Unity - Experiencia em Intel e AMD
+3
Raphael Almeida
mv2011
Brmp
7 participantes
Fórum Zeegamers :: The ZeeboClub Fields :: Off-Topics :: Mundo Geek (Tecnologia, Softwares, Hardwares, Celulares & Gadgets)
Página 1 de 1
Unity - Experiencia em Intel e AMD
Bom pessoal, estou criando este tópico para compartilhar a experiencia que eu tive com o Unity em 3 máquinas diferentes. Eu, que tanto critiquei a Canonical por ter feito uma interface lenta e bugada, estou me redimindo e admitindo que o problema não está na interface, mas puramente nos drivers.
Máquina 1:
CPU: Phenom X4 2.3GHz
RAM: 4 GB DDR2 (800MHz) em Dual Channel.
Vídeo: HD 5570 DDR3 1GB
É notável se tratar de uma máquina robusta, capaz de segurar razoavelmente bem os games mais atuais. Neste computador, ao usar o Ubuntu 11.10 beta com os drivers livres notei uma pequena lentidão ao abrir e navegar pelo menu do Unity. Além disso, alguns bugs gráficos aconteceram ao abrir e alternar entre janelas. Algo bastante frustrante para um usuário perfeccionista como eu. Classifico a experiencia como ruim.
P.S: Na versão 11.04, com os drivers proprietários, a interface antiga era carregada com uma mensagem dizendo que minha máquina não tinha recursos pra rodar o Unity.
Máquina 2: Meu mini Notebook de 11.6 polegadas.
APU: Fusion E-350 (1.6 GHz)
RAM: 2GB DDR3 1333MHz em Single Channel.
GPU: HD 6310. (Roda Half Life 2 nas mais altas configurações e segura o Call of Duty 4)
Para um Notebook de 11.6, sua configurações são boas. Da conta das atividades básicas (Web/Office) com folga. Mas não é páreo para o Unity. Fica simplesmente inusavel. Não a o que dizer, a interface fica muito lenta e utilizar o Ubuntu se torna sinônimo de irritação,o que é inaceitável para um hardware com essa configuração. Classifico a experiencia como péssima.
Mas o que surpreende vem a seguir:
Máquina 3: Um Pentium 4 que estava embolorado num canto... Mas que tinha um vídeo onboard da intel, uma empresa que prove bom suporte para o Linux.
CPU: Pentium 4 Nortwood 2.4GHz (arquitetura "primitiva", bem inferior aos Pentium M).
RAM: 1GB DDR1 (333MHz) em single Channel.
Vídeo: Intel Onboard (82865g), incapaz de rodar qualquer jogo...
Adivinha? O ridículo aconteceu. Nesta máquina bastante defasada, o Unity rodou fluentemente sem apresentar qualquer bug gráfico. Isto é, utilizar o ubuntu neste computador foi melhor do que utiliza-lo nas 2 configurações acima, ambas bem mais robustas.
Eu estava indignado com a canonical. Mas AGORA eu percebi que o problema não está nela, mas sim nos drivers disponibilizados pela AMD. Outra prova disso está no Xubuntu 11.04. Utilizando o Opera nele, a função de Zoom estava lenta demais. Então eu desabilitei o driver proprietário e... Sim, agora o zom está fluido!
Enfim, se o Unity fosse tão mal otimizado como eu mesmo dizia, ele jamais rodaria bem em um computador defasado como esse. Fica ai o relato de um fãn da AMD revoltado com o suporte que a mesma fornece ao seu sistema operacional favorito.
Se mais alguém quiser postar a experiencia que teve ao utilizar o Unity, fique a vontade.
EDIT: Na versão 11.10, o Unity está rodando bem melhor em ambos os computadores com hardware AMD (Maquina 1 e 2). Portanto, este tópico não se aplica mais a partir da versão 11.10.
Máquina 1:
CPU: Phenom X4 2.3GHz
RAM: 4 GB DDR2 (800MHz) em Dual Channel.
Vídeo: HD 5570 DDR3 1GB
É notável se tratar de uma máquina robusta, capaz de segurar razoavelmente bem os games mais atuais. Neste computador, ao usar o Ubuntu 11.10 beta com os drivers livres notei uma pequena lentidão ao abrir e navegar pelo menu do Unity. Além disso, alguns bugs gráficos aconteceram ao abrir e alternar entre janelas. Algo bastante frustrante para um usuário perfeccionista como eu. Classifico a experiencia como ruim.
P.S: Na versão 11.04, com os drivers proprietários, a interface antiga era carregada com uma mensagem dizendo que minha máquina não tinha recursos pra rodar o Unity.
Máquina 2: Meu mini Notebook de 11.6 polegadas.
APU: Fusion E-350 (1.6 GHz)
RAM: 2GB DDR3 1333MHz em Single Channel.
GPU: HD 6310. (Roda Half Life 2 nas mais altas configurações e segura o Call of Duty 4)
Para um Notebook de 11.6, sua configurações são boas. Da conta das atividades básicas (Web/Office) com folga. Mas não é páreo para o Unity. Fica simplesmente inusavel. Não a o que dizer, a interface fica muito lenta e utilizar o Ubuntu se torna sinônimo de irritação,o que é inaceitável para um hardware com essa configuração. Classifico a experiencia como péssima.
Mas o que surpreende vem a seguir:
Máquina 3: Um Pentium 4 que estava embolorado num canto... Mas que tinha um vídeo onboard da intel, uma empresa que prove bom suporte para o Linux.
CPU: Pentium 4 Nortwood 2.4GHz (arquitetura "primitiva", bem inferior aos Pentium M).
RAM: 1GB DDR1 (333MHz) em single Channel.
Vídeo: Intel Onboard (82865g), incapaz de rodar qualquer jogo...
Adivinha? O ridículo aconteceu. Nesta máquina bastante defasada, o Unity rodou fluentemente sem apresentar qualquer bug gráfico. Isto é, utilizar o ubuntu neste computador foi melhor do que utiliza-lo nas 2 configurações acima, ambas bem mais robustas.
Eu estava indignado com a canonical. Mas AGORA eu percebi que o problema não está nela, mas sim nos drivers disponibilizados pela AMD. Outra prova disso está no Xubuntu 11.04. Utilizando o Opera nele, a função de Zoom estava lenta demais. Então eu desabilitei o driver proprietário e... Sim, agora o zom está fluido!
Enfim, se o Unity fosse tão mal otimizado como eu mesmo dizia, ele jamais rodaria bem em um computador defasado como esse. Fica ai o relato de um fãn da AMD revoltado com o suporte que a mesma fornece ao seu sistema operacional favorito.
Se mais alguém quiser postar a experiencia que teve ao utilizar o Unity, fique a vontade.
EDIT: Na versão 11.10, o Unity está rodando bem melhor em ambos os computadores com hardware AMD (Maquina 1 e 2). Portanto, este tópico não se aplica mais a partir da versão 11.10.
Última edição por Brmp em Dom 16 Out 2011 - 21:24, editado 5 vez(es)
Brmp- Profissional
-
Tem o Zeebo? : Não
Re: Unity - Experiencia em Intel e AMD
Vc tem que ver como é a versão de 64bit.só falta o driver da placa de video hd5670 mandar o computador se auto-destruir.mas no 32bit ele flui normalmente.
processador intel dual core 2.7GHZ,4 GB,placa de video AMD HD5670.
processador intel dual core 2.7GHZ,4 GB,placa de video AMD HD5670.
mv2011- Ser Evoluido
-
É ele rodou no PC do meu amigo que usa pentium dual-core kkkkkk
É porque o Unity é mais otimizado pra Intel.
Raphael Almeida- Profissional
-
Tem o Zeebo? : Sim
Na verdade não é otimizado para uma arquitetura em especifico. É que os IGPs da intel, apesar de "fracos", tem ótimos drivers para linux que permite usar todos os seus recursos. Ja a AMD, apesar de possuir placas de vídeos (e IGPs também ) bem mais robustas, não desenvolvem um driver que permita ao Linux usufruir dessa robustez. Caso a mesma fizesse isso, o Linux rodaria melhor em suas placas.Raphael Almeida escreveu:É ele rodou no PC do meu amigo que usa pentium dual-core kkkkkk
Quanto a CPUs, ambas funcionam igualmente bem no linux. A questão da performance se resume exclusivamente aos drivers de vídeo (GPU).
Brmp- Profissional
-
Brmp escreveu:Na verdade não é otimizado para uma arquitetura em especifico. É que os IGPs da intel, apesar de "fracos", tem ótimos drivers para linux que permite usar todos os seus recursos. Ja a AMD, apesar de possuir placas de vídeos (e IGPs também ) bem mais robustas, não desenvolvem um driver que permita ao Linux usufruir dessa robustez. Caso a mesma fizesse isso, o Linux rodaria melhor em suas placas.Raphael Almeida escreveu:É ele rodou no PC do meu amigo que usa pentium dual-core kkkkkk
Quanto a CPUs, ambas funcionam igualmente bem no linux. A questão da performance se resume exclusivamente aos drivers de vídeo (GPU).
Então. É justamente o que eu quis dizer. Não quis dizer que os da AMD são inferiores, longe disso. hehehe
Raphael Almeida- Profissional
-
Brmp escreveu:Na verdade não é otimizado para uma arquitetura em especifico. É que os IGPs da intel, apesar de "fracos", tem ótimos drivers para linux que permite usar todos os seus recursos. Ja a AMD, apesar de possuir placas de vídeos (e IGPs também ) bem mais robustas, não desenvolvem um driver que permita ao Linux usufruir dessa robustez. Caso a mesma fizesse isso, o Linux rodaria melhor em suas placas.Raphael Almeida escreveu:É ele rodou no PC do meu amigo que usa pentium dual-core kkkkkk
Isso é simples de entender:
Placa de vídeo da AMD é principalmente para jogar;
Usuários de Linux correspondem a menos de 1% do mercado;
Usuários de Windows correspondem a mais de 90% do mercado;
Algo em torno de 95% dos jogos AAA são lançados exclusivamente para Windows (os outros 5%, geralmente Windows e Mac, menos de 1% deve sair para Linux);
Pra quê gastar dinheiro fazendo driver pra Linux?
Felizmente a NVIDIA pensa diferente.kBessa escreveu:Isso é simples de entender:
Placa de vídeo da AMD é principalmente para jogar;
Usuários de Linux correspondem a menos de 1% do mercado;
Usuários de Windows correspondem a mais de 90% do mercado;
Algo em torno de 95% dos jogos AAA são lançados exclusivamente para Windows (os outros 5%, geralmente Windows e Mac, menos de 1% deve sair para Linux);
Pra quê gastar dinheiro fazendo driver pra Linux?
Atender da melhor maneira possível todos os potenciais clientes deveria ser a missão de qualquer empresa. Mas acredito que isso vá mudar logo, agora que a AMD abriu o código dos seus drivers da série 6000 para a comunidade. Pelo menos é o que eu espero...
Última edição por Brmp em Sáb 8 Out 2011 - 1:15, editado 1 vez(es)
Brmp- Profissional
-
Tem de levar em conta o seguinte. GPU's e IGP's mais antigas já estarão sendo suportadas pelos SO's lançados posteriormente, muito provavelmente os drivers que compõem o Ubuntu 11.10 já sabe lidar bem com esta IGP, do contrário a série HD 5000 e 6000 que são relativamente novas.
Fazendo um teste com uma IGP nova da Intel e alguma GPU da Nvidia se tiraria a prova dos noves.
De toda a forma, tanto a Nvidia quanto a AMD lançam também os seus drivers proprietários, mas que não dão suporte total a S.O's Beta.
Testei o 11.04 com a configuração do meu pc e rodou lindamente este unity, mas como não gostei nada da interface nova, fiquei mesmo com a velhinha.
Fazendo um teste com uma IGP nova da Intel e alguma GPU da Nvidia se tiraria a prova dos noves.
De toda a forma, tanto a Nvidia quanto a AMD lançam também os seus drivers proprietários, mas que não dão suporte total a S.O's Beta.
Testei o 11.04 com a configuração do meu pc e rodou lindamente este unity, mas como não gostei nada da interface nova, fiquei mesmo com a velhinha.
Ja é o segundo relato de alguém com a série 5670 que roda bem. Mas creio que isso tenha relação com a "força bruta" da placa... Isto é, aqui na minha 5570 percebi uma lentidão ( mas claro, o ambiente é bem usável, só está longe da performance que um gnome 2.x oferece) e, na sua HD 5670, por ela ser bem mais parruda, ela consegue rodar o ambiente fluidamente. Neste caso o poderio extra compensa a má otimização dos drivers.Chrono escreveu:Tem de levar em conta o seguinte. GPU's e IGP's mais antigas já estarão sendo suportadas pelos SO's lançados posteriormente, muito provavelmente os drivers que compõem o Ubuntu 11.10 já sabe lidar bem com esta IGP, do contrário a série HD 5000 e 6000 que são relativamente novas.
O que eu não admito é notar uma certa lentidão - o que talvez um usuário bem básico não notasse - em um computador capaz de segurar os jogos mais pesados... Mas é claro que os possuidores de uma HD 6990 nunca terão problemas de performance no Linux, afinal, isso é uma proeza que nem a Zeebo conseguiria (eu acho ).
Brmp- Profissional
-
Olha não tive problemas para rodar o Unity em nenhum dos meus PC's equipados com AMD, já os com Intel...
1º Phenom X6 + 8gb + HD6970 (Nenhum problema)
2º Phenom X4 + 4gb + Nvidia GT520 (Também não apresentou nenhum problema)
3º Phenom X3 + 4GB + HD5770 (Nenhum problema aparente)
4º Pentium T230 + 4GB (Apresentou alguma lentidão e problemas com alguns efeitos, o que pode ser explicado pela idade do aparelho)
5º Atom + 2GB (Precisa falar alguma coisa?)
Porém no meio caso, o problema ocorrido nos equipados com Intel, obviamente provem da pouca capacidade dos mesmos.
4º Pentium T230 + 4GB (Apresentou alguma lentidão e problemas com alguns efeitos, o que pode ser explicado pela idade do aparelho)
Porém no meio caso, o problema ocorrido nos equipados com Intel, obviamente provem da pouca capacidade dos mesmos.
ahtrun- Ser Evoluido
-
Bom, a NVIDIA sempre fez ótimos Drivers pro linux. Minha onboard GF 8200 funcionava muito bem. Sobre as AMD's, por serem modelos de alta performance, acabam compensado a deficiência dos drivers.ahtrun escreveu:Olha não tive problemas para rodar o Unity em nenhum dos meus PC's equipados com AMD, já os com Intel...
Os ATOMs são bem fraquinhos, mas mesmo assim deixam muitos P4 pra trás, inclusive aquele que eu testei (máquina 3) e que mesmo sendo mais fraco que um ATOM teve um bom desempenho no 11.10.ahtrun escreveu:4º Pentium T230 + 4GB (Apresentou alguma lentidão e problemas com alguns efeitos, o que pode ser explicado pela idade do aparelho)
Sobre o Pentium, desconheço o modelo citado. Se puder passar as especificações e confirmar se o IGP da placa mãe é intel seria de grande valia.
Brmp- Profissional
-
Os drivers (pro linux) da intel são melhores pq a intel libera a documentação pra comunidade e os drivers são open-source. Só não sei quem é que mantem o driver (comunidade ou intel).
Vou deixar pra testar quando a versão estável sair.
Vou deixar pra testar quando a versão estável sair.
dino_rox- Profissional
-
P.S: Comprei mais um net com ATOM e o unity está rodando bem nele.
Não tive problemas relacionados a performance... Estava rodando videos em 480p no youtube via flash e, ao contrário do meu quadcore com uma HD 5570, rodou sem travamento algum em tela inteira.
Conclui-se que: Usuário (seja qual for o tipo) + ATI (AMD) + Unity (Ubuntu) =Não tive problemas relacionados a performance... Estava rodando videos em 480p no youtube via flash e, ao contrário do meu quadcore com uma HD 5570, rodou sem travamento algum em tela inteira.
- Spoiler:
Brmp- Profissional
-