G-Portugol - Linguagem de Programação totalmente em Portugues
5 participantes
Página 1 de 1
G-Portugol - Linguagem de Programação totalmente em Portugues
G-Portugol é uma linguagem de programação estruturada, totalmente em português, derivada do que é conhecido hoje como "portugol" (uma notação muito utilizada para descrever algoritmos em português de forma livre e espontânea). Este projeto envolve o desenvolvimento da linguagem e de ferramentas relacionadas, todas disponíveis sob uma licença livre (a GPL).
Videos de Demonstração do G-Portugol
Compilando e executando um algoritmo simples.
Executando um algoritmo de forma interpretada.
Traduzindo um algoritmo para C.
Criando um arquivo fonte em assembly a partir de um algoritmo.
Video de Demonstração do editor GPTEditor com o G-Portugol
Usando o GPTEditor para compilar um algoritmo.
Usando o GPTEditor para depurar um algoritmo.
Downloads
Download do G-Portugol para Windows
Manual do G-Portugol
No Linux o GPT encontra-se nos repositórios do Debian 5.0 e Ubuntu 8.10, e provavelmente distribuições derivadas destas. Basta instalar o pacote gpt pelo Synaptic ou pela linha de comando.
Videos de Demonstração do G-Portugol
Compilando e executando um algoritmo simples.
Executando um algoritmo de forma interpretada.
Traduzindo um algoritmo para C.
Criando um arquivo fonte em assembly a partir de um algoritmo.
Video de Demonstração do editor GPTEditor com o G-Portugol
Usando o GPTEditor para compilar um algoritmo.
Usando o GPTEditor para depurar um algoritmo.
Downloads
Download do G-Portugol para Windows
Manual do G-Portugol
No Linux o GPT encontra-se nos repositórios do Debian 5.0 e Ubuntu 8.10, e provavelmente distribuições derivadas destas. Basta instalar o pacote gpt pelo Synaptic ou pela linha de comando.
Sony.Hack- Experiente
-
Tem o Zeebo? : Não
Re: G-Portugol - Linguagem de Programação totalmente em Portugues
Eu pensava que a linguagem lua era totalmente em potuguês >.< ... muito bom isso ae! Brasil tá entrando com tuto no mundo da tecnologia!!
Riku- Profissional
-
Isso é veeeeeeelho. E outra, não recomendo para ninguém!
Acho uma baboseira esse negócio de "aprenda primeiro programação estruturada antes de ir para orientação a objeto". Porra, ninguém mais usa estruturada comercialmente. Aí o cara aprende assim, migra pra linguagem orientada a objeto (geralmente Java ou C#), e fica programando da mesma forma, o código fica um lixo!
E antes que alguém diga que estou errado, sou programador há 10 anos, aprendi programando em Delphi (Object Pascal), e nunca tive problemas por não ter começado estruturado.
Acho uma baboseira esse negócio de "aprenda primeiro programação estruturada antes de ir para orientação a objeto". Porra, ninguém mais usa estruturada comercialmente. Aí o cara aprende assim, migra pra linguagem orientada a objeto (geralmente Java ou C#), e fica programando da mesma forma, o código fica um lixo!
E antes que alguém diga que estou errado, sou programador há 10 anos, aprendi programando em Delphi (Object Pascal), e nunca tive problemas por não ter começado estruturado.
G-Portugol para praticar algoritmos ou a logica de forma academica eu acho bom.
Sony.Hack- Experiente
-
Sonymaster escreveu:G-Portugol para praticar algoritmos ou a logica de forma academica eu acho bom.
Que nada, dá logo um C# ou Java pra essa mulekada! hahahaha
kBessa escreveu:Sonymaster escreveu:G-Portugol para praticar algoritmos ou a logica de forma academica eu acho bom.
Que nada, dá logo um C# ou Java pra essa mulekada! hahahaha
C# é muito complicado ><' .. ou só eu que axo?? Eu tenhu problemas até com as ><
Riku- Profissional
-
kBessa escreveu:Porra, ninguém mais usa estruturada comercialmente.
Sistemas embarcados? kernel do Linux (ISO C99, mas enfim...)?
kBessa escreveu:E antes que alguém diga que estou errado, sou programador há 10 anos, aprendi programando em Delphi (Object Pascal), e nunca tive problemas por não ter começado estruturado.
Você só tem problemas começando estruturado se ficar bitolado só nisso - comecei com Pascal (aquele Turbo Pascal do DOS mesmo), passei pelo C (idem), Assembly Z-80, ML (linguagem funcional, ficou até divertido depois que eu aprendi ) e depois de muito tempo, quando peguei um Java da vida, tudo pareceu muito natural pra mim. É só uma questão de aprender um novo paradigma e pensar de maneira diferente. A propósito, já que vc citou, também sou programador há 10 anos (12 se contar o tempo que eu só programava na escola técnica) - nada pessoal, brother
langrissknight- Iniciante
-
Respondendo ao tópico, esse G-Portugol me parece fria. O negócio é aprender logo Python que depois tudo mais vai parecer fácil
langrissknight- Iniciante
-
Ademir Carchano, construtor de hardware para MSX, queria implantar uma linguagem feita em português, acho que ele iria chamá-la de "SIMPLES". Acho que ele gostaria do G-Portugol. ^^
Snowmeow- Aprendiz
-