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3DO M2, o console que era pra ir, não foi e acabou fondo

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Mensagem por Snowmeow Ter 9 Nov 2010 - 11:29

3DO M2, o console que era pra ir, não foi e acabou fondo 3dom2

O 3DO foi um dos pioneiros na tecnologia 32 bits. Comercializado principalmente pela Panasonic, surgiu como um padrão (Assim como era o VHS para as fitas de vídeo) a ser reproduzido por várias companhias (Mas, além da Panasonic, apenas GoldStar e Sanyo lançaram máquinas no mercado).

Com a vinda do Playstation, que era bem mais preparado para o 3D do que os concorrentes, era dada a necessidade de fazer com que o 3DO continuasse na briga, e surgiu o padrão M2, codinome Bulldog.

O M2 tonha dois processadores PowerPC, e mais oito chips, cada um cuidando de um aspecto do hardware. Era um maquinão. E a 3DO vendeu a tecnologia M2 pra Panasonic, que resolveu sabe-se-lá por que, engavetar o projeto. Uma pena, porque os jogos demonstrados só iriam ser superados pelo DreamCast, que viria bem depois. Já a Konami, que já tinha feito seus jogos para o sistema, não se fez de rogada e usou-o em arcades (Que não fizeram muito sucesso por causa do tempo de carga dos CDs).

Mas a Matsushita, que deve ter lá seus motivos, resolveu usar o hardware M2 em tocadores de mídia interativos, quiosques e - Pasme! - Microondas e máquinas de café! Ou seja, era pra ir, não foi, e acabou fondo.

E os jogos cancelados estão, aos poucos, sendo completados e lançados para os (poucos e felizardos) proprietários de hardware M2 de graça.
(Sem falar dos (cinco) jogos da Konami para arcades que, em teoria, podem rodar no M2)
Inclusive, no eBay, pode-se achar kits de desenvolvimento de jogos para M2 (Pra serem usados em Macintosh), por preços variáveis.

Inclusive. tem um aqui:IMSA Racing
3DO M2, o console que era pra ir, não foi e acabou fondo 0
IMSA Racing - 3DO M2

Para quem não sabe, os modelos M2 são FZ-21s (Console), FZ-35s (Player multimídia) e FZ-55 (Quisque c/LCD).
Pra quem é colecionador, fica aí a sugestão.
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Mensagem por ari789 Ter 9 Nov 2010 - 14:27

Cara si lanssase isso na epoca PS1

iria esmagar o n64 que era o conssole com mais qualidade grafica e som da epoca
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Mensagem por MasterSonicTH Ter 9 Nov 2010 - 23:44

Mas aí o 3DO M2 poderia ser considerado de outra geração.

Gostei do nome, o M2 muda e deixa um aspecto tipo, linha esportiva da BMW comparada com a normal Razz

Agora, microondas? Suspect
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Mensagem por william_magalhaes Qua 10 Nov 2010 - 0:00

Claro! Microondas!

Tipo assim:

3DO M2, o console que era pra ir, não foi e acabou fondo Microondas_de_nerd
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Mensagem por MasterSonicTH Qua 10 Nov 2010 - 0:13

william_magalhaes escreveu:Claro! Microondas!

Tipo assim:

3DO M2, o console que era pra ir, não foi e acabou fondo Microondas_de_nerd

Melhor que meu pc!
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Mensagem por Snowmeow Qua 10 Nov 2010 - 22:08

MasterSonicTH escreveu:Mas aí o 3DO M2 poderia ser considerado de outra geração.
Dado que o Playstation, o Saturn, 3DO e o Amiga CD32 são considerados videogames de 5ª geração, e o Dreamcast é considerado "Geração 5.5", tanto o Nintendo 64, o como o Jaguar e o M2 seriam considerados "Geração 5.25", por terem 64 bits e gráficos inferiores ao Dreamcast.
Mas, os jogos do Jaguar e do Nintendo 64, por serem sofríveis (Especialmente os do Jaguar), acabaram rebaixando ambos os consoles para a mesma panela de Playstation e companhia. Ficaria apenas o M2 como "Geração 5.25", e seu concorrente mais direto seria o Dreamcast, que com seu processador de 128 bits e 200 MHz daria surra de pau mole no M2.
No final, a 3DO Company ficou com uma bela grana, mas faliu depois, a Panasonic resolveu usar o hardware para onde precisasse de hardware, e qualquer maluco pode reproduzir a placa, comprar componentes e fazer seu próprio "M2", que seria um console open-source. XD
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Mensagem por Brmp Dom 14 Nov 2010 - 0:26

Na verdade, existem controvérsias sobre as gerações. Classificar a geração com base em bits é um erro (não estou dizendo que alguém tenha feito isso).

Por exemplo, o Xbox tem uma CPU de 32 bits. O PS2 tem uma CPU (motion engine) de 128 bits. E o Dreamcast, tem uma CPU (Hitachi SH4) de 64 bits. Veja que a geração "128 bits" tem processadores de 32, 64 e 128. É uma salada... E claro, essa salada deixa bem claro que bits não é um fator relevante quando se trata de performance. Afinal, o Xbox foi o mais forte da geração, mesmo sem ser muito explorado.

Sobre o 3DO M2, bem interessante. Nem sabia da sua existência.

EDIT: Achei 2 videos sobre o 3DO M2


Pelo visual dos games, o sistema demonstra ter potencial gráfico para, no máximo, concorrer com o Nintendo 64.
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Mensagem por 'PhoeniX Dom 14 Nov 2010 - 1:03

Coitada da Nintendo se 3DO lançasse mais eu ia preferir Nintendo por causa de Zelda e Mario, hahaha Nintendo 4EVER
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Mensagem por KamatsuKyoto Dom 14 Nov 2010 - 15:57

Os gráficos realmente eram impressionantes, mas vale lembrar que esses são Tech Demos, e Tech Demos sempre mostram capacidade um pouco maiores do que a "realidade do console".
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Mensagem por Luís Eduardo Dom 14 Nov 2010 - 17:58

Caramba, agora que eu pude ver as fotos e vídeo me impressionei com o poder desse M2, alguns jogos parecem da 6ª geração...

ps.: Não sabia que lançaram um controle com analógico para o 3DO, e o preço desse, quanto era, pois foi o preço que matou o 3DO no início de sua vida.
pps.: Tem emulador?
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Mensagem por Brmp Dom 14 Nov 2010 - 19:00

KamatsuKyoto escreveu:Os gráficos realmente eram impressionantes, mas vale lembrar que esses são Tech Demos, e Tech Demos sempre mostram capacidade um pouco maiores do que a "realidade do console".
Na verdade o primeiro vídeo é com gráfico in-game.

Luís Eduardo escreveu:Caramba, agora que eu pude ver as fotos e vídeo me impressionei com o poder desse M2, alguns jogos parecem da 6ª geração...

ps.: Não sabia que lançaram um controle com analógico para o 3DO, e o preço desse, quanto era, pois foi o preço que matou o 3DO no início de sua vida.
pps.: Tem emulador?
Eu não achei o visual tão bom assim... Rolling Eyes
Aquele jogo de corrida do primeiro video ta bem "feinho" se comparado a alguns do Nintendo 64, e até mesmo do PSOne.
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Mensagem por Snowmeow Dom 14 Nov 2010 - 20:29

Luís Eduardo escreveu:pps.: Tem emulador?
Infelizmente, ainda não.
Se tivesse, eu já estaria jogando Battle Tryst (I love Nadjeed e seu topless implícito) e IMSA.
Mas, como o M2 é um aperfeiçoamento do 3DO original, eu acho que se alguém fizesse uma macumba no FreeDO, teria como emular.
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Mensagem por Luís Eduardo Seg 15 Nov 2010 - 14:40

Brmp escreveu:
KamatsuKyoto escreveu:Os gráficos realmente eram impressionantes, mas vale lembrar que esses são Tech Demos, e Tech Demos sempre mostram capacidade um pouco maiores do que a "realidade do console".
Na verdade o primeiro vídeo é com gráfico in-game.

Luís Eduardo escreveu:Caramba, agora que eu pude ver as fotos e vídeo me impressionei com o poder desse M2, alguns jogos parecem da 6ª geração...

ps.: Não sabia que lançaram um controle com analógico para o 3DO, e o preço desse, quanto era, pois foi o preço que matou o 3DO no início de sua vida.
pps.: Tem emulador?
Eu não achei o visual tão bom assim... Rolling Eyes
Aquele jogo de corrida do primeiro video ta bem "feinho" se comparado a alguns do Nintendo 64, e até mesmo do PSOne.

Eu estava me referindo ao FPS que é realmente incrível.
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Mensagem por Brmp Seg 15 Nov 2010 - 19:46

Luís Eduardo escreveu:Eu estava me referindo ao FPS que é realmente incrível.
É, com o FPS eu tenho que concordar. Ficou incrível para os padrões da época.
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Mensagem por danilo666 Seg 15 Nov 2010 - 22:11

ele era legal, pra quem kurtil essa epoca essa console era uma maravilha.
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Mensagem por Koster Seg 15 Nov 2010 - 22:51

Bem, nem mesmo se tiver gráficos melhores, não sei se vingaria.
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Mensagem por Ferreiratasso Qui 18 Nov 2010 - 2:08

Fiquei sabendo da existência deste console, por causa deste jogo da Warp que foi transferido para o Dreamcast



Aqui tem as especificações tecnicas do mesmo:

* CPU: Dual PowerPC¹ 602s rodando a 66MHz com 33MHz de bus
* Cache memory: 32KBPowerPC logo
* Bus: 520 MB p/segundo
* RAM: 8 MB
* Graphics: 640x480 @ 24 bit color
* FMV Video: MPEG 1 (Qualidade de VHS)
* Polygons: 1,000,000 p/segundo (triângulos texturizados)
* Pixels: 100,000,000 p/segundo
* Capacidades gráficas: Texturização de alta velocidade, filtragem de alta qualidade, MIP mapping, z-Buffer, Anti-Aliasing, Alpha Channel com 128 graus de transparência.
* Armazenamento: Memory Card 128 KB - 32MB
* CD-ROM: 4X
* Expansão: PCMCIA: Modem, etc.


Valores bem impressionantes para a época.

Mais um techdemo, difícil de ser in-game:

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Mensagem por Chrono Qui 18 Nov 2010 - 9:43

O console, teoricamente, teria 1/3 da potência do DC, mas, muito provável, que viesse a chegar algo próximo do PSX com todos os efeitos ligados parecido com o do Nintendo 64 - como o blur, borrando explosões de texturas e pixels - e efeitos de iluminação mais parrudos. Ele teria uma capacidade boa para isso devido ao seu clock bem mais próximo do Nintendo 64, possibilitando a manipulação devida.

Agora sobre a geração, é fácil de dividir elas.

O 3DO, o jaguar, o nintendo 64, o PSX e o Saturno pertencem a mesma geração, enquanto que o DC foi o console que abriu as portas da geração seguinte, e aí veio o PS2, GC e XBoX. Quanto a questão de bits, sabe-se, realmente, que isto ficou díspare com a chegada do DC, que era um 64bits, o PS2 também é um 64bits - a existência de processadores 128-bits é quase nula. Se eu não me engano o do Gamecube é um de 32bits também, assim como o do XBoX original.
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Mensagem por Brmp Qui 18 Nov 2010 - 15:58

Chrono escreveu:O console, teoricamente, teria 1/3 da potência do DC, mas, muito provável, que viesse a chegar algo próximo do PSX com todos os efeitos ligados parecido com o do Nintendo 64 - como o blur, borrando explosões de texturas e pixels - e efeitos de iluminação mais parrudos. Ele teria uma capacidade boa para isso devido ao seu clock bem mais próximo do Nintendo 64, possibilitando a manipulação devida.

Agora sobre a geração, é fácil de dividir elas.

O 3DO, o jaguar, o nintendo 64, o PSX e o Saturno pertencem a mesma geração, enquanto que o DC foi o console que abriu as portas da geração seguinte, e aí veio o PS2, GC e XBoX. Quanto a questão de bits, sabe-se, realmente, que isto ficou díspare com a chegada do DC, que era um 64bits, o PS2 também é um 64bits - a existência de processadores 128-bits é quase nula. Se eu não me engano o do Gamecube é um de 32bits também, assim como o do XBoX original.
Olha, eu também achei estranho, mas parece que o Emotion Engine é realmente uma CPU de 128 bits, se tratando de um dos primeiros - senão o primeiro - processador de 128 bits. Pode olhar as referencias na internet - todas elas fazem menção a isso.
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Mensagem por Chrono Qui 18 Nov 2010 - 17:05

Brmp escreveu:
Chrono escreveu:O console, teoricamente, teria 1/3 da potência do DC, mas, muito provável, que viesse a chegar algo próximo do PSX com todos os efeitos ligados parecido com o do Nintendo 64 - como o blur, borrando explosões de texturas e pixels - e efeitos de iluminação mais parrudos. Ele teria uma capacidade boa para isso devido ao seu clock bem mais próximo do Nintendo 64, possibilitando a manipulação devida.

Agora sobre a geração, é fácil de dividir elas.

O 3DO, o jaguar, o nintendo 64, o PSX e o Saturno pertencem a mesma geração, enquanto que o DC foi o console que abriu as portas da geração seguinte, e aí veio o PS2, GC e XBoX. Quanto a questão de bits, sabe-se, realmente, que isto ficou díspare com a chegada do DC, que era um 64bits, o PS2 também é um 64bits - a existência de processadores 128-bits é quase nula. Se eu não me engano o do Gamecube é um de 32bits também, assim como o do XBoX original.
Olha, eu também achei estranho, mas parece que o Emotion Engine é realmente uma CPU de 128 bits, se tratando de um dos primeiros - senão o primeiro - processador de 128 bits. Pode olhar as referencias na internet - todas elas fazem menção a isso.

Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
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Mensagem por Brmp Qui 18 Nov 2010 - 20:08

Chrono escreveu:Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
O link que segue também diz que o Emotion Engine não é 128 bits. Ali é explicado bem a fundo como funciona o processador, pena estar em inglês: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Emotion_Engine

Então é errado afirmar que a CPU é 128 bits. Não existe geração 128 bits real, isso é apenas "marketing"...
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Mensagem por MasterSonicTH Qui 18 Nov 2010 - 20:55

Brmp escreveu:
Chrono escreveu:Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
O link que segue também diz que o Emotion Engine não é 128 bits. Ali é explicado bem a fundo como funciona o processador, pena estar em inglês: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Emotion_Engine

Então é errado afirmar que a CPU é 128 bits. Não existe geração 128 bits real, isso é apenas "marketing"...

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Mensagem por Ferreiratasso Qui 18 Nov 2010 - 23:29

Brmp escreveu:
Chrono escreveu:Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
O link que segue também diz que o Emotion Engine não é 128 bits. Ali é explicado bem a fundo como funciona o processador, pena estar em inglês: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Emotion_Engine

Então é errado afirmar que a CPU é 128 bits. Não existe geração 128 bits real, isso é apenas "marketing"...

Puxa! então não teve nenhum cosole 128bit realmente, porque sempre achei que o PS2 fosse o único 128 bit puro.
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Mensagem por STX Sex 19 Nov 2010 - 14:03

Ferreiratasso escreveu:
Brmp escreveu:
Chrono escreveu:Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
O link que segue também diz que o Emotion Engine não é 128 bits. Ali é explicado bem a fundo como funciona o processador, pena estar em inglês: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Emotion_Engine

Então é errado afirmar que a CPU é 128 bits. Não existe geração 128 bits real, isso é apenas "marketing"...

Puxa! então não teve nenhum cosole 128bit realmente, porque sempre achei que o PS2 fosse o único 128 bit puro.

e na epoca do dc eu pensava (pô, tamo na geração 128 bits e mal se acha PC de 64 bits!? então o dc é melhor q um pc!)
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Mensagem por Brmp Sex 19 Nov 2010 - 15:57

STX escreveu:
Ferreiratasso escreveu:
Brmp escreveu:
Chrono escreveu:Seria o caso de, provavelmente, ser um processador 128bits, mas o problema que os seus registradores são 64bits que tratam dados de 128bits - devido a bus que liga o processador central aos VU e aos FPU. Muita gente confundi isso, mas um processador só pode ser considerado com tais bits se os seus registradores forem de tais bits.

Um exemplo clássico de erro mercadologico, e que ludibriou muita gente, foi o caso do Jaguar, que a Atari marqueteou como um console de 64bits, mas o seu processador central era um de 32bits, onde as vias de acesso/transporte de dados que eram de 64bits. Outro modo é o DC, que alguns consideraram como 128bits, onde apenas o seu FPU era de 128bits, todo o resto do SH4 era puramente 64bits.
O link que segue também diz que o Emotion Engine não é 128 bits. Ali é explicado bem a fundo como funciona o processador, pena estar em inglês: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Emotion_Engine

Então é errado afirmar que a CPU é 128 bits. Não existe geração 128 bits real, isso é apenas "marketing"...

Puxa! então não teve nenhum cosole 128bit realmente, porque sempre achei que o PS2 fosse o único 128 bit puro.

e na epoca do dc eu pensava (pô, tamo na geração 128 bits e mal se acha PC de 64 bits!? então o dc é melhor q um pc!)
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Mas na é pocado DC não tinha PC com processadores 64 bits... Rolling Eyes
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