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Pergunta idiota, discussão nem tanto [1]

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Mensagem por dino_rox Sáb 3 Set 2011 - 15:07

Em algumas aulas, eu costumava fazer algumas perguntas idiotas relacionadas a matéria que os professores estavam dando. De algumas (perguntas), as respostas eram tão simples, que eu me sentia um burro por ter perguntado tal coisa, já outras, faziam o professor fritar os neurônios pra responder ou simplesmente desconversar.

Então vamos lá:
Imaginem uma nave tripulada. Algo dá errado durante sua entrada na atmosfera terrestre e a nave acaba pegando fogo - por enquanto nenhum problema, visto que a cabine onde estão os tripulantes é muito resistente. Os engenheiros(?) calculam que a nave irá cair no pólo sul, especificamente, em cima de uma espessa camada de gelo. A pergunta é a seguinte:
O quê acontecerá com a nave e os seus passageiros ao tocar a superfície terrestre (o gelo)???

OBS.: isso que dá a falta do q fazer...
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Mensagem por Konnor Sáb 3 Set 2011 - 15:11

Bom, pelos meus anos de estudo, haverá uma colisão e
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Mensagem por daniels Sáb 3 Set 2011 - 16:36

acho mais provável que a nave colida com o gelo, assim quebrando-o. Mas talvez por conta da temperatura da nave o gelo derreta... Que duvida mais específica, ein Razz
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Mensagem por Koster Sáb 3 Set 2011 - 18:42

A pergunta é muito boa. Eu acho que depende da velocidade para saber se o gelo quebrará ou derrete.
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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 19:48

Acho que se a nave cair sem paraquedas, vamos ter panqueca de astronauta pro café da manhã, pois, não importa se cair em gelo ou na água, o impacto vai multiplicar a massa da nave pela sua velocidade, juntamente com a massa dos tripulantes... então... gore!!!!
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Mensagem por dino_rox Sáb 3 Set 2011 - 20:38

@Konnor
Spoiler:
E...

@daniels
Spoiler:
Ué?! Vai que um dia eu esteja numa situação dessas?! Melhor saber o q vai acontecer logo Razz .

@Koster
Spoiler:
Acho que depende do formato da nave - ou o que restar dela - e também da posição em que ela cairá.

@Chrono
Spoiler:
Repito o que disse pro Koster: acho que depende do formato da nave - ou o que restar dela - e também da posição em que ela cairá.
Pego como referência saltos de cima de pontes - no rio é claro. Se o cara salta "furando" a água - quebrando aquela "resistência" inicial -, sem problemas. Agora se o cara cai em pé, de barriga, de costas, wtv, ele acaba se machucando, as vezes podendo até morrer pale .
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Mensagem por Luís Eduardo Sáb 3 Set 2011 - 21:08

Considerando a temperatura e a pressão, o gelo derrete em volta na nave. Já a nave, vai depender do material, se for um metal ela irá ficar mais dura do que já era por causa do resfriamento rápido.
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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 21:30

Uma coisa é o salto de uma ponte, outra é uma nave entrando com tudo - teoricamente sem para-quedas - na atmosfera terrestre. A estrutura da nave pode até sobreviver, mas que ela será um apanhado de metal, ah, isso ela vira. E os passageiros não vão sobreviver. É só ver, por exemplo, passageiro de carro, mesmo com air-bag, o cara fica todo desconjuntado, se não morrer no processo.

Agora imagine um trambolho de não sei lá quantas mil toneladas, sem air bag, sem meio de acolchoar os passageiros, sem para-quedas - já que não foi dito na pergunta -, pegando fogo - o que poderá deixar a estrutura mais maleável -, estabacar em gelo - o que poderá causar rachaduras na estrutura metalica devido o choque térmico.

Se, por exemplo, a estrutura metalica chega a um ponto que ela pode começar a ter condução térmica - os antigos onibus espaciais usavam uma especie de ceramica que não permite tal efeito físico - para dentro da nave? Além do calor, pode haver um aumento bem grande de pressão e se houver uma rachudura, pequena que for, a diferença de pressão entre a atmosfera e dentro da nave pode, bem... a cena não é boa...

Existem n variáveis neste cenário, mas todas elas, sem os aparatos de segurança que se dispõe os antigos onibus ou capsulas espaciais, levam a morte certa e uma destruição parcial da nave.

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Mensagem por Konnor Sáb 3 Set 2011 - 21:36

Chrono escreveu:Uma coisa é o salto de uma ponte, outra é uma nave entrando com tudo - teoricamente sem para-quedas - na atmosfera terrestre. A estrutura da nave pode até sobreviver, mas que ela será um apanhado de metal, ah, isso ela vira. E os passageiros não vão sobreviver. É só ver, por exemplo, passageiro de carro, mesmo com air-bag, o cara fica todo desconjuntado, se não morrer no processo.

Agora imagine um trambolho de não sei lá quantas mil toneladas, sem air bag, sem meio de acolchoar os passageiros, sem para-quedas - já que não foi dito na pergunta -, pegando fogo - o que poderá deixar a estrutura mais maleável -, estabacar em gelo - o que poderá causar rachaduras na estrutura metalica devido o choque térmico.

Se, por exemplo, a estrutura metalica chega a um ponto que ela pode começar a ter condução térmica - os antigos onibus espaciais usavam uma especie de ceramica que não permite tal efeito físico - para dentro da nave? Além do calor, pode haver um aumento bem grande de pressão e se houver uma rachudura, pequena que for, a diferença de pressão entre a atmosfera e dentro da nave pode, bem... a cena não é boa...

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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 21:39

Só estudar um pouco de metalurgia! Razz
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Mensagem por Luís Eduardo Sáb 3 Set 2011 - 21:48

Konnor escreveu:
Chrono escreveu:Uma coisa é o salto de uma ponte, outra é uma nave entrando com tudo - teoricamente sem para-quedas - na atmosfera terrestre. A estrutura da nave pode até sobreviver, mas que ela será um apanhado de metal, ah, isso ela vira. E os passageiros não vão sobreviver. É só ver, por exemplo, passageiro de carro, mesmo com air-bag, o cara fica todo desconjuntado, se não morrer no processo.

Agora imagine um trambolho de não sei lá quantas mil toneladas, sem air bag, sem meio de acolchoar os passageiros, sem para-quedas - já que não foi dito na pergunta -, pegando fogo - o que poderá deixar a estrutura mais maleável -, estabacar em gelo - o que poderá causar rachaduras na estrutura metalica devido o choque térmico.

Se, por exemplo, a estrutura metalica chega a um ponto que ela pode começar a ter condução térmica - os antigos onibus espaciais usavam uma especie de ceramica que não permite tal efeito físico - para dentro da nave? Além do calor, pode haver um aumento bem grande de pressão e se houver uma rachudura, pequena que for, a diferença de pressão entre a atmosfera e dentro da nave pode, bem... a cena não é boa...

Existem n variáveis neste cenário, mas todas elas, sem os aparatos de segurança que se dispõe os antigos onibus ou capsulas espaciais, levam a morte certa e uma destruição parcial da nave.

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Mensagem por Ferreiratasso Sáb 3 Set 2011 - 22:09

Dependendo da velocidade da queda, nem dará tempo do gelo derreter, se a nave não se desintegrar na reentrada se desintegrará no choque, abrindo uma cratera no local. Acho que nem para a foto sobra.
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Mensagem por Konnor Sáb 3 Set 2011 - 22:16

Chrono escreveu:Só estudar um pouco de metalurgia! Razz

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Mensagem por Luís Eduardo Sáb 3 Set 2011 - 22:20

Ferreiratasso escreveu:Dependendo da velocidade da queda, nem dará tempo do gelo derreter, se a nave não se desintegrar na reentrada se desintegrará no choque, abrindo uma cratera no local. Acho que nem para a foto sobra.
Esqueci que também pode ocorrer a separação dos átomos de hidrogênio e oxigênio se separariam por causa do calor. No final a junção hidrogênio+oxigênio+calor da nave poderia resultar numa bela duma explosão (que mandaria os tripulantes para o além).
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Mensagem por Konnor Sáb 3 Set 2011 - 22:22

Como eu vi que o pessoal aqui é inteligente, então... qual o valor de X?
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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 22:25

Konnor escreveu:Como eu vi que o pessoal aqui é inteligente, então... qual o valor de X?

Referente ao que? Numero imaginário ou real? XD

Quaisquer que seja a pergunta, a resposta é 42!
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Mensagem por Luís Eduardo Sáb 3 Set 2011 - 22:25

Konnor escreveu:Como eu vi que o pessoal aqui é inteligente, então... qual o valor de X?
Vai depender do ponto de vista da questão Razz

EDIT: e também concordo com a resposta do Chrono, em todos os pontos de vista o 42 está presente.
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Mensagem por Konnor Sáb 3 Set 2011 - 22:27

Luís Eduardo escreveu:
Konnor escreveu:Como eu vi que o pessoal aqui é inteligente, então... qual o valor de X?
Vai depender do ponto de vista da questão Razz

EDIT: e também concordo com a resposta do Chrono, em todos os pontos de vista o 42 está presente.

imagine q 90 graus a esquerda
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Mensagem por dino_rox Sáb 3 Set 2011 - 22:32

Mas o material (hipotético) é muito resitente. Digamos que nem a alta temperatura nem o impacto irá causar algum dano a estrutura que protege os tripulantes.
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Mensagem por Luís Eduardo Sáb 3 Set 2011 - 22:42

Konnor escreveu:
Luís Eduardo escreveu:
Konnor escreveu:Como eu vi que o pessoal aqui é inteligente, então... qual o valor de X?
Vai depender do ponto de vista da questão Razz

EDIT: e também concordo com a resposta do Chrono, em todos os pontos de vista o 42 está presente.

imagine q 90 graus a esquerda
O ângulo? Bem, para que alguém calculasse tudo e desse um valor aproximado seria preciso o coeficiente de condução térmica do material, a massa da nave, a altura do local onde a nave caiu, a velocidade em que ela adentrou a atmosfera, o valor do atrito do ar na nave e o que é "x". Mas, de uma forma mais abrangente e adotando "x" como "o que aconteceria", bem, as opções mais prováveis seriam essas:

1-Formaria uma cratera e o gelo ao redor derreteria (mesmo que não no momento da queda). Os tripulantes morreriam por causa do impacto.

2-Se o material não resistir a temperatura (90º de queda é muita coisa) e derreteria no ar, o calor gerado derreteria tudo em um raio de alguns quilômetros (isso aconteceu na Rússia, um meteoro não chegou sólido na terra e queimou 17 Km de floresta).

3- A catastrófica união de hidrogênio+oxigênio+calor.
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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 22:57

dino_rox escreveu:Mas o material (hipotético) é muito resitente. Digamos que nem a alta temperatura nem o impacto irá causar algum dano a estrutura que protege os tripulantes.

Eles ainda assim morrem no impacto, a não ser que você tenha algum mecanismo que gere uma força oposta a gravidade - caso não se use para-quedas - para frear a nave, como, por exemplo, os amortecedores de inércia presentes em 11 dos 10 filmes de ficção cientifica e que, na vida real não existem.

http://en.memory-alpha.org/wiki/Inertial_damper

Porque o peso deles vai ter um aumento maior que o suportado pelo corpo humano quando do impacto. Explicações do porque estão nas formulas deste site:

http://www.tutomania.com.br/artigo/peso-massa-e-gravidade-como-calcular-essas-grandezas
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Mensagem por dino_rox Sáb 3 Set 2011 - 23:12

Tenho a impressão que o derretimento do gelo irá suavizar o impacto. Suspect
Eu sou do tipo "só acredito vendo". Vou fazer uns testes no meu laboratório. Na verdade vou pegar um chumbinho ( aqueles de rolamento ), esquentar beeeeeeem mesmo, e depois jogá-lo numa barra de gelo pra ver o q acontece.
Sou um ninja Razz .
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Mensagem por Ferreiratasso Sáb 3 Set 2011 - 23:19

dino_rox escreveu:Tenho a impressão que o derretimento do gelo irá suavizar o impacto. Suspect
Eu sou do tipo "só acredito vendo". Vou fazer uns testes no meu laboratório. Na verdade vou pegar um chumbinho ( aqueles de rolamento ), esquentar beeeeeeem mesmo, e depois jogá-lo numa barra de gelo pra ver o q acontece.
Sou um ninja Razz .
Bom, se tiver uma camada de neve de cerca de uns 1,5km de espessura e bem fofa, o que por si só já seria impossível, talvez essa hipotética camada de gelo conseguiria funcionar como um amortecedor.
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Mensagem por Chrono Sáb 3 Set 2011 - 23:26

A nave pode ser amortecida, mas a tripulação ainda assim morre. Tão simples quanto teríamos de esperar oito minutos para perceber que o Sol apagou de vez.

Quanto ao seu teste, faça ele, depois multiplique por 1.000.000 ou peça para o hulk jogar com toda a força na barra de gelo! Razz
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