Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Muito tempo sem zeebo !

+15
LesmaSamurai
Alberwood
Agulha
zephyrous
Chrono
joanilson41
befahe
Sk8rerboy
ahtrun
GabrielArmando
sauloalb04
Zero XZ
MasterSonicTH
cyb0rg
Ilovezeebo
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por ahtrun Dom 19 Set 2010 - 0:08

Alberwood escreveu:
ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:É muito fácil comparar os jogos, mesmo os antigos, do Zeebo com jogos baixados da internet por vias duvidosas ou com jogos adquiridos no mercado cinza... Eu não compro jogos piratas, já tive um Wii destravado e fiz questão de trocar por um travado porque não curtia os problemas que o destravamento apresenta... Faço download de roms na internet e jogo muito em emuladores, mas se eu tiver a oportunidade de comprar esses jogos por vias legais pra qualquer um dos meus consoles e lógicamente por um preço justo eu não pensaria duas fezes pra fazê-lo...

Dizer que o Zeebo é ruim só porque lançaram jogos portados de celular, de iPhone ou mesmo clássicos de 20 anos atrás, coisa que está na moda hoje em dia, na minha opinião, é criticar sem parâmetros... Eu diria que o Zeebo é um poço de oportunidades para o mercado de games no Brasil e talvez o estopim pra que esse mercado deslanche de vez...

Concordo unicamente com as criticas que dizem que os jogos são caros, entretanto esse mal não é exclusivo do Zeebo, mas de todos os consoles oficialmente lançados aqui no Brasil...

O problema é que "nós" gamers nunca vamos ser contentes com o Zeebo, já que esse não é voltado para o publico gamer já formado. Provavelmente tentam atingir um publico bem exclusivo, do qual tirando os executivos da Zeebo.inc, nenhum outro ser humano ouviu falar. Rolling Eyes

Gamers como nós com certeza que não ficarão satisfeitos com o Zeebo como único console, mas certamente que é capaz de se divertir com os jogos dele...

Eu diria que o publico do Zeebo são os pais e filhos que não tem dinheiro pra comprar um Wii... Quando eu comprei o meu Wii, fiquei jogando Wii Sports com o meu pai até 4 horas da manhã, e detalhe que meu pai nunca gostou de jogar videogame... Com o Zeebo os jogos que causaram um efeito semelhante foram os da série Boomerang Sports e o Bóia Cross, os primeiros por causa do Boomerang e o segundo pela "imprevisibilidade" que o jogo tem... Não basta ser simplesmente bom no Bóia Cross pra ganhar a corrida, você tem que ter muita sorte também... Very Happy

Então é o que eu tentei dizer, o Zeebo é mais voltado para um publico casual, só que é um publico casual especifico.
E por conta disso que os Gamers (entenda "gamers" como jogadores mais experientes) nunca vão conseguir se satisfazer com o console.
Mas uma coisa que também afasta as pessoas do console são os seus erros toscos, a muito tempo atras eu postei que meus pais tinham viciado no Zeebo (por conta de Bejeweled ), mas por causa dos travamentos e falhas do controle, eles simplesmente abandonaram o console. Neutral
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por MasterSonicTH Dom 19 Set 2010 - 2:06

ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:
ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:É muito fácil comparar os jogos, mesmo os antigos, do Zeebo com jogos baixados da internet por vias duvidosas ou com jogos adquiridos no mercado cinza... Eu não compro jogos piratas, já tive um Wii destravado e fiz questão de trocar por um travado porque não curtia os problemas que o destravamento apresenta... Faço download de roms na internet e jogo muito em emuladores, mas se eu tiver a oportunidade de comprar esses jogos por vias legais pra qualquer um dos meus consoles e lógicamente por um preço justo eu não pensaria duas fezes pra fazê-lo...

Dizer que o Zeebo é ruim só porque lançaram jogos portados de celular, de iPhone ou mesmo clássicos de 20 anos atrás, coisa que está na moda hoje em dia, na minha opinião, é criticar sem parâmetros... Eu diria que o Zeebo é um poço de oportunidades para o mercado de games no Brasil e talvez o estopim pra que esse mercado deslanche de vez...

Concordo unicamente com as criticas que dizem que os jogos são caros, entretanto esse mal não é exclusivo do Zeebo, mas de todos os consoles oficialmente lançados aqui no Brasil...

O problema é que "nós" gamers nunca vamos ser contentes com o Zeebo, já que esse não é voltado para o publico gamer já formado. Provavelmente tentam atingir um publico bem exclusivo, do qual tirando os executivos da Zeebo.inc, nenhum outro ser humano ouviu falar. Rolling Eyes

Gamers como nós com certeza que não ficarão satisfeitos com o Zeebo como único console, mas certamente que é capaz de se divertir com os jogos dele...

Eu diria que o publico do Zeebo são os pais e filhos que não tem dinheiro pra comprar um Wii... Quando eu comprei o meu Wii, fiquei jogando Wii Sports com o meu pai até 4 horas da manhã, e detalhe que meu pai nunca gostou de jogar videogame... Com o Zeebo os jogos que causaram um efeito semelhante foram os da série Boomerang Sports e o Bóia Cross, os primeiros por causa do Boomerang e o segundo pela "imprevisibilidade" que o jogo tem... Não basta ser simplesmente bom no Bóia Cross pra ganhar a corrida, você tem que ter muita sorte também... Very Happy

Então é o que eu tentei dizer, o Zeebo é mais voltado para um publico casual, só que é um publico casual especifico.
E por conta disso que os Gamers (entenda "gamers" como jogadores mais experientes) nunca vão conseguir se satisfazer com o console.
Mas uma coisa que também afasta as pessoas do console são os seus erros toscos, a muito tempo atras eu postei que meus pais tinham viciado no Zeebo (por conta de Bejeweled ), mas por causa dos travamentos e falhas do controle, eles simplesmente abandonaram o console. Neutral

Ã? Que casual específico?
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por ahtrun Dom 19 Set 2010 - 2:30

MasterSonicTH escreveu:
ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:
ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:É muito fácil comparar os jogos, mesmo os antigos, do Zeebo com jogos baixados da internet por vias duvidosas ou com jogos adquiridos no mercado cinza... Eu não compro jogos piratas, já tive um Wii destravado e fiz questão de trocar por um travado porque não curtia os problemas que o destravamento apresenta... Faço download de roms na internet e jogo muito em emuladores, mas se eu tiver a oportunidade de comprar esses jogos por vias legais pra qualquer um dos meus consoles e lógicamente por um preço justo eu não pensaria duas fezes pra fazê-lo...

Dizer que o Zeebo é ruim só porque lançaram jogos portados de celular, de iPhone ou mesmo clássicos de 20 anos atrás, coisa que está na moda hoje em dia, na minha opinião, é criticar sem parâmetros... Eu diria que o Zeebo é um poço de oportunidades para o mercado de games no Brasil e talvez o estopim pra que esse mercado deslanche de vez...

Concordo unicamente com as criticas que dizem que os jogos são caros, entretanto esse mal não é exclusivo do Zeebo, mas de todos os consoles oficialmente lançados aqui no Brasil...

O problema é que "nós" gamers nunca vamos ser contentes com o Zeebo, já que esse não é voltado para o publico gamer já formado. Provavelmente tentam atingir um publico bem exclusivo, do qual tirando os executivos da Zeebo.inc, nenhum outro ser humano ouviu falar. Rolling Eyes

Gamers como nós com certeza que não ficarão satisfeitos com o Zeebo como único console, mas certamente que é capaz de se divertir com os jogos dele...

Eu diria que o publico do Zeebo são os pais e filhos que não tem dinheiro pra comprar um Wii... Quando eu comprei o meu Wii, fiquei jogando Wii Sports com o meu pai até 4 horas da manhã, e detalhe que meu pai nunca gostou de jogar videogame... Com o Zeebo os jogos que causaram um efeito semelhante foram os da série Boomerang Sports e o Bóia Cross, os primeiros por causa do Boomerang e o segundo pela "imprevisibilidade" que o jogo tem... Não basta ser simplesmente bom no Bóia Cross pra ganhar a corrida, você tem que ter muita sorte também... Very Happy

Então é o que eu tentei dizer, o Zeebo é mais voltado para um publico casual, só que é um publico casual especifico.
E por conta disso que os Gamers (entenda "gamers" como jogadores mais experientes) nunca vão conseguir se satisfazer com o console.
Mas uma coisa que também afasta as pessoas do console são os seus erros toscos, a muito tempo atras eu postei que meus pais tinham viciado no Zeebo (por conta de Bejeweled ), mas por causa dos travamentos e falhas do controle, eles simplesmente abandonaram o console. Neutral

Ã? Que casual específico?

O que não tem grana pra um Wii. lol! lol!
ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por MasterSonicTH Dom 19 Set 2010 - 2:37

ahtrun escreveu:
MasterSonicTH escreveu:
ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:
ahtrun escreveu:

O problema é que "nós" gamers nunca vamos ser contentes com o Zeebo, já que esse não é voltado para o publico gamer já formado. Provavelmente tentam atingir um publico bem exclusivo, do qual tirando os executivos da Zeebo.inc, nenhum outro ser humano ouviu falar. Rolling Eyes

Gamers como nós com certeza que não ficarão satisfeitos com o Zeebo como único console, mas certamente que é capaz de se divertir com os jogos dele...

Eu diria que o publico do Zeebo são os pais e filhos que não tem dinheiro pra comprar um Wii... Quando eu comprei o meu Wii, fiquei jogando Wii Sports com o meu pai até 4 horas da manhã, e detalhe que meu pai nunca gostou de jogar videogame... Com o Zeebo os jogos que causaram um efeito semelhante foram os da série Boomerang Sports e o Bóia Cross, os primeiros por causa do Boomerang e o segundo pela "imprevisibilidade" que o jogo tem... Não basta ser simplesmente bom no Bóia Cross pra ganhar a corrida, você tem que ter muita sorte também... Very Happy

Então é o que eu tentei dizer, o Zeebo é mais voltado para um publico casual, só que é um publico casual especifico.
E por conta disso que os Gamers (entenda "gamers" como jogadores mais experientes) nunca vão conseguir se satisfazer com o console.
Mas uma coisa que também afasta as pessoas do console são os seus erros toscos, a muito tempo atras eu postei que meus pais tinham viciado no Zeebo (por conta de Bejeweled ), mas por causa dos travamentos e falhas do controle, eles simplesmente abandonaram o console. Neutral

Ã? Que casual específico?

O que não tem grana pra um Wii. lol! lol!

Fala casual pobre, é mais fácil!
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por befahe Dom 19 Set 2010 - 3:28

o zeebo só vai pra frente quando piratearem ele,colocarem emuladores e etc,pode apostar quando for pra china já era esse tal bloqueio do Z.
befahe
befahe
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 795
Data de inscrição : 27/07/2009
Localização : zeebonia
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

https://www.youtube.com/user/beffahe?feature=chclk

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Dom 19 Set 2010 - 11:08

Alberwood escreveu:É muito fácil comparar os jogos, mesmo os antigos, do Zeebo com jogos baixados da internet por vias duvidosas ou com jogos adquiridos no mercado cinza... Eu não compro jogos piratas, já tive um Wii destravado e fiz questão de trocar por um travado porque não curtia os problemas que o destravamento apresenta... Faço download de roms na internet e jogo muito em emuladores, mas se eu tiver a oportunidade de comprar esses jogos por vias legais pra qualquer um dos meus consoles e lógicamente por um preço justo eu não pensaria duas fezes pra fazê-lo...

Dizer que o Zeebo é ruim só porque lançaram jogos portados de celular, de iPhone ou mesmo clássicos de 20 anos atrás, coisa que está na moda hoje em dia, na minha opinião, é criticar sem parâmetros... Eu diria que o Zeebo é um poço de oportunidades para o mercado de games no Brasil e talvez o estopim pra que esse mercado deslanche de vez...

Concordo unicamente com as criticas que dizem que os jogos são caros, entretanto esse mal não é exclusivo do Zeebo, mas de todos os consoles oficialmente lançados aqui no Brasil...

Mas é aquela coisa, repetindo, pagar 15 reais por velharia é uma ideia impensável, as velharias, por exemplo, no Steam do Mega Drive, se paga, 2,99 obamas. Quanto é isto em reais? Com o dolar a 1,75, é um pouco mais de 5,53 lulinhas. E se for comprar o pacote inteiro, se gasta 14,99 dolares, ou um pouco mais de 26,23 reais.

Imaginem lançar cada jogo deste a 15,90?

http://store.steampowered.com/sub/4839/

10 x 15,90 = 159,00.

Sabe qual é o lucro em cima disto? Um pouco mais de 500%. E olha que a prática é a mesma. Jogos nas nuvens, comprar direto pelo site. Não a desculpa, atualmente, para a TcT/Zeebo, vender jogos a preços exorbitantes se grande parte deles são antigos e/ou não sofrem com os disparates da distribuição física - menos impostos -, sem contar que muito provavelmente os impostos devem incidir diferentemente para jogos em mídias digitais, já que não tem custo de importação do material, por exemplo.

Agora se os jogos fossem vendidos em CD's, com capa e manual, como coletaneas de 30 jogos por 15,90, eu não teria o que reclamar.

Eu tenho um PS2 e um NDSi, destes dois, só o primeiro tem jogos originais, grande parte deles importados e pagos em seu verdadeiro valor atual de mercado, entre 5 a 20 dolares, no máximo. Com capa, manual e tudo o mais e estes faço questão de tê-los original. Conquanto, o NDSi não serei um energumeno de pagar 200 reais por um jogo, pelos impostos careiros no Brasil.

Mas, voltando ao assunto. O que o Zeebo precisa não é uma reivenção quanto ao seu foco e sim em tornar os jogos EXTREMAMENTE baratos e ao preço do seu custo real, como o faz o Steam.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Dom 19 Set 2010 - 17:03

Chrono escreveu:
Alberwood escreveu:É muito fácil comparar os jogos, mesmo os antigos, do Zeebo com jogos baixados da internet por vias duvidosas ou com jogos adquiridos no mercado cinza... Eu não compro jogos piratas, já tive um Wii destravado e fiz questão de trocar por um travado porque não curtia os problemas que o destravamento apresenta... Faço download de roms na internet e jogo muito em emuladores, mas se eu tiver a oportunidade de comprar esses jogos por vias legais pra qualquer um dos meus consoles e lógicamente por um preço justo eu não pensaria duas fezes pra fazê-lo...

Dizer que o Zeebo é ruim só porque lançaram jogos portados de celular, de iPhone ou mesmo clássicos de 20 anos atrás, coisa que está na moda hoje em dia, na minha opinião, é criticar sem parâmetros... Eu diria que o Zeebo é um poço de oportunidades para o mercado de games no Brasil e talvez o estopim pra que esse mercado deslanche de vez...

Concordo unicamente com as criticas que dizem que os jogos são caros, entretanto esse mal não é exclusivo do Zeebo, mas de todos os consoles oficialmente lançados aqui no Brasil...

Mas é aquela coisa, repetindo, pagar 15 reais por velharia é uma ideia impensável, as velharias, por exemplo, no Steam do Mega Drive, se paga, 2,99 obamas. Quanto é isto em reais? Com o dolar a 1,75, é um pouco mais de 5,53 lulinhas. E se for comprar o pacote inteiro, se gasta 14,99 dolares, ou um pouco mais de 26,23 reais.

Imaginem lançar cada jogo deste a 15,90?

http://store.steampowered.com/sub/4839/

10 x 15,90 = 159,00.

Sabe qual é o lucro em cima disto? Um pouco mais de 500%. E olha que a prática é a mesma. Jogos nas nuvens, comprar direto pelo site. Não a desculpa, atualmente, para a TcT/Zeebo, vender jogos a preços exorbitantes se grande parte deles são antigos e/ou não sofrem com os disparates da distribuição física - menos impostos -, sem contar que muito provavelmente os impostos devem incidir diferentemente para jogos em mídias digitais, já que não tem custo de importação do material, por exemplo.

Agora se os jogos fossem vendidos em CD's, com capa e manual, como coletaneas de 30 jogos por 15,90, eu não teria o que reclamar.

Eu tenho um PS2 e um NDSi, destes dois, só o primeiro tem jogos originais, grande parte deles importados e pagos em seu verdadeiro valor atual de mercado, entre 5 a 20 dolares, no máximo. Com capa, manual e tudo o mais e estes faço questão de tê-los original. Conquanto, o NDSi não serei um energumeno de pagar 200 reais por um jogo, pelos impostos careiros no Brasil.

Mas, voltando ao assunto. O que o Zeebo precisa não é uma reivenção quanto ao seu foco e sim em tornar os jogos EXTREMAMENTE baratos e ao preço do seu custo real, como o faz o Steam.

Sem dúvidas que os jogos do Zeebo poderiam e deveriam ser mais baratos, agora fazendo a mesma comparação que você fez, porém com plataforma console, os jogos, por exemplo, do Virtual Console do Wii tem preços equiparados ou até mais caros que o do Zeebo.

Na Wikipedia tem o preço dos jogos de cada plataforma no Virtual Console:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Console

Acredito que mesmo sendo um jogo de distribuição virtual, ainda sim tem uma carga grande de impostos em cima...

Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Dom 19 Set 2010 - 20:55

Com certeza ainda assim incide impostos sobre os jogos em quaisquer sistemas. Mas compara-se, pelo preço praticado no Virtual Console, os jogos disponiveis nos sistemas para com os que a Zeebo Inc nos disponibiliza.

Mas os preços praticados, chegam, ao máximo, 12 dolares, que, se formos converter em reais, (dolar 1,75), a 21 reais. Mas os jogos que chegam a esse preço são os do Nintendo 64, sendo na versão premium e fazendo uma comparação somente com os EUA, que é a base de operação do Steam e onde se compra em dólar, os dois sistemas ainda são mais baratos que o Zeebonet.

Vejamos, por exemplo, a biblioteca de jogos do Virtua Console, se comparado com o Zeebo, lá é bem mais sortido q o zeebonet!

Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Dom 19 Set 2010 - 22:29

Chrono escreveu:Com certeza ainda assim incide impostos sobre os jogos em quaisquer sistemas. Mas compara-se, pelo preço praticado no Virtual Console, os jogos disponiveis nos sistemas para com os que a Zeebo Inc nos disponibiliza.

Mas os preços praticados, chegam, ao máximo, 12 dolares, que, se formos converter em reais, (dolar 1,75), a 21 reais. Mas os jogos que chegam a esse preço são os do Nintendo 64, sendo na versão premium e fazendo uma comparação somente com os EUA, que é a base de operação do Steam e onde se compra em dólar, os dois sistemas ainda são mais baratos que o Zeebonet.

Vejamos, por exemplo, a biblioteca de jogos do Virtua Console, se comparado com o Zeebo, lá é bem mais sortido q o zeebonet!


Nisso eu concordo com você, o catálogo do Zeebo ainda é muito pequeno, entretanto se todos os jogos prometidos forem efetivamente lançados, já teremos mais de 60 jogos, contando os que foram retirados do catálogo, e para um console de 2 anos até que não é um número ruim...

Acredito que se não fossem os impostos os jogos do Zeebo seriam pelo menos 60% mais baratos, mas o valor praticado, mesmo não sendo um valor satisfatório, não é um valor alto... Eu compro 1 jogo do meu Wii a cada 3 meses, mais ou menos, e nesse mesmo período eu compro uns 15 jogos do Zeebo... Não entrando no mérito da dimensão e qualidade dos jogos, mas sim na diversão proporcionada, acho que ficam empatados...
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por ahtrun Dom 19 Set 2010 - 23:12

Alberwood escreveu:
Chrono escreveu:Com certeza ainda assim incide impostos sobre os jogos em quaisquer sistemas. Mas compara-se, pelo preço praticado no Virtual Console, os jogos disponiveis nos sistemas para com os que a Zeebo Inc nos disponibiliza.

Mas os preços praticados, chegam, ao máximo, 12 dolares, que, se formos converter em reais, (dolar 1,75), a 21 reais. Mas os jogos que chegam a esse preço são os do Nintendo 64, sendo na versão premium e fazendo uma comparação somente com os EUA, que é a base de operação do Steam e onde se compra em dólar, os dois sistemas ainda são mais baratos que o Zeebonet.

Vejamos, por exemplo, a biblioteca de jogos do Virtua Console, se comparado com o Zeebo, lá é bem mais sortido q o zeebonet!


Nisso eu concordo com você, o catálogo do Zeebo ainda é muito pequeno, entretanto se todos os jogos prometidos forem efetivamente lançados, já teremos mais de 60 jogos, contando os que foram retirados do catálogo, e para um console de 2 anos até que não é um número ruim...

Acredito que se não fossem os impostos os jogos do Zeebo seriam pelo menos 60% mais baratos, mas o valor praticado, mesmo não sendo um valor satisfatório, não é um valor alto... Eu compro 1 jogo do meu Wii a cada 3 meses, mais ou menos, e nesse mesmo período eu compro uns 15 jogos do Zeebo... Não entrando no mérito da dimensão e qualidade dos jogos, mas sim na diversão proporcionada, acho que ficam empatados...

Na verdade pra um console de 2 anos é numero bem ruim.

ahtrun
ahtrun
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 6556
Data de inscrição : 13/12/2009
Idade : 29
Localização : Sao Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Seg 20 Set 2010 - 0:57

ahtrun escreveu:
Alberwood escreveu:
Chrono escreveu:Com certeza ainda assim incide impostos sobre os jogos em quaisquer sistemas. Mas compara-se, pelo preço praticado no Virtual Console, os jogos disponiveis nos sistemas para com os que a Zeebo Inc nos disponibiliza.

Mas os preços praticados, chegam, ao máximo, 12 dolares, que, se formos converter em reais, (dolar 1,75), a 21 reais. Mas os jogos que chegam a esse preço são os do Nintendo 64, sendo na versão premium e fazendo uma comparação somente com os EUA, que é a base de operação do Steam e onde se compra em dólar, os dois sistemas ainda são mais baratos que o Zeebonet.

Vejamos, por exemplo, a biblioteca de jogos do Virtua Console, se comparado com o Zeebo, lá é bem mais sortido q o zeebonet!


Nisso eu concordo com você, o catálogo do Zeebo ainda é muito pequeno, entretanto se todos os jogos prometidos forem efetivamente lançados, já teremos mais de 60 jogos, contando os que foram retirados do catálogo, e para um console de 2 anos até que não é um número ruim...

Acredito que se não fossem os impostos os jogos do Zeebo seriam pelo menos 60% mais baratos, mas o valor praticado, mesmo não sendo um valor satisfatório, não é um valor alto... Eu compro 1 jogo do meu Wii a cada 3 meses, mais ou menos, e nesse mesmo período eu compro uns 15 jogos do Zeebo... Não entrando no mérito da dimensão e qualidade dos jogos, mas sim na diversão proporcionada, acho que ficam empatados...

Na verdade pra um console de 2 anos é numero bem ruim.


Para não dizer péssimo. 60 jogos, em 2 anos, é algo que no MD aconteceu em 8 meses, por exemplo, no seu inicio de carreira.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Seg 20 Set 2010 - 2:18

O Zeebo ainda não completou 2 anos e esse número ainda pode sofrer alterações... Se for-mos analisar os primeiros 2 anos de vida de alguns dos principais consoles pode-se chegar a conclusão de que todos eles tiveram pelo menos 100 jogos lançados durante esse período e eu estou falando de Mega Drive, SNES, PSX, Nintendo 64, PS2... O Zeebo não está tão atrás assim...
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por LesmaSamurai Seg 20 Set 2010 - 9:58

Alberwood escreveu:O Zeebo ainda não completou 2 anos e esse número ainda pode sofrer alterações... Se for-mos analisar os primeiros 2 anos de vida de alguns dos principais consoles pode-se chegar a conclusão de que todos eles tiveram pelo menos 100 jogos lançados durante esse período e eu estou falando de Mega Drive, SNES, PSX, Nintendo 64, PS2... O Zeebo não está tão atrás assim...

Acho q a quantidade e o q menos importa aqui, se fossem 30 grandes jogos, estaria muito mais contente que com estes 60 meia boca..

Edit: so pra não deixar passar despercebido, alguem citou o Cube como console de alguns bons jogos, por favor, lavem a boca com sabão antes de falar mal do Cube... ele não foi pareo para o PS2 em quantidade, mas em qualidade foi tão bem qto... quem vivia a expectativa de bons lançamentos na epoca sofria, pois saia 5 pro ps2 e um pro Cube, mas HJ, pegando e olhando , o top 20 de ambos é equivalente (ps2 e cube) e temos nada menos q 140 jogos com notas acima de 80/100... com grandes classicos e pra mim com o melhor FPS da geração q foi Metroid Prime (o 2 nao foi superior mas e um otimo jogo tbm) e o melhor de corrida da geração com F ZeRO gx, sem contar com os exclusivos RE Remake, RE 0, Pikimim 1 e 2, 2 Zeldas, Mario Sunshine (o pior Mario 3d , mas ainda assim, anos luz a frente da concorrencia) DK Jungle Beat (jogado com o bongo e hilario) tal qual como DKonga, Baten Kaitos (rpg de cartas muito lindo e inovador), smash bros, metal gear e tantos outros... so pra ficarmos com os exclusivos heim... pra quem nao teve,muito mais negocio ele q um zeebo.... alias 150 reais vc pega um com um pancada de jogos (com tapa olho claro) mas pega...
LesmaSamurai
LesmaSamurai
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1066
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 46
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Seg 20 Set 2010 - 12:20

Atualmente o console conta com 43 jogos, de acordo com a lista do wikipedia, já retirado os que não estão mais na lista, isto separando os Extreme e os sports em jogos individuais - nos quais, para mim, são um único jogo. Dando um total de 36 jogos.

O Mega Drive com um ano e meio de vida teve 27 jogos, mas fazendo um balanço, só o Top 5 desde ano e meio compensam quase todos os jogos do Zeebo. A lista abaixo:

Altered Beast - 1988
Osomatsu-kun: Hachamecha Gekijou - 1988
Space Harrier II - 1988
Super Thunder Blade - 1988
Alex Kidd in the Enchanted Castle - 1989
Curse - 1989
Forgotten Worlds - 1989
Ghouls'N Ghosts - 1989
Golden Axe - 1989
Herzog Zwei - 1989
Last Battle - 1989
Mahjong Cop Ryuu: Shiro Ookami no Yabou - 1989
Mystic Defender - 1989
Phantasy Star II - 1989
Rambo III - 1989
Revenge of Shinobi, The - 1989
Super Daisenryaku - 1989
Super Hang-On - 1989
Super Hydlide - 1989
Sword of Vermilion - 1989
Tetris - 1989
Thunder Force II - 1989
Tommy Lasorda Baseball - 1989
Tournament Golf, Arnold Palmer - 1989
Truxton - 1989
World Championship Soccer - 1989
Zoom! - 1989

Os em negrito considero-os Top e sem contar os que não consta no Wikipedia.

ActRaiser - 1991
Bill Laimbeer's Combat Basketball - 1991
Chessmaster, The - 1991
Darius Twin - 1991
D-Force - 1991
Drakkhen - 1991
F-Zero - 1991
Final Fantasy II - 1991
Final Fight - 1991
Goal! - 1991
Gradius III - 1991
Hole in One Golf - 1991
Home Alone - 1991
HyperZone - 1991
Jelly Boy - 1991
John Madden Football - 1991
Lagoon - 1991
Mega-Lo-Mania - 1991
Miracle Piano - 1991
Addams Family, The - 1992
Arcana - 1992
Axelay - 1992
Bart's Nightmare - 1992
Battle Clash - 1992
Bazooka Blitzkrieg - 1992
BlaZeon: The Bio-Cyborg Challenge - 1992
Bulls vs Blazers and the NBA Playoffs - 1992
Cal Ripken Jr. Baseball - 1992
California Games II - 1992
Capcom's MVP Football - 1992
Captain Novolin - 1992
Clue - 1992
Contra III: The Alien Wars - 1992
Cyber Spin - 1992
David Crane's Amazing Tennis - 1992
Desert Strike: Return to the Gulf - 1992
DinoCity - 1992
Duel, The: Test Drive II - 1992

Os acima existem vários jogos que são bem superiores em diversão aos do Zeebo.

O super nintendo teve um pouco mais de 60 jogos so no solo americano e europeu, como no wikipedia não dá para saber os japoneses, creio que tanto o Mega Drive, em quase dois anos de vida tiveram em torno de 100 jogos, senão um pouco mais.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Anderson Zee Seg 20 Set 2010 - 12:30

é msm, bem q o zeebo poderia terjogos desse porte, jogos consagrados. viva os jogos da sega !!! sonho com o streets of rage no zeebo *-*
Anderson Zee
Anderson Zee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 101
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Seg 20 Set 2010 - 12:36

Chrono escreveu:Atualmente o console conta com 43 jogos, de acordo com a lista do wikipedia, já retirado os que não estão mais na lista, isto separando os Extreme e os sports em jogos individuais - nos quais, para mim, são um único jogo. Dando um total de 36 jogos.

O Mega Drive com um ano e meio de vida teve 27 jogos, mas fazendo um balanço, só o Top 5 desde ano e meio compensam quase todos os jogos do Zeebo. A lista abaixo:

Altered Beast - 1988
Osomatsu-kun: Hachamecha Gekijou - 1988
Space Harrier II - 1988
Super Thunder Blade - 1988
Alex Kidd in the Enchanted Castle - 1989
Curse - 1989
Forgotten Worlds - 1989
Ghouls'N Ghosts - 1989
Golden Axe - 1989
Herzog Zwei - 1989
Last Battle - 1989
Mahjong Cop Ryuu: Shiro Ookami no Yabou - 1989
Mystic Defender - 1989
Phantasy Star II - 1989
Rambo III - 1989
Revenge of Shinobi, The - 1989
Super Daisenryaku - 1989
Super Hang-On - 1989
Super Hydlide - 1989
Sword of Vermilion - 1989
Tetris - 1989
Thunder Force II - 1989
Tommy Lasorda Baseball - 1989
Tournament Golf, Arnold Palmer - 1989
Truxton - 1989
World Championship Soccer - 1989
Zoom! - 1989

Os em negrito considero-os Top e sem contar os que não consta no Wikipedia.

ActRaiser - 1991
Bill Laimbeer's Combat Basketball - 1991
Chessmaster, The - 1991
Darius Twin - 1991
D-Force - 1991
Drakkhen - 1991
F-Zero - 1991
Final Fantasy II - 1991
Final Fight - 1991
Goal! - 1991
Gradius III - 1991
Hole in One Golf - 1991
Home Alone - 1991
HyperZone - 1991
Jelly Boy - 1991
John Madden Football - 1991
Lagoon - 1991
Mega-Lo-Mania - 1991
Miracle Piano - 1991
Addams Family, The - 1992
Arcana - 1992
Axelay - 1992
Bart's Nightmare - 1992
Battle Clash - 1992
Bazooka Blitzkrieg - 1992
BlaZeon: The Bio-Cyborg Challenge - 1992
Bulls vs Blazers and the NBA Playoffs - 1992
Cal Ripken Jr. Baseball - 1992
California Games II - 1992
Capcom's MVP Football - 1992
Captain Novolin - 1992
Clue - 1992
Contra III: The Alien Wars - 1992
Cyber Spin - 1992
David Crane's Amazing Tennis - 1992
Desert Strike: Return to the Gulf - 1992
DinoCity - 1992
Duel, The: Test Drive II - 1992

Os acima existem vários jogos que são bem superiores em diversão aos do Zeebo.

O super nintendo teve um pouco mais de 60 jogos so no solo americano e europeu, como no wikipedia não dá para saber os japoneses, creio que tanto o Mega Drive, em quase dois anos de vida tiveram em torno de 100 jogos, senão um pouco mais.

Entre 88 e 90 o Mega Drive teve pouco mais que 100 jogos, enquanto o SNES, entre 89 e 91, teve pelo menos 90... Para os 2 o boom de jogos começou a partir de 1991 e 1992, respectivamente, onde cada um recebeu quase 200 jogos num ano, mais ou menos, e a partir daí só cresceram...

Mas aí nós estamos falando também de gigantes daquela época, e de hoje em dia também... A Zeebo ainda é, praticamente uma iniciante nesse mercado... Lógico que tem por trás a experiência da Tectoy no mercado de videogames, mas ser representante de uma marca gigante é muito diferente de representar a si mesmo numa indústria que já conta com várias gigantes, tanto fabricantes de consoles quando desenvolvedoras de jogos... Acho que ainda está em tempo do Zeebo ter esse boom de jogos como aconteceu com SNES e Mega Drive...


Última edição por Alberwood em Seg 20 Set 2010 - 12:42, editado 1 vez(es)
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Anderson Zee Seg 20 Set 2010 - 12:39

numero bom do jogos, espero que o zeebo vá pelo msm caminho, mas com mais jogos de ação,luta, corrida, enfim, e ter menos jogos infantis, pode ter mas ñ focar nesse caminho, pois ñ é só criança q joga videogame, né?
Anderson Zee
Anderson Zee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 101
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por meirelles Seg 20 Set 2010 - 16:04

Se a Zeebo focar jogos educativos (infantis) de tal maniera a esquecer-se de quem realmente tem sustendado este console (leia-se old scool) eles estarão em serios apuros (opinião pessoal).

"Crianças" de hoje em dia não se interessam em jogos educativos (infantis) desse jeito. Já estão jogando outros tipos de jogos, a realidade é esta.

Agora se o alvo são pais preocupados com o que os filhos fazem na net, ainda assim é complicado. Esse papo de internet com conteúdo "seguro" é muito relativo. Podem até dificultar, mas se tem acesso a internet sempre se dá um jeito de enganar esta "segurança."
meirelles
meirelles
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/02/2010
Localização : Serra - ES
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Seg 20 Set 2010 - 16:17

meirelles escreveu:Se a Zeebo focar jogos educativos (infantis) de tal maniera a esquecer-se de quem realmente tem sustendado este console (leia-se old scool) eles estarão em serios apuros (opinião pessoal).

"Crianças" de hoje em dia não se interessam em jogos educativos (infantis) desse jeito. Já estão jogando outros tipos de jogos, a realidade é esta.

Agora se o alvo são pais preocupados com o que os filhos fazem na net, ainda assim é complicado. Esse papo de internet com conteúdo "seguro" é muito relativo. Podem até dificultar, mas se tem acesso a internet sempre se dá um jeito de enganar esta "segurança."

A Zeebo Brasil deu a entender que não investirá somente em jogos e conteúdo educativo, na verdade esse será só mais uma opção para o console... O slogan Jogue, Navegue e Aprenda descreve bem isso que eu disse, cada uma das 3 formas de uso do Zeebo receberá igual atenção e investimento...
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Seg 20 Set 2010 - 16:32

O melhor jeito de se ganhar jogos é apoiar produtoras indies, nas quais, sempre tem bons jogos a mostrar. E como a SEGA, Capcom, Konami, Namco e outras empresas não lançaram jogos para o Zeebo, seria melhor que a TcT pensasse melhor nisso.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Alberwood Seg 20 Set 2010 - 17:32

Chrono escreveu:O melhor jeito de se ganhar jogos é apoiar produtoras indies, nas quais, sempre tem bons jogos a mostrar. E como a SEGA, Capcom, Konami, Namco e outras empresas não lançaram jogos para o Zeebo, seria melhor que a TcT pensasse melhor nisso.

Eu conversei com o Tex Pine, na coletiva da Zeebo Brasil, sobre mais ou menos isso... Assiste o primeiro vídeo lá no ZeeboClub... Ele fala que tem procura e que eles estão respondendo pra algumas desenvolvedoras, o problema segundo ele é a falta de portfólio de algumas indies...

http://www.zeeboclub.com/portal/entrevistas/tex-pine-bate-um-papo-com-o-zeeboclubcom-na-coletiva-da-zeebo-brasil
Alberwood
Alberwood
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5000
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Chrono Seg 20 Set 2010 - 18:39

Alberwood escreveu:
Chrono escreveu:O melhor jeito de se ganhar jogos é apoiar produtoras indies, nas quais, sempre tem bons jogos a mostrar. E como a SEGA, Capcom, Konami, Namco e outras empresas não lançaram jogos para o Zeebo, seria melhor que a TcT pensasse melhor nisso.

Eu conversei com o Tex Pine, na coletiva da Zeebo Brasil, sobre mais ou menos isso... Assiste o primeiro vídeo lá no ZeeboClub... Ele fala que tem procura e que eles estão respondendo pra algumas desenvolvedoras, o problema segundo ele é a falta de portfólio de algumas indies...

http://www.zeeboclub.com/portal/entrevistas/tex-pine-bate-um-papo-com-o-zeeboclubcom-na-coletiva-da-zeebo-brasil

Hum, bem que poderiam ter usado como ferramenta desenvolvimento o Opengl e não o SDK proprietário da Quallcom, isso ajudaria a todos os desenvolvedores.
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Anderson Zee Ter 21 Set 2010 - 13:44

Mas pode ser que isso possa acontecer pois tenho certeza se o Zeebo for voltado para o publico infantil e como um amigo msm falou que nem as crianças estão interessadas em jogos educativos ocorrerá bastante críticas à respeito e terão que seguir u mcaminho diferente do que tinham planejado, mais na marra msm, se ñ for por vontade própria talvez na marra. Mas é capaz deles ñ seguir por esse caminho ñ pq eles até perguntam q tipo de jogos nós queremos, bom é esperar pra ver.
Anderson Zee
Anderson Zee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 101
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por MasterSonicTH Ter 21 Set 2010 - 20:26

Anderson Zee escreveu:Mas pode ser que isso possa acontecer pois tenho certeza se o Zeebo for voltado para o publico infantil e como um amigo msm falou que nem as crianças estão interessadas em jogos educativos ocorrerá bastante críticas à respeito e terão que seguir u mcaminho diferente do que tinham planejado, mais na marra msm, se ñ for por vontade própria talvez na marra. Mas é capaz deles ñ seguir por esse caminho ñ pq eles até perguntam q tipo de jogos nós queremos, bom é esperar pra ver.

Nem sempre temos o que queremos né? Ainda mais da TCT Laughing Laughing Laughing
MasterSonicTH
MasterSonicTH
Ser Evoluido
Ser Evoluido

Cheia
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Anderson Zee Sex 24 Set 2010 - 20:12

Às vezes eu tenho esperanças com o Zeebo, outras eu me arrependo, no msm tempo que as coisas correm bem as coisas correm devagar d+. sinceramente acho que a TecToy não está TÃO interessada assim como penso, bom pode ser que estou errado né mas sei lá. Vcs concordam???
Anderson Zee
Anderson Zee
Aprendiz
Aprendiz

Cheia
Mensagens : 101
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Muito tempo sem zeebo ! - Página 2 Empty Re: Muito tempo sem zeebo !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos