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Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar".

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Mensagem por nyzs Seg 30 Jan 2012 - 22:22

Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar". 20120127181857

Você já deve ter ouvido falar na obsolescência programada, uma estratégia de mercado que surgiu na década de 1920, após a crise de 1929. Este fenômeno industrial e mercadológico fazia com que as empresas desenvolvessem produtos com uma vida útil mais curta apenas para garantir o consumo constante de novos itens, aquecendo, assim, a economia, que vivia maus momentos.

O criador dessa "galinha dos ovos de ouro" foi o então presidente da General Motors, Alfred Sloan, que desenvolveu a teoria para incentivar a troca freqüente de carros. O apelo é utilizado até hoje: as montadoras mudam anualmente os modelos e acessórios dos veículos. Só que no caso dos carros, existe manutenção e reposição constante de peças anteriores, portanto, não há uma imposição na troca. Ou seja, fica a critério do consumidor querer andar com o carro do ano ou não. Já no caso de eletrônicos e eletrodomésticos, a história é outra. Algumas fabricantes tiram de linha o produto e suas peças, e acabam forçando uma nova compra caso aquele aparelho estrague.

O advogado especialista em direito do consumidor, Dr. Eduardo Alberto Squassoni, do escritório Letang Associados, explica que o código do consumidor não determina um tempo para que as empresas retirem as peças de reposição e isso atrapalha muito a vida dos clientes. "O código diz que deve haver um prazo razoável, mas o razoável depende muito de cada produto. Em uma decisão judicial, este prazo acaba entrando no entendimento do juiz", explica. Isso significa que as fabricantes podem retirar peças e produtos de linha a hora que quiser e o consumidor fica sem a possibilidade de consertar um produto mais antigo.

O especialista conta que um de seus casos mais recentes está sendo baseado nesta lei. Uma pessoa comprou uma televisão de LED e tecnologia 3D, e seis meses depois o produto parou de funcionar. O consumidor, então, procurou a fabricante. Mesmo dentro da garantia, a empresa afirmou não ser possível o conserto do produto, pois ele estava fora de linha e já não existia mais peças de reposição. A empresa ofereceu um reembolso para o consumidor com o valor original pago pela TV. Mas o advogado explica que terá de entrar com uma ação para obrigar a companhia a reembolsar o preço corrigido da TV.

"Com o valor pago na época, meu cliente não conseguirá comprar uma TV nova da mesma marca e com as mesmas funcionalidades. O mínimo que eles terão de fazer é pagar o valor corrigido ou dar uma TV equivalente", comenta. "Este caso implica ainda em pedir um dano moral, pois o consumidor não está usufruindo da TV", completa.

No documentário "The Light Bulb Conspiracy" ("A conspiração da lâmpada", em português - veja o vídeo abaixo), a cineasta Cosima Dannoritzer mostra que, apesar das fabricantes negarem, a indústria tem práticas para determinar a validade de seus produtos e isso acontece, especialmente, na indústria da tecnologia. Um dos casos apontados no vídeo é o da primeira geração do iPod, que teve problemas na bateria oito meses depois da compra. O consumidor em questão procurou a Apple, que sugeriu: "vale mais a pena comprar um iPod novo". O caso se tornou uma ação coletiva, que deu aos clientes uma substituição das baterias e a extensão da garantia por US$ 59. Ao ser questionada sobre o fato, a empresa alegou que "a vida útil dos produtos varia muito com o seu uso".

Outro caso apresentado no documentário revela que um rapaz procurou a assistência técnica para restaurar sua impressora a jato da Epson e os técnicos disseram que não havia conserto. Indignado, o consumidor procurou mais sobre o assunto na web e descobriu uma "teoria" que ronda fóruns: segundo os usuários, existe um chip que determina a duração do produto. Quando a impressora atinge um número de páginas impressas, ela trava e não volta mais a funcionar.

Ao ser procurada pelo Olhar Digital, a Epson negou que praticasse a obsolescência programada e disse que dá muita atenção à qualidade dos produtos, além de se preocupar com o meio ambiente. "Projetamos os nossos produtos pensando nas necessidades e nas demandas do consumidor e rejeitamos totalmente que eles sejam fabricados para apresentar defeitos depois de algum tempo", declarou a companhia.

A fabricante ainda disse que, de acordo com pesquisas, a vida útil de uma impressora é, em média, de quatro anos. Depois deste tempo, normalmente, o consumidor busca a reposição por um modelo com tecnologia mais atualizada. "Hoje, é o mercado consumidor que define a vida útil de um produto, pois os consumidores estão sempre em busca de novo design, de novas tecnologias, a exemplo de impressão sem fio (wireless) ou até mesmo de impressão na nuvem. Eles também procuram mais desempenho, pois a cada lançamento a Epson desenvolve um produto que consuma menos energia e menos tinta", comentou.

O argumento de que os consumidores buscam por produtos novos faz sentido, mas a diretora do documentário acredita que a obsolescência programada na forma psicológica também existe. Em outras palavras, o fato do consumidor substituir voluntariamente algo que ainda funciona só para ter o último modelo também é uma influência da indústria.

Fonte: Olhar digital

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Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar". Empty Re: Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar".

Mensagem por metallizer Seg 30 Jan 2012 - 22:50

Acho que comprei minha impressora epson faz 9 anos. Cada cartucho paralelo dela custa 5 reais. É mais barato que xerox. Já imprimi muito e continua firme e forte.
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Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar". Empty Re: Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar".

Mensagem por mv2011 Seg 30 Jan 2012 - 23:03

Isso acontecia direto com produtos da cce.depois de um tempo,as vendas dessa marca caíram tanto que pararam com essa prática.era tarde demais.
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Mensagem por Koster Ter 31 Jan 2012 - 10:55

Vai de marca pra marca, e de produto pra produto também.

Tive um celular Nokia antigo que durou anos. Aliás, se tivesse continuado a usar, estaria funcionando creio eu. Mas, antes do meu Android, comprei um Nokia C3 e em dois meses já estava descascando a tecla central, além de travar.

Não é caso isolado. Procurem no Google. Tanto que fui ao Procon e recebi o valor de volta atualizado.

Dentro da mesma empresa, as vezes, tem produtos de má qualidade e de boa qualidade, afinal, sempre ouvi tão bem da Nokia.
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Mensagem por Ferreiratasso Ter 31 Jan 2012 - 12:13

Acho que vai mais da forma como é usado o produto. Meus produtos duram muito tempo, acabo os trocando mais por estarem obsoletos do que por estragarem. Sempre os mantenho limpos e bem protegidos seguindo de perto as especificações dos fabricantes.
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Mensagem por ari789 Ter 31 Jan 2012 - 20:14

Suspeitei desde o principio u.u
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Mensagem por Luís Eduardo Ter 31 Jan 2012 - 20:24

E tema queles produtos que quebram dois dias após o fim da garantia (aconteceu isso com uma TV daqui de casa).
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Mensagem por mv2011 Qua 1 Fev 2012 - 0:30

Tem também os zeebos da vida.
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Mensagem por Mr.Lavsma Qua 1 Fev 2012 - 22:09

Acho que essa teoria do chip é furada.
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Mensagem por Koster Qui 2 Fev 2012 - 10:50

A teoria do chip é meio furada sim, mas a teoria do cuidado, que o Ferreira comentou, não é tão perfeita.

Tem produtos que duram e tem produtos de qualidade ruim. Tem produtos ruins mesmo no mercado, e outro frágeis demais, sendo um produto de uso intenso (como os celulares). É fato que todos estão sujeitos a derrubar o celular, independente do cuidado, pois nem sempre é nossa culpa.
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Mensagem por Ferreiratasso Qui 2 Fev 2012 - 10:54

Koster escreveu:A teoria do chip é meio furada sim, mas a teoria do cuidado, que o Ferreira comentou, não é tão perfeita.

Tem produtos que duram e tem produtos de qualidade ruim. Tem produtos ruins mesmo no mercado, e outro frágeis demais, sendo um produto de uso intenso (como os celulares). É fato que todos estão sujeitos a derrubar o celular, independente do cuidado, pois nem sempre é nossa culpa.
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Mensagem por ari789 Qui 2 Fev 2012 - 13:22

Ferreiratasso escreveu:
Koster escreveu:A teoria do chip é meio furada sim, mas a teoria do cuidado, que o Ferreira comentou, não é tão perfeita.

Tem produtos que duram e tem produtos de qualidade ruim. Tem produtos ruins mesmo no mercado, e outro frágeis demais, sendo um produto de uso intenso (como os celulares). É fato que todos estão sujeitos a derrubar o celular, independente do cuidado, pois nem sempre é nossa culpa.
Concordo! Produtos como o Zeebo por exemplo, nem com todo o zelo possível salva o coitado.

Meu zeebo nunca deu problema
ele nunca foi na Att [ So quando tive que trocar o Z-Dragon e me deram um Z-pad para meu z-200 ]
Ele nunca deu travadeiras [ so no RE4 ]

e esse é um dos motivos de eu nunca entender por que vocês esculachavam o pobre console
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Mensagem por GabySkywalker Qui 2 Fev 2012 - 13:26

Tenho uma TV da Sharp aqui em casa que tem a minha idade e ainda funciona, inclusive o controle remoto. Aliás, a Sharp fazia produtos de excelente qualidade, o video-cassete que temos da Sharp ainda funciona também.
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Mensagem por Luís Eduardo Qui 2 Fev 2012 - 13:57

ari789 escreveu:
Ferreiratasso escreveu:
Koster escreveu:A teoria do chip é meio furada sim, mas a teoria do cuidado, que o Ferreira comentou, não é tão perfeita.

Tem produtos que duram e tem produtos de qualidade ruim. Tem produtos ruins mesmo no mercado, e outro frágeis demais, sendo um produto de uso intenso (como os celulares). É fato que todos estão sujeitos a derrubar o celular, independente do cuidado, pois nem sempre é nossa culpa.
Concordo! Produtos como o Zeebo por exemplo, nem com todo o zelo possível salva o coitado.

Meu zeebo nunca deu problema
ele nunca foi na Att [ So quando tive que trocar o Z-Dragon e me deram um Z-pad para meu z-200 ]
Ele nunca deu travadeiras [ so no RE4 ]

e esse é um dos motivos de eu nunca entender por que vocês esculachavam o pobre console
Por isso, cara. Você foi uma das pessoas com menos problemas com o Zeebo e tinhas essas travadeiras (além do RE4 ser vergonhoso se comparado as versões do GC e PS2). O Zeebo travava com jogos, tinha bugs estranhos e aquele menu era lento para merda.

GabySkywalker escreveu:Tenho uma TV da Sharp aqui em casa que tem a minha idade e ainda funciona, inclusive o controle remoto. Aliás, a Sharp fazia produtos de excelente qualidade, o video-cassete que temos da Sharp ainda funciona também.
Aqui também tinha uma TV assim da Sharp, sem contar que ela conseguia captar bem o sinal analógico mesmo sem a antena. Pena que a Sharp saiu do Brasil, é uma ótima empresa.
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Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar". Empty Re: Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar".

Mensagem por ari789 Qui 2 Fev 2012 - 14:31

o RE4 era a versão Mobile então não era pra menos né e.e

o Meu zeebo nunca travou com nenhum outro jogo

e o Unico bug que tive foi da tela vermelha estranha e o do Um Jogos de ovos que digamos que as [ Textures ] Estavam loucas assim como alguns ja tiveram esses bugs assim

Em fim Sem querer querendo eu deletei o um jogos de ovos D:
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Mensagem por Luís Eduardo Qui 2 Fev 2012 - 15:12

ari789 escreveu:o RE4 era a versão Mobile então não era pra menos né e.e

o Meu zeebo nunca travou com nenhum outro jogo

e o Unico bug que tive foi da tela vermelha estranha e o do Um Jogos de ovos que digamos que as [ Textures ] Estavam loucas assim como alguns ja tiveram esses bugs assim

Em fim Sem querer querendo eu deletei o um jogos de ovos D:
É por isso que nós chamamos o Zeebo de celular de mesa, Ari. Ele tem hardware e jogos de mobile. E olho só os bugs. Consoles "de verdade" como o PS2, 360, Wii, N64 e PS3 tem bugs nos jogos, mas nunca vi um com tantas falhas no firmware.
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