Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

+5
MasterSonicTH
mv2011
Brmp
KamatsuKyoto
Raphael Almeida
9 participantes

Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Raphael Almeida Seg 1 Ago 2011 - 14:57

Olha a Adobe mandando (muito!) bem: o que havíamos ouvido preliminarmente em outubro do ano passado está agora disponível para todos experimentarem. Falo da Edge, ferramenta para criação de animações em HTML5 para a web — usando JavaScript e CSS3.

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. 01-edge-600x375

A primeira versão de testes da Edge já conta com ferramentas de composição com desenhos e textos, importação de diversos tipos de arquivos (incluindo SVG, PNG, JPG e GIF), diversas propriedades em sua timeline, edição de layouts prontos, transições e efeitos embutidos, e muito mais.

As animações criadas com a Edge rodam perfeitamente em qualquer browser moderno, seja ele desktop ou mobile. E não requer nenhum plugin adicional, obviamente.

A Edge Preview 1 está disponível imediatamente para download via Adobe Labs (para Mac OS X e Windows), e a empresa já promete updates frequentes com novos recursos e aprimoramentos diversos.

Adeus, Flash? ;-)

fonte: http://macmagazine.com.br/2011/08/01/adobe-libera-primeira-versao-de-testes-da-edge-sua-ferramenta-de-animacao-em-html5-para-a-web/#leitura

É o flash vai morrer.
Raphael Almeida
Raphael Almeida
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por KamatsuKyoto Seg 1 Ago 2011 - 17:04

Acabei de ver isso na intenet.

Bem tenso, hehe. Agora meio que oficialmente o HTML5 vai começar a ganhar força.

Não sei se chega a ser a morte do Flash (pelo menos por enquanto), mas a tendência é que ele acabe mesmo.
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Raphael Almeida Seg 1 Ago 2011 - 17:10

@KamatsuKyoto

Ou pelo menos vai perder bastante mercado ja que ao contrário dele o HMTL 5 é livre e faz praticamente tudo que o flash faz.
Raphael Almeida
Raphael Almeida
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Brmp Seg 1 Ago 2011 - 17:27

Raphael Almeida escreveu:@KamatsuKyoto

Ou pelo menos vai perder bastante mercado ja que ao contrário dele o HMTL 5 é livre e faz praticamente tudo que o flash faz.
E funciona bem em qualquer plataforma.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Raphael Almeida Seg 1 Ago 2011 - 17:52

E funciona bem em qualquer plataforma. [2]
Raphael Almeida
Raphael Almeida
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por mv2011 Seg 1 Ago 2011 - 18:56

A hegemonia do flash finalmente acabará.
mv2011
mv2011
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6616
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Terra dos memes
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por MasterSonicTH Seg 1 Ago 2011 - 21:13

mv2011 escreveu:A hegemonia do flash finalmente acabará.

Ah, tadinho dele...

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. 2Q==

/\
||
||

Link enorme acima!
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Weidson Seg 1 Ago 2011 - 22:47

MasterSonicTH escreveu:
mv2011 escreveu:A hegemonia do flash finalmente acabará.

Ah, tadinho dele...

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. 2Q==

/\
||
||

Link enorme acima!
Eu rí do flash!
Quer tirar o meu recorde é? Laughing
Weidson
Weidson
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1346
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 29
Localização : Grande Recife- PE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por MasterSonicTH Ter 2 Ago 2011 - 0:06

É o vício do Google Imagens! Laughing
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Koster Sáb 6 Ago 2011 - 15:34

Agora, com essa investida mestre a Adobe, que tanto amo, o Flash morrerá de vez. Ou, eles vão sofisticar o Flash para algo mais avançado. Vamos ver, só o tempo dirá.
Koster
Koster
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por EDZ Sáb 6 Ago 2011 - 15:43

Adeus Flash!

já foi tarde!!
EDZ
EDZ
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1468
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 34
Localização : São Paulo-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por dino_rox Sáb 6 Ago 2011 - 16:29

Outro belo exemplo de tecnologia aberta vs tecnologia proprietária.
https://zeebo.forumbrasil.net/t6726-5-motivos-que-indicam-a-superioridade-do-opengl-sobre-o-directx
dino_rox
dino_rox
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Koster Sáb 6 Ago 2011 - 17:25

dino_rox escreveu:Outro belo exemplo de tecnologia aberta vs tecnologia proprietária.
https://zeebo.forumbrasil.net/t6726-5-motivos-que-indicam-a-superioridade-do-opengl-sobre-o-directx
Esqueça essa comparação. HTML5 é melhor por uma série de fatores, não porque é aberto. Aliás, o Adobe Edge será proprietário. O mesmo caso do Adobe Reader, onde o PDF é aberto.

Jogada de mestre da Adobe.
Koster
Koster
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por mv2011 Sáb 6 Ago 2011 - 17:34

Não sei se é verdade mas, eu ouvi falar que o flash tem muitos problemas e que esse é um dos fatores para o html5 triunfar.confere?
mv2011
mv2011
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6616
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Terra dos memes
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por dino_rox Sáb 6 Ago 2011 - 17:58

Koster escreveu:
dino_rox escreveu:Outro belo exemplo de tecnologia aberta vs tecnologia proprietária.
https://zeebo.forumbrasil.net/t6726-5-motivos-que-indicam-a-superioridade-do-opengl-sobre-o-directx
Esqueça essa comparação. HTML5 é melhor por uma série de fatores, não porque é aberto. Aliás, o Adobe Edge será proprietário. O mesmo caso do Adobe Reader, onde o PDF é aberto.

Jogada de mestre da Adobe.

Eu me referi ao html5 vs flash.

O que o html5 faz que o flash não faz?

E outra, não sei se você sabe, mas o pdf era um formato proprietário. A adobe só o abriu em 2008 por que estava perdendo mercado pra concorrência - no caso, o padrão odf do OPENoffice.
Notou alguma semelhança com a situação atual?

Edit: pesquisei melhor e vi que o odf (Open Document Format) não é um formato original do openoffice, ele foi adotado pelo openoffice, mas quem o criou foi a OASIS. Mas isso não muda o sentido do que eu disse.
dino_rox
dino_rox
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Raphael Almeida Sáb 6 Ago 2011 - 20:20

Koster escreveu:Agora, com essa investida mestre a Adobe, que tanto amo, o Flash morrerá de vez. Ou, eles vão sofisticar o Flash para algo mais avançado. Vamos ver, só o tempo dirá.

Eu acho que ela devia colocar suporte paraq animações HTML5 no Flash Professional e adicionar um conversor de Flash para HTML5...

Koster escreveu:Esqueça essa comparação. HTML5 é melhor por uma série de fatores, não porque é aberto. Aliás, o Adobe Edge será proprietário. O mesmo caso do Adobe Reader, onde o PDF é aberto.

Jogada de mestre da Adobe.

x2

mv2011 escreveu:Não sei se é verdade mas, eu ouvi falar que o flash tem muitos problemas e que esse é um dos fatores para o html5 triunfar.confere?

Sim, o plugin dele para as plataformas Mac, Linux (incluindo Android) é mediocre...

O Flash é um formato proprietário, ou seja, só pode ser desenvolvido com uma ferramenta da Adobe o que permite um monopólio da mesma.

dino_rox escreveu:Eu me referi ao html5 vs flash.

O que o html5 faz que o flash não faz?

E outra, não sei se você sabe, mas o pdf era um formato proprietário. A adobe só o abriu em 2008 por que estava perdendo mercado pra concorrência - no caso, o padrão odf do OPENoffice.
Notou alguma semelhança com a situação atual?

Edit: pesquisei melhor e vi que o odf (Open Document Format) não é um formato original do openoffice, ele foi adotado pelo openoffice, mas quem o criou foi a OASIS. Mas isso não muda o sentido do que eu disse.

O que torna o Flash inferior ao HTML5 não é a sua licença e sim a sua desenvolvedora que não investiu em melhoras na sua arquitetura...

O Flash é uma tecnologia antiga, olha quantos anos se passaram até algo ameaçar a sua hegemonia...

Como vê formatos abertos só são interessantes para as empresas em alguns casos, o PDF e o Flash são os maiores exemplos. Enquanto permitirem monopólio continuam fechados...

O que torna o HTML5 superior não é a sua licença, isso só é uma vantagem para a concorrência da Adobe, mas ela soube como dar a volta por cima de forma inteligente.

Você citou o .ODF, mas esse esta longe de desbancar o .DOC... primeiro porque o segundo é lider absoluto do mercado, segundo porque ao contrário da Adobe com o Flash a Microsoft investiu na evolução da arquitetura do formato criando o .DOCX ...
Raphael Almeida
Raphael Almeida
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por EDZ Sáb 6 Ago 2011 - 20:26

quem nunca sentiu raiva quando já comprou aqueles CD's
com 2000, 5000 jogos nas bancas no tempo q a banda larga tava começando a chegar

forrado dessas porcarias de Flash

tenho raiva do Flash desde esses tempos
EDZ
EDZ
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1468
Data de inscrição : 19/11/2008
Idade : 34
Localização : São Paulo-SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por dino_rox Dom 7 Ago 2011 - 22:51

Raphael Almeida escreveu:O que torna o Flash inferior ao HTML5 não é a sua licença e sim a sua desenvolvedora que não investiu em melhoras na sua arquitetura...

O Flash é uma tecnologia antiga, olha quantos anos se passaram até algo ameaçar a sua hegemonia...
Duvido que, se a adobe tivesse aberto o flash, ele estaria desse jeito

Raphael Almeida escreveu:Como vê formatos abertos só são interessantes para as empresas em alguns casos, o PDF e o Flash são os maiores exemplos. Enquanto permitirem monopólio continuam fechados...
Depende da empresa.

Raphael Almeida escreveu:Você citou o .ODF, mas esse esta longe de desbancar o .DOC... primeiro porque o segundo é lider absoluto do mercado, segundo porque ao contrário da Adobe com o Flash a Microsoft investiu na evolução da arquitetura do formato criando o .DOCX ...
Ou você me entendeu errado, ou estou te entendendo errado. Falei que o formato odf ameaçou o reinado do pdf da adobe. O formato do libreoffice concorrente do doc(x) é o odt.
dino_rox
dino_rox
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web. Empty Re: Adobe Edge, a ferramenta de animação em HTML5 para web.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos