Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

+5
Ferreiratasso
Allejo
lordstrahler
D0G
Gringo
9 participantes

Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Gringo Seg 19 Out 2009 - 16:36

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Deuses orixás que parecem Xerxes, o rei persa de "300". Lutas em cima de árvores que lembram "O Tigre e o Dragão".

E um senso de vingança puramente "Kill Bill". São muitas as referências pop de "Besouro", o filme nacional de maior orçamento a ser lançado neste ano, mas nada mais brasileiro do que seu enredo, com capoeira, candomblé e escravidão.

O longa tem estreia no próximo dia 30, em 150 salas de cinema, e vem cercado de expectativas, principalmente após uma popular campanha na internet que atraiu milhares de pessoas para um blog e um canal dentro do YouTube, repleto de vídeos de bastidores e trailers.


O ator Ailton Carmo interpreta Besouro, personagem que luta para defender os negros

"É um fenômeno de internet que nunca aconteceu com um filme brasileiro", diz Paulo Sérgio Almeida, diretor do Filme B, que analisa números do cinema no país. "Tem chance de sucesso, sim, é um filme de ação com as técnicas mais apuradas do mundo. Mas, mercadologicamente, o problema é que se passa no [começo do] século passado e sem ator conhecido."

De fato, os três protagonistas são estreantes. Ailton Carmo, 22, é professor de capoeira e guia turístico de Lençóis (BA). Ele faz o vaidoso Besouro Mangangá, um dos maiores capoeiristas da história, que fez sua fama no Recôncavo Baiano, nos anos 20. No filme, ele tem um melhor amigo, Quero-quero (o também capoeirista profissional Anderson Santos de Jesus), com quem vai disputar o amor de Dinorá (a estudante de teatro Jessica Barbosa).

"Tem gente que ainda vê a capoeira como coisa de malandro, como se bandidos estivessem ali", diz Ailton, que tem 16 anos de capoeira e costuma ir à Bélgica para dar aula. "O filme vai ajudar não só a capoeira, mas outras coisas de nossa cultura também, como o candomblé."

Outro estreante no time é o próprio diretor, o carioca radicado em São Paulo João Daniel Tikhomiroff, 59, premiado publicitário com mais de 40 Leões de Ouro no festival de publicidade de Cannes. Filho de um dos dirigentes do estúdio americano Universal no Brasil, ele fez curtas e foi montador quando adolescente, até que, aos 21 anos, foi parar na publicidade para levantar dinheiro para um longa, nunca acabado.

Agora, ele se cercou de profissionais conhecidos do cinema para fazer "Besouro", escalando gente como a preparadora de elenco Fátima Toledo, o diretor de fotografia equatoriano Enrique Chediak e o chinês coordenador de cenas de ação Huen Chiu Ku.

"O Brasil não tem tradição de filmes de ação. Então eu fiquei pensando: "Como faz Tarantino nos seus filmes? Como foi feito "Matrix'?". Aí descobrimos os chineses", explica João Daniel, que ainda tem Gilberto Gil assinando a canção-tema do filme.

As filmagens foram feitas em quatro locações na Bahia, buscando a natureza exuberante da região, como a turística Lençóis ou Xique-Xique do Igatu, com 360 habitantes.

Orixás

"Besouro" foi inspirado no livro "Feijoada no Paraíso", de 2004, do cartunista e publicitário carioca Marco Carvalho. A editora Record leva às livrarias nesta semana uma nova edição, com fotografias do filme.

"Fiquei fascinado porque o livro é baseado em lendas do Besouro. As pessoas realmente acreditavam que ele voava", diz o diretor. Besouro é um inseto que, por suas características, não deveria voar, mas voa, assim como o capoeirista.

A capoeira, luta criada por escravos trazidos ao Brasil, chegou a ser proibida por decreto até os anos 30, quando passou a ser permitida desde que acompanhada por policiais e em lugares fechados. A liberação total só veio nas décadas seguintes e, em 2008, virou patrimônio cultural brasileiro.

RETIRADO DA FOLHA DE SP.
Gringo
Gringo
Profissional
Profissional

Banido
Mensagens : 2138
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 27
Localização : MG- Uberlândia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por D0G Seg 19 Out 2009 - 16:41

eu vi o trailer e achei legal. uma pegada mais action pro filmes brasileiros, que só ficam nas "causas sociais". esse é cinema pipoca mesmo e parece ser bem legal tbm!
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Gringo Ter 20 Out 2009 - 19:54

Espero q seja legal msm e tbm esppero um jogo do filme no ZB.
Gringo
Gringo
Profissional
Profissional

Banido
Mensagens : 2138
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 27
Localização : MG- Uberlândia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por lordstrahler Seg 26 Out 2009 - 0:52

Eu achei a idéia curiosa, pelo seguinte fato: no meu trabalho, tenho muito contato com cineastas, alunos de cinema e projetos de intelectuais. Há uma percepção muito forte de que o que está se fazendo é "arte", de que está se produzindo "cultura", preservando a "memória", enquanto a idéia de cinema como entretenimento é quase uma heresia.

Este "Besouro", por caminhos hereges, pode vir a se tornar um baita filme. Tomara.
lordstrahler
lordstrahler
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 210
Data de inscrição : 27/07/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

https://www.youtube.com/user/lordstrahler

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por D0G Seg 26 Out 2009 - 11:44

sim, e o diretor é um diretor de comerciais, tipo, cagou para os intelectualóides do cinema brasileiro. "toma um filme de treta aí malandro!"
D0G
D0G
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1907
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 40
Localização : Campinas - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Allejo Qua 18 Nov 2009 - 23:27

Sou estudante de uma area que envolve isso posso falar um pouco sobre, quando decidi entrar nessa area vi muito conceito e pre conceito, a começar por uma das pessoas que mais me cativou como artista e fã da setima arte, quando a gente saia sempre passavamos em eventos culturais, pegavamos aquelas agendas distribuidas nos polos para ver o que se passava, sempre era algo que seguia um padrão que tinha que levar a conclusões distintas, uma coisa bem intelectualoide mesmo, eu sempre puxei mais pro lado das animações tanto que na area de audiovisual a que eu sou mais apaixonado é a de CG pra games (o que menos tem no ZEEBO haha porque pesam muito) e daí o que acontecia, eu sugeria filmes variados pra gente ver, incluindo alguns que fugiam esse padrão como X-Men e hulks da vida entre varios outros, e muitas vezes a galera torcia a cara pra mim, pra boa parte do pessoal "não vamos generalizar" o cinema tem que passar mensagem de uma forma tão tradicional como se você estivesse lendo um livro do machado de assis, é cultural... nosso isso, já participei de um cine clube que todos os filmes eram super antigos... eu sugeri um mais rescente (que nem é tanto) que foi o " Rock I " que fugia daquele lance intelectualoide (eu acho um baita de um clássico) se vocês vissem como a galera torceu o nariz pra mim... então não acho que sejam os estudantes de cinema ou da area e cineastas os culpados... é algo cultural, que tende a mudar conforme os ditos vanguardistas do cinema Brasileiro começarem a modificar e suas modificações forem bem vistas... aí a coisa começa a mudar e o cinema nacional fica mais abrangente Very Happy
Allejo
Allejo
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1030
Data de inscrição : 13/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Ferreiratasso Ter 30 Mar 2010 - 18:30

Eaê alguem já olhou o filme estou afim de comprar o DVD (48 pilas), será que vale o investimento?
Ferreiratasso
Ferreiratasso
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6512
Data de inscrição : 04/07/2009
Localização : Novo Hamburgo, RS
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Niros Ter 30 Mar 2010 - 18:38

Ferreiratasso escreveu:Eaê alguem já olhou o filme estou afim de comprar o DVD (48 pilas), será que vale o investimento?

JA ASSISTI E DIGO Q VALE APENA

FOI BOM
Niros
Niros
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1401
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Luís Eduardo Ter 30 Mar 2010 - 19:50

Prefiro locar...
Luís Eduardo
Luís Eduardo
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Riku Qua 31 Mar 2010 - 13:53

eu assisti, e não gostei mt..
Riku
Riku
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 30
Localização : DF
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por KamatsuKyoto Sex 2 Abr 2010 - 14:48

Seus coveiros malditos. Laughing

Cara, eu gostei muito do filme, mas esse DVD está caro, hein?

Melhor esperar pra comprar qdo tiver 13 reais ou então alugue.
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas Empty Re: Filme brasileiro "Besouro" leva para as telas lutas elaboradas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos