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Mensagem por Suicune Seg 14 Jun 2010 - 17:24

STX escreveu:
Suicune escreveu:No artigo do Zeebo na Wiki colocaram o Street Fighter como um jogo cancelado.

Isso foi confirmado???

Tomara!
Ninguem merece a versão mobile

mas... Duke Nukem 3D (Sega) scratch

Talvez nem fosse a versão mobile!!! Rolling Eyes

Tbm não entendi essa do DN... Talvez quem escreveu estivesse se referindo a versão do MD (feita pela Tct q, de certa forma, tbm era a SEGA).
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Mensagem por tota5 Seg 14 Jun 2010 - 17:47

Gente, desculpe a demora com a entrevista!

Tudo andou mto corrido por aqui e o Penha não conseguiu ver antes isso!

Está enviado para os moderadores as 2 entrevistas feitas! Espero que eles montem os tópicos em breve^^

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Mensagem por STX Seg 14 Jun 2010 - 17:53

vlw! mas será q vc pode falar algo sobre isso, postei depois

STX escreveu:ei @tota5, não foi mandado no questionario mas deveria ¬¬ e nem sei se vc pode responder, agora q a Zeebo interactive esta na ativa, a Tectoy digital ainda fara games pro Zeebo? Pq é meio confuso pra gente, A zeebo interactive não é da tectoy, mas temm funcionarios da tectoy q não são mais funcionarios da tectoy! #viagem drunken

dá pra explicar as diferenças?
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Mensagem por tota5 Seg 14 Jun 2010 - 17:56

Brmp escreveu:Amigo, é a PRIMEIRA vez que eu vejo este tópico, e agora que percebi que temos um programador da Zeebo Brasil no fórum.

Eu não sei se ja lhe pediram informações a respeito, via das dúvidas (to com preguiça de ler as 8 paginas Razz ):

Qual e a capacidade gráfica do Zeebo?
É que eu quase não discuto esse tipo de assunto Very Happy, estou querendo abrir um exessão agora. Razz

Criei alguns tópicos sobre isso:
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/topico-oficial-os-graficos-do-zeebo-t2291.htm (falecido Crying or Very sad )
http://forum.zeeboclub.com/enquetes-votacoes-zeebo-f17/falta-hardware-ou-falta-software-t3063.htm
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/duvida-specs-do-zeebo-e-iphone-3g-t1700.htm

E tem mais outros perdidos.

Enfim, você pode confirmar a informação do PDF da Qualcomm referente a MSM7201A (basicamente o hardware do Zeebo) onde diz que ele renderiza 3,5 milhões de poligonos texturizados a 30fps?
E quantos ele gera com todos os efeitos ligados? E quais são os efeitos gráficos suportados por hardware?


Aguardo a resposta.

Li só agora sua pergunta, e ela não foi pra entrevista!

Posso responder aqui!

Não confie no "isso aqui renderiza X triangulos a X fps" em nada, nao soh no zeebo, mas tb placas de video, etc...pq isso nao se reflete em jogos, pois isso ai está considerando apenas o quanto o hardware renderiza, considerando q ele está fazendo APENAS essa tarefa.

Ou seja, não se contabiliza o quanto o hardware renderiza, quando temos IA, fisica, logica de clipping, etc etc tdo rodando ao msmo tempo, mesmo pq isso varia de jogo para jogo.

Quer dizer, ele renderiza tdo isso? Sim...se fizer SÓ isso, sim.

Entao quanto ele renderiza no total, com tdo do jogo up e funcionante?
Nao sei...depende dos programadores, depende do jogo, das otimizacoes, enfim....eh nosso trabalho extrair o maximo ^^

Abraços!

STX escreveu:vlw! mas será q vc pode falar algo sobre isso, postei depois

STX escreveu:ei @tota5, não foi mandado no questionario mas deveria ¬¬ e nem sei se vc pode responder, agora q a Zeebo interactive esta na ativa, a Tectoy digital ainda fara games pro Zeebo? Pq é meio confuso pra gente, A zeebo interactive não é da tectoy, mas temm funcionarios da tectoy q não são mais funcionarios da tectoy! #viagem drunken

dá pra explicar as diferenças?

Gostaria que essa pergunta estivesse no questionario que o penha revisou, pois sem a revisao dele, nao me comprometo a responder =[

Nao se preocupem que em breve tudo se esclaresse, e sequer eu vou precisar responder, vai estar aberto e claro ao publico ^^

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Mensagem por Brmp Seg 14 Jun 2010 - 22:31

tota5 escreveu:Li só agora sua pergunta, e ela não foi pra entrevista!
Posso responder aqui!

Não confie no "isso aqui renderiza X triangulos a X fps" em nada, nao soh no zeebo, mas tb placas de video, etc...pq isso nao se reflete em jogos, pois isso ai está considerando apenas o quanto o hardware renderiza, considerando q ele está fazendo APENAS essa tarefa.

Ou seja, não se contabiliza o quanto o hardware renderiza, quando temos IA, fisica, logica de clipping, etc etc tdo rodando ao msmo tempo, mesmo pq isso varia de jogo para jogo.

Quer dizer, ele renderiza tdo isso? Sim...se fizer SÓ isso, sim.

Entao quanto ele renderiza no total, com tdo do jogo up e funcionante?
Nao sei...depende dos programadores, depende do jogo, das otimizacoes, enfim....eh nosso trabalho extrair o maximo ^^
Errei quando me referi ao sistema MSM7201A, quiz dizer MSM7200 - Uma versão mais fraca deste chip. E citando este chip, eu acabei perguntando sobre a capacidadedo do conjunto, e ai entra o que você falou.

Mas tirando o ARM11 e o ARM9, e os outros processadores, que se encarregam destas outras coisas que você citou, eu pergunto, me focando especificamente na GPU:
Qual é a capacidade da GPU do Zeebo? Ela pode ser comparada com a PowerVR 2 do Dreamcast, por exemplo? A GPU ultizada é realmente uma ATI Imageon? Se for, qual é o modelo usado? (Não precisa responder todas ^^).

Caso a GPU seja fraca, existe algum Co-processador no Zeebo capaz de dar uma "força extra"?

Uma ultima dúvida: Por que o Zeebo tem diferentes configuraçãoes de hardware? Teria ele mesmo diferentes configurações ou seria um "erro de divulgação"?
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A, obrigado por me responder. Aguardo um retorno.
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Mensagem por tota5 Seg 14 Jun 2010 - 23:47

Brmp,
Novamente vou me reservar de responder a pergunta pois ela envolveria coisas daqui de dentro.

O que estou fazendo, é mais uma lista de perguntas para mais pra frente responder todas, passar para o diretor, e devolver para que os moderadores postem em um topico ^^

Só vou dar um tempinho pois acabei de mandar 2 entrevistas p penha analisar e ele anda mto ocupado ultimamente =[

Peço paciencia para o povo do forum, pois eu gosto mto de trazer vcs mais proximos do mundo do desenvolvimento, porem sem que isso atrapalhe o andamento e saude da empresa ^^

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Mensagem por Ferreiratasso Ter 15 Jun 2010 - 0:04

tota5 escreveu:Nao se preocupem que em breve tudo se esclaresse, e sequer eu vou precisar responder, vai estar aberto e claro ao publico ^^

Hmm! Será que teremos novidades na divulgação do Zeebo nos sites e blogs oficiais?
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Mensagem por sauloalb04 Ter 15 Jun 2010 - 0:12

Oi tota5, estou dando uma olhada no tópico agora, primeiro queria te agradecer por "vir a público". É interessante essa interação empresa-usuário.

Imagino que vocês devem estar ocupados aí, mas eu só gostaria de fazer umas perguntas e uns pedidos, não precisa ter pressa, já aprendi a ser paciente com isto.

Eu queria saber o que você nos pode falar do Vaco, tipo, além do que nós sabemos, você deve ter visto a grande campanha feita pelos usuários pedindo um jogo 2.5D do vaco que fizesse uso do boomerang, até porque já estamos meio saturados de jogos de esportes, e também pedimos que este fosse considerado o mascote do console.

Eu estava pensando, talvez vocês tivessem desistido do jogo do Vaco por não fazer uso dos Zeeboids, mas mesmo não podendo jogar o jogo com o Zeeboid, este poderia ser acessado para quebrar recordes e subir em alguns rankings do próprio jogo, sem falar que um jogo do Vaco estaria satisfazendo o desejo do pessoal de um jogo adventure exclusivo e consequentemente, veriamos o personagem mais querido do mundo Zeebo tornando-se oficialmente o mascote do console. Sem falar que os custos de um jogo 2D são muito menores que o de um jogo 3d, e 2.5D é semelhante ao 3D, assim vocês estariam parcialmente cumprindo a meta de vocês de trazer jogos "3D" ao console com um custo de produção muito menor, podendo criar um jogo maior satisfazendo a vontade do pessoal de jogos grandes.

Por favor, quando possível, sei que será em breve, mas não tenha pressa, passe essa ideia pro André Penha e pro pessoal da Zeebo Interactive Studios.

Obrigado Smile

Edit: AAA, não acredito, logo agora que eu descobri este tópico já acabou a temporada de perguntas para uma entrevista oficial, nem deu tempo de fazer minhas perguntas sobre o Vaco Sad

Edit2: e POR FAVOR, se estiver confirmado que o zeebo não terá um jogo do Vaco e que este jamais será o mascote do Zeebo, nos avisem, ou via twitter, ou por aqui mesmo, para que essa dúvida (ou minha agonia) possa ser finalizada). Obrigado.

PS: Não desistam do Vaco!
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Mensagem por aeclean Ter 15 Jun 2010 - 1:54

Eae tota5, em tempo...errr...bom...ééé....tem uma vaguinha ai na Tectoy? hehe Razz

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Mensagem por Luís Eduardo Ter 15 Jun 2010 - 14:31

tota5 escreveu:
Brmp escreveu:Amigo, é a PRIMEIRA vez que eu vejo este tópico, e agora que percebi que temos um programador da Zeebo Brasil no fórum.

Eu não sei se ja lhe pediram informações a respeito, via das dúvidas (to com preguiça de ler as 8 paginas Razz ):

Qual e a capacidade gráfica do Zeebo?
É que eu quase não discuto esse tipo de assunto Very Happy, estou querendo abrir um exessão agora. Razz

Criei alguns tópicos sobre isso:
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/topico-oficial-os-graficos-do-zeebo-t2291.htm (falecido Crying or Very sad )
http://forum.zeeboclub.com/enquetes-votacoes-zeebo-f17/falta-hardware-ou-falta-software-t3063.htm
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/duvida-specs-do-zeebo-e-iphone-3g-t1700.htm

E tem mais outros perdidos.

Enfim, você pode confirmar a informação do PDF da Qualcomm referente a MSM7201A (basicamente o hardware do Zeebo) onde diz que ele renderiza 3,5 milhões de poligonos texturizados a 30fps?
E quantos ele gera com todos os efeitos ligados? E quais são os efeitos gráficos suportados por hardware?


Aguardo a resposta.

Li só agora sua pergunta, e ela não foi pra entrevista!

Posso responder aqui!

Não confie no "isso aqui renderiza X triangulos a X fps" em nada, nao soh no zeebo, mas tb placas de video, etc...pq isso nao se reflete em jogos, pois isso ai está considerando apenas o quanto o hardware renderiza, considerando q ele está fazendo APENAS essa tarefa.

Ou seja, não se contabiliza o quanto o hardware renderiza, quando temos IA, fisica, logica de clipping, etc etc tdo rodando ao msmo tempo, mesmo pq isso varia de jogo para jogo.

Quer dizer, ele renderiza tdo isso? Sim...se fizer SÓ isso, sim.

Entao quanto ele renderiza no total, com tdo do jogo up e funcionante?
Nao sei...depende dos programadores, depende do jogo, das otimizacoes, enfim....eh nosso trabalho extrair o maximo ^^

Abraços!

Tota, o problema em si é que não há números sobre o Zeebo publicados, e sim de sua GPU (a qual tem apenas o "dever" de trabalhar apenas com gráficos.
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Mensagem por Brmp Ter 15 Jun 2010 - 15:23

Luís Eduardo escreveu:
tota5 escreveu:
Brmp escreveu:Amigo, é a PRIMEIRA vez que eu vejo este tópico, e agora que percebi que temos um programador da Zeebo Brasil no fórum.

Eu não sei se ja lhe pediram informações a respeito, via das dúvidas (to com preguiça de ler as 8 paginas Razz ):

Qual e a capacidade gráfica do Zeebo?
É que eu quase não discuto esse tipo de assunto Very Happy, estou querendo abrir um exessão agora. Razz

Criei alguns tópicos sobre isso:
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/topico-oficial-os-graficos-do-zeebo-t2291.htm (falecido Crying or Very sad )
http://forum.zeeboclub.com/enquetes-votacoes-zeebo-f17/falta-hardware-ou-falta-software-t3063.htm
http://forum.zeeboclub.com/zeebo-geral-f6/duvida-specs-do-zeebo-e-iphone-3g-t1700.htm

E tem mais outros perdidos.

Enfim, você pode confirmar a informação do PDF da Qualcomm referente a MSM7201A (basicamente o hardware do Zeebo) onde diz que ele renderiza 3,5 milhões de poligonos texturizados a 30fps?
E quantos ele gera com todos os efeitos ligados? E quais são os efeitos gráficos suportados por hardware?
Aguardo a resposta.
Li só agora sua pergunta, e ela não foi pra entrevista!

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Ou seja, não se contabiliza o quanto o hardware renderiza, quando temos IA, fisica, logica de clipping, etc etc tdo rodando ao msmo tempo, mesmo pq isso varia de jogo para jogo.
Quer dizer, ele renderiza tdo isso? Sim...se fizer SÓ isso, sim.

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Tota, o problema em si é que não há números sobre o Zeebo publicados, e sim de sua GPU (a qual tem apenas o "dever" de trabalhar apenas com gráficos.
Mas se você observar, eu me referi ao sitema MSM7201 (ou seja, o conjunto de processadores - e, na verdade, eu quiz me referir ao MSM7200 - Um chip mais fraco, mas um ótimo referencial), por isso ele me respondeu de tal modo.

No site diz - aceleração gráfica: 4 milhões de triangulos. Isso não significa que seja a aceleraçaõ gráfica do Adreno. Estes dados podem ser fornecidos baseado em um cenário onde todos os processadores são utilizados para processar uma tech demo, por exemplo.

Enfim, eu gostaria que ele colocasse qual é o modelo do Imageon, pra mim pesquizar sobre o chip, que tem várias versões.
* Imageon 100, the first product of the Imageon line.
* Imageon 3200.
* Imageon 2200/2250. Integrated a 2D graphics engine, a MPEG decoder, JPEG decoding and encoding capabilities, with embedded SRAM on-die as frame buffer.
* Imageon 2240.
* Imageon 2260/2262.
* Imageon 2300. Included 2D and 3D graphics engine (3D S/W), MPEG-4 video decoder, JPEG encoding/decoding, and 2 Megapixel camera sub-system processing engine.
* Imageon 2182.
* Imageon 2282.
* Imageon 2388/2380. Featuring industry first OpenGL for embedded systems (OpenGL ES) 1.1+ extensions support, for 3D acceleration.
* Imageon 2192. For mainstream devices with support for 3.1-megapixel camera sensor.

Seguindo as informaçôes que temos, eu creio que seja um destes 2 modelos > 2388/2380

Não vou insistir, apesar de não ver problema algum em mostrar qual versão do Imageon é. A menos, é claro, que seja uma versão bem fraca...
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Mensagem por Chrome Qua 16 Jun 2010 - 13:15

RESPOSTAS DO QUESTIONARIO E ENTREVISTA FEITA PELO PESSOAL DO FÓRUM E PELO ZEEBO CLUB:

ACESSEM O ZEEBO CLUB E CONFIRAM (E COMENTEM Razz)

http://www.zeeboclub.com/portal/entrevistas/ariel-madril-desenvolvedor-da-zeebo-brasil-falou-ao-zeebo-club
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Mensagem por sauloalb04 Qua 16 Jun 2010 - 13:25

Pena que não deu tempo de mandar minha pergunta sobre o jogo do Vaco Sad
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Mensagem por STX Qua 16 Jun 2010 - 13:59

Curti a entrevista! Very Happy
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Mensagem por Brmp Qua 16 Jun 2010 - 16:22

Desenvolver para o Zeebo implica em varios desafios, quais os mais dificeis na sua opinião?
Conseguir condensar nossas idéias dentro do hardware, e mante-los a 24 frames por segundo constantes
pale
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Mensagem por STX Qua 16 Jun 2010 - 18:28

Brmp escreveu:Desenvolver para o Zeebo implica em varios desafios, quais os mais dificeis na sua opinião?
Conseguir condensar nossas idéias dentro do hardware, e mante-los a 24 frames por segundo constantes
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alguem ainda quer Sonic no Zeebo? Sad
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Mensagem por Luís Eduardo Qua 16 Jun 2010 - 18:31

Brmp a taxa de 24 frames por segundo é a taxa padrão para animações em 3d.
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Mensagem por Brmp Qua 16 Jun 2010 - 18:42

Luís Eduardo escreveu:Brmp a taxa de 24 frames por segundo é a taxa padrão para animações em 3d.
A taxa padrão dos games é de 30 FPS, alguns rodam a 60 FPS. Com 24 FPS ja se percebe alguma lentidão, mesmo que sutil.

E, mesmo eu não sabendo sobre animações em 3D, creio que estas, no nível de cinema como Sherek, por exemplo, rodem a 60 FPS.

Me corrijam se eu estiver errado.
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Mensagem por Setsuna Qua 16 Jun 2010 - 19:53

Sherk roda a 60FPS? Que eu saiba é 24, o padrão para filmes.
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Mensagem por STX Qua 16 Jun 2010 - 19:58

Os filmes são feitos normalmente no padrão NTSC (Não sei os 3D)

O sistema NTSC fornece 525 linhas e 29,97 quadros por segundo. Esses 29,97 quadros de vídeo por segundo são formados por 59,94 campos de vídeo por segundo. O sistema de 59,94 campos do padrão NTSC baseia-se no ciclo de 60Hz do sistema elétrico utilizado nos países que usam esse sistema. Já nos países onde o sistema elétrico tem ciclos de 50 Hz, foi preciso desenvolver ou adotar sistemas de televisão compatíveis, isto é, de 50 campos por segundo. O NTSC tem uma relação de aspecto de 4:3. A exibição das imagens é feita por varredura entrelaçada

Nosso padrão, Pal-M é o msm, então se arredonda pra 30 quadros pra não dizer 29,97
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Mensagem por Luís Eduardo Qua 16 Jun 2010 - 19:59

Brmp escreveu:
Luís Eduardo escreveu:Brmp a taxa de 24 frames por segundo é a taxa padrão para animações em 3d.
A taxa padrão dos games é de 30 FPS, alguns rodam a 60 FPS. Com 24 FPS ja se percebe alguma lentidão, mesmo que sutil.

E, mesmo eu não sabendo sobre animações em 3D, creio que estas, no nível de cinema como Sherek, por exemplo, rodem a 60 FPS.

Me corrijam se eu estiver errado.

Não, Brmp, essa taxa é geral para todas as animações (a menos que elas sejam editadas depois e aceleradas ou retardadas).


Última edição por Luís Eduardo em Qua 16 Jun 2010 - 20:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por STX Qua 16 Jun 2010 - 20:02

Luís Eduardo escreveu:
Brmp escreveu:
Luís Eduardo escreveu:Brmp a taxa de 24 frames por segundo é a taxa padrão para animações em 3d.
A taxa padrão dos games é de 30 FPS, alguns rodam a 60 FPS. Com 24 FPS ja se percebe alguma lentidão, mesmo que sutil.

E, mesmo eu não sabendo sobre animações em 3D, creio que estas, no nível de cinema como Sherek, por exemplo, rodem a 60 FPS.

Me corrijam se eu estiver errado.

Não, Brmp, essa taxa é geral para todas as animações (a menos que elas sejam editadas depois e aceleradas e retardadas).

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Mensagem por Brmp Qua 16 Jun 2010 - 21:58

Forza é um exemplo de jogo que roda a 60 FPS. Qual a relação disso com a televisão?
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/25/25840-forza-motorsport-3-sera-em-2-discos-rodando-a-1080p-e-60fps/index.html

Não tem relação. Se tem, não existe vantagem em fazer um jogo a 60 FPS...

Alguém explica isso?
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Mensagem por Ferreiratasso Qui 17 Jun 2010 - 2:17

Brmp escreveu:Forza é um exemplo de jogo que roda a 60 FPS. Qual a relação disso com a televisão?
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/25/25840-forza-motorsport-3-sera-em-2-discos-rodando-a-1080p-e-60fps/index.html

Não tem relação. Se tem, não existe vantagem em fazer um jogo a 60 FPS...

Alguém explica isso?

TVs lcd rodam no minimo a 60Hz, ou seja tem um refresh de 60 quadros por segundo, as TVs de tubo rodam a 60 Hz aqui no Brasil por causa da rede elétrica, então o jogo do exemplo roda perfeito com todos os seus quadros.
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Mensagem por Brmp Qui 17 Jun 2010 - 2:44

Ferreiratasso escreveu:TVs lcd rodam no minimo a 60Hz, ou seja tem um refresh de 60 quadros por segundo, as TVs de tubo rodam a 60 Hz aqui no Brasil por causa da rede elétrica, então o jogo do exemplo roda perfeito com todos os seus quadros.
Segundo o post do STX, os FPS ficam limitados dependendo do "sistema de imagem" - NTSC ou PAL.
Mas se assim fosse, os jogos não precisariam rodar a altas taxas de quadros (acima de 30).

Quanto menos quadros menos fluente o jogo fica. No caso de 24 FPS, volto a repetir, o jogo acaba se tornando um pouco lento. Até prq o "padrão" para jogos é 30 FPS.
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