Ideias Inertes
+10
prof_oak
mv2011
nyzs
natinorris
Mr.Lavsma
daniels
Luís Eduardo
STX
MasterSonicTH
dino_rox
14 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ideias Inertes
Nesse tópico ( Estágio com menos de 16 anos? ), o Brmp levantou um fato interessante, do qual eu compartilho:
Discutindo com meus amigos, chegamos a seguinte conclusão: Éramos bons alunos pois tudo que se aprendia no ensino fundamental, tinha aplicação prática no nosso dia-a-dia, portanto, era bem mais fácil assimilar o que se aprendia. Sem contar que existe muita matéria "inútil" no ensino médio.
Anos se passaram, e, ao ler um artigo na veja, quase explodi de alegria. O cara conseguiu sintetizar tudo o que eu penso sobre o ensino médio de maneira bem esclarecedora:
Acho que todo mundo que passou pelo martírio do ensino médio compartilha da ideia. Certo?!
OBS.: li o artigo na veja, mas copiei ele daqui: http://www.unifil.br/portal/midias/noticias/2010/10/ideias_inertes.html
Sempre fui um "bom" aluno, até o ensino médio, não sabia o que tinha acontecido. Primeiro eu pensei, "talvez eu tenha me tornado um vagabundo mesmo", mas, conversando com colegas do ensino fundamental, concluí que meu pensamento estava errado - eles afirmaram veementemente que eu sempre fui vagabundo . Entrava na sala de aula e era bombardeado com teorias e teoremas, quando perguntava "Pra quê isso vai servir na minha vida?" - creio que todo estudante do ensino médio já fez essa pergunta - alguns professores ficavam zangados e simplesmente não respondiam e outros "Pra passar no vestibular.".Brmp escreveu:Bom, nunca fui bem na escola (no ensino médio, sendo mais específico). Creio que o fato de você não estudar não é culpa sua. A escola não insentiva o indivíduo a estudar...
Discutindo com meus amigos, chegamos a seguinte conclusão: Éramos bons alunos pois tudo que se aprendia no ensino fundamental, tinha aplicação prática no nosso dia-a-dia, portanto, era bem mais fácil assimilar o que se aprendia. Sem contar que existe muita matéria "inútil" no ensino médio.
Anos se passaram, e, ao ler um artigo na veja, quase explodi de alegria. O cara conseguiu sintetizar tudo o que eu penso sobre o ensino médio de maneira bem esclarecedora:
- Spoiler:
- Notei um leve sotaque francês no meu companheiro de escalada. Curioso, perguntei o que fazia em Belo Horizonte. Era estudante de engenharia de produção na França e estava em um programa de intercâmbio com a Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma área. Quis logo saber que diferenças encontrara entre o ensino das duas escolas prestigiosas. Segundo ele, na École Ponts ET Chaussées aprendia a teoria e, em seguida, a aplicava. Na UFMG, aprendia a teoria e, como esta não era aplicada, a única coisa a fazer era decorar. Faz alguns anos, recebi e-mail de um aluno do interior do estado. Ele dizia que no ensino fundamental estudava de manhã e, à tarde, ao passear pelas ruas ou campos, via os mesmos assuntos no mundo real. Chegando ao médio, estudava muito mais, porém nada do que via nas aulas se relacionava com o mundo ao seu redor. Será por isso que diminui o número de graduados no médio?
Esses jovens entenderam algumas grandes mazelas do nosso ensino. Vejamos agora o que pensava um nome ilustre sobre assuntos parecidos. Segundo ele, a praga da educação são as "ideias inertes". Diante delas, sua receita é peremptória: 1) que não se ensinem assuntos demais; 2) que o que for ensinado seja aprendido em profundidade. Isso é o oposto do que acontece nas nossas escolas, em que o ensino é inundado com teorias digeridas pela metade e pairando em um espaço sideral. Não fosse o bastante, o MEC nos brinda com mais (filosofia, sociologia etc.). O que precisamos é de poucas ideias, estudadas e aplicadas em todas as direções possíveis. Um ensino sobrecarregado com ideias velhas e distantes não é apenas inútil, é nocivo! De fato, as ideias gerais são aprendidas somente quando estudamos os seus particulares em todas as suas manifestações. É esse conjunto articulado de pedacinhos que constrói a nossa compreensão das teorias. E que sejam ideias importantes, no aqui e agora dos estudantes. De que serve estudar guerras púnicas ou decorar nomes de filósofos e suas teorias, se o aluno não puder relacionar isso com os problemas que borbulham ao seu redor? Shakespeare e Machado de Assis falam de condições humanas que se repetem hoje. Ou seja, lidam com ideias vivas. Mas é preciso mergulhar na profundeza de umas poucas ideias importantes. Ler um resumo de O Alienista não traz vida à uma versão já morta.
A educação só tem um assunto: a vida. Só devemos voltar ao passado se for para iluminar questões presentes. Estudamos teorias porque nos ajudam a entender o mundo. Mas, se o aprendido não permite lidar melhor com o aqui e agora, por que perder tempo, se há tantos assuntos palpitantes? Só para poucos adianta estudar equações quadráticas, no abstrato, apenas para desenvolver a capacidade analítica. Educação é estudar a vida, e não se pode adiar a vida até que os talentos analíticos estejam adestrados. Se há problemas reais para acompanhar o seu aprendizado, que sejam tais equações banidas do currículo da maioria dos alunos - e o mesmo para quaisquer outros assuntos.
Decorar conhecimentos nos desvia da real educação. De fato, a educação consiste em dominar a arte de lidar com o conhecimento. Só se aprende a usar os conhecimentos usando-os. Portanto, é lidando com os conhecimentos vivos e úteis que nos educamos. E isso só acontece quando o conhecimento teórico vem imerso em aplicações práticas. Aliás, teoria sem prática interessa tão pouco quanto prática sem teoria. Aprendemos geometria fazendo levantamentos topográficos do quarteirão. Aprendemos álgebra lidando com a evolução quantitativa de movimentos históricos. E, quanto mais modesta a origem dos alunos, mais concretas devem ser as aplicações. Ao fim e ao cabo desse processo, a boa educação terá ensinado a ver a beleza das ideias e acreditar no seu poder. Portanto, fora com as ideais inertes que freiam tais objetivos!
Nessa adaptação livre do texto original, mesclando minhas palavras às dele, está tudo de que precisamos para reformar nossa educação. Exceto por alguns detalhes mais bem formulados pelas pesquisas recentes, são ideias tão atuais quanto quaisquer outras que circulam por aí. Contudo, vêm de uma aula dada em 1917 por Alfred N. Whitehead, um dos grandes matemáticos e filósofos do século XX. Ou seja, o conserto da nossa educação não está à espera de novas ideias revolucionárias. O que falta é o bom-senso de focalizar o ensino em ideias vivas.
Artigo publicada na página 26 da Revista Veja, edição de 6 de outubro de 2010.
Claudio de Moura Castro é economista
Acho que todo mundo que passou pelo martírio do ensino médio compartilha da ideia. Certo?!
OBS.: li o artigo na veja, mas copiei ele daqui: http://www.unifil.br/portal/midias/noticias/2010/10/ideias_inertes.html
dino_rox- Profissional
-
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Fui só piorando no ensino médio:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
1o ano, passei tranquilo, mas estranhei;
2o ano, fiquei de recuperação em algumas, mas passei tranquilo também;
3o ano, passei mas fiquei de dependência em duas matérias;
4o ano, reprovei em 4 matérias;
4o ano de novo - que por sinal é agora -, vou reprovar em TODAS.
dino_rox- Profissional
-
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Digamos q eu sou um vagabundo para o q não me interessa e um empreendedor naquilo q me interessa, mesmo eu sabendo q aquilo pode dar em nada
pior q são coisas assim q me fazem perceber o quanto eu sou diferente dos outros caras, muitos tem inteleto mas são meio "zumbis' em relação a viver. outros vivem, mas são ignorantes
quando vc começa a ter uma visão equilibrada das coisas e usar só aquilo que lhe interessa, das duas 1. Ou você se da bem na vida ou acaba morrendo
depois dessa viagem paranoica, o q posso dizer é
A gente se mata pra estudar pra saber como melhor morrer...
pior q são coisas assim q me fazem perceber o quanto eu sou diferente dos outros caras, muitos tem inteleto mas são meio "zumbis' em relação a viver. outros vivem, mas são ignorantes
quando vc começa a ter uma visão equilibrada das coisas e usar só aquilo que lhe interessa, das duas 1. Ou você se da bem na vida ou acaba morrendo
depois dessa viagem paranoica, o q posso dizer é
A gente se mata pra estudar pra saber como melhor morrer...
STX- Ser Supremo
-
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
dino_rox escreveu:Fui só piorando no ensino médio:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
1o ano, passei tranquilo, mas estranhei;
2o ano, fiquei de recuperação em algumas, mas passei tranquilo também;
3o ano, passei mas fiquei de dependência em duas matérias;
4o ano, reprovei em 4 matérias;
4o ano de novo - que por sinal é agora -, vou reprovar em TODAS.
4º do Ensino Médio? Mas hein?
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
É ensino técnico, ele estuda no Instituto Federal.MasterSonicTH escreveu:dino_rox escreveu:Fui só piorando no ensino médio:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
1o ano, passei tranquilo, mas estranhei;
2o ano, fiquei de recuperação em algumas, mas passei tranquilo também;
3o ano, passei mas fiquei de dependência em duas matérias;
4o ano, reprovei em 4 matérias;
4o ano de novo - que por sinal é agora -, vou reprovar em TODAS.
4º do Ensino Médio? Mas hein?
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
Eu não sou vagabundo, mas matemática eu sempre pego recuperação. Realmente tem umas coisas de matemática bem complicadas. Sorte que não vou precisar de matemática pra conseguir o emprego que quero!
daniels- Profissional
-
Mensagens : 1848
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
daniels escreveu:Eu não sou vagabundo, mas matemática eu sempre pego recuperação. Realmente tem umas coisas de matemática bem complicadas. Sorte que não vou precisar de matemática pra conseguir o emprego que quero!
gari precisa! qual é o seu emprego? Mendigo
Mr.Lavsma- Profissional
-
Mensagens : 2669
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 26
Localização : Ilha do governador -RJ
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
Luís Eduardo escreveu:É ensino técnico, ele estuda no Instituto Federal.MasterSonicTH escreveu:dino_rox escreveu:Fui só piorando no ensino médio:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
1o ano, passei tranquilo, mas estranhei;
2o ano, fiquei de recuperação em algumas, mas passei tranquilo também;
3o ano, passei mas fiquei de dependência em duas matérias;
4o ano, reprovei em 4 matérias;
4o ano de novo - que por sinal é agora -, vou reprovar em TODAS.
4º do Ensino Médio? Mas hein?
Ah sim, lembrei, meu tio me incentivou à estudar em uma dessas. Abriu uma aqui esse ano.
daniels escreveu:Eu não sou vagabundo, mas matemática eu sempre pego recuperação. Realmente tem umas coisas de matemática bem complicadas. Sorte que não vou precisar de matemática pra conseguir o emprego que quero!
Não gosto não, mas consigo passar direto.
Lembrei de uma tirinha que postei lá no blog:
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
2X. Mas não é questão de ser vagabunda.. é que eu odeio copiar matéria, mas consigo entende-las.
Re: Ideias Inertes
natinorris escreveu:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
2X. Mas não é questão de ser vagabunda.. é que eu odeio copiar matéria, mas consigo entende-las.
Eu tbm sempre odiei copiar materias
e eu não copiava
sempre tinha uma menina bondosa q copiava pra mim
c podia fazer o mesmo...OH WAIT!!!
STX- Ser Supremo
-
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
@MasterSonicTH
O EMI (ensino médio integrado ao curso técnico) do IF é uma merd@ . Pergunta pra um aluno do 3o/4o ano o que ele acha do EMI do IF - aluno do 1o/2o ano não vale, ele ainda tá na empolgação .
O EMI (ensino médio integrado ao curso técnico) do IF é uma merd@ . Pergunta pra um aluno do 3o/4o ano o que ele acha do EMI do IF - aluno do 1o/2o ano não vale, ele ainda tá na empolgação .
No ensino médio, nem copiamos, nem entendemos .natinorris escreveu:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
2X. Mas não é questão de ser vagabunda.. é que eu odeio copiar matéria, mas consigo entende-las.
dino_rox- Profissional
-
Mensagens : 1278
Data de inscrição : 02/07/2009
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Ha, agora que não vou pra IF porr@ nenhuma!
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Atualmente não copiu português, história e geografia, porque são repetições mais aprofundadas do que deram antes (não estudo e tiro boa nota nessas matérias) e inglês (esse preciso dizer o porquê? Aprendo inglês jogando e assistindo a filmes falados em inglês, além de consultar o google tradutor quando tenho dúvidas da pronúncia).STX escreveu:natinorris escreveu:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
2X. Mas não é questão de ser vagabunda.. é que eu odeio copiar matéria, mas consigo entende-las.
Eu tbm sempre odiei copiar materias
e eu não copiava
sempre tinha uma menina bondosa q copiava pra mim
c podia fazer o mesmo...OH WAIT!!!
Luís Eduardo- Ser Evoluido
-
Mensagens : 7211
Data de inscrição : 05/12/2009
Idade : 28
Localização : Salvador/ Bahia
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
Já tinha visto essa tirinha, muito boa. Falando em Matemática, já to garantido no 2º Trimestre! Tirei 7 na mensal, 6 na trimestral e lição de casa, atitudinal e caderno eu tirei quase 10 acho. Fui um dos 4 unicos da serie que tirou nota na média/acima da média na prova trimestral. Dá pra ver que o pessoal da minha serie é bem estudiosoMasterSonicTH escreveu:Luís Eduardo escreveu:É ensino técnico, ele estuda no Instituto Federal.MasterSonicTH escreveu:dino_rox escreveu:Fui só piorando no ensino médio:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
1o ano, passei tranquilo, mas estranhei;
2o ano, fiquei de recuperação em algumas, mas passei tranquilo também;
3o ano, passei mas fiquei de dependência em duas matérias;
4o ano, reprovei em 4 matérias;
4o ano de novo - que por sinal é agora -, vou reprovar em TODAS.
4º do Ensino Médio? Mas hein?
Ah sim, lembrei, meu tio me incentivou à estudar em uma dessas. Abriu uma aqui esse ano.daniels escreveu:Eu não sou vagabundo, mas matemática eu sempre pego recuperação. Realmente tem umas coisas de matemática bem complicadas. Sorte que não vou precisar de matemática pra conseguir o emprego que quero!
Não gosto não, mas consigo passar direto.
Lembrei de uma tirinha que postei lá no blog:
Hoje uma menina ainda veio reclamar: "Professora, só 4 pessoas não tiraram nota abaixo da media na avaliação trimestral, tem alguma coisa errada com o professor, ele não responde nada, é grosso com a gente etc." É como meu professor de Matemática diz: "Quando o aluno vai bem na prova, ele diz que foi por conta dele, mas quando vai mal a culpa é do professor" ... E só as meninas que vão mal nas matérias, elas conversam muito durante a aula.
daniels- Profissional
-
Mensagens : 1848
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
STX escreveu:natinorris escreveu:MasterSonicTH escreveu:Eu sou um vagabundo e tiro notas boas. Acho que vou me f#der no 1º ano!
2X. Mas não é questão de ser vagabunda.. é que eu odeio copiar matéria, mas consigo entende-las.
Eu tbm sempre odiei copiar materias
e eu não copiava
sempre tinha uma menina bondosa q copiava pra mim
c podia fazer o mesmo...OH WAIT!!!
Bem que eu poderia achar um menino bondoso com uma letra legível que copie lição pra mim...
Re: Ideias Inertes
Bem tenho certeza que o Ari não pensaria 2 vezes, O único porém séria que vc teria o triplo de trabalho para traduzir o que ele escreveu( pense pelo lado positivo pelo menos iria aprender mais uma lingua).
nyzs- Profissional
-
Mensagens : 1027
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 47
Localização : Belém. Pará
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Se ela estiver pensando em ser arquióloga,poderia treinar com o ari para traduzir seus hieróglifos.nyzs escreveu:Bem tenho certeza que o Ari não pensaria 2 vezes, O único porém séria que vc teria o triplo de trabalho para traduzir o que ele escreveu( pense pelo lado positivo pelo menos iria aprender mais uma lingua).
mv2011- Ser Evoluido
-
Mensagens : 6616
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Terra dos memes
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Nada contra ele, mas acho que eu mesma vou copiar minhas lições..nyzs escreveu:Bem tenho certeza que o Ari não pensaria 2 vezes, O único porém séria que vc teria o triplo de trabalho para traduzir o que ele escreveu( pense pelo lado positivo pelo menos iria aprender mais uma lingua).
Re: Ideias Inertes
Ah , eu odeio estudar , eu sou bem vagabundo mas passo em tudo sem problemas . Eu nunca gostei de estudar , mas entre a sétima e a oitava série eu desanimei mais ainda . Eu já decidi que se eu for reprovado eu vou parar com essa porra e ir trabalhar .
As únicas matéria legais ( na minha opinião que fique bem claro ) são história e geografia .
As únicas matéria legais ( na minha opinião que fique bem claro ) são história e geografia .
prof_oak- Experiente
-
Mensagens : 826
Data de inscrição : 14/02/2011
Idade : 27
Localização : kanto
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Só não gosto de Matemática mesmo!
MasterSonicTH- Ser Evoluido
-
Mensagens : 8832
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Terra do Nunca - BAHIA!
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Eu sempre gostei de copiar a lição, e os títulos e subtítulos com a linha pintada a lápis e tudo...
Aliás, SEMPRE se resume até a 8º série. No Ensino Médio eu copiava, algumas vezes lia com atenção e resumia. Algumas vezes eu nem copiava, nem lia com atenção e nem resumia. Enfim.
Eu não gostava dos professores que ditavam. Pois você não tem escapatória nesse caso. Tinha um de Geografia que ia explicando e "formando o texto" ao vivo para a gente escrever. Podem imaginar as barbaridades que saia, quando ele se distraia e falava duas vezes a mesma coisa, e tal.
Aliás, SEMPRE se resume até a 8º série. No Ensino Médio eu copiava, algumas vezes lia com atenção e resumia. Algumas vezes eu nem copiava, nem lia com atenção e nem resumia. Enfim.
Eu não gostava dos professores que ditavam. Pois você não tem escapatória nesse caso. Tinha um de Geografia que ia explicando e "formando o texto" ao vivo para a gente escrever. Podem imaginar as barbaridades que saia, quando ele se distraia e falava duas vezes a mesma coisa, e tal.
Koster- Profissional
-
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Nada que estudamos no Ensino Médio vamos levar para nossa vida. Quem vai seguir alguma área de conhecimento que estudamos no Ensino Médio vai ter que rever tudo de novo.
De fato aprendemos coisas inúteis! tirando interpretação de texto e redação
Acho que esse sistema só serve para manter os cidadãos na ignorância. E impossibilitar a mudança de extrato social. Eu acho muito injusto isso.
Quem não é rico não tem a menor condição de estudar em uma universidade pública. Lá é o lar da aristocracia. Meu pai estava cursando a USP, mas não conseguia acompanhar porque trabalhava antes de ir para lá e o professor estava pouco se f**endo para isso. Ele ainda dava jeito, mas depois pediram para ele fazer estágio, era obrigatório e tinha que filmar todas as aulas, fazer N relatórios e ainda dar aula. Tudo isso enquanto fazia a faculdade. Ele não poderia por exemplo fazer um semestre um e outro semestre outro, tinha que fazer tudo junto. 400 hrs de estágio para serem cumpridas em um semestre!
Agora me expliquem como um pai de família que tem que trabalhar consegue tempo pra isso?
Só ricos que vivem na casa dos seus pais nos jardins e que só estudaram em escola particular que conseguem entrar e permanecer na USP!
De fato aprendemos coisas inúteis!
Acho que esse sistema só serve para manter os cidadãos na ignorância. E impossibilitar a mudança de extrato social. Eu acho muito injusto isso.
Quem não é rico não tem a menor condição de estudar em uma universidade pública. Lá é o lar da aristocracia. Meu pai estava cursando a USP, mas não conseguia acompanhar porque trabalhava antes de ir para lá e o professor estava pouco se f**endo para isso. Ele ainda dava jeito, mas depois pediram para ele fazer estágio, era obrigatório e tinha que filmar todas as aulas, fazer N relatórios e ainda dar aula. Tudo isso enquanto fazia a faculdade. Ele não poderia por exemplo fazer um semestre um e outro semestre outro, tinha que fazer tudo junto. 400 hrs de estágio para serem cumpridas em um semestre!
Agora me expliquem como um pai de família que tem que trabalhar consegue tempo pra isso?
Só ricos que vivem na casa dos seus pais nos jardins e que só estudaram em escola particular que conseguem entrar e permanecer na USP!
Raphael Almeida- Profissional
-
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? : Sim
Re: Ideias Inertes
Ou não ser tão pobre assim e não ter família. É exatamente assim que funciona, e isso desanima.Raphael Almeida escreveu:Nada que estudamos no Ensino Médio vamos levar para nossa vida. Quem vai seguir alguma área de conhecimento que estudamos no Ensino Médio vai ter que rever tudo de novo.
De fato aprendemos coisas inúteis!tirando interpretação de texto e redação
Acho que esse sistema só serve para manter os cidadãos na ignorância. E impossibilitar a mudança de extrato social. Eu acho muito injusto isso.
Quem não é rico não tem a menor condição de estudar em uma universidade pública. Lá é o lar da aristocracia. Meu pai estava cursando a USP, mas não conseguia acompanhar porque trabalhava antes de ir para lá e o professor estava pouco se f**endo para isso. Ele ainda dava jeito, mas depois pediram para ele fazer estágio, era obrigatório e tinha que filmar todas as aulas, fazer N relatórios e ainda dar aula. Tudo isso enquanto fazia a faculdade. Ele não poderia por exemplo fazer um semestre um e outro semestre outro, tinha que fazer tudo junto. 400 hrs de estágio para serem cumpridas em um semestre!
Agora me expliquem como um pai de família que tem que trabalhar consegue tempo pra isso?
Só ricos que vivem na casa dos seus pais nos jardins e que só estudaram em escola particular que conseguem entrar e permanecer na USP!
Koster- Profissional
-
Mensagens : 2916
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 32
Localização : São Paulo - SP
Tem o Zeebo? : Não
Re: Ideias Inertes
Koster escreveu:Ou não ser tão pobre assim e não ter família. É exatamente assim que funciona, e isso desanima.Raphael Almeida escreveu:Nada que estudamos no Ensino Médio vamos levar para nossa vida. Quem vai seguir alguma área de conhecimento que estudamos no Ensino Médio vai ter que rever tudo de novo.
De fato aprendemos coisas inúteis!tirando interpretação de texto e redação
Acho que esse sistema só serve para manter os cidadãos na ignorância. E impossibilitar a mudança de extrato social. Eu acho muito injusto isso.
Quem não é rico não tem a menor condição de estudar em uma universidade pública. Lá é o lar da aristocracia. Meu pai estava cursando a USP, mas não conseguia acompanhar porque trabalhava antes de ir para lá e o professor estava pouco se f**endo para isso. Ele ainda dava jeito, mas depois pediram para ele fazer estágio, era obrigatório e tinha que filmar todas as aulas, fazer N relatórios e ainda dar aula. Tudo isso enquanto fazia a faculdade. Ele não poderia por exemplo fazer um semestre um e outro semestre outro, tinha que fazer tudo junto. 400 hrs de estágio para serem cumpridas em um semestre!
Agora me expliquem como um pai de família que tem que trabalhar consegue tempo pra isso?
Só ricos que vivem na casa dos seus pais nos jardins e que só estudaram em escola particular que conseguem entrar e permanecer na USP!
Sim. Muito. Por isso pretendo fazer minha vida depois que tiver cursado faculdade.
Raphael Almeida- Profissional
-
Mensagens : 2027
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo
Tem o Zeebo? : Sim
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Idéias para se escrever numa lápide após a morte(claro)
» Algumas idéias que tornariam o Zeebo um VG melhor do que é
» Idéias e modificações para o forum Zeebo.
» Apple diz estar cansada da Samsung roubar suas ideias
» Idéias para criar jogos para Zeebo
» Algumas idéias que tornariam o Zeebo um VG melhor do que é
» Idéias e modificações para o forum Zeebo.
» Apple diz estar cansada da Samsung roubar suas ideias
» Idéias para criar jogos para Zeebo
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos