Linguagem de programação
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aeclean
Diegobras
Riku
7 participantes
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Linguagem de programação
Eae galeraa... Tava querendo começar a aprender a fazer jogos =D ... com que linguagem eu começo?? Qualquer uma? xD
AS n xD
e qual programa? =)
AS n xD
e qual programa? =)
Riku- Profissional
-
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 31
Localização : DF
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
Hmmmm, sei lá... Basic??? (hehehe, a única que eu tenho alguma noção)
Diegobras- Moderador Fórum Zeebo
-
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 44
Localização : Brasília/DF
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Linguagem de programação
Ola.
A linguagem em si, não é o mais importante e sim a lógica de programação. Mas como não da pra fazer nada sem a linguagem, eu sugiro Python que tem uma biblioteca específica para jogos (pygame) e tem uma curva de aprendizado muito legal.
Ahh, e fora que é tudo free
Mas é uma sugestão.
A linguagem em si, não é o mais importante e sim a lógica de programação. Mas como não da pra fazer nada sem a linguagem, eu sugiro Python que tem uma biblioteca específica para jogos (pygame) e tem uma curva de aprendizado muito legal.
Ahh, e fora que é tudo free
Mas é uma sugestão.
aeclean- Iniciante
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Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/05/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
aeclean escreveu:Ola.
A linguagem em si, não é o mais importante e sim a lógica de programação. Mas como não da pra fazer nada sem a linguagem, eu sugiro Python que tem uma biblioteca específica para jogos (pygame) e tem uma curva de aprendizado muito legal.
Ahh, e fora que é tudo free
Mas é uma sugestão.
Ah só! Valew cara!!
E tipo... Tem algum programa que eu use pra essa linguagem... ou qualquer um serve??
Não tenho ideia ^^ .... tô xeio de programa aqui mas nem sei por onde começar ^^
Riku- Profissional
-
Mensagens : 3292
Data de inscrição : 21/06/2009
Idade : 31
Localização : DF
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
Uma linguagem fácil pra quem tá começando é Assembly.
Tô zoando.
Uma coisa de cada vez.
Primeiro comece com a lógica e, somente depois, parta para o desenvolvimento dos programinhas.
Tô zoando.
Uma coisa de cada vez.
Primeiro comece com a lógica e, somente depois, parta para o desenvolvimento dos programinhas.
dino_rox- Profissional
-
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
Você pode fazer o seguinte: baixar o python direto do site oficial, fique com a versão 2.5 que é a mais difundida por enquanto (nem todos os programas rodam a versão 3.0). Você pode baixar em www.python.org/download/
Para programar, um ótimo programa que existe é o Stany's Python IDE. Só procurar pela net.
E o principal, claro, o tutoriais de lógica e da linguagem:
Lógica: http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=5757
Python: http://www.python.org.br/wiki/DocumentacaoPython
http://www.python.org.br/wiki/CookBook
Para programar, um ótimo programa que existe é o Stany's Python IDE. Só procurar pela net.
E o principal, claro, o tutoriais de lógica e da linguagem:
Lógica: http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=5757
Python: http://www.python.org.br/wiki/DocumentacaoPython
http://www.python.org.br/wiki/CookBook
aeclean- Iniciante
-
Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/05/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
O bom do python é que você pode utilizar ele para criar jogos com o Blender e parece que o BREW 4.01 do Zeebo aceita python.
Outra linguagem semelhante ao Python e de fácil aprendizado é o Ruby.
Outra linguagem semelhante ao Python e de fácil aprendizado é o Ruby.
PR0L3- Iniciante
-
Mensagens : 77
Data de inscrição : 20/08/2009
Idade : 36
Tem o Zeebo? : Não
Re: Linguagem de programação
Olha...
Me desculpem mas eu acho programação a parte mais chata do desenvolvimento de um jogo... Ainda mais pra quem é artista (que nem eu) e não programador.
Riku, caso você não queira utilizar programação ou queira apenas pega-la de leve, recomendo à você utilizar uma engine pronta e ir customizando ela aos poucos e mexendo na programação apenas no que for necessario.
Um bom começo pra você está aqui: http://developer.valvesoftware.com/wiki/SDK_Docs
Esse é o Docs oficial do SDK da Source engine (engine do HL2, Team Fortress 2, Left4Dead e etc.)
Nesse site você encontra uma lista completa de diversas engines e suas características. Bem como os foruns e sites oficiais delas.
http://www.devmaster.net/engines/
Trabalhar com engines te dá um resultado mais rápido e isso acaba estimulando a continuação do projeto.
Mas caso sua ideia seja um jogo do zero, e vc tem que cair matando na programação...
Me desculpem mas eu acho programação a parte mais chata do desenvolvimento de um jogo... Ainda mais pra quem é artista (que nem eu) e não programador.
Riku, caso você não queira utilizar programação ou queira apenas pega-la de leve, recomendo à você utilizar uma engine pronta e ir customizando ela aos poucos e mexendo na programação apenas no que for necessario.
Um bom começo pra você está aqui: http://developer.valvesoftware.com/wiki/SDK_Docs
Esse é o Docs oficial do SDK da Source engine (engine do HL2, Team Fortress 2, Left4Dead e etc.)
Nesse site você encontra uma lista completa de diversas engines e suas características. Bem como os foruns e sites oficiais delas.
http://www.devmaster.net/engines/
Trabalhar com engines te dá um resultado mais rápido e isso acaba estimulando a continuação do projeto.
Mas caso sua ideia seja um jogo do zero, e vc tem que cair matando na programação...
Re: Linguagem de programação
O que o Poser falou tem todo sentido.
Não vai ser fácil pegar uma linguagem (por mais fácil que ela seja) e sair progamando jogos do zero.
Para iniciantes sem experiencia em linha de código, seria ideal se perguntar o que realmente se pretende aprender. Pois muitos imaginam que programar é uma interface agradável e simples (como o exemplo que o Poser citou, onde temos uma engine pronta). Começar um game do zero é o mesmo que olhar para uma folha em branco. Sendo necessário um mínimo em programação (linguagem utilizada) para não ficar totalmente perdido.
Saiba que um programador lida muito mais ou so com o que não se vê em um jogo, calculos e mais calculos, linhas e mais linhas de comando, os "bastidores" digamos. Desenvolvendo os mecanismos que irão dar vida (funcionalidade) ao jogo.
Pesquise sobre as diversas ramificações deste seguimento de desenvolvimento de jogos e descobrirá que existem muitas opções, como o Poser, se não me engano Level Design.
Mas nada o impede de começar a ter conhecimento em linguagens de programação. Logic Basic seria uma boa opção por ser em portugues e ir treinando logica de programação e rotinas. Tendo uma base, fica muito mais fácil migrar para outras linguagens.
Não vai ser fácil pegar uma linguagem (por mais fácil que ela seja) e sair progamando jogos do zero.
Para iniciantes sem experiencia em linha de código, seria ideal se perguntar o que realmente se pretende aprender. Pois muitos imaginam que programar é uma interface agradável e simples (como o exemplo que o Poser citou, onde temos uma engine pronta). Começar um game do zero é o mesmo que olhar para uma folha em branco. Sendo necessário um mínimo em programação (linguagem utilizada) para não ficar totalmente perdido.
Saiba que um programador lida muito mais ou so com o que não se vê em um jogo, calculos e mais calculos, linhas e mais linhas de comando, os "bastidores" digamos. Desenvolvendo os mecanismos que irão dar vida (funcionalidade) ao jogo.
Pesquise sobre as diversas ramificações deste seguimento de desenvolvimento de jogos e descobrirá que existem muitas opções, como o Poser, se não me engano Level Design.
Mas nada o impede de começar a ter conhecimento em linguagens de programação. Logic Basic seria uma boa opção por ser em portugues e ir treinando logica de programação e rotinas. Tendo uma base, fica muito mais fácil migrar para outras linguagens.
DrZero- Experiente
-
Mensagens : 681
Data de inscrição : 04/07/2009
Idade : 49
Tem o Zeebo? : Não
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