AMD quer assassinar o DirectX
+5
RDCM
Chrono
Salomão
metallizer
mv2011
9 participantes
Fórum Zeegamers :: The ZeeboClub Fields :: Off-Topics :: Mundo Geek (Tecnologia, Softwares, Hardwares, Celulares & Gadgets)
Página 1 de 1
AMD quer assassinar o DirectX
- Spoiler:
- Uma das questões mais levantadas pelos jogadores que cobram bons gráficos em um game é a diferença entre a versão para consoles e a que aparece nos computadores. Mas que diferença? Em muitos casos, o que vemos em nosso PC é quase a mesma coisa transmitida pelos video games. É no papel que a história fica bem diferente.
As placas de vídeo lançadas juntamente com o Xbox 360, por exemplo, podem até gerar algum efeito de comparação. Mas os modelos mais atuais deveriam fazer, em teoria, os jogos dessa geração parecerem ultrapassados. O diretor de relações de desenvolvedores da AMD, Richard Huddy, vai mais além: ele afirma que os computadores teriam um processamento dez vezes melhor, mas alguns obstáculos impedem que eles tomem a liderança.
O principal motivo é que os jogos multiplataforma são convertidos a partir de um denominador comum, que também é o mínimo possível. Assim, fica mais fácil o desenvolvimento de todos os aspectos do game, não é necessário gastar tanto dinheiro e seu lançamento não atrasa. O resultado é apenas satisfatório, mas nada excepcional.
O Baixaki explica agora quais são e o porquê da existência dessas barreiras e, principalmente, se a eliminação delas traria tantas melhorias para o mundo dos games.
Culpado!
Para Richard Huddy, o principal sistema que causa tanto atraso é o famoso Microsoft DirectX. Ele é um conjunto de APIs, ou Interfaces de Programação de Aplicativos, que servem para padronizar um software e permitir sua construção em diversos sistemas.
Esse serviço atua como um intermediário entre o hardware e a programação, fazendo com que eles se comuniquem sem apresentar problemas de compatibilidade. Desse modo, um jogo que é produzido acima do processamento padrão atual acaba sendo limitado pelo DirectX para poder operar nos mais diversos sistemas.
Mesmo em sua 11ª edição, ele ainda não atingiu o alto nível prático que já foi estabelecido pelas placas gráficas. É a partir desse pensamento que Huddy constrói sua ideia: eliminar o DirectX e ligar diretamente o código de programação com o hardware da máquina.
Assim, os desenvolvedores teriam acesso às camadas mais básicas de programação, na chamada linguagem low-level. Esse aspecto é muito pedido por quem está produzindo: muitas vezes, não é nem a maior capacidade que as empresas querem, mas o controle total sobre a máquina.
Com o acesso conquistado, os ganhos no desempenho dos jogos seriam absurdos, especialmente na parte gráfica, afinal não haveria nenhuma limitação para o uso da total capacidade de um hardware potente.
Mas nem sempre foi assim. Após o DirectX 8, foram disponibilizados para os programadores alguns shaders que permitiam a passagem de códigos sem se preocupar com o hardware. Com uma base já existente, muitos jogos que surgiram possuíam diversas similaridades nos efeitos ou cenários.
O outro lado da moeda
Para muita gente, assassinar o DirectX seria um erro – ou até ingratidão. Ao longo dos anos, foram muitas as contribuições que ele proporcionou para a indústria, especialmente no desenvolvimento de novas técnicas e gráficos em 3D.
Há quem afirme que ele supera com facilidade o OpenGL, seu principal concorrente, que apresenta uma arquitetura similar, mas em código aberto. Responsável pela engine de jogos como Doom e Wolfenstein 3D, John Carmack afirmou que o Direct3D permitiu inúmeros avanços na área de jogos, mesmo com limitações na compatibilidade, enquanto o OpenGL estagnou-se.
Além disso, para produzir um jogo extremamente belo, como Crysis, é necessário muito mais tempo e dinheiro que um jogo funcional, como os da série Call of Duty – e, comercialmente, a segunda opção é muito mais efetiva.
O crime compensa?
A eliminação dos APIs é uma questão bastante delicada. Se por um lado teríamos jogos extremamente potentes, o acesso a eles seria igualmente restrito. Com modificações diretas no hardware, apenas alguns modelos teriam suporte para rodar os jogos produzidos, enquanto a generosa biblioteca de recursos já disponíveis facilita o trabalho dos desenvolvedores.
Situações absurdas seriam criadas, como um lançamento funcionar apenas nos últimos dois ou três lançamentos do mercado, enquanto os demais teriam que esperar um jogo com código compatível.
O programador teria muito mais trabalho ao fazer cálculos específicos para cada versão de um jogo. A tão celebrada multiplataforma seria ainda mais limitada, também graças à codificação. Se hoje você já lamenta o lançamento exclusivo de alguns jogos por culpa da difícil portabilidade, reflita: sem o DirectX, poderia ficar pior.
Futuro brilhante
A mudança de pensamento dos programadores sobre utilizar ou não os APIs deve trazer alterações na indústria de processadores, mas não é possível determinar se isso já acontecerá em curto prazo. Tudo indica que a Microsoft não deve ceder totalmente tão cedo – ou seja, teremos que suportar o DirectX por algum tempo.
Por outro lado, as empresas dão sinal de que realizam pesquisas para mudar esse quadro. A Intel noticiou a morte definitiva da placa gráfica Larrabee, mas avisou que usará a tecnologia que combina características da CPU (unidade central de processamento) com a GPU (unidade de processamento gráfico) em novos projetos.
Outras mudanças radicais na arquitetura da programação podem ganhar espaço, como o uso de CUDA cores, da NVIDIA, que diminuem o tempo de processamento gráfico ao utilizar uma computação paralela, ou processamento por Stream, que simplifica a relação entre software a hardware.
Em uma demonstração recente da Unreal Engine 3, é possível conferir aonde os gráficos para PC podem chegar. Apesar de ter sido rodado a partir de três placas de vídeo GeForce GTX 580, essa apresentação ilustra a capacidade que o computador tem como plataforma de jogos sem a limitação dos APIs. No futuro, por exemplo, o mesmo material poderia ser rodado utilizando apenas uma placa gráfica.
Apesar se não ser possível afirmar quando as evoluções gráficas e o uso do potencial máximo de hardwares vão ocorrer, já é fato que os computadores estão cada vez próximos de se consolidarem como plataformas de jogos. As placas de vídeo lançadas em massa – e cada vez mais poderosas – deixam as máquinas cada vez mais adequadas para receber jogos que atingem os limites visuais da atualidade.
Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/9232-amd-quer-assassinar-o-directx.htm#ixzz1HO3D774S
Isso vai dar briga!
mv2011- Ser Evoluido
-
Tem o Zeebo? : Não
Re: AMD quer assassinar o DirectX
Querem voltar a época do DOS com acesso direto ao hardware?
O windows nem permite isso se não me engano.
Quero ver como vão manter compatibilidade entre os diversos modelos existentes no mercado.
O windows nem permite isso se não me engano.
Quero ver como vão manter compatibilidade entre os diversos modelos existentes no mercado.
metallizer- Experiente
-
Tem o Zeebo? : Sim
Isso tudo é muito bonito no papel, na prática vai reduzir a compatibilidade (entre hardware e software) e restringir a abrangência de um mesmo programa. sei lá, fiquei com a impressão de que a AMD só cantou essa bola para aparecer mesmo...
Salomão- Profissional
-
Se não atrapalhar o uso do setup para os meus jogos, não me importa se o jogo roda em opengl, directx ou o escambau.
Acho que matar o DirectX seria um tiro que sairia pela culatra.
E o PC já passou os de consoles desta geração em gráficos há muito tempo, não são diferenças absurdas, mas já dá para perceber.
E o PC já passou os de consoles desta geração em gráficos há muito tempo, não são diferenças absurdas, mas já dá para perceber.
RDCM- Profissional
-
isso seria regredir! e seria pessimo para os gamers e para a proxima geração de consoles da microsoft que é 100% directx.
Antes do DirectX, o PC sempre foi sinonimo de maquina de jogos ruins, conparados a geração de consoles da epoca. Poucos jogos tinham capacidade semelhante ou superior, epoca que o nivel grafico era 1º Arcade, 2º Consoles e 3ºPC.
Isso daria certo se todas as maquinas fossem de 1 hardware só, como a plataforma apple, mas no mundo dos pc's o directx é essencial e a remoção dele é um suicidio.
Antes do DirectX, o PC sempre foi sinonimo de maquina de jogos ruins, conparados a geração de consoles da epoca. Poucos jogos tinham capacidade semelhante ou superior, epoca que o nivel grafico era 1º Arcade, 2º Consoles e 3ºPC.
Isso daria certo se todas as maquinas fossem de 1 hardware só, como a plataforma apple, mas no mundo dos pc's o directx é essencial e a remoção dele é um suicidio.
STX- Ser Supremo
-
Tem o Zeebo? : Sim
STX escreveu:isso seria regredir! e seria pessimo para os gamers e para a proxima geração de consoles da microsoft que é 100% directx.
Aí é que tá: será que esse lero todo da AMD esconde na verdade alguma parceria importante, e ainda não anunciada? Senão o que ela ganharia atacando o DirectX?
Salomão- Profissional
-
Então, todo um hardware só, o da AMD+ATi.
Ou seja, isso é só pra tentar diminuir a concorrência!
Ou seja, isso é só pra tentar diminuir a concorrência!
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
OpenGL é muito melhor que o DirectX ( D3D na verdade ), o porém é que, o DirectX é muito mais "fácil" de se mexer e também é bem mais focado, enquanto OpenGL requer um certo conhecimento por parte do desenvolvedor e é bem genérico.
Toda placa de vídeo vem com suporte a directx e opengl, mas o directx é da microsoft, portanto só tem compatibilidade com o windows, já todo SO tem suporte ao opengl.
Não li o texto - é muito grande - , mas eu imagino q, o q a ati quer fazer é parar de dar suporte ao directx e passar a suportar somente o opengl.
Ao meu ver, isso faria muito bem tanto pra quem desenvolve - menos dor de cabeça na hora de portar um jogo - quanto pra quem joga - pois não precisaria se preocupar com o SO que vai escolher, visto que todos os jogos seriam compatíveis com todos os SO's.
Toda placa de vídeo vem com suporte a directx e opengl, mas o directx é da microsoft, portanto só tem compatibilidade com o windows, já todo SO tem suporte ao opengl.
Não li o texto - é muito grande - , mas eu imagino q, o q a ati quer fazer é parar de dar suporte ao directx e passar a suportar somente o opengl.
Ao meu ver, isso faria muito bem tanto pra quem desenvolve - menos dor de cabeça na hora de portar um jogo - quanto pra quem joga - pois não precisaria se preocupar com o SO que vai escolher, visto que todos os jogos seriam compatíveis com todos os SO's.
dino_rox- Profissional
-
dino_rox escreveu:OpenGL é muito melhor que o DirectX ( D3D na verdade ), o porém é que, o DirectX é muito mais "fácil" de se mexer e também é bem mais focado, enquanto OpenGL requer um certo conhecimento por parte do desenvolvedor e é bem genérico.
O OpenGL está bem mais atrasado que o Direct3D, o próprio John Carmack já disse isso (e até hoje ele trabalha com OpenGL).
Acredito que isso seja merda da AMD, ou então ela está pensando em lançar seu próprio videogame com seus processadores centrais e gráficos, o novíssimo AMD WePlayBox
kBessa escreveu:O OpenGL está bem mais atrasado que o Direct3D, o próprio John Carmack já disse isso (e até hoje ele trabalha com OpenGL).
Apesar dele ter dito isso, ele deixou bem claro que não trocará o opengl pelo directx. E outra com o foco no opengl o desenvolvimento dele será bem mais rápido, sanando esse problema da estagnação.
dino_rox- Profissional
-
dino_rox escreveu:
(...)
Fico imaginando a cena: neguinho compra uma placa ATI/AMD de última geração, e descobre todos os seus jogos da conta do Steam não rodam na nova placa! "Ah! mas os seus jogos são em DirectX, OGL é muito melhor blablabla". Surreal...
Salomão- Profissional
-
Salomão escreveu:dino_rox escreveu:
(...)
Fico imaginando a cena: neguinho compra uma placa ATI/AMD de última geração, e descobre todos os seus jogos da conta do Steam não rodam na nova placa! "Ah! mas os seus jogos são em DirectX, OGL é muito melhor blablabla". Surreal...
Se eu entendi o que tu falou, é claro que a transição não ocorreria da noite pro dia, e mesmo se ocorresse, o usuário poderia muito bem comprar uma nvidia e ser feliz.
dino_rox- Profissional
-
dino_rox escreveu:Salomão escreveu:dino_rox escreveu:
(...)
Se eu entendi o que tu falou, é claro que a transição não ocorreria da noite pro dia, e mesmo se ocorresse, o usuário poderia muito bem comprar uma nvidia e ser feliz.
Velho, EH CLARO que estava zuando!
Independente da OpenGL ser melhor ou pior que DirectX, nao faria o menor sentido para a AMD simplesmente excluir o DX. Analise sua propria resposta e verah que apresentou mais um argumento contra tal decisao.
Salomão- Profissional
-
Salomão escreveu:dino_rox escreveu:Salomão escreveu:dino_rox escreveu:
(...)
Independente da OpenGL ser melhor ou pior que DirectX, nao faria o menor sentido para a AMD simplesmente excluir o DX. Analise sua propria resposta e verah que apresentou mais um argumento contra tal decisao.
Tu fala como se todo mundo utilizasse o windows. Mesmo que parcela seja pequena, existe mercado disponível para a AMD trabalhar essa idéia - e o melhor é que esse mercado vem se expandindo cada vez mais. Talvez AMD esteja olhando para o futuro e você para o presente.
dino_rox- Profissional
-
dino_rox escreveu:Salomão escreveu:[
Tu fala como se todo mundo utilizasse o windows. Mesmo que parcela seja pequena, existe mercado disponível para a AMD trabalhar essa idéia - e o melhor é que esse mercado vem se expandindo cada vez mais. Talvez AMD esteja olhando para o futuro e você para o presente.
Velho, talvez você esteja levando essa história um pouco a sério demais.
Se eu estou preso ao presente, você está mais uma vez preso à "windows_X_linux", e sinceramente não vejo a questão dessa forma. Se ler as mensagens anteriores vai ver que eu e outros aqui queremos justamente entender onde a AMD quer chegar com essa história, acho pouco provável que a dita cuja tenha soltado aquela declaração de graça.
Não é questão de "quem tem windows e quem tem linux". O que questionei é: porque a AMD ignoraria o mercado compatível com DirectX? Veja bem, uma coisa é explorar um nicho de mercado, que pelo que entendi foi o que você sugeriu. Outra coisa é RESTRINGIR seu próprio mercado consumidor, e isso na maioria das vezes é desatroso.
Mais uma: no que isto ajuda quem programa os games? Seria na melhor da hipóteses uma aposta da AMT/ATI de que as principais softhouses (nominho anos 80, acho que só eu falo isso...) migrariam gradativamente para OpenGL. Aposta arriscada, não?
Mas vamos supor que exista uma grande aposta da AMD para um futuro próximo: seria o quê?
O tico e o teco estão cansados, aguardo as supeitas da galera.
Última edição por Salomão em Qui 24 Mar 2011 - 20:08, editado 1 vez(es)
Salomão- Profissional
-
Pensa comigo:
1 Todos os sistemas operacionais suportam OpenGL
2 Só o Windows suporta o DirectX
Se você decidir fazer um jogo ( usando OpenGL ) pro MacOS, e depois quiser portar ele para outra plataforma ( Windows, Linux ), a parte que tange o OpenGL ficará estática, você não precisará reprogramar o código que envolve a parte gráfica do jogo. Todos irão sair ganhando, pois será mais fácil portar um jogo de uma plataforma para outra, dificilmente um jogo será exclusivo de uma plataforma por questões técnicas.
É isso que ela está buscando, uma solução para a padronização, só que aberta.
Se você decidir fazer um jogo ( usando OpenGL ) pro MacOS, e depois quiser portar ele para outra plataforma ( Windows, Linux ), a parte que tange o OpenGL ficará estática, você não precisará reprogramar o código que envolve a parte gráfica do jogo. Todos irão sair ganhando, pois será mais fácil portar um jogo de uma plataforma para outra, dificilmente um jogo será exclusivo de uma plataforma por questões técnicas.
dino_rox- Profissional
-
`dino_rox escreveu:
ô xiita Linux, essa "parcela" é de menos de 2% dos computadores pessoais do mundo, contra 6% de Mac e algo em torno de 91% do Windows. De certeza Nvidia e AMD/ATI, apesar de tudo, não se preocuparia com essa compatibilidade.
E convenhamos, o cara falou MERDA. A maior parte dos games são exclusivamente DirectX e são muito bons! O que atrasa mesmo são os consoles, que dão melhor retorno financeiro mas tem hardware defasado (se comparado aos PCs) em praticamente um ano, isso já na data de seu lançamento!!!
Vir culpar o DirectX só porque as produtoras estão pouco se lixando pro PC (vide Alan Wake, Dante's Inferno, e outros jogos que tiveram sua versão PC canceladas). Eu mesmo estou muito PUTO com a EA que vai lançar os DLCs do Dead Space 2 só para consoles, pois convenhamos, adicionar uma missão no Xbox e PS3, e não adicionar a mesma no PC é uma PUTA FALTA DE SACANAGEM!
dino_rox:
Essa parte eu entendi, faz todo o sentido na teoria. Mas para justificar uma migração, mesmo que gradual, o OpenGL precisaria mostrar maiores progressos (em relação ao DirectX) do que já mostrou - isto na ótica de quem "defende" o DX, como não sou programador nem vou tentar destrinchar isso aí. Bom, vou aguardar, quem sabe outras empresas juntam-se à AMD e a coisa rola mesmo...
kbessa:
E convenhamos, o cara falou MERDA. A maior parte dos games são exclusivamente DirectX e são muito bons! O que atrasa mesmo são os consoles, que dão melhor retorno financeiro mas tem hardware defasado (se comparado aos PCs) em praticamente um ano, isso já na data de seu lançamento!!!
Vir culpar o DirectX só porque as produtoras estão pouco se lixando pro PC (vide Alan Wake, Dante's Inferno, e outros jogos que tiveram sua versão PC canceladas).
Fazer o quê, devido a visão tacanha desse povo a Valve vai continuar faturando meu dinheirinho suado sozinha!
Salomão- Profissional
-
kBessa escreveu:ô xiita Linux, essa "parcela" é de menos de 2% dos computadores pessoais do mundo, contra 6% de Mac e algo em torno de 91% do Windows. De certeza Nvidia e AMD/ATI, apesar de tudo, não se preocuparia com essa compatibilidade.
Xiita linux é ?? Não vou nem falar da tua obsessão pela microsoft.
Mas voltando ao assunto, eu me referia aos 9% que não usavam windows, e não aos 2% que usavam linux. Sem contar que, é visível o crescimento dos usuários linux.
OBS.: eu não sei onde tu pegou esses números, nem estou duvidando da veracidade deles, mas acredito que a pesquisa não seja muito recente.
kBessa escreveu:E convenhamos, o cara falou MERDA. A maior parte dos games são exclusivamente DirectX e são muito bons! O que atrasa mesmo são os consoles, que dão melhor retorno financeiro mas tem hardware defasado (se comparado aos PCs) em praticamente um ano, isso já na data de seu lançamento!!!
Eu não duvido da capacidade do DirectX - sinceramente, foi uma sacada e tanto da microsoft criar uma coleção de APIs voltada para jogos. O que eu falo é que tudo que o DirectX (D3D) faz, o OpenGL faz melhor.
kBessa escreveu:Vir culpar o DirectX só porque as produtoras estão pouco se lixando pro PC (vide Alan Wake, Dante's Inferno, e outros jogos que tiveram sua versão PC canceladas). Eu mesmo estou muito PUTO com a EA que vai lançar os DLCs do Dead Space 2 só para consoles, pois convenhamos, adicionar uma missão no Xbox e PS3, e não adicionar a mesma no PC é uma PUTA FALTA DE SACANAGEM!
Acho que me expressei/entederam errado. Quando eu falei plataforma, me referia a linux, mac, windows etc.
Salomão escreveu:dino_rox:
Essa parte eu entendi, faz todo o sentido na teoria. Mas para justificar uma migração, mesmo que gradual, o OpenGL precisaria mostrar maiores progressos (em relação ao DirectX) do que já mostrou - isto na ótica de quem "defende" o DX, como não sou programador nem vou tentar destrinchar isso aí. Bom, vou aguardar, quem sabe outras empresas juntam-se à AMD e a coisa rola mesmo...
Mas essa é a grande aposta da AMD, focar no OpenGL para depois, naturalmente, ele progredir. A AMD sabe que o potencial do OpenGL ainda não foi totalmente explorado, mas ela entende também que a concorrência é injusta e sem investimento, apoio, as coisas não andam.
Última edição por dino_rox em Seg 28 Mar 2011 - 14:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : vírgula)
dino_rox- Profissional
-
dino_rox escreveu:
Acho que me expressei/entederam errado. Quando eu falei plataforma, me referia a linux, mac, windows etc.
Desculpa, nesse caso eu me expressei mal, eu quis dizer o cara da AMD fazer reclamações sem sentido, hehehehe.
Mas de boa!
Cara, não sou mega fã da Valve, mas nesse ponto eu digo: VALVE, VOCÊ É FODA!
Ainda bem que a MS e EA estão começando a dar mais valor ao mercado de jogos para Windows (vide Fable 3 e Bulletstorm, que saíram para pc). Mas confesso que apesar disso, peguei o Fable 3 pra Xbox devido à edição de colecionador =X
O caso é que a AMD quer passar a intel de qualquer forma.comprou a ATI e agora está vindo com esse papo.
mv2011- Ser Evoluido
-
Fórum Zeegamers :: The ZeeboClub Fields :: Off-Topics :: Mundo Geek (Tecnologia, Softwares, Hardwares, Celulares & Gadgets)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos