Efeitos gráficos do Zeebo
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Efeitos gráficos do Zeebo
Bom, este é meu primeiro post no forum, e escrevo para saber quais são os efeitos gráficos suportados pelo zeebo (ex: anti-alisaing, bump-mapping, mi-mapping...); pois ja procurei na internet e não achei nada "concreto"/confiavel a respeito. Ja vi que a capacidade gráfica do zeebo é semelhante a do dreamcast... Será que alguem tem estas informaçôes? E se os 4 milhões de triangulos por segundo é com todos os efeitos aplicados, o são só com polignos texturizados?
Sei que o enfoque do zeebo não é o publico Hardcore gamer, e que sua aposta não é nos gráficos...mas a própria TecToy fez um comparativo afirmando que aqualidade gráfica seria semelhante a de resident evil 4 (PS2)... o que fica dificil de acreditar vendo os jogos ja lançados pro zeebo.
Bom, se alguem souber responder...
Sei que o enfoque do zeebo não é o publico Hardcore gamer, e que sua aposta não é nos gráficos...mas a própria TecToy fez um comparativo afirmando que aqualidade gráfica seria semelhante a de resident evil 4 (PS2)... o que fica dificil de acreditar vendo os jogos ja lançados pro zeebo.
Bom, se alguem souber responder...
Brmp- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Olá Brmp.
Embora não seja informação oficial, acredito que a GPU do Zeebo seja compatível com algum perfil da OpenGL-ES (confira o endereço da especificação mais antiga: http://www.khronos.org/registry/gles/specs/1.0/opengles_spec_1_0.pdf), portanto deve suportar alguns efeitos padrões. Pelo que eu li: não suporta shaders, suporta texturas comprimidas, suporta o mínimo de 8 luzes (direcionais, spot, etc), suporta renderização para textura (serve também para ajudar na limitação no número de luzes simultâneas em uma cena), suporta antialiasing (o perfil suporta, mas o fabricante não é obrigado a implentar, portanto não sabemos se o zeebo realmente suporta enquanto não fizermos um teste), suporta fog (neblina) e muitos outros recursos (recomendo uma boa lida na especificação).
Bom, algumas opiniões (do ponto de vista de um desenvolvedor):
Uma coisa que eu acho engraçado é que o pessoal fica comparando o número de polígonos de um chip para o outro: apesar de ser informação relevante isto não é o mais importante para o desempenho do aparelho. O que realmente importa é a velocidade do barramento, clock do(s) processador(es), quantidade de memória endereçável e disponível.
Se for realmente ver as capacidades técnicas do Zeebo ele é superior ao playstation 1 (pelo ano em que estamos realmente seria complicado se não o fosse...) em todos os aspectos (exceto no espaço de armazenamento por jogo), agora em comparação ao playstation 2 (http://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2 para maiores detalhes)... Ele também perde feio para o iPhone (mas é justificável pois um iPhone no Brasil custa 3 vezes mais que um Zeebo).
Outra observação: limite do tamanho dos jogos. O limite imposto é pequeno? Com certeza, mas existem N técnicas que podem ser utlizadas para diminuir o tamanho de um jogo (muitas destas técnicas dependem da memória do Zeebo, que até que é razoável): compressão de texturas (suporte nativo do chip), compressão das streams de texto, geração das texturas em tempo de execução (aqui temos um balanço entre o armazenamento e o consumo de memória), otimização das imagens, etc etc. Resumindo: é possível comprimir MUITO um jogo (é só ver os jogos de celular por exemplo).
Para finalizar: apesar do hardware, o que realmente importa é a diversão. É possível desenvolver bons jogos com o hardware disponível, é questão de criatividade.
Realmente somente em outubro e no decorrer de 2010 saberemos se a idéia vinga ou não mas eu sugiro uma queda drástica no preço (senão fica totalmente inviável).
PS: eu comprei um e achei bem cômodo comprar jogos pela interface dele apesar de ser lerda e precisar de alguns retrabalhos. Os jogos também ainda não me convenceram (nada que o pessoal já não tenha comentado antes). Mas espero que a tectoy tenha um crescimento bacana com isso e que o futuro seja melhor.
Abraços pessoal.
-------------------------
Meu blog sobre programação de jogos: www.vsoftgames.com (tutoriais e dicas, focado em C, C++ e Allegro).
Embora não seja informação oficial, acredito que a GPU do Zeebo seja compatível com algum perfil da OpenGL-ES (confira o endereço da especificação mais antiga: http://www.khronos.org/registry/gles/specs/1.0/opengles_spec_1_0.pdf), portanto deve suportar alguns efeitos padrões. Pelo que eu li: não suporta shaders, suporta texturas comprimidas, suporta o mínimo de 8 luzes (direcionais, spot, etc), suporta renderização para textura (serve também para ajudar na limitação no número de luzes simultâneas em uma cena), suporta antialiasing (o perfil suporta, mas o fabricante não é obrigado a implentar, portanto não sabemos se o zeebo realmente suporta enquanto não fizermos um teste), suporta fog (neblina) e muitos outros recursos (recomendo uma boa lida na especificação).
Bom, algumas opiniões (do ponto de vista de um desenvolvedor):
Uma coisa que eu acho engraçado é que o pessoal fica comparando o número de polígonos de um chip para o outro: apesar de ser informação relevante isto não é o mais importante para o desempenho do aparelho. O que realmente importa é a velocidade do barramento, clock do(s) processador(es), quantidade de memória endereçável e disponível.
Se for realmente ver as capacidades técnicas do Zeebo ele é superior ao playstation 1 (pelo ano em que estamos realmente seria complicado se não o fosse...) em todos os aspectos (exceto no espaço de armazenamento por jogo), agora em comparação ao playstation 2 (http://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2 para maiores detalhes)... Ele também perde feio para o iPhone (mas é justificável pois um iPhone no Brasil custa 3 vezes mais que um Zeebo).
Outra observação: limite do tamanho dos jogos. O limite imposto é pequeno? Com certeza, mas existem N técnicas que podem ser utlizadas para diminuir o tamanho de um jogo (muitas destas técnicas dependem da memória do Zeebo, que até que é razoável): compressão de texturas (suporte nativo do chip), compressão das streams de texto, geração das texturas em tempo de execução (aqui temos um balanço entre o armazenamento e o consumo de memória), otimização das imagens, etc etc. Resumindo: é possível comprimir MUITO um jogo (é só ver os jogos de celular por exemplo).
Para finalizar: apesar do hardware, o que realmente importa é a diversão. É possível desenvolver bons jogos com o hardware disponível, é questão de criatividade.
Realmente somente em outubro e no decorrer de 2010 saberemos se a idéia vinga ou não mas eu sugiro uma queda drástica no preço (senão fica totalmente inviável).
PS: eu comprei um e achei bem cômodo comprar jogos pela interface dele apesar de ser lerda e precisar de alguns retrabalhos. Os jogos também ainda não me convenceram (nada que o pessoal já não tenha comentado antes). Mas espero que a tectoy tenha um crescimento bacana com isso e que o futuro seja melhor.
Abraços pessoal.
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Última edição por vitoralmeidasilva em Qua 24 Jun 2009 - 17:44, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correção de erros)
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Obrigado pela resposta vitoralmeidasilva.
Você confirmou o que eu ja "suspeitava": que pelo menos o zeebo é mais forte que o ps1 em todos os aspectos...(tirando o espaço dos jogos).
Com relação a shaders, ja li em algum topico que ele suporta sim...mas, seila, pode ser que aquilo tenha sido mera especulação.
http://www.ovelhainflavel.com/index.php?showtopic=8409 - Esse é o topico...
A, ja li tbm que o zeebo suporta Dot3 Bumb Mapping (e acho que isso nem o ps2 suporta...) - http://ozeebo.blogspot.com/2009/04/rapidas-do-zeebo.html - Pode também ser especulação...
Talvez você tenha sido modesto em comparar com o ps1; mas ao menos ja temos um parâmetro de comparação aceitavel.
Você confirmou o que eu ja "suspeitava": que pelo menos o zeebo é mais forte que o ps1 em todos os aspectos...(tirando o espaço dos jogos).
Com relação a shaders, ja li em algum topico que ele suporta sim...mas, seila, pode ser que aquilo tenha sido mera especulação.
http://www.ovelhainflavel.com/index.php?showtopic=8409 - Esse é o topico...
A, ja li tbm que o zeebo suporta Dot3 Bumb Mapping (e acho que isso nem o ps2 suporta...) - http://ozeebo.blogspot.com/2009/04/rapidas-do-zeebo.html - Pode também ser especulação...
Talvez você tenha sido modesto em comparar com o ps1; mas ao menos ja temos um parâmetro de comparação aceitavel.
Brmp- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Gostei bastante da análise que o cara fez (Fagner) no endereço que você passou.
Bem interessante...
Bem interessante...
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Muito boa mesmo essa análise, bem interessante e informativa. Recomendo a leitura!
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Deixo aqui o link de um video mostrando o poderio (ou a falta deste) gráfico da GPU do Zeebo (Qualcomm Adreno 130).
https://www.youtube.com/user/AdrenoGraphics#play/all/uploads-all/2/RqKCam7wgws
Me parece estranho estar rodando a 24.9 fps, visto que a resolução do aparelho é de 320 x 480 (a do zeebo é 640 x 480). Ou seja, para rodar esse jogo na resolução do zeebo teria de ser sacrifcado a taxa de fps...
Outro detalhe é que o HTC G1 tem o mesmo chip do zeebo: Qualcomm MSM7201A, 528 MHz.
Realmente parece que o vitoralmeidasilva não foi modesto ao comparar o zeebo com o playstation one...
Aqui vão as espeçificações ténicas do HTC G1: http://www.coexistblog.com/htc-g1-o-primeiro-smartphone-android/
https://www.youtube.com/user/AdrenoGraphics#play/all/uploads-all/2/RqKCam7wgws
Me parece estranho estar rodando a 24.9 fps, visto que a resolução do aparelho é de 320 x 480 (a do zeebo é 640 x 480). Ou seja, para rodar esse jogo na resolução do zeebo teria de ser sacrifcado a taxa de fps...
Outro detalhe é que o HTC G1 tem o mesmo chip do zeebo: Qualcomm MSM7201A, 528 MHz.
Realmente parece que o vitoralmeidasilva não foi modesto ao comparar o zeebo com o playstation one...
Aqui vão as espeçificações ténicas do HTC G1: http://www.coexistblog.com/htc-g1-o-primeiro-smartphone-android/
Brmp- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Calma lá galera, pareçe que vocês ainda não viram, mas dizem por aí que o chip gráfico do Zee é o Imageon da ATI (!).
Acompanha o link... http://www.zeeblog.com.br/2009/06/ati-imageone-chip-grafico-do-zeebo.html
Acho que dá para tirar conclusões melhores analisando esse chip...
Acompanha o link... http://www.zeeblog.com.br/2009/06/ati-imageone-chip-grafico-do-zeebo.html
Acho que dá para tirar conclusões melhores analisando esse chip...
Rafael_Sol_MAKER- Novato
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Existem vários modelos de Imageon. O bom mesmo é procurar sobre o celular HTC Touch Pro, pois este também usa o chipser MSM7201A, ou seja, tem o mesmo CPU (a 528MHz) e a mesma GPU, em termos de hardware, é praticamente um Zeebo móvel, mas rodando Windows Mobile (e devido ao sistema operacional, deve perder um pouco mais de performance).
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
kBessa escreveu:Existem vários modelos de Imageon. O bom mesmo é procurar sobre o celular HTC Touch Pro, pois este também usa o chipser MSM7201A, ou seja, tem o mesmo CPU (a 528MHz) e a mesma GPU, em termos de hardware, é praticamente um Zeebo móvel, mas rodando Windows Mobile (e devido ao sistema operacional, deve perder um pouco mais de performance).
Exato
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Isso não necessariamente significa uma grande mudança.Rafael_Sol_MAKER escreveu:Calma lá galera, pareçe que vocês ainda não viram, mas dizem por aí que o chip gráfico do Zee é o Imageon da ATI (!).
Acompanha o link... http://www.zeeblog.com.br/2009/06/ati-imageone-chip-grafico-do-zeebo.html
Acho que dá para tirar conclusões melhores analisando esse chip...
Postei um tópico no BLOG a respeito:
A confusão sobre o chip gráfico do Zeebo
Convidad- Convidado
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
RssV escreveu:Isso não necessariamente significa uma grande mudança.Rafael_Sol_MAKER escreveu:Calma lá galera, pareçe que vocês ainda não viram, mas dizem por aí que o chip gráfico do Zee é o Imageon da ATI (!).
Acompanha o link... http://www.zeeblog.com.br/2009/06/ati-imageone-chip-grafico-do-zeebo.html
Acho que dá para tirar conclusões melhores analisando esse chip...
Postei um tópico no BLOG a respeito:
A confusão sobre o chip gráfico do Zeebo
Sim, qualcomm adreno 130 e Ati imageon são as mesmas linhas de GPUs com nomes diferentes em função da "troca" de empresas. Seria interessante saber qual é o modelo da GPU Ati imageon que vem no zeebo. Alguém tem essa informação?
Brmp- Profissional
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
kkkkkkkkkkkkBessa escreveu:Ah, qualquer coisa, se rodar Crysis a 160x120, pra mim está ótimo!
Kbessa, vi seu video no youtube (zeebo - tirando da caixa).
Perguntei no topico "Zeebo em LCDs como será?" se a qualidade visual do zeebo fica comprometida em tvs LCDs Widescreen, se ela fica bem ajustada... mas ninguem me respondeu xD
Vc que tem o zeebo poderia me responder?
Brmp- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
O modelo exato da Imageon não se sabe, mas parece mesmo ser a Adreno 130, ou o mesmo chip com outro nome.Brmp escreveu:RssV escreveu:Isso não necessariamente significa uma grande mudança.Rafael_Sol_MAKER escreveu:Calma lá galera, pareçe que vocês ainda não viram, mas dizem por aí que o chip gráfico do Zee é o Imageon da ATI (!).
Acompanha o link... http://www.zeeblog.com.br/2009/06/ati-imageone-chip-grafico-do-zeebo.html
Acho que dá para tirar conclusões melhores analisando esse chip...
Postei um tópico no BLOG a respeito:
A confusão sobre o chip gráfico do Zeebo
Sim, qualcomm adreno 130 e Ati imageon são as mesmas linhas de GPUs com nomes diferentes em função da "troca" de empresas. Seria interessante saber qual é o modelo da GPU Ati imageon que vem no zeebo. Alguém tem essa informação?
Postei novamente sobre o chip, com algumas especificações (efeitos suportados, etc) e iluistrações:
"Mais sobre o chip gráfico do Zeebo" (30/06/09)
Convidad- Convidado
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
RssV escreveu:
Postei novamente sobre o chip, com algumas especificações (efeitos suportados, etc) e iluistrações:
"Mais sobre o chip gráfico do Zeebo" (30/06/09)
Sim, o chip do zeebo é o Qualcomm adreno 130 (que é na verdade o modelo x do Ati Imageon).
Quanto ao tópico, ja li e trás informações interessantes, mas ainda não conclusivas. (O que é normal devido a falta de informações sobre estas GPUs na internet).
Será tão dificil para a tectoy divulgar estas informações basicas? Talvez esta GPU seja tão fraca (afinal, ela não é feita para resolução de televisão...) que eles preferem nem comentar. Acho bom a TecToy começar a liberar novidades logo...prq a falta de informações/novidades está começando a irritar...
Brmp- Profissional
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Acredito que o Vitor Almeida ja respondeu a quase todas as perguntas!
Do que serveria saber qual exata GPU o Zeebo utiliza? Ja que temos outros dados técnicos que refletem a sua capacidade!!
Vejam a sua capacidade de processamento, memória, armazenamento de dados, etc....esta tudo ae pow
Zeebo não vai fazer milagre gráfica...
Ele será melhor que um PSX...com ctz....melhor (graficamente) q um PS2.....fisicamente impossível.
Do que serveria saber qual exata GPU o Zeebo utiliza? Ja que temos outros dados técnicos que refletem a sua capacidade!!
Vejam a sua capacidade de processamento, memória, armazenamento de dados, etc....esta tudo ae pow
Zeebo não vai fazer milagre gráfica...
Ele será melhor que um PSX...com ctz....melhor (graficamente) q um PS2.....fisicamente impossível.
DrZero- Experiente
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
DrZero escreveu:Acredito que o Vitor Almeida ja respondeu a quase todas as perguntas!
Do que serveria saber qual exata GPU o Zeebo utiliza? Ja que temos outros dados técnicos que refletem a sua capacidade!!
Vejam a sua capacidade de processamento, memória, armazenamento de dados, etc....esta tudo ae pow
Zeebo não vai fazer milagre gráfica...
Ele será melhor que um PSX...com ctz....melhor (graficamente) q um PS2.....fisicamente impossível.
Pior que não, as informações liberadas ainda são muito superficiais...
Processamento poligonal de 4 milhoes sobre quais condições? Qual a velocidade da memoria DDR? Quais são os efeitos gráficos suportados pelo hardware? (alguns ja foram revelados, mas ainda falta bastante...)
Mas sim, com as informações que se tem ja se pode concluir que o zeebo é mais forte que o playstation one...
Brmp- Profissional
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Bem, o máximo é tudo aquilo que for suportado pelo OpenGL ES 1.1, ou seja, nada de shaders...
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
kBessa escreveu:Bem, o máximo é tudo aquilo que for suportado pelo OpenGL ES 1.1, ou seja, nada de shaders...
Bem que a Qualcomm podia ter botado no zeebo akele novo chip dela q suporta shaders =/.. ela bota em um mobile mas no console n bota? pq será? pra ficar mais "barato"?
Riku- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
por enquanto o que se pode afirmar é que os graficos do zeebo estão igual ao ps1 com uma diferença, no zeebo os jogos são lentos...
Zeebolandia- Iniciante
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Zeebolandia escreveu:por enquanto o que se pode afirmar é que os graficos do zeebo estão igual ao ps1 com uma diferença, no zeebo os jogos são lentos...
O fato real é que olhando a ficha técnica do Zeebo (mesmo incompleta) podemos afirmar que os gráficos serão melhores, bem melhores que o PSOne.
No quesito velocidade dos jogos (FPS) Frames por segundo, o Zeebo tbm leva larga vantagem, porque os jogos serão lidos diretamente da memória Flash que bem sabemos possui grande taxa de transferencia. Ele possui tbm muito mais memória que o PSOne, tanto para sistema como para video.
Portanto, se o Zeebo não for mais rápido que o PSOne....vai ser um fiasco.
DrZero- Experiente
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Zeebo é quase um Playstation 1,5!!
Suicune- Moderador Fórum Zeebo
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Localização : Brasília - DF
Tem o Zeebo? : Não
Re: Efeitos gráficos do Zeebo
pra ser igual a um play1...naum tem que ser melhor tanto qdo gráfico e jogabilidade/velocidade??????????????????????????????????
nenhum jogo do zeebo está ou é melhor que o do ´play1![/fato] a verdade é que mesmo jogos de port de celular estão muito ruins
mas a propaganda não era de competir com o play 2?????
nenhum jogo do zeebo está ou é melhor que o do ´play1![/fato] a verdade é que mesmo jogos de port de celular estão muito ruins
mas a propaganda não era de competir com o play 2?????
Agulha- Profissional
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Agulha escreveu:pra ser igual a um play1...naum tem que ser melhor tanto qdo gráfico e jogabilidade/velocidade??????????????????????????????????
nenhum jogo do zeebo está ou é melhor que o do ´play1![/fato] a verdade é que mesmo jogos de port de celular estão muito ruins
mas a propaganda não era de competir com o play 2?????
Ok la vem de novo aquela velha e surrada frase que todos repetem, NÃO TEMOS NENHUM JOGO FEITO PARA O ZEEBO AINDA, portanto não temos como julgar o coitado, ainda, no que diz respeito a gráficos, muito menos julgar pelos ports de celular que pra mim foram feitos de qualquer jeito só pra encher linguiça (agora sem trema).
Sim a propaganda diz que o Zeebo esta ai pra competir com o PS2 e eu acredito que isso vai acontecer assim como o Wii concorre (e vence no que diz respeito a lucros e vendas) com o PS3 e X-box 360.
Tandra- Iniciante
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Re: Efeitos gráficos do Zeebo
Agulha escreveu:pra ser igual a um play1...naum tem que ser melhor tanto qdo gráfico e jogabilidade/velocidade??????????????????????????????????
nenhum jogo do zeebo está ou é melhor que o do ´play1![/fato] a verdade é que mesmo jogos de port de celular estão muito ruins
mas a propaganda não era de competir com o play 2?????
O Zeebo é tecnicamente melhor q o PS1, ele só não teve oportunidade de mostrar isso ainda!!!!^^
A competição dele com o PS2 é pelo público não pelo melhor desempenho técnico!!!
Suicune- Moderador Fórum Zeebo
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