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Escolha do Brew e a dificuldade de games Indie...

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Mensagem por Manoelmac Dom 4 Abr 2010 - 20:03

Sinceramente não sei porque a TT escolheu logo o Brew para ser o sistema operacional do Zeebo. Toda a filosofia do Zeebo é voltada para o dispositivo móvel, inclusive seu Sistema Operacional.

O SDK de desenvolvimento do Zeebo, conforme andei lendo em alguns sites, é altamente complicado e pouco amigável, com uma péssima linha de aprendizado.

Seria mais interessante e inteligente se a Tec Toy escolhece uma distribuição Linux para ARM, como o Maemo ou Ubuntu, ou até mesmo desenvolver uma Distro dedicado, mas talvez isso tenha sido uma imposição da própria Qualcom, sei lá...

Mesmo se tivesse escolhido o Android da google, seria uma melhor escolha, já que tanto Linux quanto o Android não teriam a necessidade de se pagar para desenvolver aplicativos e jogos para este sistema, o que facilitaria muito o desenvolvimento de jogos indie, (lógico, passando pelo crivo da TT) colocando um leque maior de jogos para o sistema em sua loja virtal, e com preços mais baixos.

Outra coisa que a Tec Toy poderia se inspirar era no XNA da microsoft, que deixa qualquer pessoa desenvolver jogos para o XBOX ou PC... Bem... vamos ver o futuro e ver se terá chance de aparecer um Zeebo 2 com um hardware melhorado e sistema operacional mais inteligente... Very Happy
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Mensagem por ahtrun Dom 4 Abr 2010 - 20:14

Cara o zeebo é totalmente errado, eles não fizeram UMA unica coisa certa nele. O hardware não é dos melhore, o SO dele é um lixo, o design dele é pessimo (tenta por ele na vertical), o controle é pouco anatomico, esqueci de alguma coisa?

Bem errar é humano, errar mais de 2 vezes é motivo pra pena de morte. Twisted Evil
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Mensagem por chirinea Dom 4 Abr 2010 - 20:29

A Tectoy correu atrás de parceiros pra desenvolver o hardware, a Qualcomm (e parece que só ela) topou. O BREW é da Qualcomm, logo nem tinha cabimento a Tectoy optar por outra coisa; melhor dizendo, não havia outra opção, dadas as condições.

E eu não vejo problema nenhum em colocar o Zeebo na vertical. O meu só fica assim.
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Mensagem por STX Dom 4 Abr 2010 - 20:53

se não me engano, os games de iphone tbm são brew, ou pelo menos, tem grande facilidade para portar games dele para essa plataforma e entre games de brew e j2me (que era a proposta inicial da patente), fico com o brew. XNA é da microsoft, o q ja diz tudo.
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Mensagem por Manoelmac Dom 4 Abr 2010 - 21:05

STX escreveu:se não me engano, os games de iphone tbm são brew, ou pelo menos, tem grande facilidade para portar games dele para essa plataforma e entre games de brew e j2me (que era a proposta inicial da patente), fico com o brew. XNA é da microsoft, o q ja diz tudo.

Mas o XNA tem a vantagem de ser um kit de desenvolvimento fácil, nem falo da "fama" da "pequena mole", mas sim pelo seu kit de desenvolvimento, que realmente é bom e muito bem documentado.

(editado)

Mas o Zeebo não pode viver de ports de games de dispositivos móveis... A filosofia de um jogo de console e totalmente diferente de um jogo pra celular... toda mecânica é diferente...
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Escolha do Brew e a dificuldade de games Indie... Empty Re: Escolha do Brew e a dificuldade de games Indie...

Mensagem por Tuma Dom 4 Abr 2010 - 21:12

O Brew possui muitos jogos desenvolvidos, o que garante "em tese" uma maior facilidade na hora de portar.
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Escolha do Brew e a dificuldade de games Indie... Empty Re: Escolha do Brew e a dificuldade de games Indie...

Mensagem por Manoelmac Dom 4 Abr 2010 - 21:13

Tuma escreveu:O Brew possui muitos jogos desenvolvidos, o que garante "em tese" uma maior facilidade na hora de portar.

Pois é... exatemente ISSO que acaba matando o zeebo... PORTS!!!!!
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Mensagem por STX Dom 4 Abr 2010 - 21:24

desde o principio o zeebo foi projetado e anunciado pra ser um console de ports! vide algums videos q estão no topico lendas urbanas em respostas a algumas lendas ou procure no youtube por sbgames 2009 zeebo.

Não vejo com maus olhos o zeebo recebendo ports de cel, pq os jogos de cel de hj em dia não são os mesmos de 3 anos atras! a jogabilidade é adaptada ao z-pad, a unica coisa q falta em certos jogos é conteudo! mas quantos cels ja rodam um quake 2 e games como zenonia?

games como Sonic Unleashed de cel, esse sim seria ruim pro zeebo, pois terminamos ele em menos de 1 hora! mas se vir ports pelo menos de games simples, mas que prendam por bastante tempo (bejewed, peggle e até toy raid) o zeebo estara fazendo a missão dele, entreter!

ports não são o problema, e sim ports mal feitos!
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Mensagem por Manoelmac Dom 4 Abr 2010 - 21:57

STX escreveu:desde o principio o zeebo foi projetado e anunciado pra ser um console de ports! vide algums videos q estão no topico lendas urbanas em respostas a algumas lendas ou procure no youtube por sbgames 2009 zeebo.

Não vejo com maus olhos o zeebo recebendo ports de cel, pq os jogos de cel de hj em dia não são os mesmos de 3 anos atras! a jogabilidade é adaptada ao z-pad, a unica coisa q falta em certos jogos é conteudo! mas quantos cels ja rodam um quake 2 e games como zenonia?

games como Sonic Unleashed de cel, esse sim seria ruim pro zeebo, pois terminamos ele em menos de 1 hora! mas se vir ports pelo menos de games simples, mas que prendam por bastante tempo (bejewed, peggle e até toy raid) o zeebo estara fazendo a missão dele, entreter!

ports não são o problema, e sim ports mal feitos!

Se ele quer ser e se diz uma plataforma de ports de gamecel para TV, já é algo meio torto. A filosofia de jogos de celular são em sua maioria jogos para serem jogados numa fila de espera, na espera de um ônibus, se distrair enquanto espera o dentista etc...

A jogabilidade adaptada é uma péssima escolha (eu sim, vejo com péssimos olhos ports puros)... Jogar quake no cel é uma experiência frustrante! (pelo menos pra mim, que acostumou com o teclado/mouse). O Zeebo pode sim ser algo interessante, desde que a TT não fixe só em ports... isso no final das contas vai acabar se tornando cansativo, já que a grande maioria de jogos pra cel são jogos curtos...

Não vai existir nunca uma forma eficiente de ports de cel (que geralmente são telas de no máximo 480px de largura) pra uma TV exibir uma imagem de 640x480px... a não ser que façam uma reestruturação gráfica do game.

Não joguei Prey Evil, mas pelo vídeo que eu assisti do gameplay, dá vontade de chorar!!! Eu joguei o Prey pra PC e é excelente, e aquilo mais parece um quake pirorado.
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Mensagem por Zero XZ Dom 4 Abr 2010 - 22:30

Manoelmac escreveu:
STX escreveu:desde o principio o zeebo foi projetado e anunciado pra ser um console de ports! vide algums videos q estão no topico lendas urbanas em respostas a algumas lendas ou procure no youtube por sbgames 2009 zeebo.

Não vejo com maus olhos o zeebo recebendo ports de cel, pq os jogos de cel de hj em dia não são os mesmos de 3 anos atras! a jogabilidade é adaptada ao z-pad, a unica coisa q falta em certos jogos é conteudo! mas quantos cels ja rodam um quake 2 e games como zenonia?

games como Sonic Unleashed de cel, esse sim seria ruim pro zeebo, pois terminamos ele em menos de 1 hora! mas se vir ports pelo menos de games simples, mas que prendam por bastante tempo (bejewed, peggle e até toy raid) o zeebo estara fazendo a missão dele, entreter!

ports não são o problema, e sim ports mal feitos!

Se ele quer ser e se diz uma plataforma de ports de gamecel para TV, já é algo meio torto. A filosofia de jogos de celular são em sua maioria jogos para serem jogados numa fila de espera, na espera de um ônibus, se distrair enquanto espera o dentista etc...

A jogabilidade adaptada é uma péssima escolha (eu sim, vejo com péssimos olhos ports puros)... Jogar quake no cel é uma experiência frustrante! (pelo menos pra mim, que acostumou com o teclado/mouse). O Zeebo pode sim ser algo interessante, desde que a TT não fixe só em ports... isso no final das contas vai acabar se tornando cansativo, já que a grande maioria de jogos pra cel são jogos curtos...

Não vai existir nunca uma forma eficiente de ports de cel (que geralmente são telas de no máximo 480px de largura) pra uma TV exibir uma imagem de 640x480px... a não ser que façam uma reestruturação gráfica do game.

Não joguei Prey Evil, mas pelo vídeo que eu assisti do gameplay, dá vontade de chorar!!! Eu joguei o Prey pra PC e é excelente, e aquilo mais parece um quake pirorado.

Mas esse Prey: Evil já é ruim no iPhone, imagina no Zeebo... Rolling Eyes
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Mensagem por ahtrun Dom 4 Abr 2010 - 22:52

Prey Evil de Iphone NÃO é igual o do zeebo, é muito melhor, tem mais de 5 inimigos no jogo. bah!!
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Mensagem por CapJerimum Seg 5 Abr 2010 - 1:27

Sim, a escolha do Brew é totalmente proposital. Isso facilita os ports de jogos pré-existentes. E parece que esse é o caminho do Zeebo. É só fazer as contas de quantos jogos portados contra os "originais". Sem os ports, estaríamos à mingua. Encaremos a verdade, os jogos só são "baratos" porque sua produção foi quase de graça por meio da portabilidade.
Eu sou grande fã de jogos indie e esperava que esse filão atingisse o zeebo com produções originais, inovadoras e que não exigissem muito hardware, mas parece que as produtoras de games ainda não se interessaram.
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Mensagem por Manoelmac Seg 5 Abr 2010 - 2:05

O zeebo não tem apoio nem de grandes desenvolvedoras, pq não interessa muito, e nem do público indie, já que vc tem que pagar para distribuir os jogos... O Zeebo, se não der uma "reviravolta", vai acabar em um fracasso histórico.
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Mensagem por Brmp Seg 5 Abr 2010 - 5:36

Realmente, o hardware não é dos melhores. A parte de software dificulta bastante extrair os recursos do já não poderoso console. Não bastasse isso, a base instalada é fraca, o que desmotiva ainda mais as produtoras a se empenharem para fazer algo realmente bom.

(1) Hardware fraco .
(2) SO e SDK ruim/difícil .
(3) Base instalada pequena .
RESULTADO = Jogos do Zeebo.

Pra alcançarem os totalmente possíveis 50k poligonos + texturas e alguns efeitos, vai ser preciso melhorar muito os itens (2) e (3).
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Mensagem por STX Seg 5 Abr 2010 - 9:47

Manoelmac escreveu:O zeebo não tem apoio nem de grandes desenvolvedoras, pq não interessa muito, e nem do público indie, já que vc tem que pagar para distribuir os jogos... O Zeebo, se não der uma "reviravolta", vai acabar em um fracasso histórico.

não, até em outras appstores indies e desenvolvedoras que fazem games gratis tem q pagar! só ver aqui! https://zeebo.forumbrasil.net/zeebonet-3g-f2/como-e-o-esquema-para-vender-em-apps-stores-zeebonet-pode-ser-semelhante-t3058.htm

e o que analisei q não tem atraido mais indies pro zeebo, boa parte deles faz um joguinho em flash ou direct x, dai querem portar pro zeebo e não tem a minima experiencia com brew, dai querem q a Zeebo inc o apoiem, sendo que eles avaliam se eles tem experiencia com essa plataforma, dai eles negam e o desenvolvedor fica frustado e revoltado! mas é assim msm! vc não acha jogos portados de direct x no zeebo e sim jogos em brew adaptados ao zeebo (quake 1,2 ja vieram de versões brew, por isso q é bem portado, ao contrario de NFS que é de PSP). Portar de plataformas não brew é muito mais trabalhoso e custoso.

Ou seja, se indies quiserem msm portar algo ao zeebo, q pelo menos tenham experiencia e algo pronto para brew, senão vão ser iguinorados com razão.
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Mensagem por Manoelmac Seg 5 Abr 2010 - 11:18

STX escreveu:
Manoelmac escreveu:O zeebo não tem apoio nem de grandes desenvolvedoras, pq não interessa muito, e nem do público indie, já que vc tem que pagar para distribuir os jogos... O Zeebo, se não der uma "reviravolta", vai acabar em um fracasso histórico.

não, até em outras appstores indies e desenvolvedoras que fazem games gratis tem q pagar! só ver aqui! https://zeebo.forumbrasil.net/zeebonet-3g-f2/como-e-o-esquema-para-vender-em-apps-stores-zeebonet-pode-ser-semelhante-t3058.htm

e o que analisei q não tem atraido mais indies pro zeebo, boa parte deles faz um joguinho em flash ou direct x, dai querem portar pro zeebo e não tem a minima experiencia com brew, dai querem q a Zeebo inc o apoiem, sendo que eles avaliam se eles tem experiencia com essa plataforma, dai eles negam e o desenvolvedor fica frustado e revoltado! mas é assim msm! vc não acha jogos portados de direct x no zeebo e sim jogos em brew adaptados ao zeebo (quake 1,2 ja vieram de versões brew, por isso q é bem portado, ao contrario de NFS que é de PSP). Portar de plataformas não brew é muito mais trabalhoso e custoso.

Ou seja, se indies quiserem msm portar algo ao zeebo, q pelo menos tenham experiencia e algo pronto para brew, senão vão ser iguinorados com razão.

Mas de acordo com o site da Qualcon, vc deve pagar para lançar um jogo para o Brew ($ 400,00, eu acho) E a TT não pode ficar de braços cruzados sem fornecer uma engine ou um kit de desenvolvimento gratuito para tal, ou até mesmo um acordo com a Qualcon, que, caso o game passe no "crivo" da TT, as uma porcentagem da venda iria para a Qualcom, para pagar pela plataforma.

Do jeito que foi dito acima, mais faz parecer que os desenvolvedores indies são ignorantes, o que não é verdade, o SDK de desenvolvimento não é muito amigável, e e for de interesse da TT, e realmente ela quiser um salto para o desenvolvimento do jogo, ela deveria lançar um kit de desenvolvimento mais amigável e com uma apla variedade de documentação. Mas parece faltar interesse.
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Mensagem por STX Seg 5 Abr 2010 - 11:44

o brew ja esta gratuito a alguns meses e o SDK pode ser baixado pelo site da zeebo inc.

http://forum.zeeboclub.com/sdk-engines-game-makers-f25/brew-agora-e-gratis-t2283.htm?highlight=brew

então o esquema dito por vc seria interessante para pagar pelo custo de disposição do jogo na loja, mas não para pagar a plataforma, que é di gratis
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Mensagem por joanilson41 Seg 5 Abr 2010 - 14:14

como o Zeebo possui processador ARM, daria pra instalar outro OS nele, se conseguissem hackear o VG e modificar o firmware dele. Daria pra instalar o Symbian, o Android ou o ecOS... Daria pra rodar uns emuladores bacanas nele também...

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Mensagem por Manoelmac Seg 5 Abr 2010 - 14:23

STX escreveu:o brew ja esta gratuito a alguns meses e o SDK pode ser baixado pelo site da zeebo inc.

http://forum.zeeboclub.com/sdk-engines-game-makers-f25/brew-agora-e-gratis-t2283.htm?highlight=brew

então o esquema dito por vc seria interessante para pagar pelo custo de disposição do jogo na loja, mas não para pagar a plataforma, que é di gratis

Mas ele é gratis só para instalar o sistema no dispositivo, não para desenvolver app..
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Mensagem por STX Seg 5 Abr 2010 - 14:54

certo, mas msm assim, o intuito da zeebo inc é ter desenvolvedores q ja tem pratica com a ferramenta, pois se fosse esse monstro de 7 cabeças como aparenta ser, a fishlabs não diria que é possivel portar jogos de iphone ao zeebo em 01 semana!, ja indies que nunca fizeram nada em brew não seria interessante a zeebo inc, pois ele primeiro precisa conhecer o basico da plataforma, sendo q ai não é com eles

o preço é caro pra quem quiser se aventurar de cara no zeebo, mas para quem ja desenvolve para brew de outras plataformas, o custo do sdk ja é ou esta sendo pago. ninguem q nunca usou a plataforma brew ira compra-la apenas pro zeebo, a não ser q ele esteja podendo. e como o brew não é uma exclusividade do zeebo, não há como a Zeebo inc dar melhores condições para desenvolvedores! Os developers dançam conforme a musica da Qualcomm. se ela der liberdades para o zeebo, teria q dar para as outras plataformas, sendo q a licença brew seria a msm!
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Mensagem por Manoelmac Seg 5 Abr 2010 - 14:57

STX escreveu:certo, mas msm assim, o intuito da zeebo inc é ter desenvolvedores q ja tem pratica com a ferramenta, pois se fosse esse monstro de 7 cabeças como aparenta ser, a fishlabs não diria que é possivel portar jogos de iphone ao zeebo em 01 semana!, ja indies que nunca fizeram nada em brew não seria interessante a zeebo inc, pois ele primeiro precisa conhecer o basico da plataforma, sendo q ai não é com eles

o preço é caro pra quem quiser se aventurar de cara no zeebo, mas para quem ja desenvolve para brew de outras plataformas, o custo do sdk ja é ou esta sendo pago. ninguem q nunca usou a plataforma brew ira compra-la apenas pro zeebo, a não ser q ele esteja podendo. e como o brew não é uma exclusividade do zeebo, não há como a Zeebo inc dar melhores condições para desenvolvedores! Os developers dançam conforme a musica da Qualcomm. se ela der liberdades para o zeebo, teria q dar para as outras plataformas, sendo q a licença brew seria a msm!

Por isso eu disse que a escolha do brew... é andar no brew... (aff... que trocadilhozinho fdp!)
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Mensagem por ahtrun Seg 5 Abr 2010 - 16:43

STX escreveu:certo, mas msm assim, o intuito da zeebo inc é ter desenvolvedores q ja tem pratica com a ferramenta, pois se fosse esse monstro de 7 cabeças como aparenta ser, a fishlabs não diria que é possivel portar jogos de iphone ao zeebo em 01 semana!, ja indies que nunca fizeram nada em brew não seria interessante a zeebo inc, pois ele primeiro precisa conhecer o basico da plataforma, sendo q ai não é com eles

o preço é caro pra quem quiser se aventurar de cara no zeebo, mas para quem ja desenvolve para brew de outras plataformas, o custo do sdk ja é ou esta sendo pago. ninguem q nunca usou a plataforma brew ira compra-la apenas pro zeebo, a não ser q ele esteja podendo. e como o brew não é uma exclusividade do zeebo, não há como a Zeebo inc dar melhores condições para desenvolvedores! Os developers dançam conforme a musica da Qualcomm. se ela der liberdades para o zeebo, teria q dar para as outras plataformas, sendo q a licença brew seria a msm!

Na realidade eles viram pra Qualcomm e dizem "Aé? Vai fazer isso cmg? Fmz então eu vou desenvolver pro 360 e pro Steam que alem de ser quase de graça me garante lucro"

Quem se fode no final é agente, STX se tem que entender que games INDIE não possuem as mesma ferramentas que um game de softhouse. Apesar de muitos deles serem feitos com tecnicas baratas o proprio custo deles é muito mais baixo, exemplo: A loja Indie do 360 é cheia de jogos a $:0,50. Isso so foi possivel por conta do SO do proprio, e no caso do ZEEBO o BREW não ajuda na hora de fazer e nem de portar jogos. Resultado sem a GameLoft (que possue OTIMOS jogos em brew) e outras "grandes" empresas mobile o zeebo morre. No
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Mensagem por STX Seg 5 Abr 2010 - 16:46

ahtrun escreveu:...sem a GameLoft (que possue OTIMOS jogos em brew) e outras "grandes" empresas mobile o zeebo morre. No

Onde é o enterro?? Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad
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Mensagem por ahtrun Seg 5 Abr 2010 - 16:47

STX escreveu:
ahtrun escreveu:...sem a GameLoft (que possue OTIMOS jogos em brew) e outras "grandes" empresas mobile o zeebo morre. No

Onde é o enterro?? Sad Sad

Pra se ver, a vida do zeebo seria muito mais facil com ela. Crying or Very sad
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Mensagem por Viper Seg 5 Abr 2010 - 19:39

Manoelmac escreveu:Sinceramente não sei porque a TT escolheu logo o Brew para ser o sistema operacional do Zeebo. Toda a filosofia do Zeebo é voltada para o dispositivo móvel, inclusive seu Sistema Operacional.

O SDK de desenvolvimento do Zeebo, conforme andei lendo em alguns sites, é altamente complicado e pouco amigável, com uma péssima linha de aprendizado.

Seria mais interessante e inteligente se a Tec Toy escolhece uma distribuição Linux para ARM, como o Maemo ou Ubuntu, ou até mesmo desenvolver uma Distro dedicado, mas talvez isso tenha sido uma imposição da própria Qualcom, sei lá...

A Tectoy não escolheu, a Qualcomm escolheu, porque claro é sua plataforma. Aliás porque você acha que ela investe no Zeebo? É justamente pra alavancar a plataforma Brew dela para mais e mais dispositivos.

E por favor parem de falar "a Tectoy isso", a "Tectoy aquilo..". A Tectoy só foi idealizadora e encubadora do negócio nos estágios iniciais. Agora é Zeebo Inc. e/ou Zeebo Brasil. Sem mais. Tectoy só participa da produção/distribuição e assistência no Brasil assim como outra empresa faz isso pela Zeebo Inc. no México.
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