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Por que comprar um Zeebo?

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Zeebo - Por que comprar um Zeebo? - Página 2 Empty Re: Por que comprar um Zeebo?

Mensagem por Eduard0 Sex 11 Jun 2010 - 11:40

Diegofesv escreveu:O fato é q a tectoy está pagando o preço pela inovação... errar muito pra aprender e ir corrigindo os erros. E nós, tb pagando o preço por uma aposta arriscada. Sinceramente, em momento algum me decepcionei com o zeebo. Sempre imagino q o zeebo seja o elo entre um 16 bits e um 32 bits. Então, n me decepciona da forma como muitos no fórum. Basta a tectoy focar em jogos q todos querem, eles sabem disso. Se os jogos da própria seria Extreme tivesse mais modos e opções, seriam o ideal, REPITO! Eles sabem disso. N adianta ficarmos aqui lamentando achando q vai ter jogos extensos e trabalhados como o DC, PS2, pq não vai ter se depender da tectoy, eles n tem "qualidade técnica" para tal feito. Podemos sim esperar jogos marcantes da Vega Mobile, Polarbit... Mas aí são outros 500. Lembrando q torço muito pro zeebo dar certo, do contrário n teria comprado um.

Os jogos da série Extreme poderiam ter um modo campeonato - isso todos já disseram e não aumentaria significativamente o tamanho do jogo - e poderia-se dobrar a quantidade de pistas simplesmente colocando as mesmas três pistas só que em sentido reverso - o que também não aumentaria muito o tamanho e dobraria a quantidade de pistas. Isso foi o que me decepcionou, pois quanto aos gráficos não sou muito exigente.
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Zeebo - Por que comprar um Zeebo? - Página 2 Empty Re: Por que comprar um Zeebo?

Mensagem por STX Sex 11 Jun 2010 - 11:56

Brmp escreveu:
overnite81 escreveu:http://www.3g.co.uk/PR/May2003/5422.htm
Interessante, bate com os PDFs da qualcomm de 2004, quando isso ainda não estava pronto.

Mas estou desiludido devido ao jogos serem limitados a 50mb. Nunca vamos ver a real capacidade do Zeebo Sad

N
ele esta limitado a vontade da Zeeboinc ter jogos menores q isso pra não acabar com o hd logo, senão, NFS poderia estar um pouco melhor.
e ainda tem o detalhe de q uma equipe dedicada, pode sim fazer um game graficamente bonito e potente no zeebo, com 50 mega, conteudo já outro caso! ou queremos conteudo ou graficos!
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Mensagem por Chrono Sex 11 Jun 2010 - 12:05

overnite81 escreveu:
Brmp escreveu:
overnite81 escreveu:http://www.3g.co.uk/PR/May2003/5422.htm
Interessante, bate com os PDFs da qualcomm de 2004, quando isso ainda não estava pronto.

Mas estou desiludido devido ao jogos serem limitados a 50mb. Nunca vamos ver a real capacidade do Zeebo Sad

Os algoritmos de compressão melhoraram de uns tempos para cá. Há inclusive alguns de ponta (como o LZMA) disponíveis gratuitamente. Outra solução mais extrema seria cortar fora as trilhas de áudio e filmes que ocupam muito espaço nas versões em disco e todo aquele conteúdo inacabado que os desenvolvedores costumam abandonar nas ROMs originais.

Cá entre nós, compactar um jogo para menos de 50 MB é mesmo coisa para macho.

Isto tem a ver com a ferramenta de produção de 2003/2004, estamos em 2010 e, certamente, já existe uma SDK otimizada para o sistema Zeebo ou para o chipset nele contido. Tentar dizer que é culpa exclusiva da SDK é o mesmo que dizer que o problema dos jogos das thirds serem, teoricamente, ruins no mega drive era culpa de uma SDK lixo que a SEGA dava para tais, sendo que, a Konami e a Treasure mostraram que dá para tirar leite de pedra com que eles tinham em mão.

Se grande parte dos programadores não conseguem tirar boa parte do poder computacional de um console, 30% tem a ver com o SDK, grande parte do problema está entre o monitor e a cadeira. Vide, desde sempre, o que pequenas empresas conseguem retirar com os seus parcos recursos muito do hardware e isto em qualquer sistema!

Outra é só ver como a engenharia reversa (construção de emuladores) mostra que o problema quase nunca é de SDK e sim de um possível desconhecimento do hardware - coisa que o do Zeebo deve ser bem documentado pela Qualcomm, que é dona do hardware -, tanto é que o PS2 é emulado porcamente, mas o GC/Wii estão sendo emulados a quase pleno vapor e isto graças a documentação monstruosa existente do hardware deste sistema e de muitos outros. Um dos maiores exemplos de emulação bem sucedida é o Mega Drive, no qual a familia MC6Xxxx é bem documentada e existem emuladores deste sistema para quase qualquer outro sistema.

Resumindo, quando uma empresa quer, pode trabalhar até no SDK mais porco, exemplo em emuladores e de empresas como a Valve/EA - que não são muito favoraveis em programar no PS3 - estão aí para mostrar que a realidade é bem diferente.
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Mensagem por overnite81 Sex 11 Jun 2010 - 22:49

Chrono escreveu: coisa que o do Zeebo deve ser bem documentado pela Qualcomm, que é dona do hardware

Aí está: ele não é. A QUALCOMM é uma empresa de telecomunicações e por este motivo faz sigilo sobre os detalhes da tecnologia por trás do Zeebo, que usa tecnologia de telefonia móvel. Se um desenvolvedor quiser realmente conhecer o coração do sistema terá que se registrar no site da QUALCOMM para baixar a documentação, isto inclui revelar com o que trabalha, o por quê de estar interessado em se registrar, afirmar que não mora numa das zonas vetadas pelos EUA, pagar uma taxa salgada, aprender e treinar os segredos e como se já não bastasse prometer ficar de bico calado e não distribuir o material para ninguém. Isto inclui não ensinar e nem publicar tutoriais para outros programadores.

O BREW foi criado justamente para abstrair as camadas de hardware e assim evitar que os desenvolvedores passassem por todo esse procedimento. Para a QUALCOMM, quanto menos gente souber dos mínimos detalhes da tecnologia melhor, porque ela precisa controlar para quê a tecnologia dela está sendo usada sendo uma empresa de telecomunicações. No caso do Zeebo o BREW sofre de um problema arquitetural: o processador mais poderoso do console é muito, mas muito mal-utilizado pela SDK. Ou seja, é um erro de projeto.

No caso da SEGA e da Nintendo, eles tinham equipes dedicadas ao auxílio das softhouses e ainda assim escondiam muita coisa dos desenvolvedores. Mas todo o procedimento era mais simples.

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Mensagem por Brmp Sáb 12 Jun 2010 - 1:52

overnite81 escreveu:Aí está: ele não é. A QUALCOMM é uma empresa de telecomunicações e por este motivo faz sigilo sobre os detalhes da tecnologia por trás do Zeebo, que usa tecnologia de telefonia móvel. Se um desenvolvedor quiser realmente conhecer o coração do sistema terá que se registrar no site da QUALCOMM para baixar a documentação, isto inclui revelar com o que trabalha, o por quê de estar interessado em se registrar, afirmar que não mora numa das zonas vetadas pelos EUA, pagar uma taxa salgada, aprender e treinar os segredos e como se já não bastasse prometer ficar de bico calado e não distribuir o material para ninguém. Isto inclui não ensinar e nem publicar tutoriais para outros programadores.

O BREW foi criado justamente para abstrair as camadas de hardware e assim evitar que os desenvolvedores passassem por todo esse procedimento. Para a QUALCOMM, quanto menos gente souber dos mínimos detalhes da tecnologia melhor, porque ela precisa controlar para quê a tecnologia dela está sendo usada sendo uma empresa de telecomunicações. No caso do Zeebo o BREW sofre de um problema arquitetural: o processador mais poderoso do console é muito, mas muito mal-utilizado pela SDK. Ou seja, é um erro de projeto.

No caso da SEGA e da Nintendo, eles tinham equipes dedicadas ao auxílio das softhouses e ainda assim escondiam muita coisa dos desenvolvedores. Mas todo o procedimento era mais simples.
Você está se referindo ao adreno 130?

Eu sempre suspeitei que estes jogos do Zeebo são capazes de rodar apenas sobre o ARM11 e o ARM9, desacartando a GPU do console.
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Mensagem por overnite81 Sáb 12 Jun 2010 - 7:59

Os jogos utilizam o Adreno 130 razoavelmente até mesmo devido à interface OpenGL ES com o vídeo.

Todavia, não é dele que estou me referindo e sim ao QDSP5000. De tão capaz que ele é que na falta da aceleração 3D o QDSP poderia substituí-la usando apenas emulação por software sem grandes perdas.

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Mensagem por Chrono Sáb 12 Jun 2010 - 10:20

Resumindo, o erro de projeto foi usar uma placa de celular para criar um console.
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Mensagem por Koster Sáb 12 Jun 2010 - 12:49

Eu não sei de nada técnico, mas é perceptível que algo no Zeebo deixa ele longe da escolha dos desenvolvedores. E não falo apenas pela pouca vendagem, falo mesmo sobre programação.
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Mensagem por Chrono Sáb 12 Jun 2010 - 15:43

Algo mais simples é: Zeebo não vende quase nenhum jogo, em contrapartida, qualquer outro sistema das três atuais grandes vendem como "água", ou, então, apostar nos iphone e celulares com Java, sistema Sybian, Windows Mobile, pq estes tem de ruma por aí.
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Mensagem por overnite81 Sáb 12 Jun 2010 - 16:42

Chrono escreveu:Resumindo, o erro de projeto foi usar uma placa de celular para criar um console.

Não, isto é até uma grande vantagem devido aos recursos anti-pirataria e o baixo consumo de energia que evita problemas de superaquecimento. Engraçado é que os detratores do Zeebo reclamam que a área do PCB é muito extensa para o tamanho dos componentes. Mas em Engenharia isto é o mais correto ao contrário de se compactar muitos componentes eletrônicos massivos numa placa ( mais problemas de soldagem, pouco espaço para a dissipação térmica e defeitos decorrentes etc.)

Único problema foi configurar o BREW SDK de maneira deseqüilibrada para o Zeebo. Com algumas pequenas modificações pela QUALCOMM é possível fazer o console rodar a todo vapor.

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Mensagem por Brmp Sáb 12 Jun 2010 - 18:18

Chrono, a questão, como eu ja vinha dizendo e continuo crendo, não é falta de hardware, e sim falta de um software a altura do hardware.

Mas enfim, focado na proposta de jogos extremamente casuais, limitados a 50 MB, não se tem muitos motivos para otimizarem o software do console e mostrar a sua capacidade gráfica, afinal, se ela não for limitada pelo software, ela sérá limitado pela memória flash.


Última edição por Brmp em Dom 13 Jun 2010 - 7:18, editado 1 vez(es)
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Mensagem por KamatsuKyoto Dom 13 Jun 2010 - 5:53

Brmp escreveu:Chrono, a questão, como eu ja vinha dizendo e continuo crendo, não é falta de hardware, e sim falta de um software a altura do hardware.

Mas enfim, focado na proposta de jogos extremamente casuais, limitados a 50 MB, não se tem muitos motivos para otimizarem o software do console e mostrar o sua capacidade gráfica, afinal, se ela não for limitada pelo software, ela sérá limitado pela memória flash.

Eu apoio. O problema do Zeebo é software mesmo.
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Mensagem por Chrono Dom 13 Jun 2010 - 10:05

Está certo, vamos dizer que não é um erro crasso de projeto, mas, no entanto, se as ferramentas que a Qualcomm disponibiliza estão aquém das expectativas dos produtores, então:

1 - Uma empresa não vai investir o seu tempo para descobrir as falhas e consertá-las só para garantir uma melhor qualidade de programação, e facilidade, dos jogos para o Zeebo;

2 - Vendo este porém, nenhuma empresa séria vai querer investir no Zeebo, ops, isto já está acontecendo;

3 - Máquinas completamente fechadas tem pouco investimento de outras empresas, vide o que acontece com os Macs da vida, na verdade, como os computadores da apple vendem pouco, poucas são as grandes que lançam jogos para o sistema Macos X, diferente do iphone, no qual a SDK dele é de uma facilidade extrema, com o problema que, agora, não se pode usar mais flash;

4 - Softhouses é que não faltam, mas, mais uma vez, quem vai investir num console que tem perspectiva zero de mercado?

5 - Se a SDK do Brew for a mesma do que foi posta no link de 2003/2004, então, quer dizer, que a QualComm não está nenhum pouco preocupada em melhorar o desempenho da mesma para usar o chipset do Zeebo, e isto, amigos, é deveras preocupante, se a empresa mãe do Zeebo não quer melhorar uma SDK, é uma outra maneira dizer: "Oi mundo, nós temos total controle do console e se quiserem produzir, tem de passar pela gente completamente.", foi por isso que o Saturno, de certa maneira, perdeu para o PSX, SDK complicado e muito ruim e, o contrário, aconteceu com o PSX e o DC.

Digo mais, sim, é um erro completo de projeto, seja via software, seja via hardware. A Placa do Zeebo é daquele tamanho não pelo fato de esperteza, mas, pelo visto, somente para poder encaixar no tamanho do caixão de plástico do console, tanto é que, se alguém viu as imagens, todos os componentes estão praticamente juntos, apertadinhos, como uma placa-mãe qualquer. Se quisesse, haveria uma redução de 60% da placa sem impedir o funcionamento da máquina.

Agora o erro de software, bem, é problema exclusivo da QuallComm, e não das softhouses, se eles querem que as mesmas programem pro Zeebo, que comecem a vender mais consoles e, depois, darem um SDK enxuta e acessível aos "mistérios" do Chipset do console.
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Mensagem por STX Dom 13 Jun 2010 - 14:29

é perceptivel q o problema do zeebo é software, tanto q desde a atualização mais recente do console, o deixou mais leve na z-wheel e melhorou alguns games, principalmente o Crash(junto a atualização do game em si tbm)
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Mensagem por Brmp Dom 13 Jun 2010 - 19:59

Os erros de projeto do Zeebo foram vários:

- Foi lançado sem ter um SDK especifico (acho que ainda não tem) para o hardware do console.
- Foi lançado com uma biblioteca que só serviu para ridiculariza-lo.
- Muitos bugs no lançamento arruinaram ainda mais a sua imagem.

Os primeiros jogos rídiculos (ports mal feitos de celular / PSP) rodavam com uma fluencia questionável. Ou seja, os leigos olhavam os jogos com gráficos de PSOne, se não piores, engasgando na máquina. A conlusão que eles chegam, e que qualquer um chegaria, é que o hardware é extremamente fraco.

Mas a culpa disso é puramente o software. O console é incomparavelmente mais forte que o Nintendo DS, isso fica provado nos números. Mais processadores, mais clock, arquitetura mais avançada...

Outros erros nítidos a nível de hardware:
- Memória flash de 1GB. É muito pouco para quem quer jogos capazes de competir com os do PS2.
- Resolução 480i é muito ruim para a TVs Full HD (ainda mais em um console que não tem anti-aliasing por hardware), e elas ja estão bem populares. Deveriam colocar saida para Cabo Vídeo componente, e assim manter a resolução de 480P, que ja fica razoavel.

Quanto ao tamanho da placa do console, acho que eles acertaram. Criaram um ótimo design para o console. Se ele fosse muito menor, seria tachado de celular.
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Mensagem por Marvin Super Hero Seg 14 Jun 2010 - 0:35

Eduard0 escreveu:Mas o Zeebo chega lá! Apesar de tudo, as constantes melhorias e o lançamento constante de novos jogos demonstra que estão investindo no console. Estão fazendo de tudo para melhorar a qualidade do console.


Sim, é verdade! Quando eu estive ah algusn meses atrás na Super Casas Bahia, foi exatamente o que um dos demonstradores da TECTOY que tinha um cargo de chefia, senão me engano da parte de marketing e afins disse! Ele falou pra mim que não só a interface e outras funcionalidades são reparadas mas que também os jogos melhoram em questões sonoras e gráficas! Caso por exemplo de RE4! Na boa, já tinha visto os videos de gameplay anteriormente e de fato tava uma merda! Quando joguei lá, tava outra coisa! Melhoras muito consideráveis nas texturas, movimentação melhor e cores idem! Só pra citar algumas coisas! Esse cara da TcT disse que é por isso que é de grande importância deixar o Zeebo em Stand By durante a noite e em outros horários! Justamente por causa das atualizações!

E outra! Como foi dito também que o problema do Zeebo é questão de Softwarem eu também assino embaixo! Ele com certeza consegue fazer Street Fighters, KOFs, Samurais Showndowns, Mortais Kombats e todos os principais jogos de luta conhecidos! rsrs
A grande questão é querer fazer jogos fodásticos para ele! Quer sejam PORTS, quer sejam da TECTOY DIGITAL (exclusivos) quer sejam por outras empresas (também jogos exclusivos pra ele)!!!

Mas enfim... É isso.

PS: Poxa, não consegui comprá-lo hoje! Só mês que vem agora! Sad
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