Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
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Tornado Mania merece ser portado para o Zeebo?
Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
A Digital Chocolate ainda não anunciou nada pro Zeebo, então enquanto isso, hora de mostrar os principais trabalhos dela, começando por um dos mais divertidos jogos que eu já joguei: Tornado Mania!
Review feito originalmente pelo Finalboss (http://finalboss.uol.com.br)
Tornado do Tony
Não há como negar. Algumas empresas se destacam mais do que outras em alguns segmentos, mas o mais bacana é quando presenciamos alguma empresa novata ''mostrando como se faz'' para as de maior calibre. No iPhone, podemos citar a Digital Chocolate como uma das principais produtoras de jogos, fazendo um excelente uso do portátil da Apple e na maioria das vezes criando games tão simples e casuais quanto viciantes e divertidos. O alvo desta análise é mais uma investida desta notável produtora, mas apresentando desta vez uma adaptação de um antigo clássico seu.
Tornado Mania possui um conceito bastante singular. A premissa lembra um pouco a de Katamari Damacy, porém com uma abordagem um pouco diferente. Nele o jogador encarna um cientista louco que criou uma maneira de controlar grandes tornados. É claro, uma ferramenta assim poderia ser algo bastante positivo nas mãos da ciência, principalmente quando falamos em estudar tornados e como estes são formados, mas como fazer isso sem ao menos controlá-los? É aí que entra o experimento. Através de um simples controle o jogador terá a chance de ''dirigir'' grandes ciclones de diferentes tamanhos e poderes dependendo, é claro, da ocasião.
O jogo em si é bastante simples e totalmente focado no controle do ciclone e os estragos que ele pode provocar. De uma maneira geral, o grande objetivo é destruir todos os edifícios presentes em uma fase, no menor tempo possível. É claro, a tarefa não é das mais fáceis principalmente se levarmos em conta algumas dificuldades naturais como a força necessária para destruir por completo uma edificação dentre outras coisas. Além disso existem outros obstáculos como helicópteros que usam produtos especiais que reduzem a força de seu tornado e consequentemente o seu tamanho e velocidade.
O game possui dois modos de jogo distintos, Rampage e Utopia. Enquanto no primeiro o grande mote é destruir tudo pelo caminho, no segundo a coisa se concentra em construir uma cidade perfeita, ação que faz jus ao nome do modo de jogo. Quanto aos controles, podemos dizer que são bastante simples, até demais em alguns aspectos. O tornado, como padrão, move-se sempre em círculos no sentido horário. Tudo que o jogador precisa fazer é tocar na tela do iPhone para que ele mude este sentido, passando a mover-se da mesma forma, só que em um sentido anti-horário. Assim, basta manter um ''ritmo'' na hora de pressionar a tela e soltar, fazendo com que o tornado siga um caminho.
Inicialmente esta forma de controle pode deixar a maioria dos jogadores confusa, já que não é algo exatamente usual, mas em pouco tempo consegue-se executar manobras mais complexas, seguindo com uma maior exatidão pelo caminho que pretende trilhar. Pode parecer estranho, mas não existem variáveis de controle ou movimentos especiais. A coisa toda se resume em guiar o seu tornado rumo à destruição desenfreada e, acreditem, a sensação é gratificante.
Apesar dos controles serem extremamente simples, existe outras coisas que o jogador precisa saber para se dar bem durante as partidas. A primeira delas é ficar sempre de olho no tempo restante. É necessário traçar um plano e ser rápido e preciso em suas ações, vindo daí o grande desafio do game, pois os movimentos do tornado não são exatamente precisos, o que demanda certa prática e habilidade da parte do usuário. Conforme você destrói certas edificações, um pequeno bônus no tempo é liberado. Não é muita coisa - cerca de um segundo para cada edificação colocada a baixo -, mas é algo que abre brecha para a implementação de estratégias mais distintas na hora de destruir inúmeras edificações em sequência, fazendo então valer o tal bônus.
Existem também alguns itens especiais que são deixados para trás ao longo do trajeto. A maioria é de grande utilidade como aqueles que deixam o tornado temporariamente invulnerável aos ataques dos helicópteros ou que criam um mini-tornado ao seu lado, aumentando ferozmente seu poder de destruição. O dilema é: vale a pena perder alguns preciosos segundos para pegar estes bônus? Lembrando que o jogador precisa passar por cima deles com certa precisão, o que pode ser uma má idéia dependendo do tempo disponível. Tudo isso precisa ser levado em conta durante as partidas, ao mesmo tempo em que oferecem subsídios para que a jogabilidade ganhe certa variedade.
O modo Utopia é um pouquinho diferente do Rampage. Ao invés de destruir, a sua missão é ''capturar'' certas edificações para a construção de uma espécie de cidade dos sonhos. É claro, criar algo assim não será fácil e o jogador terá de seguir os pedidos da sua população, atendendo a necessidades básicas como moradia, transporte, centros comerciais, dentre outras coisas. A evolução da população é natural, que por sua vez vai ficando cada vez mais exigente. Lembram que o tornado fica girando no sentido horário? Capturar os prédios é fácil: basta fazer com que ele gire em torno do edifício escolhido, arrebatando-o aos céus e garantindo "mais um espécime" para a sua coleção. Sem dúvidas este modo é o que garante maior longevidade ao título, já que é necessário ter um pouco de estratégia e bom senso na hora de criar a sua cidade. A durabilidade deste modo é bastante extensa e exigirá dedicação daqueles que pretendem criar de fato uma cidade perfeita.
Os gráficos de Tornado Mania são bem simples, mas cumprem muito bem o seu papel para aquilo que se propõem a mostrar para o jogador. De cara a impressão que temos é de um título da série Sim City só que em alta resolução. Não demora muito para sacar algumas diferenças bastante básicas entre os dois, porém a visualização da cidade é praticamente a mesma. Conforme o tornado vai passando, pedaços de destroços começam a voar ao seu redor. Estes destroços servem como ''alimento'' para o gigante de vento, fazendo com que ele cresça e fique cada vez mais forte, causando uma destruição cada vez maior, daí a sua semelhança com Katamari Damacy.
De uma forma geral, o título roda muito bem no portátil da Apple, com apenas uma ressalva. Todas as vezes que pegamos o Power up que acrescenta um tornado extra na sua cola, ocorre uma grande queda de frame-rate, chegando a atrapalhar a jogabilidade em alguns momentos mais complexos. Tirando este momento em especial, o game roda perfeitamente bem, não importando a quantidade de destroços voando ao seu redor ou o tamanho das edificações destruídas. As cores são vivas e o título é bastante carismático se analisado como um todo, desde seus personagens caricatos ao visual das cidades.
O som também é bacana levando em conta que estamos falando de uma adaptação de celulares para o iPhone. A música é curta porém empolgante, e mesmo que repita bastante não chega a causar algum tipo de desconforto durante a jogatina. Os efeitos sonoros cumprem bem o seu papel, completando de forma satisfatória esta parte. Enfim, um game bastante completo e que agrada pelo conjunto da obra, mesmo que tecnicamente não seja a maior maravilha do mundo.
Tornado Mania chega para mostrar que a Digital Chocolate sabe mesmo como agradar o público do iPhone. O seu título é na verdade uma adaptação de um game já disponível para celulares, porém chega mostrando a que veio no portátil, divertindo de maneira simples e direta aqueles que procuram por um jogo casual e de qualidade. Aperte os cintos, pois a ventania vem chegando com tudo!
Pontos Fortes:
- Controles são realmente simples, limitando o jogador a encostar e tirar o dedo da tela sensível ao toque e mesmo assim funcionando perfeitamente bem para que o título oferece;
- A dificuldade no início pode ser brutal, mas com o tempo o jogador acaba se acostumando melhor com os controles, tirando um maior proveito do desafio oferecido pelo game;
- O modo Utopia é interessante e bastante duradouro, deixando um pouco de lado a fome por destruição e colocando em jogo a habilidade estratégica do jogador.
Pontos Fracos:
- O título roda super bem na maior parte do tempo, mas sofre de grandes quedas de frame-rate todas as vezes que o jogador se apossa de um Power-up específico dentro do modo Rampage;
- A música cumpre muito bem o seu papel, mas ainda assim acreditamos que uma seleção com mais composições cairia melhor ainda;
- Carregar vacas e celeiros é legal, mas não tanto quanto no filme Twister!
Nota Final: 8,5
Vídeo:
Review feito originalmente pelo Finalboss (http://finalboss.uol.com.br)
Tornado do Tony
Não há como negar. Algumas empresas se destacam mais do que outras em alguns segmentos, mas o mais bacana é quando presenciamos alguma empresa novata ''mostrando como se faz'' para as de maior calibre. No iPhone, podemos citar a Digital Chocolate como uma das principais produtoras de jogos, fazendo um excelente uso do portátil da Apple e na maioria das vezes criando games tão simples e casuais quanto viciantes e divertidos. O alvo desta análise é mais uma investida desta notável produtora, mas apresentando desta vez uma adaptação de um antigo clássico seu.
Tornado Mania possui um conceito bastante singular. A premissa lembra um pouco a de Katamari Damacy, porém com uma abordagem um pouco diferente. Nele o jogador encarna um cientista louco que criou uma maneira de controlar grandes tornados. É claro, uma ferramenta assim poderia ser algo bastante positivo nas mãos da ciência, principalmente quando falamos em estudar tornados e como estes são formados, mas como fazer isso sem ao menos controlá-los? É aí que entra o experimento. Através de um simples controle o jogador terá a chance de ''dirigir'' grandes ciclones de diferentes tamanhos e poderes dependendo, é claro, da ocasião.
O jogo em si é bastante simples e totalmente focado no controle do ciclone e os estragos que ele pode provocar. De uma maneira geral, o grande objetivo é destruir todos os edifícios presentes em uma fase, no menor tempo possível. É claro, a tarefa não é das mais fáceis principalmente se levarmos em conta algumas dificuldades naturais como a força necessária para destruir por completo uma edificação dentre outras coisas. Além disso existem outros obstáculos como helicópteros que usam produtos especiais que reduzem a força de seu tornado e consequentemente o seu tamanho e velocidade.
O game possui dois modos de jogo distintos, Rampage e Utopia. Enquanto no primeiro o grande mote é destruir tudo pelo caminho, no segundo a coisa se concentra em construir uma cidade perfeita, ação que faz jus ao nome do modo de jogo. Quanto aos controles, podemos dizer que são bastante simples, até demais em alguns aspectos. O tornado, como padrão, move-se sempre em círculos no sentido horário. Tudo que o jogador precisa fazer é tocar na tela do iPhone para que ele mude este sentido, passando a mover-se da mesma forma, só que em um sentido anti-horário. Assim, basta manter um ''ritmo'' na hora de pressionar a tela e soltar, fazendo com que o tornado siga um caminho.
Inicialmente esta forma de controle pode deixar a maioria dos jogadores confusa, já que não é algo exatamente usual, mas em pouco tempo consegue-se executar manobras mais complexas, seguindo com uma maior exatidão pelo caminho que pretende trilhar. Pode parecer estranho, mas não existem variáveis de controle ou movimentos especiais. A coisa toda se resume em guiar o seu tornado rumo à destruição desenfreada e, acreditem, a sensação é gratificante.
Apesar dos controles serem extremamente simples, existe outras coisas que o jogador precisa saber para se dar bem durante as partidas. A primeira delas é ficar sempre de olho no tempo restante. É necessário traçar um plano e ser rápido e preciso em suas ações, vindo daí o grande desafio do game, pois os movimentos do tornado não são exatamente precisos, o que demanda certa prática e habilidade da parte do usuário. Conforme você destrói certas edificações, um pequeno bônus no tempo é liberado. Não é muita coisa - cerca de um segundo para cada edificação colocada a baixo -, mas é algo que abre brecha para a implementação de estratégias mais distintas na hora de destruir inúmeras edificações em sequência, fazendo então valer o tal bônus.
Existem também alguns itens especiais que são deixados para trás ao longo do trajeto. A maioria é de grande utilidade como aqueles que deixam o tornado temporariamente invulnerável aos ataques dos helicópteros ou que criam um mini-tornado ao seu lado, aumentando ferozmente seu poder de destruição. O dilema é: vale a pena perder alguns preciosos segundos para pegar estes bônus? Lembrando que o jogador precisa passar por cima deles com certa precisão, o que pode ser uma má idéia dependendo do tempo disponível. Tudo isso precisa ser levado em conta durante as partidas, ao mesmo tempo em que oferecem subsídios para que a jogabilidade ganhe certa variedade.
O modo Utopia é um pouquinho diferente do Rampage. Ao invés de destruir, a sua missão é ''capturar'' certas edificações para a construção de uma espécie de cidade dos sonhos. É claro, criar algo assim não será fácil e o jogador terá de seguir os pedidos da sua população, atendendo a necessidades básicas como moradia, transporte, centros comerciais, dentre outras coisas. A evolução da população é natural, que por sua vez vai ficando cada vez mais exigente. Lembram que o tornado fica girando no sentido horário? Capturar os prédios é fácil: basta fazer com que ele gire em torno do edifício escolhido, arrebatando-o aos céus e garantindo "mais um espécime" para a sua coleção. Sem dúvidas este modo é o que garante maior longevidade ao título, já que é necessário ter um pouco de estratégia e bom senso na hora de criar a sua cidade. A durabilidade deste modo é bastante extensa e exigirá dedicação daqueles que pretendem criar de fato uma cidade perfeita.
Os gráficos de Tornado Mania são bem simples, mas cumprem muito bem o seu papel para aquilo que se propõem a mostrar para o jogador. De cara a impressão que temos é de um título da série Sim City só que em alta resolução. Não demora muito para sacar algumas diferenças bastante básicas entre os dois, porém a visualização da cidade é praticamente a mesma. Conforme o tornado vai passando, pedaços de destroços começam a voar ao seu redor. Estes destroços servem como ''alimento'' para o gigante de vento, fazendo com que ele cresça e fique cada vez mais forte, causando uma destruição cada vez maior, daí a sua semelhança com Katamari Damacy.
De uma forma geral, o título roda muito bem no portátil da Apple, com apenas uma ressalva. Todas as vezes que pegamos o Power up que acrescenta um tornado extra na sua cola, ocorre uma grande queda de frame-rate, chegando a atrapalhar a jogabilidade em alguns momentos mais complexos. Tirando este momento em especial, o game roda perfeitamente bem, não importando a quantidade de destroços voando ao seu redor ou o tamanho das edificações destruídas. As cores são vivas e o título é bastante carismático se analisado como um todo, desde seus personagens caricatos ao visual das cidades.
O som também é bacana levando em conta que estamos falando de uma adaptação de celulares para o iPhone. A música é curta porém empolgante, e mesmo que repita bastante não chega a causar algum tipo de desconforto durante a jogatina. Os efeitos sonoros cumprem bem o seu papel, completando de forma satisfatória esta parte. Enfim, um game bastante completo e que agrada pelo conjunto da obra, mesmo que tecnicamente não seja a maior maravilha do mundo.
Tornado Mania chega para mostrar que a Digital Chocolate sabe mesmo como agradar o público do iPhone. O seu título é na verdade uma adaptação de um game já disponível para celulares, porém chega mostrando a que veio no portátil, divertindo de maneira simples e direta aqueles que procuram por um jogo casual e de qualidade. Aperte os cintos, pois a ventania vem chegando com tudo!
Pontos Fortes:
- Controles são realmente simples, limitando o jogador a encostar e tirar o dedo da tela sensível ao toque e mesmo assim funcionando perfeitamente bem para que o título oferece;
- A dificuldade no início pode ser brutal, mas com o tempo o jogador acaba se acostumando melhor com os controles, tirando um maior proveito do desafio oferecido pelo game;
- O modo Utopia é interessante e bastante duradouro, deixando um pouco de lado a fome por destruição e colocando em jogo a habilidade estratégica do jogador.
Pontos Fracos:
- O título roda super bem na maior parte do tempo, mas sofre de grandes quedas de frame-rate todas as vezes que o jogador se apossa de um Power-up específico dentro do modo Rampage;
- A música cumpre muito bem o seu papel, mas ainda assim acreditamos que uma seleção com mais composições cairia melhor ainda;
- Carregar vacas e celeiros é legal, mas não tanto quanto no filme Twister!
Nota Final: 8,5
Vídeo:
Zero XZ- Moderador Fórum Zeebo
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
não gostei não...
EDZ- Profissional
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Tem o Zeebo? : Sim
Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
EDZ escreveu:não gostei não...
Se você não gostou dos gráficos, saiba que são fotos da versão de celular.
Se você não gostou do jogo em si, não que seja fantástico, mas diverte bastante e até sua bisávo joga (você só usa 1 botão pra jogar...)
Zero XZ- Moderador Fórum Zeebo
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
do jogo em sí...
não achei mto divertido
não achei mto divertido
EDZ- Profissional
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Tem o Zeebo? : Sim
Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
uhm...
Digital chocolate não botou bom não...
Digital chocolate não botou bom não...
emilio_zihnga- Aprendiz
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Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
Ah é muito casual para um console. Teriam q mecher muito nisso ai para levarem ele pro Zeebo.
Gringo- Profissional
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Tem o Zeebo? : Não
Re: Análise Iphone - Tornado Mania (Digital Chocolate)
Olá pessoal, sou novato em Postar Mensagem, mas sempre estive no Forum lendo as noticias......
Sobre o Jogo, Ele é realmente Muito Casual......mas se fizessem tipo, um Family Pack com uns 5 jogos desse tipo eu até q compraria =)
Sobre o Jogo, Ele é realmente Muito Casual......mas se fizessem tipo, um Family Pack com uns 5 jogos desse tipo eu até q compraria =)
Lucas_Guedes- Aprendiz
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Tem o Zeebo? : Não
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