Fórum Zeegamers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papo Tecnico: A teoria da RAM

+15
kBessa
n00b
Alberwood
ForbeZ
Chrono
pasqualete
constancio
zero
Suicune
pavão2
Z-bass
KaLanGO
Leo do Fuch
Zero XZ
STX
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por kBessa Sáb 30 Jan 2010 - 3:46

Corrigindo uma coisa que lí várias vezes, a RAM não processa porcaria alguma, quem processa tudo é o processador (afinal, está no nome).

A memória RAM é uma memória de armazenamento temporário, ou seja, uma memória que está mais próxima ao processador e a qual o mesmo pode acessar de forma quase direta, diminuindo o tempo de ler e gravar dados sendo processados. Não tem muita RAM por ser mais cara (Meu mac tem 4GB de ram que custaram 220 lulinhas e um HD de 320GB que custou também 220 lulinhas).

A memória de 1GB é do tipo Flash, que faz parte da família de memórias EEPROM (Eletrically Erasable Programable Read-Only Memory, ou memória programável de somente leitura eletronicamente apagável). Ela é bem mais rápida que outros tipos de memória ROM, pois assim como as memórias RAM, pode-se escolher pequenas partes para serem apagadas e regravadas (as outras EEPROMs precisam ser COMPLETAMENTE apagadas antes de se escrever novas informações).

Quanto a memória de acesso quase 100% direto, aí vem a famosa memória CACHE, que tem tamanho diminuto (Meu Core 2 Duo tem 6MB, o que é considerado MUITO), mas encontra-se no mesmo CHIP (ou DIE) que o processador, portante o seu acesso é praticamente instantâneo! Mas ainda tem os registradores, esses sim estão dentro do processador, nem preciso explicar mais nada da velocidade, só dizer que não chegam a 1KB de tamanho, hehehe.

Ou seja, a memória RAM está ali para tornar a execução de código mais rápida, diminuindo o tempo de busca que teria com a ROM.

Fazendo uma analogia simples (não 100% correta mas compreensível) aos computadores comuns:

Memória RAM: O Processador solicita ao controlador de memória que acessa diretamente a memória RAM.
Disco Rígido (analogia à Flash): O processador solicita ao SO, que irá solicitar à controladora do HD, que irá posicionar o braço do HD, esperar o disco girar nas posições desejadas, ler o conteúdo para a memória cache do HD (não é a mesma do processador), transferir este conteúdo para a memória RAM, aí sim executar os passos de acesso à memória RAM.

Dá para ver qual é mais rápido, né? Razz

Desculpa Forbez, mas o cara estava certo. Se for para falar que o outro está errado, fale e explique direitinho, você também disse algumas baboseiras. Não sei quantos anos você tem, mas a mulecada aqui tem na maior parte menos que 16 anos e os mais velhos nem sao todos da area, nessa época da minha vida também não sabia tudo de informática (e olha que sou aficcionado desde os 12).
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por ForbeZ Sáb 30 Jan 2010 - 4:05

kBessa escreveu:Corrigindo uma coisa que lí várias vezes, a RAM não processa porcaria alguma, quem processa tudo é o processador (afinal, está no nome).

A memória RAM é uma memória de armazenamento temporário, ou seja, uma memória que está mais próxima ao processador e a qual o mesmo pode acessar de forma quase direta, diminuindo o tempo de ler e gravar dados sendo processados. Não tem muita RAM por ser mais cara (Meu mac tem 4GB de ram que custaram 220 lulinhas e um HD de 320GB que custou também 220 lulinhas).

A memória de 1GB é do tipo Flash, que faz parte da família de memórias EEPROM (Eletrically Erasable Programable Read-Only Memory, ou memória programável de somente leitura eletronicamente apagável). Ela é bem mais rápida que outros tipos de memória ROM, pois assim como as memórias RAM, pode-se escolher pequenas partes para serem apagadas e regravadas (as outras EEPROMs precisam ser COMPLETAMENTE apagadas antes de se escrever novas informações).

Quanto a memória de acesso quase 100% direto, aí vem a famosa memória CACHE, que tem tamanho diminuto (Meu Core 2 Duo tem 6MB, o que é considerado MUITO), mas encontra-se no mesmo CHIP (ou DIE) que o processador, portante o seu acesso é praticamente instantâneo! Mas ainda tem os registradores, esses sim estão dentro do processador, nem preciso explicar mais nada da velocidade, só dizer que não chegam a 1KB de tamanho, hehehe.

Ou seja, a memória RAM está ali para tornar a execução de código mais rápida, diminuindo o tempo de busca que teria com a ROM.

Fazendo uma analogia simples (não 100% correta mas compreensível) aos computadores comuns:

Memória RAM: O Processador solicita ao controlador de memória que acessa diretamente a memória RAM.
Disco Rígido (analogia à Flash): O processador solicita ao SO, que irá solicitar à controladora do HD, que irá posicionar o braço do HD, esperar o disco girar nas posições desejadas, ler o conteúdo para a memória cache do HD (não é a mesma do processador), transferir este conteúdo para a memória RAM, aí sim executar os passos de acesso à memória RAM.

Dá para ver qual é mais rápido, né? Razz

Desculpa Forbez, mas o cara estava certo. Se for para falar que o outro está errado, fale e explique direitinho, você também disse algumas baboseiras. Não sei quantos anos você tem, mas a mulecada aqui tem na maior parte menos que 16 anos e os mais velhos nem sao todos da area, nessa época da minha vida também não sabia tudo de informática (e olha que sou aficcionado desde os 12).

parabens... alguem aki sabe copiar e colar de algum site... vc se superou.... jura pra mim q o processador, é mesmo pra processar? falou ate de controladora de hd, so, memoria cache... nossa, to impressionado.
ForbeZ
ForbeZ
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 21
Data de inscrição : 30/08/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Sáb 30 Jan 2010 - 4:10

ForbeZ escreveu:parabens... alguem aki sabe copiar e colar de algum site... vc se superou.... falou ate de controladora de hd, so, memoria cache... nosso, to impressionado.
Você acaba de fazer o impossivel: tirou o usuário VoodooofGlory da liderança de usuário mais ignorante do fórum. PARABÉNS!!!
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por n00b Sáb 30 Jan 2010 - 4:48

Há um tempo atrás eu estava vendo o Zeebo Developer Guide e comecei a desenhar arquitetura descrita dele, falta muitas informações, olhem:
Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Arquiteturazeebo

n00b
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/12/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sáb 30 Jan 2010 - 10:47

Pra mim esse Forbez É o zeebovoodotectoy

mas enfirm, outro questionamento: normalmente placas de video offboard usam memoria compartilhada da memoria ram do pc e as offboard ja possueum sua propria memoria

tudo indica q o video do zeebo seja "onboard", não pelo fato de não ter uma placa separada da placamãe, mas pelo fato de nao ter especificada memoria de video, ou estou enganado?
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por KamatsuKyoto Sáb 30 Jan 2010 - 11:37

STX escreveu:Pra mim esse Forbez É o zeebovoodotectoy

Pra falar a verdade eu acho que mais de um usuário aqui é ele... @.@
KamatsuKyoto
KamatsuKyoto
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 5740
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.ovomaltino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Sáb 30 Jan 2010 - 11:50

STX escreveu:Pra mim esse Forbez É o zeebovoodotectoy
mas enfirm, outro questionamento: normalmente placas de video offboard usam memoria compartilhada da memoria ram do pc e as offboard ja possueum sua propria memoria
tudo indica q o video do zeebo seja "onboard", não pelo fato de não ter uma placa separada da placamãe, mas pelo fato de nao ter especificada memoria de video, ou estou enganado?
Aqui segue um chip SoC mais simples que o do Zeebo, que também tem uma GPU ATI Imageon.

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Msm6500
Parece que o Ati Imageon (usado em um chip SoC mais simples) pode comportar até 8MB de vídeo. Acho que o do Zeebo também pode. (Realmente é bastante memória de video, da até pra estranhar).
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sáb 30 Jan 2010 - 11:54

KamatsuKyoto escreveu:
STX escreveu:Pra mim esse Forbez É o zeebovoodotectoy

Pra falar a verdade eu acho que mais de um usuário aqui é ele... @.@

STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por dreifus Sáb 30 Jan 2010 - 14:04

Leo do Fuch escreveu:mas, se a memória RAM for flash é possível que possamos expandi-la com os cartoes SD (que segundo as más linguas já estão sendo desenvolvidos)
mas nao creio que seja isso, mas agora sei lá no que pensar...²

memoria ram é uma coisa, memória flash é outra

memória RAM é uma memória volátil, isso significa que ela precisa de eletricidade continuamente para manter os dados armazenados, se você desligar a eletricidade os dados nela se apagam

a vantagem dela é que ela é extremamente rápida

memória flash é uma memória não volátil, isso significa que ela não precisa de eletricidade para armazenar dados, se vc tirar o pen drive do computador os dados continuam ali

e o lado negativo é que ela é muito lenta

por essa razão o zeebo precisa das duas, uma pra manter os jogos armazenados mesmo quando estiver fora da tomada (flash 1GB) e outra para o processador ter acesso rápido aos dados quando estiver jogando (RAM)


por essa razão não valeria a pena usar a memória flash como virtual, no computador se usa memória virtual pq os HD hj em dia são bastante rápidos, não tanto quanto a memória RAM, mas dá pra usar como expansão da memória

não é o caso do flash, o garagalo da velocidade de leitura/gravação/regravação deixaria o jogo mais lento ao invés de mais rápido

dreifus
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 415
Data de inscrição : 18/03/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por dangsz Sáb 30 Jan 2010 - 14:50

STX escreveu:Não é uma teoria sobre SAPOS (Rã=Parente de sapo e RAM=Memoria) alien
Posso estar por fora das especificações do Zeebo, mas estive pensando: Se a memoria RAM do zeebo é a propria memoria flash onde estao armazenados os jogos, então teremos um grande problema!
em pcs e vg e alguns cels, os jogos são parcial ou totalmente carregados para a RAM para processamento dos graficos / Sons, etc.. mas, se a "ram" do zeebo for 1 gb e chegarmos a encher o hd, que espaço sobrará para processar tudo? ainda mais se for vdd q os jogos são compactados, vaí descompactar aonde quando tudo tiver cheio?
tive uma esperiencia com um cel antigo meu, ao encher sua memoria flash pra os jogos, sobrando alguns kb, alguns jogos não executavam, o msm pode acontecer com o zeebo, ja que nesse 1gb ainda deve conter o Sistema operacinal do zeebo.

Espero estar por fora realmente e que ja tenham especificado a RAM do zeebo! ou teremos que deixar no minimo uns 120 mb livres e esquecer sobre novos jogos e redownload.

a RAM do Zeebo não está na memória flash, e mesmo que estivesse não teria problema, pois eu li na net que a Tectoy disse que se precisar, ela guarda certo número de dados ( jogos, e horas de internet, no caso do México) do console de alguém, em computadores, no prédio da Tectoy cheers ( esse tipo de tecnologia é chamada de "nuvem")
dangsz
dangsz
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 28
Localização : Brasil, SP, São Paulo
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sáb 30 Jan 2010 - 16:05

dangsz escreveu:
STX escreveu:Não é uma teoria sobre SAPOS (Rã=Parente de sapo e RAM=Memoria) alien
Posso estar por fora das especificações do Zeebo, mas estive pensando: Se a memoria RAM do zeebo é a propria memoria flash onde estao armazenados os jogos, então teremos um grande problema!
em pcs e vg e alguns cels, os jogos são parcial ou totalmente carregados para a RAM para processamento dos graficos / Sons, etc.. mas, se a "ram" do zeebo for 1 gb e chegarmos a encher o hd, que espaço sobrará para processar tudo? ainda mais se for vdd q os jogos são compactados, vaí descompactar aonde quando tudo tiver cheio?
tive uma esperiencia com um cel antigo meu, ao encher sua memoria flash pra os jogos, sobrando alguns kb, alguns jogos não executavam, o msm pode acontecer com o zeebo, ja que nesse 1gb ainda deve conter o Sistema operacinal do zeebo.

Espero estar por fora realmente e que ja tenham especificado a RAM do zeebo! ou teremos que deixar no minimo uns 120 mb livres e esquecer sobre novos jogos e redownload.

a RAM do Zeebo não está na memória flash, e mesmo que estivesse não teria problema, pois eu li na net que a Tectoy disse que se precisar, ela guarda certo número de dados ( jogos, e horas de internet, no caso do México) do console de alguém, em computadores, no prédio da Tectoy cheers ( esse tipo de tecnologia é chamada de "nuvem")

isso pode até ser q aconteça num futuro, pq até o momento a tectoy não guarda esses dados
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por n00b Sáb 30 Jan 2010 - 16:42

STX escreveu:Pra mim esse Forbez É o zeebovoodotectoy
mas enfirm, outro questionamento: normalmente placas de video offboard usam memoria compartilhada da memoria ram do pc e as offboard ja possueum sua propria memoria
tudo indica q o video do zeebo seja "onboard", não pelo fato de não ter uma placa separada da placamãe, mas pelo fato de nao ter especificada memoria de video, ou estou enganado?
Do Zeebo Developer Guide:
The current implementation allocates 2MB of SMI memory and 6MB of EBI memory for 3D graphics usage.
A implementação atual atribui 2MB de memória SMI e 6MB de memória EBI para o uso de gráficos 3D.
Portanto ela usa 8 MB da memória RAM disponível, mas no zeebo tudo é onboard não há placa separada Smile

n00b
Iniciante
Iniciante

Cheia
Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/12/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Sáb 30 Jan 2010 - 16:45

Bom, no site da Zeebo Inc está bem claro que o Zeebo tem 128MB de RAM e 1GB de memória NAND FLASH. O jogo, depois que vc baixa, fica na memória FLASH, e quando você vai jogar ele é descompactado para a memória RAM.

Não tem mais o que ter dúvida, alguns usuários já explicaram super bem isso.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Chrono Sáb 30 Jan 2010 - 17:51

São 160 MB de RAM no total, sendo que 128 atuando como principal e 32MB "dedicada" para o MSM7201A que é o verdadeiro chipset do Zeebo, provavelmente para a gpu + processador de audio.

Mesmo que o ARM9 tenha estes 32mb disponíveis, pelo visto o mesmo ainda carece de instruções para rodar os jogos bem.

E ainda a história do imageon?
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Leo do Fuch Sáb 30 Jan 2010 - 20:32

Brmp escreveu:
ForbeZ escreveu:parabens... alguem aki sabe copiar e colar de algum site... vc se superou.... falou ate de controladora de hd, so, memoria cache... nosso, to impressionado.
Você acaba de fazer o impossivel: tirou o usuário VoodooofGlory da liderança de usuário mais ignorante do fórum. PARABÉNS!!!
Espero que nãp rpocurem alguma maneira de me matar, mas... Eu era fã do Zeeboovoodooo, mas desse cara eu não gostei, se for ele perdeu seu fã e desceu do salto (ou sapato tanto faz)...
Cham, voltando ao assunto original, me respondam isso quer dizer o que? que o zeebo usa a memoria ram como flash (ou vice-versa? scratch )

EDIT: Não sei que mania é essa que eu tenho de gostar só de porcaria... Neutral
Leo do Fuch
Leo do Fuch
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1562
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 27
Localização : Hoenn
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Sáb 30 Jan 2010 - 20:35

Leo do Fuch escreveu:
Brmp escreveu:
ForbeZ escreveu:parabens... alguem aki sabe copiar e colar de algum site... vc se superou.... falou ate de controladora de hd, so, memoria cache... nosso, to impressionado.
Você acaba de fazer o impossivel: tirou o usuário VoodooofGlory da liderança de usuário mais ignorante do fórum. PARABÉNS!!!
Espero que nãp rpocurem alguma maneira de me matar, mas... Eu era fã do Zeeboovoodooo, mas desse cara eu não gostei, se for ele perdeu seu fã e desceu do salto (ou sapato tanto faz)...
Cham, voltando ao assunto original, me respondam isso quer dizer o que? que o zeebo usa a memoria ram como falsh (ou vice-versa? scratch )

fã do voodoo?? era melhor ser fã do bin laden! ele é mais amistoso lol! lol!

w quanto sua duvida não! a memoria ram não tem nada a ver com a memoria flash
memoria flash de 1 gb é o hd e os 160 são memorias ram + memoria de video
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Leo do Fuch Sáb 30 Jan 2010 - 20:43

STX escreveu:
Leo do Fuch escreveu:
Brmp escreveu:
ForbeZ escreveu:parabens... alguem aki sabe copiar e colar de algum site... vc se superou.... falou ate de controladora de hd, so, memoria cache... nosso, to impressionado.
Você acaba de fazer o impossivel: tirou o usuário VoodooofGlory da liderança de usuário mais ignorante do fórum. PARABÉNS!!!
Espero que nãp rpocurem alguma maneira de me matar, mas... Eu era fã do Zeeboovoodooo, mas desse cara eu não gostei, se for ele perdeu seu fã e desceu do salto (ou sapato tanto faz)...
Cham, voltando ao assunto original, me respondam isso quer dizer o que? que o zeebo usa a memoria ram como falsh (ou vice-versa? scratch )

fã do voodoo?? era melhor ser fã do bin laden! ele é mais amistoso lol! lol!

w quanto sua duvida não! a memoria ram não tem nada a ver com a memoria flash
memoria flash de 1 gb é o hd e os 160 são memorias ram + memoria de video
AAAAAHTAAA, continuo não entendendo direito, mas não explica não, é molhor assim... mas é que eu nunca gostei do laden então escolhi um que estava à altura sem atacar nenhum prédio famoso... silent
Leo do Fuch
Leo do Fuch
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1562
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 27
Localização : Hoenn
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por KaLanGO Sáb 30 Jan 2010 - 21:32

Incrível como tem gente estúpida que se acha melhor que todo mundo.
Tenho mais o que fazer que discutir com certas monstruosidades...

KaLanGO
Experiente
Experiente

Cheia
Mensagens : 490
Data de inscrição : 17/06/2009
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Dom 31 Jan 2010 - 3:48

Chrono escreveu:São 160 MB de RAM no total, sendo que 128 atuando como principal e 32MB "dedicada" para o MSM7201A que é o verdadeiro chipset do Zeebo, provavelmente para a gpu + processador de audio.
Mesmo que o ARM9 tenha estes 32mb disponíveis, pelo visto o mesmo ainda carece de instruções para rodar os jogos bem.
Eu não sei como vc chegou a essa conclusão...
Chrono escreveu:E ainda a história do imageon?
Essa história ja acabou a algum tempo.
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por kBessa Dom 31 Jan 2010 - 3:59

KaLanGO escreveu:Incrível como tem gente estúpida que se acha melhor que todo mundo.
Tenho mais o que fazer que discutir com certas monstruosidades...

Foi por isso que eu respondi e depois fiquei calado. Tenho o maior trabalho de escrever e explicar pro cara dizer que copiei e colei!
Porra, vivo na frente de um computador há mais de 15 anos, são 8 anos só de profissão! Muito fácil o cara explicar meia boca e depois que alguém explica direito vir dizer que foi Ctrl+C, Ctrl+V.

Tsc tsc tsc... O que mais me passa pela cabeça é continuar quietinho com meu Zeebo e parar de visitar de vez qualquer fóruns sobre o mesmo (sendo que eu só visito este).
kBessa
kBessa
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 1706
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Manaus, Amazonas
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.bessa.net.br

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Chrono Dom 31 Jan 2010 - 11:27

Brmp escreveu:
Chrono escreveu:São 160 MB de RAM no total, sendo que 128 atuando como principal e 32MB "dedicada" para o MSM7201A que é o verdadeiro chipset do Zeebo, provavelmente para a gpu + processador de audio.
Mesmo que o ARM9 tenha estes 32mb disponíveis, pelo visto o mesmo ainda carece de instruções para rodar os jogos bem.
Eu não sei como vc chegou a essa conclusão...
[/quote]

De acordo com isto:

Non-Volatile Memory:
1 GByte NAND Flash
• RAM:
128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR
SDRAM in MSM7201A


Traduzindo, seria como se os 32MB estivessem dentro do chipset para uso próprio. E isto está no próprio site e na manual do desenvolvedor do Zeebo.

--------------

2.1 Zeebo Techinical Specifications
• Form‐factor: Upright Standing Compact Video Game Console;
• Dimensions: 157 x 215.4 x 44 mm (L x W x D);
• Weight: 3 pounds or 1.3KG;
• Chipset:
o MSM7201A;
o RTR6280;
o PM7540;
• Applications Processing (Audio/Graphics):
o ARM 11 / QDSP‐5 running at 528Mhz;
o Audio/Graphics Processing: ARM 11 / QDSP‐5 running at 528Mhz;
o 3D Graphics Processing:
 Qualcomm Adreno 130 Graphics Core;
 Mobile Display Processor (MDP) (Concurrent 3D Rendering & Screen
Operations);
• Internal Memory:
o ROM: 1 GByte NAND Flash;
o RAM: 128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR SDRAM in
MSM7201A;

• Polygon performance: 1.6M triangles per second;
• 3D pixel Fill Rate (textured): 63M polygons (2 textures);
• Output Color System: PAL‐M and NTSC;
• Video‐Out resolution: VGA (640X480) ‐ 4:3 aspect ratio;
• Banding:
o Quad Band GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900)MHz;
o Tri Band UMTS/HSDPA/HSUPA (850/1900/2100)MHz;
• Antenna: Internal;
Zeebo Developer Guide
Zeebo Confidential 9 and Proprietary
• Modem Processing (Integrated in MSM7201A): ARM 9 CPU / QDSP‐4;
• Power: Internal AC Power Adapter with External Wall Connected Power Cord
(Battery Not Required);
• Power supply: 100 – 240 V (50‐60Hz) (universal);
• I/O Connectors:
o USB 2.0 Standard A (Accessories);
o USB 2.0 Standard A (Accessories);
o USB 2.0 Standard A (Accessories);
o USB 2.0 OTG – Mini B (Accessible to Service Centers and Developers only);
o RCA Connector (Video Composite TV Signal, x2 Stereo Audio);
o SD Card Slot/Interface;
• Power Key Functions: Power On / Power Down / Power Off;
• External Light Bar (Blue LED) Functions:
o Console on “power off” mode: LED is turned off (button press >5seconds);
o Console on “power down” mode: LED is presented with half brightness;
o Console on “Power On” mode: LED is on;
o Console on “Sleep Mode” (Screen Saver): LED is slow pulsing (increasing the
brightness to 100% and decreasing to 0% in about 3 seconds);
o Console receiving OTA updates / Receiving Data / Download: LED is fast
pulsing (increasing the brightness to 100% and decreasing to 0% in about 1
seconds);
• Operating System: BREW 4.0.2;
• Pre‐Loaded content: 4 BREW games + 1 Free OTA Game;
• 3D Rendering API: OpenGL ES 1.0+ Common Profile;
• 2D Rendering API (BREW 2D API);
• Audio Formats:
o MIDI (72 voice polyphony 512 kB wavetable, 44kHz sampling rate);
o MP3;
o PCM;
o ADPCM;
o CMX;
o QCELP;
• Messaging: SMS is server initiated only;
Zeebo Developer Guide
Zeebo Confidential 10 and Proprietary
• UI: Proprietary Zeebo User Interface (Updatable OTA);
• Console ID: International Mobile Equipment Identity – IMEI;

-----------------

Na verdade eu errei e stacked se referência a pilha, como a estrutura de dados Stack de algumas linguagens de programação, neste caso a memória, que na soma total dá 32mb, está empilhada diretamente no chipset para tentar diminuir o máximo possível a latência entre as memórias, movimento necessário para um desempenho maior na transferência de dados com gastos minimos de energia.

Assim, isto não deixa de ser uma memória embutida na chipset, algo como o 24mb que são integrados a gpu do Wii, quer dizer, somente para a gpu e 3mb praticamente dentro do núcleo da gpu do Wii, quase que funcionando como uma memória cache, como a dos processadores. É algo que realmente não sabia muito a respeito, mas é uma prática interessante e eficaz.

Bom, e sim, o Arm9 parece carecer de melhores instruções para os desenvolvedores porque, simplesmente, o que teoricamente o Zeebo teria a oferecer, com efeitos opengl ES, transparências e mais esta ruma de elementos abaixo, não estão aparecendo bem (elementos estes que são os suportados pela gpu do Zeebo, nada mais, e nada menos), vide, não estão aparecendo bem, não quer dizer que não estejam sendo trabalhados pelos desenvolvedores, só não o estão sendo usados apropriadamente (tudo tirado do manual para desenvolvedor do Zeebo):

Color depth format 565 – Color Buffer at 16 bpp
• Double buffered Color Buffer
• Full resolution 16‐bit Z‐buffer
• Stencil Buffer at 4 bpp
• Programmable input vertex formats
• Indexed and embedded vertex lists
• Primitives – single triangle, strip, fan, point sprite
• Vertex transformation engine
• Trivial rejection capability
• Vertex clip check against frustum and user‐defined clip planes (software performs
clipping)
• View‐port transform
• Back‐face culling
• Polygon offset capability
• Vertex skinning support (with up to two matrices)
• Multi‐texturing – dual texture filtering units at maximum 1024x1024 resolution
• Texture filtering for dual textures – nearest and bi‐linear - Uma gpu bem limitada.
• Texture filtering for single textures – nearest, bi‐linear and tri‐linear - A mesma acima.
• Texture formats – all OpenGL 1.0 formats
• Texture Compression
• Perspective correct texturing
• 32‐bit precision in pixel‐pipe
• Mip‐mapping – 10 maps per texture with per‐pixel level of detail (LOD)
• Scissoring
• Alpha test
• Dithering
• Logic operations
• Alpha blending with destination pixels
• Specular color blending
• Z and color buffer masking
• Z buffer depth testing with 16‐bit Z
• Vertex fog interpolation - seria bom usar para esconder a limitação de construção de cenários na tela, vide o NFS Carbon: Own the city
• Lighting supported in SW
• Per fragment Fog
• Point Sprites
• Dot 3 lighting

Informações acerca de memórias empilhadas:

http://www.ednasia.com/article-4168-choosingtherightstackedmemorypackagingarchitecturefortodaysmicroelectronicsapplications-Asia.html

http://www.cc.gatech.edu/~loh/Papers/isca2008-3Ddram.pdf
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Dom 31 Jan 2010 - 12:13

Chrono, se você olhar as especificações do Zeebo, vai ver que tudo nele parece estar sendo muito mal usado...

Convenhamos que um processador ARM9 + ARM11 + GPU pode mostrar algo muito melhor do que tem mostrado.
Ja vi jogos melhores que o do Zeebo rodando em um único ARM11 com clock menor...

Não entendi a parte que vc disse:
...neste caso a memória, que na soma total dá 32mb, está empilhada diretamente no chipset para tentar diminuir o máximo possível a latência entre as memórias, movimento necessário para um desempenho maior na transferência de dados com gastos minimos de energia.
Pelo que eu "entendi", então o Zeebo tem 128MB de memória, sendo que destes 128MB tem 32MB dedicados ao chipset, colocado num local/de um modo que diminui a latência... ou seja, acelera a comunicação do chipset com a memória. Seria isso??? Não entendi direito...
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Chrono Dom 31 Jan 2010 - 12:26

Brmp,

São 128mb para o sistema e 32mb dedicados para gpu - e possivelmente - + processador de audio e quaisquer outros processadores embutidos no chipset. O primeiro seria usado justamente para descompactar o jogo e o processador trabalhar com ele e o segundo seria dedicado completamente a GPU/processador de som e outros, o que é um tamanho bom de memória.

Agora porque eu disse empilhada? Porque, stacked significada empilhada. Se a gente abrir um computador temos as memórias encaixadas em slots não é? Mas para o chipset ou o processador, no caso, receberem os dados das memórias, as mesmas tem de passar pelas vias de dados que estão na placa-mãe, aumentando o tempo de resposta e diminuindo o trafego dos mesmos. Quando elas são empilhadas, um recurso bem interessante, é que temos aí duas ou mais memórias encaixadas uma em cima da outra que dão todos os dados disponíveis nelas diretamente para o chipset - que contém gpu, processador de audio, bla bla bla - melhorando a perfomance do sistema.

É por isso que:

128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR
SDRAM in MSM7201A

Traduzindo

128 MBytes DDR SDRAM para o sistema
+
32Mbyte DDR SDRAM empilhada em cima do MSM7201A.

Aí temos uma melhoria teorica no rendimento, e o consumo de energia vai lá prá baixo. ^^
Chrono
Chrono
Moderador Fórum Zeebo
Moderador Fórum Zeebo

Cheia
Mensagens : 3182
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 41
Localização : Fortaleza - CE
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

http://www.snakeinthebox.com

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Brmp Dom 31 Jan 2010 - 12:54

Chrono escreveu:Brmp,
São 128mb para o sistema e 32mb dedicados para gpu - e possivelmente - + processador de audio e quaisquer outros processadores embutidos no chipset. O primeiro seria usado justamente para descompactar o jogo e o processador trabalhar com ele e o segundo seria dedicado completamente a GPU/processador de som e outros, o que é um tamanho bom de memória.
Sim, este era o entendimento que eu tinha até seu post anterior me confundir. Razz
Chrono escreveu:Agora porque eu disse empilhada? Porque, stacked significada empilhada. Se a gente abrir um computador temos as memórias encaixadas em slots não é? Mas para o chipset ou o processador, no caso, receberem os dados das memórias, as mesmas tem de passar pelas vias de dados que estão na placa-mãe.
Sim, até aqui tudo bem.
Chrono escreveu:aumentando o tempo de resposta e diminuindo o trafego dos mesmos.
????
Na verdade o que você disse é que o chipset conversa com os componetes atrásves das vias de comunicação / barramento. O tempo de resposta e o trafego aumentam de acordo com o tipo de barramento e a medida que o processador solicita dados ao Chipset.
Chrono escreveu:Quando elas são empilhadas, um recurso bem interessante, é que temos aí duas ou mais memórias encaixadas uma em cima da outra que dão todos os dados disponíveis nelas diretamente para o chipset - que contém gpu, processador de audio, bla bla bla - melhorando a perfomance do sistema.
Ainda não entendi a vantagem disso. Pois do modo como você diz, ambas compartilham a mesma via de comunicação, o que aumenta o tráfego e claro, o gargalo. Seria mais interessante estas memórias serem separadas, e terem cada uma seu próprio barramento.
Chrono escreveu:É por isso que:
128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR
SDRAM in MSM7201A

Traduzindo

128 MBytes DDR SDRAM para o sistema
+
32Mbyte DDR SDRAM empilhada em cima do MSM7201A.
Aí temos uma melhoria teorica no rendimento, e o consumo de energia vai lá prá baixo. ^^
MSM7201A não é o chipset, é a "placa mãe". MSM7201A é o conjunto de todos os componetes da placa, ou seja, o placa que tiver aquele modelo de memória, com aquele chipset + aqueles processadores + algumas coisas(xD) é a MSM7201A.

EDIT: O que significa: "Memória empilhada"? Se definir certinho vai ficar mais facil pra compreender, pois ainda estou boiando... drunken
Brmp
Brmp
Profissional
Profissional

Cheia
Mensagens : 3654
Data de inscrição : 24/06/2009
Idade : 33
Localização : Joinville - SC
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Não

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por STX Dom 31 Jan 2010 - 13:40

Chrono escreveu:São 128mb para o sistema e 32mb dedicados para gpu - e possivelmente - + processador de audio e quaisquer outros processadores embutidos no chipset. O primeiro seria usado justamente para descompactar o jogo e o processador trabalhar com ele...

não creio que os jogos sejam descompactados na memoria, isso é possivel mas...
se levarmos em conta q o quake 2 do zeebo tem 8.33 mb (e realmente não possuir demais dados ja embutidos no zeebo) comparados ao original q tem uns 80 mb aproximadamente, cortando qualidade de texturas e de som, deve cair pra uns 60 mb, jogos compactados de 50 mb ultrapassariam o valor da memoria ram, sem sobrar espaço para demais dados! provavelmente os jogos são descompactados no "hd" do zeebo! por exemplo, Summon Nights - Twin Age do Nintendo Ds compactado tem 50.7 mb e descompactado tem 134.21 Mb! se fosse no zeebo pra memoria ram não daria e se ouvesse um metodo de compressão maior no zeebo, só a descompactação comeria muito tempo de processamento!

penso assim pq como ja falei, em meu cel, se o cartão sd tiver cheio, tem jogos q não pegam! e são jogos em jar! nada de 3d (meu cel não pega jogos 3d). se eu libero uns megas eles voltam a funcionar.

por isso q acho q o zeebo com "hd" cheio será um pote maior de problemas! maior do q já é!
STX
STX
Ser Supremo
Ser Supremo

Cheia
Mensagens : 11917
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 42
Localização : Fim do Mundo - RJ
Tem o Zeebo? Tem o Zeebo? : Sim

Ir para o topo Ir para baixo

Papo Tecnico: A teoria da RAM - Página 2 Empty Re: Papo Tecnico: A teoria da RAM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos