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Papo Tecnico: A teoria da RAM

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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sex 29 Jan 2010 - 23:04

Não é uma teoria sobre SAPOS (Rã=Parente de sapo e RAM=Memoria) alien
Posso estar por fora das especificações do Zeebo, mas estive pensando: Se a memoria RAM do zeebo é a propria memoria flash onde estao armazenados os jogos, então teremos um grande problema!
em pcs e vg e alguns cels, os jogos são parcial ou totalmente carregados para a RAM para processamento dos graficos / Sons, etc.. mas, se a "ram" do zeebo for 1 gb e chegarmos a encher o hd, que espaço sobrará para processar tudo? ainda mais se for vdd q os jogos são compactados, vaí descompactar aonde quando tudo tiver cheio?
tive uma esperiencia com um cel antigo meu, ao encher sua memoria flash pra os jogos, sobrando alguns kb, alguns jogos não executavam, o msm pode acontecer com o zeebo, ja que nesse 1gb ainda deve conter o Sistema operacinal do zeebo.

Espero estar por fora realmente e que ja tenham especificado a RAM do zeebo! ou teremos que deixar no minimo uns 120 mb livres e esquecer sobre novos jogos e redownload.
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Zero XZ Sex 29 Jan 2010 - 23:12

Até onde eu sei, a RAM do Zeebo não é a memória Flash, se fosse, a Tectoy teria grandes problemas...

Mas agora sei lá no que pensar... scratch
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Leo do Fuch Sex 29 Jan 2010 - 23:19

mas, se a memória RAM for flash é possível que possamos expandi-la com os cartoes SD (que segundo as más linguas já estão sendo desenvolvidos)
mas nao creio que seja isso, mas agora sei lá no que pensar...²
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por KaLanGO Sex 29 Jan 2010 - 23:20

Que?
Ram do zeebo é de 128mb + 32mb stacked.
A ROM do zeebo é a flash de 1gb.
Uma não tem anda a ver com a outra, a ram processa e a rom guarda arquivos e dados. A ram é a chamada memória rápida, é mais cara e tem uma arquitetura diferente da ROM, que é uma memória lenta e de armazenamento.
...
EDIT: O léo do FUNK falou aí de espansão. Não há(há, mas digamos que não há) como expandir "ram" com memoria de SD. O SD servirá pra expandir a ROM... Se fosse assim todo videogame teria um memory expansor com um simples pendrive ou SD. O n64 por exemplo tem expansão de memória de uma forma própria (que é um chip que foi desenvolvido depois especialmente pro n64 e sua arquitetura, que possuia memória de processamento acoplável).


Última edição por KaLanGO em Sex 29 Jan 2010 - 23:23, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Z-bass Sex 29 Jan 2010 - 23:21

Putz eu nem manjo nada, mas foi bom pensar nisso em STX, agora é só esperar a opnião dos outros mesmo, tipo a do brmp.
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Leo do Fuch Sex 29 Jan 2010 - 23:32

KaLanGO escreveu:Que?
Ram do zeebo é de 128mb + 32mb stacked.
A ROM do zeebo é a flash de 1gb.
Uma não tem anda a ver com a outra, a ram processa e a rom guarda arquivos e dados. A ram é a chamada memória rápida, é mais cara e tem uma arquitetura diferente da ROM, que é uma memória lenta e de armazenamento.
...
EDIT: O léo do FUNK falou aí de espansão. Não há(há, mas digamos que não há) como expandir "ram" com memoria de SD. O SD servirá pra expandir a ROM... Se fosse assim todo videogame teria um memory expansor com um simples pendrive ou SD. O n64 por exemplo tem expansão de memória de uma forma própria (que é um chip que foi desenvolvido depois especialmente pro n64 e sua arquitetura, que possuia memória de processamento acoplável).
aaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhta.... bom, então chicó só sei que é assim ^^ é que eu não manjo nada disso entao ta.
Saudades quando me chamavam de Leo do Funk no orkut... bons tempos...
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sex 29 Jan 2010 - 23:32

tipo, o famoso FAQ do zeebo diz:

- Quanto o Zeebo terá de memória RAM?
O Zeebo possui uma memória Flash de 1GB.

eu sempre achei isso estranho! até o atari tinha memoria ram! mas se o zeebo for como dito no faq, então...

tem algum lugar na net com alguma especificação mais detalhada sobre essa ram?

>>EDITED

Existe um modo de usar um pen drive como uma segunda "memoria ram" pro windows, provavelmente isso seria possivel no zeebo
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Zero XZ Sex 29 Jan 2010 - 23:37

STX escreveu:tipo, o famoso FAQ do zeebo diz:

- Quanto o Zeebo terá de memória RAM?
O Zeebo possui uma memória Flash de 1GB.

eu sempre achei isso estranho! até o atari tinha memoria ram! mas se o zeebo for como dito no faq, então...

tem algum lugar na net com alguma especificação mais detalhada sobre essa ram?

>>EDITED

Existe um modo de usar um pen drive como uma segunda "memoria ram" pro windows, provavelmente isso seria possivel no zeebo

Tipo memória virtual??? Até poderia, só que a RAM é mais ou menos 10 vezes mais rápida que a ROM, se eu não me engano... Sad
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Mensagem por STX Sex 29 Jan 2010 - 23:44

isso msm! memoria virtual! e uma memoria virtual pro zeebo ajudaria a desengasga-lo! talvez teria menos lags e travamentos!
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Mensagem por pavão2 Sex 29 Jan 2010 - 23:46

aqui as specs do zeebo

ARM11 / QDSP-5 running at 528Mhz
ATI Imageon
1 GByte NAND Flash
160 MB RAM, 128 MB DDR SDRAM + 32 MB stacked DDR SDRAM in MSM7201A
VGA (640 x 480) - 4:3 aspect ratio
3G (scaling back to 2.5G or 2G where necessary)
3 USB ports 2.0 Standard A (for accessories)
SD Card Slot / Interface
Interface: USB HID
Power: AC adapter 5V 3A
Consumption: 15 W max.
Graphics: 4 million triangles / second
Audio: 8 channels simultaneous MP3, ADPCM, MIDI
Resolution: 640x480
Size: W x D x H - 157 x 215.4 x 44 mm
Weight: 1.3 kg
Sensitivity: <- 106 dBm (in UMTS)
Operating conditions:
Temperature: -20°C to 55°C (-4°F to 131°F)
Humidity: 95% (40°C / 104°F)

ele tem memoria ram sim e vcs sabem como a tectoy é.
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Mensagem por STX Sex 29 Jan 2010 - 23:59

menos mal! Smile
isso prova q quem fez aquele faq do zeebo naum sabia nem o q era o zeebo Razz
msm assim, jogos descompactados não vão para a ram, normalmente ficam no hd numa pasta temporaria e é carregado os dados necessários pra ram, então, 1 gb cheio não será aconselhavel!
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Mensagem por Suicune Sáb 30 Jan 2010 - 0:13

Memória ROM não é aquela q não pode ser alterada??? Entaum aquele 1 GB não pode ser memória ROM... Seria o "HD" do Zeebo...

Jah a quantidade de memória RAM sempre esteve disponível nas especificações técnicas do Zeebo!!!
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Mensagem por KaLanGO Sáb 30 Jan 2010 - 0:30

Suicune escreveu:Memória ROM não é aquela q não pode ser alterada??? Entaum aquele 1 GB não pode ser memória ROM... Seria o "HD" do Zeebo...

Jah a quantidade de memória RAM sempre esteve disponível nas especificações técnicas do Zeebo!!!
É, mas chama-se rom também memória de armazenamento nativa. Assim como em todo mobile a gente fala "128mb de ROM e possibilidade de expansão até 8gb usand mini-sd".
No windows tem sim como expandir a memória com pendrive, só que como dito é muitíssimo lenta. Não sei se é possível fazer isso no Zeebo por ser um sistema "dumb"... Mesmo se for não vai ser de muita valia...

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Mensagem por zero Sáb 30 Jan 2010 - 0:34

o sd axo que vai servir + é pra rpg's online que irao vir pro zeebo(ja ate comprei um sd card de 32gb pro zeebo @.@)
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Mensagem por Leo do Fuch Sáb 30 Jan 2010 - 0:38

zero escreveu:o sd axo que vai servir + é pra rpg's online que irao vir pro zeebo(ja ate comprei um sd card de 32gb pro zeebo @.@)
mas acho que vai ser um cartão próprio e com proteção (a tectoy não cometeria o mesmo erro do mdplay)











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Mensagem por zero Sáb 30 Jan 2010 - 0:41

porra, ae é fuleragem, gastei quasse o preço do zeebo comprando o cartao sd de 32gb
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Mensagem por constancio Sáb 30 Jan 2010 - 0:47

Creio que uma das razões para saírem poucos games para o ZEEBO neste início de carreira é a questão do amarzenamento, a funcionalidade do cartão SD ainda não está ativa.
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Mensagem por pasqualete Sáb 30 Jan 2010 - 1:07

O que foi divulgado sobre isso é que mesmo que quebrem a proteção dele, e consigam copiar os jogos, não há como fazer rodar em outro Zeebo, pois os jogos só rodam no console em que foi baixado.
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Mensagem por Chrono Sáb 30 Jan 2010 - 1:33

Os jogos são guardados na memória NAND flash, que pode ser considerada como memoria ROM, isto é, Read-Only Memory, mas com o diferencial que a mesma pode ser apagada eletronicamente, como as atuais roms de computadores que são fabricadas sob tecnologia flash.

A RAM do Zeebo é a memória principal OBRIGATÓRIA para que qualquer sistema computacional possa funcionar. Quando um jogo é instalado na Flash, ao ser executado, ele será lido pelo Sistema Operacional e passará para a RAM, para que, assim, a CPU possa pegar os dados, lê-los, e repassar tanto para si mesmo quanto para a GPU para iniciar os trabalhos de som, imagem e assim vai.

Duas memórias, duas dimensões diferentes.
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Mensagem por ForbeZ Sáb 30 Jan 2010 - 2:01

qta besteira. vao estudar um poukinho de sistemas computacionais antes de discutir assuntos tecnicos!!!
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Mensagem por Alberwood Sáb 30 Jan 2010 - 2:05

ForbeZ escreveu:qta besteira. vao estudar um poukinho de sistemas computacionais antes de discutir assuntos tecnicos!!!

Bom, então ainda bem que vc está aqui pra auxiliar na discussão, certo!? Porque antes de criticar temos que mostrar o que sabemos... =D
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Mensagem por ForbeZ Sáb 30 Jan 2010 - 2:51

Alberwood escreveu:
ForbeZ escreveu:qta besteira. vao estudar um poukinho de sistemas computacionais antes de discutir assuntos tecnicos!!!

Bom, então ainda bem que vc está aqui pra auxiliar na discussão, certo!? Porque antes de criticar temos que mostrar o que sabemos... =D

antes de se mostra cresça e apareça....
Mostra ai o que vc sabe entao... sabetudo, pois o mesmo vc fez.. ao ives de dar uma explicaçao vc soh postou pra me agulhar... vai ler um pouco pra aprende entao...
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Mensagem por Alberwood Sáb 30 Jan 2010 - 2:55

ForbeZ escreveu:
Alberwood escreveu:
ForbeZ escreveu:qta besteira. vao estudar um poukinho de sistemas computacionais antes de discutir assuntos tecnicos!!!

Bom, então ainda bem que vc está aqui pra auxiliar na discussão, certo!? Porque antes de criticar temos que mostrar o que sabemos... =D

antes de se mostra cresça e apareça....
Mostra ai o que vc sabe entao... sabetudo

Desculpa, eu não tô aqui pra discutir o conhecimento dos outros sobre computação, informática ou o que preferir...

Tô aqui pra discutir sobre os assuntos relacionados ao Zeebo e outros videogames e não pra criticar as pessoas do fórum ou provar que eu sei mais de determinado assunto...

Não me leve a mal não, não quis ofender...
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Papo Tecnico: A teoria da RAM Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por ForbeZ Sáb 30 Jan 2010 - 3:01

depois desse post pode tranca esse topico (moderaçao)...
negocio é o seguinte... o zeebo tem 1gb de nand flash pra armazenamento (como em um hd ou pendrive ou sdcard).... tem 128mb ou 160 sei la de ram( que pode ser ddr, edo, sdram, rambus, qualquer uma q seja rapida) para processamento de dados (entenda q no momento do jogo) e alguma memoria ROM (que pode ser flash tb, ou eeprom, eprom, prom, uvprom) pra carregar o sistema, sendo q ela se comporta como rom na maioria do tempo, sendo regravada tb num possivel bios update (online acho dificil, mas em uma assistencia por exemplo).

ps: pra se postar e discutir com um minimo de nivel, o pessoal tem q estudar e pesquisar um pouco mais... se os user desse forum ficarem postando conteudos "ingenuos" como vi anteriormente neste topico, nunca teram o respeito de outras comunidades... e digo q o nivel tecnico aki do zeebo.forumbrasil ta muito mobral, pra fica ruim isso aki tem q melhorar muito ainda...
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Mensagem por n00b Sáb 30 Jan 2010 - 3:41

KaLanGO escreveu:
Suicune escreveu:Memória ROM não é aquela q não pode ser alterada??? Entaum aquele 1 GB não pode ser memória ROM... Seria o "HD" do Zeebo...

Jah a quantidade de memória RAM sempre esteve disponível nas especificações técnicas do Zeebo!!!
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ROM é realmente apenas leitura, por isto não é certo chamar a memória do zeebo de ROM, memória flash é melhor.

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