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Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G.

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Mensagem por Brmp Ter 17 Nov 2009 - 23:48

Pessoal, andei olhando (passando rapidamente o olho por cima) o sdk do Zeebo, e vi que a contagem poligonal do console é de 1,6 milhões; não achei referencia alguma sobre os 4 milhoões ditos no site da TecToy.
A lógica diz que os 1.6 Milhões de polignos por segundo é gerado quando TODOS os efeitos do Zeebo estão ativados, caso contrario o console será MUITO inferior ao Dreamcast.
Falando em efeitos, alguem sabe dizer se o Zeebo suporta anti-aliasing? E se ele faz T&L por hardware? Pelo q vi no sdk, não... (mas como meu inglês é fraco, posso estar redondamente enganado).

Tenho duvida com relação ao iphone tambem: Alguem sabe dizer se os seus 3 milhões de poligonos são com todos os efeitos ligados?
Pois tem um site ( http://www.gdhpress.com.br/blog/conectores-energia/ ) que diz o seguinte:
" O iPhone 3G usa um chip PowerVR MBX-Lite como GPU. Ele é um chip bem simples, que trabalha a 60 MHz e é capaz de processar 1 milhão de triângulos e 100 megapixels por segundo. Um jogo bem otimizado pode conseguir extrair dele um desempenho próximo de uma TNT Vanta ou algo similar, mas não é nada se comparado com as placas 3D atuais. O forte mesmo é a criatividade dos desenvolvedores em conseguir fazer bons jogos com tão pouco. "
Se esta afirmação é verdade, então o Zeebo é mais poderoso que o iphone, caso contrario, o iphone é bem mais poderoso q o Zeebo...

No site do desenvolvedor da GPU do Iphone tem uma demo que mostra as capacidade do PowerVR MBX-Lite. Segue o link: http://www.imgtec.com/powervr/insider/demos/powervrracer_demo.asp
Se o Zeebo puder gerar gráficos neste nivel (ou até um pouco melhor), para mim esta de bom tamanho.

PS: Para ver a Demo é preciso cadastrar, mas é um cadastro super rapido que não precisa nem de confirmação... No site também tem o SDK do PowerVr e várias outras demos!!! Vale a pena se cadastrar pra saber o potencial do iphone, e assim ter uma noção do potencial do Zeebo tambem.
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Mensagem por Poser_Metal Qua 18 Nov 2009 - 0:01

O Iphone 2° geração é inferior (em termos de hardware) ao Zeebo.
Já o Iphone 3Gs (3° geração) é um pouco superior ao Zeebo, mas as desenvolvedoras falaram que não irão usar o potencial adicional nos jogos pois, um jogo que só rode no 3Gs iria vender pouco tendo em vista que a base instalada de Iphones/Ipods da 2° geração é de mais de 2 milhões...
O hardware adicional do 3Gs será usado apenas para carregar mais rapido os aplicativos e etc. (mas nada impede de alguem usa-lo para jogos...)

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Mensagem por KaLanGO Qua 18 Nov 2009 - 0:46

Cara só um comentário.
Alguns documentos de Developers pra Iphone aconselha a no máximo ter de 7 a 10 mil polígonos na tela por vez.
No zeebo já temos jogos com quase 10 mil na tela, seria bem capaz de ainda aumentar-se esse número.
Porém, sobre esse comentário do iphone, ele não se aplica ao Iphone 3GS que é bem mais rápido que o normal...

Edit: MAS ainda acredito que o zeebo possa chegar a um Dreamcast em termos de potencial. Em termos de jogos (qualidade) é outra coisa, que por sinal piora devido á grande "mesquinheidade" das empresas desenvolvedores e da falta de competência da própria Tectoy.

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 2:19

Poser_Metal escreveu:O Iphone 2° geração é inferior (em termos de hardware) ao Zeebo.
Eu também creio que o Zeebo é mais potente que o Iphone 3G, mas minha base são as informações superficiais (e as vezes incondizentes) mostradas pela TecToy. Eu gostaria de informações concretas a respeito, com fontes... Se puder me apresentar, eu agradeço.
Poser_Metal escreveu:Já o Iphone 3Gs (3° geração) é um pouco superior ao Zeebo, mas as desenvolvedoras falaram que não irão usar o potencial adicional nos jogos pois, um jogo que só rode no 3Gs iria vender pouco tendo em vista que a base instalada de Iphones/Ipods da 2° geração é de mais de 2 milhões...
Pior que ele não é só um pouco mais potente...Segundo as desenvolvedoras, ele é mais poderosos que o próprio Wii.

KaLanGO escreveu:Cara só um comentário.
Alguns documentos de Developers pra Iphone aconselha a no máximo ter de 7 a 10 mil polígonos na tela por vez.
Com certeza estes documentos não são oriundos de developers da fishlabs, firemint e gameloft.
Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Asphalt-5Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Img_04
Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Rally-master-pro-iphone-game-0215Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Terminator-salvation-for-iphone-20090310033904486_640w
Não faz sentido 10 mil polignos formarem cenários tão extensos e objetos tão bem modelados...

Pessoal, eu não quero ser chato e contestar. Eu só gostaria de um documento oficial que prove a superioridade (ou "igualdade") do Zeebo sobre o iphone. E não ligo para gráficos, mas jogar em 2009 jogos com uma qualidade de ps1 acaba prejudicando a experiência. Se o Zeebo tiver gráficos no mesmo nivel do iphone 3G, pra mim ja está de bom tamanho, no entanto, ainda não vimos jogos deste nivel no nosso console. Os melhores até agora foram o Baja e Galaxy on Fire (No nivel dos jogos TOP do Nintendo 64).
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Mensagem por ZeeboTectoy Qua 18 Nov 2009 - 3:02

A maioria desses jogos do "Iphone" que parecem ser next-gen e ter milhares de poligonos na tela e graficos bonitinhos na verdade sao texturas bem "maquiadas" explorando a memoria do iphone!

O zeebo pode rodar esses jogos do iphone tudinho. o unico problema é.... vao portar com a resoluçao original? ai fica sux!

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Mensagem por Akyra Qua 18 Nov 2009 - 3:06

ZeeboTectoy escreveu:A maioria desses jogos do "Iphone" que parecem ser next-gen e ter milhares de poligonos na tela e graficos bonitinhos na verdade sao texturas bem "maquiadas" explorando a memoria do iphone!

O zeebo pode rodar esses jogos do iphone tudinho. o unico problema é.... vao portar com a resoluçao original? ai fica sux!

Não havia pensado nisso, é uma diferença muito grande entre uma tela de iphone e uma tv de 32 polegadas, oq deixaria o jogo "distorcido" .
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Mensagem por sstormhift Qua 18 Nov 2009 - 3:17

a diferença nao eh tao grande assim

iphone eh 320x480 e a tv eh 540x480, oq nao significa dizer q os jogos estao nessas resolucoes, isso eh apenas a resolucao da tela, mas o jogo pode estar em uma resolucao maior ou menor enquadrado nesse tamanho.

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Mensagem por dreifus Qua 18 Nov 2009 - 3:31

sstormhift escreveu:a diferença nao eh tao grande assim

iphone eh 320x480 e a tv eh 540x480, oq nao significa dizer q os jogos estao nessas resolucoes, isso eh apenas a resolucao da tela, mas o jogo pode estar em uma resolucao maior ou menor enquadrado nesse tamanho.

mas num é apenas a resolução, o tamanho da tela tb conta muito, um serrilhado que no iphone tem menos de 0,5mm passa despercebido, na mesma resolução numa tela grande esse serrilhado fica bem mais visível

por essa razão as tvs de tubo acabam parecendo melhores que tvs de lcd quando se usa uma imagem analógica de resolução padrão, pq vc acaba aumentado os defeitos, ai a imagem só fica realmente boa quando vc usa uma imagem digital de alta resolução

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 3:37

ZeeboTectoy escreveu:A maioria desses jogos do "Iphone" que parecem ser next-gen e ter milhares de poligonos na tela e graficos bonitinhos na verdade sao texturas bem "maquiadas" explorando a memoria do iphone!
O zeebo pode rodar esses jogos do iphone tudinho. o unico problema é.... vao portar com a resoluçao original? ai fica sux!

Bom, que é feito "gambiarras" para rodar esses jogos no iphone eu não duvido, mas independente disso, os gráficos estão ai, quase encostando no playstation 2 (asphalt 5 é o melhor exemplo disso).

sstormhift escreveu:a diferença nao eh tao grande assim

iphone eh 320x480 e a tv eh 540x480, oq nao significa dizer q os jogos estao nessas resolucoes, isso eh apenas a resolucao da tela, mas o jogo pode estar em uma resolucao maior ou menor enquadrado nesse tamanho.

Só uma correção, acho que você quiz dizer que a resolução das tvs normais é de 640x480. Realmente não a uma diferença tão grande assim. Se colocares os jogos do iphone para rodar nas televisões, eles dão um show nos jogos de ps1 e Nintendo 64.
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Mensagem por dreifus Qua 18 Nov 2009 - 3:52

é esse o efeito que eu falei

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as duas fotos tem a mesma resolução, mas parece que a primeira tem qualidade maior pq quando "esticou" a imagem não se adicionou informação, só tornou os a pixelação mais evidente

então embora as duas imagens tenham a mesma resolução não dá pra dizer que visualmente elas tenham a mesma qualidade

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 4:02

Opa, achei uma informação interessante a respeito do Iphone. Ele tem suporte a T&L ( que nem o Dreamcast tem). Aqui segue a fonte: http://www.adrenaline.com.br/telecom/colunistas/38/o-segredo-por-tras-do-iphone-3gs.html

E aqui tem mais um jogo que mostra bem as capacidades do Iphone:
Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Need-for-speed-undercover-20090211093848992_640wDuvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Nfs

PS: É da EA e poderia sair para o Zeebo, mas esse assunto é em outro post... Very Happy
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Mensagem por ZeeboTectoy Qua 18 Nov 2009 - 4:17

"Bom, que é feito "gambiarras" para rodar esses jogos no iphone eu não duvido, mas independente disso, os gráficos estão ai, quase encostando no playstation 2 (asphalt 5 é o melhor exemplo disso). "

Vou falar uma coisa aqui por favor nao tentem me matar nem coisa do tipo!

Não existem mais programadores que "Peitam um jogo feito com base em texturas" Da pra se fazer coisas muito boas com texturas/efeitos maquiando muito bem o jogo e deixando ele muito bonito!

Agora vem a parte... que por favor nao me matem!
Ps2 nao roda "Shenmue" do dreamcast que é inferior ao ps2 em questao de poligonos isso pq o ps2 nao é capaz de suportar todas as texturas. Os jogos do iphone sao bem feitinhos/maquiados mas deve-se levar em conta a resoluçao que o jogo foi feito! Asphalt 5 nao rodaria no ps2 se fosse convertido proporcionalmente aos padroes do ps2! O asphalt 5 foi muito maquiado para chegar ao resultado que chegou no iphone isso pq o iphone tem "memoria ram" e tendo memoria ram suficiente para maquiar um jogo colocando texturas qm sabe programar faz a festa!

Poligonos nao é tudo!

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 4:26

Concordo, poligonos não é tudo. Bom, eu acho que o PS2 poderia rodaria Shenmue, pois se ele roda God Of War 2 com aquelas texturas foto-realistas e com os persongens quase 100% redondos ...
O único trunfo do Dreamcast sobre o PS2 nunca foi usado, que era sua memoria de video de 8MB...

Voltando ao assunto do tópico, alguém sabe dizer se o Bendito Zeebo faz T&L e anti aliasing? E se o iphone renderiza 3 milhões de polignos com todos os efeitos ligados?
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Mensagem por ZeeboTectoy Qua 18 Nov 2009 - 4:31

Brmp escreveu:Concordo, poligonos não é tudo. Bom, eu acho que o PS2 poderia rodaria Shenmue, pois se ele roda God Of War 2 com aquelas texturas foto-realistas e com os persongens quase 100% redondos ...
O único trunfo do Dreamcast sobre o PS2 nunca foi usado, que era sua memoria de video de 8MB...

Voltando ao assunto do tópico, alguém sabe dizer se o Bendito Zeebo faz T&L e anti aliasing? E se o iphone renderiza 3 milhões de polignos com todos os efeitos ligados?

Ps2 nao roda shenmue nao! O proprio desenvolvedor disse isso. O ps2 n tem memoria para processar as texturas de shenmue mas ele pode processar as do Gow2 pq as do gow 2 sao repetidas e maquiadas e nao como as do shenmue! Se tentasse rodar shenmue seria tragico para o console! É só pegar como base oq fizeram com o Xbox ele tinha bastante memoria sugaram tanto o hardware do xbox que tem jogos que vc jura que sao do xbox360 mas sao do xbox!

é a realidade... Saber programar para um hardware com poucas limitaçoes todos sabem. Agora programar pra um limitado qro ver qm consegue! Só a gameloft e outras softhouses pequenas!

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Mensagem por dreifus Qua 18 Nov 2009 - 4:42

ZeeboTectoy escreveu:
é a realidade... Saber programar para um hardware com poucas limitaçoes todos sabem. Agora programar pra um limitado qro ver qm consegue! Só a gameloft e outras softhouses pequenas!

eu já acho justamente o contrário, desenvolver prum hardware limitado as pessoas acabam achando bom qualquer coisa melhorzinha, ta ai as dezenas de jogos de iphone feitas por pequenas equipes, já pra hardware mais potentes o cara pode fazer o mais perfeito com equipes de dezenas de pessoas buscando usar pioneiramente várias tecnologias e ainda sim recebendo muitas críticas, tá longe de ser fácil


Última edição por dreifus em Qua 18 Nov 2009 - 4:43, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 4:43

Bom, é bastante conveniente para a SEGA falar que o PS2 não rodaria Shenmue...
E sendo ou não maquiadas, as Texturas do God of War 2 impressionam bem mais.

Mas não vamos desvirtuar mais um tópico, voltemos ao assunto principal... Alguém sabe dizer se o Bendito Zeebo faz T&L e anti aliasing? E se o iphone renderiza 3 milhões de polignos com todos os efeitos ligados?
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Mensagem por dreifus Qua 18 Nov 2009 - 4:57

Brmp escreveu:Bom, é bastante conveniente para a SEGA falar que o PS2 não rodaria Shenmue...
E sendo ou não maquiadas, as Texturas do God of War 2 impressionam bem mais.

Mas não vamos desvirtuar mais um tópico, voltemos ao assunto principal... Alguém sabe dizer se o Bendito Zeebo faz T&L e anti aliasing? E se o iphone renderiza 3 milhões de polignos com todos os efeitos ligados?

acredito que sim cara, pq são caracteristicas do OpenGL ES que ele tem suporte

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 5:12

dreifus escreveu:
acredito que sim cara, pq são caracteristicas do OpenGL ES que ele tem suporte

Olha o que diz o SDK do Zeebo: "There is no hardware support for OpenGL ES lighting. Try to use multitexture lightmapping to light static geometry. Minimize dynamic lighting to only the moving objects in the game and try to balance triangle count of these objects between quality and performance. When using lighting try to use a single directional diffuse light for best performance."

Pelo que eu entendi (meu ingles é fraco), o Zeebo NÃO tem suporte a T&L...

Outra parte do SDK diz assim: "A larger source rect, up to the implementation limit, may be specified when downscaling is desired. Downscaling can be used to achieve a “fake” anti‐aliasing for rendering engines which have no internal anti‐aliasing capability. For reasonable results, this will require the rendering engine to render an image which is at least twice the desired size in both dimensions."

Pelo que entendi, o Zeebo também NÃO tem suporte a Anti-aliasing... (Lembrando que não manjo inglês).
Alguém confirma?
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Mensagem por sstormhift Qua 18 Nov 2009 - 5:29

Brmp escreveu:Só uma correção, acho que você quiz dizer que a resolução das tvs normais é de 640x480. Realmente não a uma diferença tão grande assim. Se colocares os jogos do iphone para rodar nas televisões, eles dão um show nos jogos de ps1 e Nintendo 64.

n, eh 540x480 msm, 640 eh monitor.

dreifus escreveu:é esse o efeito que eu falei

Duvida Specs do Zeebo e Iphone 3G. Rihannazl

as duas fotos tem a mesma resolução, mas parece que a primeira tem qualidade maior pq quando "esticou" a imagem não se adicionou informação, só tornou os a pixelação mais evidente

então embora as duas imagens tenham a mesma resolução não dá pra dizer que visualmente elas tenham a mesma qualidade

isso nao acontece bem assim na vida real, pq a tv por ter uma resolucao mto menor q a de um monitor (q eh por onde estamos vendo seu exemplo) nao mostra os pixels tao em evidencia...

vc nota serrilhado tanto no iphone/psp/ds qto numa tv convencional.

Brmp escreveu:
dreifus escreveu:
acredito que sim cara, pq são caracteristicas do OpenGL ES que ele tem suporte

Olha o que diz o SDK do Zeebo: "There is no hardware support for OpenGL ES lighting. Try to use multitexture lightmapping to light static geometry. Minimize dynamic lighting to only the moving objects in the game and try to balance triangle count of these objects between quality and performance. When using lighting try to use a single directional diffuse light for best performance."

Pelo que eu entendi (meu ingles é fraco), o Zeebo NÃO tem suporte a T&L...

Outra parte do SDK diz assim: "A larger source rect, up to the implementation limit, may be specified when downscaling is desired. Downscaling can be used to achieve a “fake” anti‐aliasing for rendering engines which have no internal anti‐aliasing capability. For reasonable results, this will require the rendering engine to render an image which is at least twice the desired size in both dimensions."

Pelo que entendi, o Zeebo também NÃO tem suporte a Anti-aliasing... (Lembrando que não manjo inglês).
Alguém confirma?

pelo q eu entendi a engine q tem q suportar ou nao, se ela nao suporta vc tem q fazer o jogo numa res 2x maior e dar downscale pra ele ficar menos serrilhado.


Última edição por sstormhift em Qua 18 Nov 2009 - 5:41, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 5:43

sstormhift escreveu:
n, eh 540x480 msm, 640 eh monitor.

Não amigo, a resoluçã das TVs "normais" é 640x480.
Aqui tem 2 fontes (ok, não são tão confiáveis, mas já serve).
http://forum.gamevicio.com.br/index.php?topic=50090.0
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081216051506AA7S5Y1
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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 5:53

sstormhift escreveu:
pelo q eu entendi a engine q tem q suportar ou nao, se ela nao suporta vc tem q fazer o jogo numa res 2x maior e dar downscale pra ele ficar menos serrilhado.

Bom, por fim nem no SDK é dito CLARAMENTE se ele suporta ou não anti-aliasing. E a respeito do T&L parece que ele não suporta, o que é estranho, visto que segundo nosso colega dreifus, são caracteristicas do OpenGL ES...
Vou insistir e repetir a pergunta: Alguém sabe dizer se o Bendito Zeebo faz T&L e anti aliasing? E se o iphone renderiza 3 milhões de polignos com todos os efeitos ligados?
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Mensagem por sstormhift Qua 18 Nov 2009 - 6:08

ehhe essas fontes realmente nao sao confiaveis, trabalho com video, sei oq to dizendo, mas vou pegar em outro lugar pra postar aki.

http://en.wikipedia.org/wiki/480i

eh 525x480, me enganei num ponto qdo disse 540, isso varia com o formato e tal, mas se nao me engano 540 eh o 480i no formato wide, de qualquer forma, eh bem menos q 640.

tem tempo q nao trabalho com esses formatos, hj em dia tudo eh hd...

ps: existe sim o formato 640x480 pra tvs, normalmente eh o q chamam 480p q alem de um pouco mais de linhas ainda eh progressive, mas a maioria das tvs nao suporta esse formato, esse eh um formato intermediario entre as tvs normais e as tvs hd, mto dificil achar uma tv 480p, acho q as tvs de plasma antigas eram 480p.

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Mensagem por Brmp Qua 18 Nov 2009 - 8:46

Puts, eu sempre achei que a resolução das tvs "normais" era 640x480... Obrigado pela informação.
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Mensagem por Poser_Metal Qua 18 Nov 2009 - 10:30

Olha, creio sim que iPhone rode 3 milhões de triângulos. Mas acho que o zeebo rode ate mais.

Poser_Metal
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Mensagem por Venu Qua 18 Nov 2009 - 11:50

Para , mais potente que o wii nem , em screen tudo fica bonito =D.
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