console, um era de combate mano-a-mano. A SNK se deu bem enquanto a moda esteva em alta, e foi um rival à altura da Capcom, mas, na metade final da década de 90, o gênero foi marcado pela lenta decadência, e na mesma direção seguia a fabricante do Neo-Geo.

Fim de uma era

O Neo-Geo também enfrentava uma mudança de paradigma no que se referia a gráficos. Com a entrada no mercado de videogames como o PSOne, Saturn e Nintendo 64, os games passaram a exibir cenários em 3D, tecnologia que o videogame da SNK não dispunha.

Ainda que tivesse lançado sucessos como "Metal Slug" e as várias iterações de "The King of Fighters", a situação financeira da SNK ficava cada vez mais difícil, e piorou com aventuras desastradas, como o Neo-Geo CD, que é mais conhecido pelos seus extensos "loadings", o portátil Neo-Geo Pocket (e depois o Color) e a placa Hyper Neo Geo 64, com gráficos 3D.

A história da SNK acaba em 2001, mas logo renasce como Playmore (atual SNK Playmore), e dá continuidade aos projetos do Neo-Geo. Oficialmente, o último jogo da plataforma é "Samurai Shodown V Special", de julho de 2004, mas um grupo alemão independente chamado NG:DEV.TEAM produziu o game de tiro espacial "Last Hope" em meados de 2006. Atualmente, o mesmo grupo trabalha em "Fast Striker", previso para sair em 2010.

A assistência técnica ao Neo-Geo foi encerrada em 2007, mas, neste ano, por conta das comemorações de 20 anos do console, o serviço foi reaberto, sabe lá até quando. Quanto à SNK Playmore, a empresa continua na luta: atualmente, trabalha em "The King of Fighters XIII", previsto para sair inicialmente apenas para fliperamas (que não é o Neo-Geo, mas a Taito Type X2).

CURIOSIDADES SOBRE A MÁQUINA DA SNK

Logotipo oficial da linha Neo-Geo
O Neo-Geo foi lançado nos Estados Unidos pelo preço inicial de US$ 649
Os games para Neo-Geo custavam pelo menos US$ 200
O Neo-Geo tem os mesmos CPUs do Mega Drive, mas chips gráficos e sonoros muito mais poderosos
Embora o tamanho máximo suportado fosse de 330 megabits, games mais recentes superavam essa marca. "The King of Fighters 2003" tem 716 megabits

Fonte: Uol Jogos
gigante096
gigante096
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1400
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 34
Localização : Casimiro de Abreu
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por killerbee Sex 30 Abr 2010 - 15:33

Me lembro muito bem do lancamento da NeoGeo nas lojas de games e afins...
Eu fazia plantao nas locadoras para alugar o console no sabado meio dia e entregar na segunda de manha ahuahhau

Eu adorava o Art Off fight, Fatal fury (era de dois ao mesmo tempo), entre outros da epoca...
poxa tomei bomba na escola por exesos de falta por estar na locadora jogando NeoGeo hauahauuah Era grandao o aparelho e tinha o controle de arcade no lugar de controles padroes hauauh.... veio o Jaguar da Atari tentar desbancar o neogeo e nao conseguiu hauhauhau

E nossa, o que é Nintendo 64 com os cartuchos perto dos cartuchos de um Neogeo... o cartucho de neogeo era tao grande que dava para acertar na cabeca de um e levar a nocalte hauhua
killerbee
killerbee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 379
Data de inscrição : 24/01/2010
Idade : 41
Localização : Florianopolis - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por STX Sex 30 Abr 2010 - 15:42

Foi um grande console, aquela epoca foi uma das melhores!
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 39
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por KamatsuKyoto Sex 30 Abr 2010 - 16:10

Um dos melhores VGs lançados. Pena que custa o olho da cara (até hoje). pirat
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por ahtrun Sex 30 Abr 2010 - 16:13

Nunca vi um ao vivo. No
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 26
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por gigante096 Sex 30 Abr 2010 - 16:37

Só vi pessoalmente o neo geo cd, e nunca vi loadings tão grandes. Rolling Eyes
gigante096
gigante096
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1400
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 34
Localização : Casimiro de Abreu
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por Ferreiratasso Sex 30 Abr 2010 - 17:57

Mas o que mudou definitivamente o direcionamento de seus games - e fez da SNK uma produtora de enorme sucesso - foi a onda dos jogos de luta que tomou forma com o seminal "Street Fighter II". Em 25 de novembro de 1991, a SNK lançou seu primeiro game do gênero, "Fatal Fury", que traz a mesma fórmula do jogo famoso da Capcom

Ouvi por ai ou li não lembro onde que foi a Capcom que copiou o estilo de Fatal Fury para fazer seu SF2 e não o contrario, já que a SNK teria começado a desenvolver o jogo bem antes que a Capcom, a Capcom teria só se adiantado no lançamento e com isso colhido o pioneirismo.
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por killerbee Sex 30 Abr 2010 - 18:12

Fatal Fury, Art of ifght, Samuray Shadow, entre outros grandes games vieram todos pela NEoGeo...pelo menos a maioria hehe
killerbee
killerbee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 379
Data de inscrição : 24/01/2010
Idade : 41
Localização : Florianopolis - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por Alberwood Sex 30 Abr 2010 - 18:56

Eu nunca sequer vi um Neo-Geo (console) de perto... Só fliperama mesmo... Very Happy

Aliás, será que esses clássicos da Data East que foram lançados pro Zeebo tem haver com esse fato!? scratch

_________________
Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Assinatura_zeeplay
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 36
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por STX Sex 30 Abr 2010 - 19:07

Ferreiratasso escreveu:
Mas o que mudou definitivamente o direcionamento de seus games - e fez da SNK uma produtora de enorme sucesso - foi a onda dos jogos de luta que tomou forma com o seminal "Street Fighter II". Em 25 de novembro de 1991, a SNK lançou seu primeiro game do gênero, "Fatal Fury", que traz a mesma fórmula do jogo famoso da Capcom

Ouvi por ai ou li não lembro onde que foi a Capcom que copiou o estilo de Fatal Fury para fazer seu SF2 e não o contrario, já que a SNK teria começado a desenvolver o jogo bem antes que a Capcom, a Capcom teria só se adiantado no lançamento e com isso colhido o pioneirismo.

Street fighter 1 que o diga (1987) Rolling Eyes
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 39
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por Ferreiratasso Sex 30 Abr 2010 - 19:27

STX escreveu:
Ferreiratasso escreveu:
Mas o que mudou definitivamente o direcionamento de seus games - e fez da SNK uma produtora de enorme sucesso - foi a onda dos jogos de luta que tomou forma com o seminal "Street Fighter II". Em 25 de novembro de 1991, a SNK lançou seu primeiro game do gênero, "Fatal Fury", que traz a mesma fórmula do jogo famoso da Capcom

Ouvi por ai ou li não lembro onde que foi a Capcom que copiou o estilo de Fatal Fury para fazer seu SF2 e não o contrario, já que a SNK teria começado a desenvolver o jogo bem antes que a Capcom, a Capcom teria só se adiantado no lançamento e com isso colhido o pioneirismo.

Street fighter 1 que o diga (1987) Rolling Eyes

O SF 1 é tão porcaria que eu tinha esquecido Razz
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por ahtrun Sex 30 Abr 2010 - 19:46

Odeio Street Fighter!!! Mad
Os games de luta que eu gosto são : The King of Fighters (SNK), Samurai Shodown (SNK), Soul Calibur (Namco) e Guilty Gear (Atlus).
Ou seja a SNK foi quem fez dois dos meus jogos de luta favoritos. Very Happy
Infelizmente so vim a conhecer o sistema de jogos deles por meio emuladores. Crying or Very sad
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 26
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos Empty Re: Fliperama que também era console, Neo Geo faz 20 anos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum