Entrevista da semana pelo site Zeebo
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Entrevista da semana pelo site Zeebo
como todos esperavam o site zeebo foi atualizado e ontava com uma nova entrevista, dessa vez com Seigi Sato da Tectoy, confiram:
Seigi Sato (Guto)
Nome: Seigi Augusto Sato (Guto)
Idade: 28 Anos
Formação: Arquiteto
Cargo: Líder de Arte
Empresa: Tectoy Digital
1.Guto, como é o trabalho do Artista-Líder?
Na Tectoy Digital tenho vária atribuições como líder de arte. A primeira, e a mais importante, é organizar a equipe de arte junto aos produtores para que os trabalhos sejam entregues para os artistas mais adequados, uma vez que os artistas têm diferentes habilidades. A direção de arte dos jogos, propriamente dita, é realizada em equipe, normalmente entre os produtores e os artistas conceituais. Como tenho um bom conhecimento técnico, trabalho frequentemente no meio de campo entre artistas e programadores, pesquisando soluções, desenvolvendo protótipos e fornecendo informações que as duas equipes necessitam para que os trabalhos fluam. De vez em quando também me atrevo a fazer modelagem e animações.
2.Há quanto tempo você trabalha com arte?
Na área de computação gráfica trabalho há 3 anos e meio. Comecei na área de publicidade e migrei para jogos quando entrei na Tectoy Digital. Mas pode-se dizer que estou em contato com a área de arte há bem mais tempo, pois me formei em arquitetura pela Unicamp antes de começar a trabalhar profissionalmente na área de 3d.
3.Como foi a criação dos cenários, personagens e os detalhes do Zeebo Extreme Rolimã? Existem sempre as mesmas etapas para cumprir, ou cada jogo segue de uma maneira diferente?
As etapas de produção são sempre semelhantes. Com a proposta do jogo em mãos a equipe começa a trabalhar a arte conceitual. Eu diria que um dos pontos mais importante do processo criativo é estabelecer uma linguagem, e esse trabalho é feito pelos ótimos artistas conceituais que temos. Então inicia-se a modelagem de personagens e de objetos de cenário. Ao mesmo tempo produzimos o protótipo do jogo junto aos programadores. É neste ponto que a jogabilidade é desenvolvida e calibrada. Quando tudo isso está pronto, inicia-se a produção dos cenários finais.
4.O que é a mais difícil no projeto de um game? Teve algum detalhe no Extreme Rolimã, que consumiu muito tempo e horas de sono?
O mais difícil é colocar no jogo tudo aquilo que gostaríamos. Devido aos prazos apertados acabamos nos concentrando nos itens mais essenciais e guardamos muitas ideias para o futuro. O detalhe que consumiu horas de sono foi o fato de que o Extreme Rolimã foi o primeiro jogo concebido exclusivamente para o Zeebo. Naquele momento tivemos que encarar a difícil tarefa de fazer todo um jogo num hardware que ainda estávamos nos familiarizando. Essa tarefa é particularmente mais complexa para a programação, que vem fazendo um trabalho incrível. Grande parte das soluções utilizadas nos jogos seguintes nasceram ali e estão sendo otimizadas a cada dia que passa. Felizmente nossos jogos estão sendo muito bem recebidos pelo público e isto é muito gratificante.
5.Quanto tempo em média você demorou para finalizar cada personagem do jogo, com aprovações e modificações?
Os personagens da série Extreme passaram pelas mãos de vários artistas, mas em geral um personagem deste tipo leva por volta de uma semana para ser concebido, modelado e texturizado. As alterações para os jogos seguintes foram mais rápidas, uma vez que a linguagem estava estabelecida.
6.Porque a escolha de São Paulo, Ouro Preto e Petrópolis para o Rolimã? Os jogadores poderão reconhecer, no jogo, detalhes nos cenários que representam partes reais das cidades?
Escolhemos cidades brasileiras como referência para os jogos que criamos pois acreditamos que o público iria gostar de se identificar os cenários. Na prática o que fizemos foi criar ambientes semelhantes aos dos lugares e inserimos alguns ícones no caminho. Em São Paulo podemos encontrar o Masp, e em Petrópolis o Belvedere, por exemplo. Apesar de o cenário da cidade não ser completamente fiel à realidade, a experiência do jogador é certamente divertida.
7.Para quem se interessa pela área de arte nos games, que tipo de especialização é importante ser feita?
Em primeiro lugar é essencial que o interessado tenha alguma base ou afinidade com as artes tradicionais. Com esse pré-requisito preenchido é recomendável que o interessado faça algum curso de 3d. Hoje o Brasil conta ótimos cursos na área de 3d, mas infelizmente estes estão localizados nas capitais e isso limita o acesso a muitos interessados. Como alternativa é possível estudar via curso on-line. Algumas grandes escolas nacionais e internacionais oferecem este tipo de educação. Estudar em escolas consagradas é melhor caminho, mas não esqueçam que muitos artistas, os antigos que o digam, aprenderam tudo por conta própria pesquisando na internet.
8.Finalizando, qual a dica que você daria para futuros artistas de game?
Uma dica que posso dar é: estude. E muito. Produzir um bom material não é tarefa fácil, e em geral é o repertório de trabalhos produzidos pelos estudos que define um bom candidato. Na área de jogos em especial, como não se bastasse aprender a parte da arte, é necessário estar preparado para lidar com todas as questões técnicas que estão por vir. E nas horas vagas não esqueça de jogar um pouco de videogame. Quanto mais um artista entender de jogos, mas facilidade terá para realizar seu trabalho.
Fonte: http://www.zeebo.com.br/gameoftheweek.aspx
Seigi Sato (Guto)
Nome: Seigi Augusto Sato (Guto)
Idade: 28 Anos
Formação: Arquiteto
Cargo: Líder de Arte
Empresa: Tectoy Digital
1.Guto, como é o trabalho do Artista-Líder?
Na Tectoy Digital tenho vária atribuições como líder de arte. A primeira, e a mais importante, é organizar a equipe de arte junto aos produtores para que os trabalhos sejam entregues para os artistas mais adequados, uma vez que os artistas têm diferentes habilidades. A direção de arte dos jogos, propriamente dita, é realizada em equipe, normalmente entre os produtores e os artistas conceituais. Como tenho um bom conhecimento técnico, trabalho frequentemente no meio de campo entre artistas e programadores, pesquisando soluções, desenvolvendo protótipos e fornecendo informações que as duas equipes necessitam para que os trabalhos fluam. De vez em quando também me atrevo a fazer modelagem e animações.
2.Há quanto tempo você trabalha com arte?
Na área de computação gráfica trabalho há 3 anos e meio. Comecei na área de publicidade e migrei para jogos quando entrei na Tectoy Digital. Mas pode-se dizer que estou em contato com a área de arte há bem mais tempo, pois me formei em arquitetura pela Unicamp antes de começar a trabalhar profissionalmente na área de 3d.
3.Como foi a criação dos cenários, personagens e os detalhes do Zeebo Extreme Rolimã? Existem sempre as mesmas etapas para cumprir, ou cada jogo segue de uma maneira diferente?
As etapas de produção são sempre semelhantes. Com a proposta do jogo em mãos a equipe começa a trabalhar a arte conceitual. Eu diria que um dos pontos mais importante do processo criativo é estabelecer uma linguagem, e esse trabalho é feito pelos ótimos artistas conceituais que temos. Então inicia-se a modelagem de personagens e de objetos de cenário. Ao mesmo tempo produzimos o protótipo do jogo junto aos programadores. É neste ponto que a jogabilidade é desenvolvida e calibrada. Quando tudo isso está pronto, inicia-se a produção dos cenários finais.
4.O que é a mais difícil no projeto de um game? Teve algum detalhe no Extreme Rolimã, que consumiu muito tempo e horas de sono?
O mais difícil é colocar no jogo tudo aquilo que gostaríamos. Devido aos prazos apertados acabamos nos concentrando nos itens mais essenciais e guardamos muitas ideias para o futuro. O detalhe que consumiu horas de sono foi o fato de que o Extreme Rolimã foi o primeiro jogo concebido exclusivamente para o Zeebo. Naquele momento tivemos que encarar a difícil tarefa de fazer todo um jogo num hardware que ainda estávamos nos familiarizando. Essa tarefa é particularmente mais complexa para a programação, que vem fazendo um trabalho incrível. Grande parte das soluções utilizadas nos jogos seguintes nasceram ali e estão sendo otimizadas a cada dia que passa. Felizmente nossos jogos estão sendo muito bem recebidos pelo público e isto é muito gratificante.
5.Quanto tempo em média você demorou para finalizar cada personagem do jogo, com aprovações e modificações?
Os personagens da série Extreme passaram pelas mãos de vários artistas, mas em geral um personagem deste tipo leva por volta de uma semana para ser concebido, modelado e texturizado. As alterações para os jogos seguintes foram mais rápidas, uma vez que a linguagem estava estabelecida.
6.Porque a escolha de São Paulo, Ouro Preto e Petrópolis para o Rolimã? Os jogadores poderão reconhecer, no jogo, detalhes nos cenários que representam partes reais das cidades?
Escolhemos cidades brasileiras como referência para os jogos que criamos pois acreditamos que o público iria gostar de se identificar os cenários. Na prática o que fizemos foi criar ambientes semelhantes aos dos lugares e inserimos alguns ícones no caminho. Em São Paulo podemos encontrar o Masp, e em Petrópolis o Belvedere, por exemplo. Apesar de o cenário da cidade não ser completamente fiel à realidade, a experiência do jogador é certamente divertida.
7.Para quem se interessa pela área de arte nos games, que tipo de especialização é importante ser feita?
Em primeiro lugar é essencial que o interessado tenha alguma base ou afinidade com as artes tradicionais. Com esse pré-requisito preenchido é recomendável que o interessado faça algum curso de 3d. Hoje o Brasil conta ótimos cursos na área de 3d, mas infelizmente estes estão localizados nas capitais e isso limita o acesso a muitos interessados. Como alternativa é possível estudar via curso on-line. Algumas grandes escolas nacionais e internacionais oferecem este tipo de educação. Estudar em escolas consagradas é melhor caminho, mas não esqueçam que muitos artistas, os antigos que o digam, aprenderam tudo por conta própria pesquisando na internet.
8.Finalizando, qual a dica que você daria para futuros artistas de game?
Uma dica que posso dar é: estude. E muito. Produzir um bom material não é tarefa fácil, e em geral é o repertório de trabalhos produzidos pelos estudos que define um bom candidato. Na área de jogos em especial, como não se bastasse aprender a parte da arte, é necessário estar preparado para lidar com todas as questões técnicas que estão por vir. E nas horas vagas não esqueça de jogar um pouco de videogame. Quanto mais um artista entender de jogos, mas facilidade terá para realizar seu trabalho.
Fonte: http://www.zeebo.com.br/gameoftheweek.aspx
Sk8rerboy- Experiente
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Tem o Zeebo? : Não
Darthrafael- Profissional
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Tá bacana esse negócio das entrevistas, ponto pra Tectoy!!!
Zero XZ- Moderador Fórum Zeebo
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Sim, é uma boa mesmo. Talvez futuramente saia de outras desenvolvedoras..
emilio_zihnga- Aprendiz
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Idade : 39
Tem o Zeebo? : Não
Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Que entrevistassem alguém realmente envolvido no projeto Zeebo, falando sobre tecnicidades.
Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
kd a entrevista com a glória???
hhauhauahuaha
hhauhauahuaha
STX- Ser Supremo
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
STX escreveu:kd a entrevista com a glória???
hhauhauahuaha
KKKKK RIALTO..
Mas que eles parecem estar melhorando agora parece.. Vamos ver se vai continuar assim, e se sai os jogos..
PS: Tem informação sobre a volta do Zenonia no Zeeblog.. Confiram lá Tmb. Vlw galera
Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
tem que esperar , sempre falei isso .
Venu- Experiente
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Na minha opinião esse cara é FAIL....
Mas é apenas minha opinião....
Mas é apenas minha opinião....
KaLanGO- Experiente
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
A julgar o numero de funcionários da tectoy acho que veremos este tio ai daqui a algumas semanas denovo falando sobre outro jogo da série extreme...mas a sacada das entrevistas ficou ótima.
danteden- Profissional
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
gx1- Experiente
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
STX- Ser Supremo
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
STX escreveu:gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
heuheuheuh isso explica a demora =P
gx1- Experiente
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
gx1 escreveu:STX escreveu:gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
heuheuheuh isso explica a demora =P
Pior que isso o personagem nem se mexe direito no rolimã 1 semana para fazer um char com poucos frames de movimento imagina um jogo de ação...1 ano só para sair o personagem principal se tiver mais de 5 golpes por exemplo...jogo de luta então nem pensar...isso me leva a crer que tectoy só fará esportes...pior que algo me diz que o boomerang sport tennis ficou pronto em menos de 2 meses.
danteden- Profissional
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
danteden escreveu:gx1 escreveu:STX escreveu:gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
heuheuheuh isso explica a demora =P
Pior que isso o personagem nem se mexe direito no rolimã 1 semana para fazer um char com poucos frames de movimento imagina um jogo de ação...1 ano só para sair o personagem principal se tiver mais de 5 golpes por exemplo...jogo de luta então nem pensar...isso me leva a crer que tectoy só fará esportes...pior que algo me diz que o boomerang sport tennis ficou pronto em menos de 2 meses.
e algo me diz que o queimada sera o sport tennis com alguns bonequinhos a mais na quadra e sem raquete
STX- Ser Supremo
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
STX escreveu:danteden escreveu:gx1 escreveu:STX escreveu:gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
heuheuheuh isso explica a demora =P
Pior que isso o personagem nem se mexe direito no rolimã 1 semana para fazer um char com poucos frames de movimento imagina um jogo de ação...1 ano só para sair o personagem principal se tiver mais de 5 golpes por exemplo...jogo de luta então nem pensar...isso me leva a crer que tectoy só fará esportes...pior que algo me diz que o boomerang sport tennis ficou pronto em menos de 2 meses.
e algo me diz que o queimada sera o sport tennis com alguns bonequinhos a mais na quadra e sem raquete
Assim como o voley...talvez vejamas umas vacas com roupa de baixo desta vez huashuas, mas é certo que a engine seja basicamente a mesma basta ver o exemplo dos extreme são jogos diferentes?sim mas a engine básica é a mesma quero ver com o boia-cróss como ficará...falando nisso já devia ter saido né?
danteden- Profissional
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
Darthrafael escreveu:Legal
auhahuahuauha
Legal msm ehehehhe
mas novidade nenhuma
estevan_roque- Iniciante
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Re: Entrevista da semana pelo site Zeebo
STX escreveu:danteden escreveu:gx1 escreveu:STX escreveu:gx1 escreveu:Nossa esses caras demoram 1 semana pra fazer um bonequinho
imagina fazer 3 fazes de cada jogo??
heuheuheuh isso explica a demora =P
Pior que isso o personagem nem se mexe direito no rolimã 1 semana para fazer um char com poucos frames de movimento imagina um jogo de ação...1 ano só para sair o personagem principal se tiver mais de 5 golpes por exemplo...jogo de luta então nem pensar...isso me leva a crer que tectoy só fará esportes...pior que algo me diz que o boomerang sport tennis ficou pronto em menos de 2 meses.
e algo me diz que o queimada sera o sport tennis com alguns bonequinhos a mais na quadra e sem raquete
Algo me diz que o jogo de queimada vai ser maravilhoso
gx1- Experiente
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